Tijuca e a Qualidade da Água
A água potável consumida pela população fluminense residente na Região Metropolitana abastecida pela CEDAE é monitorada por laboratórios instalados na Tijuca, na Rua Otávio Kelly, aonde se localiza a Gerência de Controle da Qualidade de Água.
Essa unidade técnica é integrada por equipe com alto grau de especialização que assegura o cumprimento, pela concessionária estadual de serviços de saneamento – a Nova CEDAE, o cumprimento dos padrões de potabilidade da água fornecida a milhões de habitantes, seguindo padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Integrada por 222 colaboradores e uma frota de 18 viaturas levese pesadas, a Gerência de Controle da Qualidade de Água, na Tijuca, dispõe, ainda, de um Laboratório Móvel para atendimentos de rotina ou emergenciais, trabalhando diuturnamente na realização de análises hidrobiólogicas, microbiológicas, químicas e físicoquimicas da água consumida pela população abastecida pela Nova CEDAE.
Da Tijuca é realizado o monitoramento de 26 sistemas de produção e 27 mananciais, alcançando cerca de 15 mil quilômetros de redes de distribuição. Maiores informações sobre o assunto poderão ser obtidas em http://www.cedae.com.br/
Uma atividade de extrema importância para a qualidade de vida de nossa sociedade, às vezes despercebida pela própria população Tijucana que deve se orgulhar de manter no bairro essa importante atividade, ali próximo à Praça Xavier de Brito, a tão conhecida “Praça dos Cavalinhos”.
Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador
Publicado no Boletim nº 32 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim32_RCRJ-Tijuca_15062011.pdf)