Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Tijuca – Um Bom Lugar para se Viver!

Na celebração do 265º aniversário de Tijuca me senti ricamente presenteado, iniciando o dia com uma inesquecível atividade com o plantio da Árvore da Amizade para marcar o início do novo período na gestão do Rotary Club da Tijuca, presidido pelo Companheiro Sérgio Paulo.

Ao lado de Companheiros do Bom Pra Valer e dos Rotary Club do Rio de Janeiro e Leblon-Gávea, do Gerente Executivo Local, de representação de militares do 1º Batalhão do Polícia do Exército e de Policial Militar da Operação Tijuca Presente, de Escoteiros e pessoas da comunidade local, foi feito o plantio em solo fértil e generoso de uma muda adulta de Ipê amarelo, na Praça Paulo Zouain, logradouro que recebe essa denominação fruto de proposição do Rotary da Tijuca que se vê transformada em Lei por inicitativa parlamentar do Vereador Márcio Ribeiro.

Alegria reinante, como foi de caracteríatica do ilustre e inesquecível tijucano Paulo Zouain, primeiro admnistrador regional da nossa Cidade nomeado pelo então Governador do Estado da Guanabara, e que tem seu nome perpetuado numa Praça de grande movimentação entre o Shopping da Tijuca e a rua Barão de Mesquita.

Assim, começava o dia em grande estilo, celebrando também o aniversário da Tijuca. Fortes emoções.

Ao final da tarde, na Praça Saenz Peña, mais uma emoção se somaria à da manhã. Em ato público, no palanque montado na Festa Julina para a celebração do aniversário do bairro, diante de centenas de pessoas, o Vereador Márcio Ribeiro (o mesmo que empreendeu o projeto de Lei que pereniza a Praça com o nome do rotariano Paulo Zouain), chama nominalmente 4 pessoas, dentre as quais me vi nominado.

Ao lado de Jaime Miranda e mais 2 personalidades lcais, fui agraciado com a leitura para o público, pelo parlamentar caioca, da Moção de Aplauso e Reconhecimento concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Imerecida, mas certamente honrosa atitude em que, em seu texto, relembra o momento em que em 2019, fruto de um lampejo, concebi e cedi os direitos ao Rotary da Tijuca, do slogan: Tijuca Um Bom Lugar para se Viver!

Minha gratidão a todos, destacando os Amigos Marcio Ribeiro e Nelson Aguiar, que concorreram para essa imerecida homenagem.

Hoje, mais que sempre, com humildade e convicção, reafirmo: Este bairro é muito especial na construção da cidadania carioca. Como dizem há décadas os Rotarianos da Tijuca, é um bairro Bom Pra Valer! E que assim seja, cada vez mais e mais.

Nós, tijucanos (pessoas aqui nascidas, que aqui vivem, trabalham ou transitam), podemos realçar o que nos é comum em relação ao bairro, respeitando as normais diferenças de nossas individualidades. Assim construiremos uma cidadania consciente e atuante em favor de nossas melhores tradições.

CÃMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

MOÇÃO

Requeiro à Mesa Diretora, na forma fregimental, que seja inserida nos Anais desta Casa de Leis uma “MOÇÃO DE APLAUSO E RECONHECIMENTO” a

JOPER PADRÃO DO ESPIRITO SANTO

Nascido em 12 de maio de 1948, casado com Vitória Padrão, economista e contador, Joper Padrão pe um exemplo vivo de dedicação e amor ao bairro da Tijuca.  Há 55 anos, ele transferiu meu domicílio para a Tijuca, e desde então, tem contribuído d forma exemplar para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.

Sua jornada na Tijuca começou aos 21 anos, quando se estabeleceu na Rua Antônio Basilio. Posteriormente ele se mudo para a rua Carlos de Laet, até finalmente se fixar na Dezoito de Outubro, na Muda.

