Tijuca – Um Mercado Multifacetado
Mercado é a denominação geral do ambiente de negócios. A economia adota essa terminologia hoje com interpretação bem mais ampla, desde os tempos em que se vendiam e compravam gêneros na “Praça do Mercado”.
Outrora, o aprazível bairro da Tijuca teve o seu mercado com marcante presença da atividade industrial. Aqui se localizavam indústrias têxteis, de tabagismo (a fábrica da Souza Cruz, onde o Médico Marino Gomes Ferreira atuou, chegou a ser a maior do Brasil em certo momento), químicas e de cosméticos (como a dos sabonetes Eucalol, e a Phimatosan fundada pelo Dr. Thamires de Santa Isabel Protásio), e de bebidas (hoje resta a chaminé da fábrica da Brahma, na Av. Maracanã). Com a “onda verde” que se instalou no Rio nas décadas de 80/90, essas indústrias se transferiram, ou mesmo pararam de operar. E, então, o bairro procurou adaptar-se aos novos tempos.
Na “Década de Ouro”, como se denomina o período 2010 a 2019 (diante dos mega eventos que acontecerão na Capital e dos investimentos de grande monta em Cidades próximas), o que se vê a olhos nus é que o Mercado da Tijuca se mostra, hoje, em franco desenvolvimento e com muitas oportunidades para empreendedores.
Os Shopping Centers com seus cinemas atraem multidões; hipermercados de várias bandeiras abastecem a população; universidades, escolas públicas e privadas formam novas gerações; clínicas geriátricas (como a geriátrica São Sebastião) prestam bons serviços à terceira idade; petshops atendem aos muitos que cuidam de seus bichinhos de estimação; clubes sociais e academias mantém atividades físicas em boa ordem; comércio temático surge com vigor (a Cariocarte é uma demonstração evidente); hospitais e clínicas médicas dão cobertura à saúde da população; o comércio com as lojas de rua se mantém (Óticas Visão da general Roca é tradicional). Enfim, um mercado verdadeiramente multifacetado, com vários líderes empreendedores à frente, gerando riqueza e prosperidade.
O mercado imobiliário reaquece e, com isso, serviços como os de projetos de arquitetura (a OPVS é um exemplo) aqui consolidam suas atividades. O polo gastronômico vira point para segmentos de interesse específico (vide os encontros dos motociclistas). As praças públicas, nos fins de semana, acolhem atividades típicas e impares na Cidade Maravilhosa (todo taxista sabe onde fica a “praça dos cavalinhos”, ou a “feira dos passarinhos”). Ao mesmo tempo, grandes empresas aqui mantém seus escritórios. Enfim, um ambiente de bom tamanho que se prepara para a
Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Essa é a Tijuca, vista como o seu mercado moderno e multifacetado.
Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador
Publicado no Boletim nº 27 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim27_RCRJ-Tijuca_30032011.pdf)