Sua ligação com o bairro se fortaleceu com o tempo, especialmente após sua admissão ao Rotary da Tijuca em 1993, solidificando sua conexão com a história local.  Apesar de ter sido vítima de um assalto em 2017, onde sofreu uma grave lesão no braço direito, Joper transformou essa experiência em uma força motivadora para continuar seu trabalho em prol da comunidade.

Em vez de se abater, ele dedicou-se ainda mais ao desenvolvimento socioeconômico da Tijuca, apoiando pessoas em situação de rua e promovendo iniciativas cívicas e ambientais, como o plantio de árvores e a organização de eventos comunitários.

Joper é o criador do slogan “Tijuca, um Bom Lugar para se Viver!” um reflexo de sua visão e empenho em fazer da Tijuca um bairro cada vez melhor para seus moradores. Sua atuação incansável e seu amor pelo bairro fazem dele um verdadeiro Tijucano Soberano, comprometido em construir uma cidadania consciente e atuante.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro reconhece e aplaude Joper Padrão do Espirito Santo por sua dedicação, resiliência e contribuições inestimáveis à comunidade da Tijuca, reafirmando seu papel como um exemplo de cidadania e amor ao próximo.

Plenário Teotônio Villela, 26 de junho de 2024.

MÁRCIO RIBEIRO

Vereador

468 ad

31 comentários

  1. Seu texto Companheiro Joper descreve uma celebração significativa do 265º aniversário do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O dia começou com uma atividade especial: o plantio da Árvore da Amizade, simbolizando o início de um novo período na gestão do Rotary Club da Tijuca, sob a presidência de Sérgio Paulo.
    A celebração continuou com um evento público na Praça Saens Pena, onde você foi um dos homenageados com uma Moção de Aplauso e Reconhecimento concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador Márcio Ribeiro destacou a sua contribuição para o bairro, especialmente lembrando a criação do slogan “Tijuca Um Bom Lugar para se Viver!”. Você expressa sua gratidão aos amigos que contribuíram para essa homenagem e reafirma seu amor e compromisso. Parabés Co Joper, por ressaltar a importância do bairro na construção da cidadania carioca e a necessidade de respeitar as diferenças para construir uma comunidade mais consciente e atuante. E por fim você destaca o orgulho de ser tijucano e o compromisso com as tradições e valores locais, reforçando que a Tijuca é, de fato, um “Bom Pra Valer”.

    • Parabéns Joper. Homenagem merecida. Tenho orgulho de ser seu amigo.

  2. De Ronaldo Brito (via WhatsApp) Positivo. Independente de qualquer coisa. Tijucano com sobre nome.

    • Prezado Joper, considero extremamente mrrecida essa homenagem, por toda sua admiração, dedicação e carinho que por longos anos, a ele dedica. Você merece. Parabéns.

    • Parabéns, Joper pela sembilidade de engrandecer o que está por perto!

  3. De Ronado Carneiro (via WhatsApp): Joper – tijuca otimo lugar pra viver. Abs ronaldo

  4. Prezado Joper, considero extremamente merecida essa homenagem, por toda sua admiração, dedicação e carinho que por longos anos, a ele dedica. Você merece. Parabéns.

    • Parabéns companheiro Joper.Justa e merecida homenagem.

  5. De Alberto Bittencourt (via WhatsApp): Parabéns, companheiro Joper Padrão do Espírito Santo – um nome nobre para um nobre homem, defensor das causas mais elevadas, humilde, simples, mas positivo e rigoroso quando se trata de justiça e do bem estar.
    Comungo, orgulhosamente com você alguns pontos de nossa existência. Minhas origens estão fincadas em solo tijucano. Morei nas ruas Andrade Neves e Clóvis Bevilaqua até completar 18 anos de idade. Tenho parentes, saudosos, membros do RCRJ – Tijuca: Egberto Andrade, Álvaro Caminha, Oscar Leite. Minha família era cliente do dr. Marino, que nos visitava sempre que havia algum problema de saúde Há 59 anos, em 1965, casei com Helena, tijucana, moradora da Muda. Ela era aluna do Instituto de Educação e eu do Colégio Militar.
    São lembranças jamais esquecidas, que marcaram as nossas vidas. Obrigado, amigo Joper, por trazê-las ao momento presente. Paz e alegria para você, Vitória e familiares. Felicidades e longa vida, sob as benção de Deus. Alberto Bittencourt e família. .

  6. Joper, desculpe a minha ausência. Estou numa crise de dor no quadril e para completar sinusite.

  7. Parabéns.
    Sucessos mil você alcançou nesta feliz e tão grande caminhada.
    Nós do Distrito 4751 reconhecemos o seu valor e o empenho para tão nobres causas.
    Muitos abraços e bençãos do Altíssimo.
    Matilde.

  8. Amigo e companheiro Joper Padrão. Sem dúvida que a homenagem é merecida.
    Sua dedicação e entusiasmo são características marcantes e contagiantes.
    Um dia feliz em que tive a oportunidade de participar de parte dele, compartilhando o plantio da arvore da amizade, com a sociedade Tijucana a e carioca muito bem representada.
    Receba o meu abraço!
    Parabéns!

  9. Que sensacional texto. Que história legal. São momentos como esses que a alma fica cheia de emoção, resultado de ações que podem ser vividas em Terra.
    Grande Guri Joper, Gratidão pela sua grandiosidade. Tijuca que consiga chegar ao ano mil.

  10. A Tijuca, caro confrade , e sua conjuntura urbana , divide as Zonas Norte e Sul da Cidade e estende os hábitos e costumes que se encontram no Centro, mais precisamente a residência da Boemia. Seu texto deveria ser incluído nos livros que relembram as escolas como o Instituto de Educação e o Colégio Militar , cujos alunos se encontravam na esquina da Mariz e Barros e São F. Xavier para construírem a sociedade carioca, como acima exemplifica o Companheiro Bittencourt. Bela homenagem à evolução do Rio de Janeiro, o eixo cultural do país. Parabéns.

  11. Ao contrario do que humildemente, refuta, és sim merecedor de todas as homenagens, teu amor incondicional pela TIJUCA, é contagiante , suas narrativas fazem os leitores caminharem pelas ruas da Tijuca, permita o Arquiteto do Universo, que caminhemos lado a lado pelo Bairro para que possa ver o brilho de teus olhos me apresentando a Tijuca .

  12. Parabéns, estimado companheiro e amigo, Joper Padrão, rotariano do mais alto quilate como ser humano! História belíssima que serve e servirá de exemplo para as novas gerações!

  13. Parabéns Mestre Joper Padrão.
    A celebração do 265º aniversário da Tijuca foi marcada por momentos emocionantes e significativos. A Tijuca, com sua rica história e diversidade cultural, é um bairro especial no Rio de Janeiro. O que faz dela um bom lugar para se viver? Vamos explorar alguns aspectos: Clima ameno e cobertura arbórea: As ruas arborizadas e a vegetação abundante proporcionam um ambiente agradável e fresco. A Tijuca é conhecida por suas árvores frondosas, como os majestosos ipês amarelos que florescem nas ruas. Praças e pontos de encontro: A Praça Saenz Peña, com seu movimento intenso, é um local de encontros e eventos. A Praça Xavier de Brito, carinhosamente chamada de “Praça dos Cavalinhos” aos domingos, oferece charretes e passeios em pôneis para as crianças. História e tradição: A Tijuca abriga igrejas históricas, como a Igreja de São Francisco Xavier e o Santuário Basílica de São Sebastião, o bairro tem uma forte ligação com o Rotary Club da Tijuca, que perpetuou o slogan “Tijuca Um Bom Lugar para se Viver!”. A Tijuca é mais que um bordão; é um sentimento compartilhado por seus habitantes, que a consideram um lugar bom pra valer!
    O texto é uma moção de aplauso e reconhecimento apresentada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em sua homenagem, um morador dedicado e atuante no bairro da Tijuca. Joper, nascido em 1948, tem contribuído de forma exemplar para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local. Sua ligação com o bairro fortaleceu-se ao longo dos anos, especialmente após sua admissão no Rotary da Tijuca. Mesmo após ser vítima de um assalto em 2017, Joper continuou seu trabalho em prol da comunidade, apoiando pessoas em situação de rua e promovendo iniciativas cívicas e ambientais. Ele é o criador do slogan “Tijuca, um Bom Lugar para se Viver!” e é reconhecido pela Câmara Municipal como um exemplo de cidadania e amor ao próximo.

  14. De Ronaldo Queiroz Jr (via WhatsApp): Excelente! Ter contato com as iniciativas e história é fantástico! Merecida Moção recebida!

  15. A celebração dos 265 anos da Tijuca, destacada no artigo, é uma bela homenagem ao bairro e à sua comunidade ativa. A participação do Rotary Club e o reconhecimento público de Joper Padrão demonstram o valor do engajamento cívico e do amor pela Tijuca. A “Árvore da Amizade” simboliza a continuidade e o crescimento da união entre os moradores. A dedicação de Joper ao bairro é inspiradora e reforça a importância de iniciativas que promovem o bem-estar coletivo.

  16. Excelente trabalho parabéns
    Por esse esclarecimento

  17. De Werneck (via WhatsApp): Ao companheiro Joper,
    Você que é dotado de um talento especial para conquistar amigos e de muitas realizações, recebe meu abraço pelo honroso título que está recebendo. Bravo!!!

  18. De Pedrfo Cotrim (via Linkedin): Tive o prazer de ter morado na Tijuca um excelente bairro tudo de bom, boas amizades e recordações por este lugar com seu brilho próprio. Parabéns à todos os moradores e membros ativos do bairro.!

  19. Solidarizo-me nas justas e merecidas homenagens prestadas ao Joper Padrão.

  20. Parabéns, Joper, pela merecida homenagem e pelo excelente artigo que escreveu.
    Sou tijucano de coração, bairro onde morei por 27 anos. A Tijuca merece essas homenagens e o seu slogan está muito bem apropriado.

  21. De Suely Manhães (via Facebook): Parabéns!!! Tijuca Bom pra Valer .Sou Tijucana Raiz. Nascida aqui. Nunca sai da Tijuca.

  22. Parabéns Joper pelo merecido reconhecimento e pelo excelente depoimento relatado no texto. Me comoveu. Sincero e profundo.

  23. De Arno Voight (via WhatsApp): Mais uma Obra Prima
    PARABÉNS…

  24. Querido Amigo e meu Padrinho em Rotary. Todos os eventos do dia em que a Tijuca faz aniversário, foram coroados de êxito, inclusive a homenagem a sua pessoa, mais do que merecida.
    É com muito orgulho que agora faço parte dessa grande família

  25. De Guilherme Moraes (via WhatsApp): Muito boa noite, amigo já fiz um comentário a teu respeito no whatsapp do RC MADUREIRA. Comentei a tua disposição de trabalhar pelo bem comum com ética e daí dando bons exemplos. E uma alegria ter , pouco, porém saudável convívio. Fraterno abraço.

  26. De Simone Leitão (via WhatsApp): Uauuu mais que merecido! Seu empenho pelo Bairro e seus moradores enchem de orgulho os tijucanos!
    Parabéns Grande abraço

  27. De Angela (Via WhatsApp): Homenagem linda e muito merecida a você. Percebemos o amor que tem pelo nosso bairro. Vim pra cá com 17 anos e penso que se fechar os olhos e andar por nossas ruas, sei exatamente onde estou.
    Somos resilientes, sim. Passei por 5 assaltos e ainda estou por aqui rsrsrsrs
    Gostei demais de “respeitando nossas normais diferenças individuais”, qual profundo isso é.
    Que nossa Tijuca continue sendo “um bom lugar para se viver”
    Parabéns! Você ficará para sempre na história de nosso amado bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *