Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary da Tijuca – Aos 75 anos experiente e promissor

O ano de 1949 trouxe consigo os novos tempos do pós-guerra. A Humanidade buscava a sua reconstrução. As Nações Unidas, organismo multinacional recém-criado, assumia seu importante papel.

O nobre, médico e biólogo escocês John Boyd Orr foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz por seu esforço ao longo da vida para vencer a fome e a miséria, ajudando assim a remover uma das principais causas de conflito militar e guerra.

Na Europa dois novos Rotary Clubs foram fundados. Na Itália surgiu o Rotary Club de Modena e na Córsega, França, cidade natal de Napoleão, o Rotary Club de Ajaccio, ambos ainda hoje em atividade plena.

No Brasil foi criada a Escola Superior de Guerra, com o Marechal Cordeiro de Farias como seu primeiro Comandante. A ESG – Instituto de Altos Estudos de Política, Defesa e Estratégia permanece em plena atividade em suas instalações na Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro.

A Associação dos Magistrados Brasileiros foi fundada, e é a atual Gestora da Escola Nacional da Magistratura.

No Brasil surgiram dois novos Rotary Clubs: o de Porto União – União da Vitória, na fronteira entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná, e o de Santo André, em São Paulo, que permanecem em atividade e com extensa folha de serviços humanitários.

Na Cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, foram transladados os restos mortais do Duque de Caxias Luís Alves de Lima e Silva – Patrono do Exército Brasileiro, e de sua esposa Ana Luísa de Loreto Carneiro Viana, para o Panteão Duque de Caxias, monumento localizado na Avenida Presidente Vargas.

A Bandeira das Nações Unidas foi hasteada pela primeira vez no Brasil, pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, em reunião do Rotary Club do Rio de Janeiro. Um fato histórico pouco divulgado, mas de grande importância cívica.

Na Cidade Maravilhosa dois novos Rotary Clubs iniciavam suas atividades, mantidas até os dias atuais: o de Copacabana (praia então conhecida como Princesinha do Mar) e o da Tijuca com seus limites territoriais partindo do Cristo Redentor e contendo em sua área nada mais nada menos do que a Floresta da Tijuca.

O bairro da Tijuca era, nessa época, uma região onde funcionavam grandes indústrias nos segmentos têxtil, de cigarros, de cosméticos e de bebidas, Assim, 27 empresários e profissionais de várias formações se dispuseram a fazer a sua primeira reunião de aproximação (o que nos dias atuais seria denominada como reunião de formação de novo clube), a Confeitaria Tijuca, na Praça Saenz Peña, numa tarde ensolarada de quinta-feira, 15 de dezembro.

O que seria o primeiro encontro culminou por ser o dia da sua fundação, isto por uma casualidade histórica, imortalizada na Marchinha Exaltação: O Rotary da Tijuca já nasceu definitivo, não foi provisório.

Isto porque o Presidente de Rotary International Percy Hodgson e o Sub-Secretário para a América Latina Juan Rogers, em regresso de Santo André, ao saberem dessa primeira reunião, decidiram emitir e entregar a Carta Constitutiva sem perda de tempo. Incrível, mas autêntica verdade.

E como é de meu feitio referir-me a canções, neste texto só poderia adotar aquela composta pelo visionário companheiro Celso Macedo, associado ao clube afilhado, o Rotary do Méier.

Tijuca… Tijuca… Desde o primeiro instante, mostrou forma de gigante.
Tijuca… Tijuca… Desde a primeira hora, foi grande, e é maior, agora.
É público e notório: Nosso Clube não foi provisório.
Por predestinação a um pensamento, sucede uma ação.
Nenhum de nós se julga, “o melhor” tampouco diz, que o Clube é “o maior”, mas nosso querido Tijuca, podem crer: é bom pra valer!
Tijuca… Tijuca… desde o primeiro dia, trabalho é nossa alegria!
Desde a primeira idade, em tudo há fraternidade!
Escola de altruísmo, ensina a dar, a melhor repartir, e o bom companheirismo, faz maior o prazer de servir.

O refrão se transformou em nossa identificação institucional:  O nosso querido Tijuca, podem crer: é bom pra valer!

E assim o legado de nossos fundadores vem sendo conduzido por lideranças que se sucedem nesses 75 anos completos de atividades ininterruptas.

Um de nossos projetos humanitários – as Salas Oficina, foi premiado por Rotary International. Fruto da visão do companheiro Daniel Correa da Silva, fundador de Bombas Dancor, em que crianças das redondezas de sua fábrica, passaram a ser treinadas por seus técnicos para reparos nas bombas que fabricava, tirando-as do ócio e dando-lhes uma preparação para o mercado de trabalho.

O Clube que desde a primeira hora foi grande, reafirmou seu desígnio criando novos Clubes afilhados, iniciando pelo Méier, Madureira, Grajaú, Vila Isabel e Maracanã.

Ao longo de sua trajetória, seis companheiros serviram ao Rotary International como Governadores de Distrito e três companheiras como Presidentes da Casa da Amizade da Família Rotária do Rio de Janeiro, e desde sempre outros mais mantiveram importantes funções distritais.

A participação na administração de entidades humanitárias sempre foi uma constante. Assim foi com o Centro de Integração Empresa-Escola – o CIEE RJ, a Associação Patrulha Jovem do Rio – a APAR, a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro e outras mais.

Apoiamos instituições filantrópicas como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE RJ, o Sodalício da Sacra Família, e a Creche Patinho Feliz.

Estamos presentes e somos parceiros de organizações como o 1º Batalhão de Policia do Exército, a Associação Brasileira de Amigos da PE, 6º Batalhão de Policia Militar, Operações Segurança Presente, e dos Conselhos Comunitários de Segurança e de Saúde, e da Associação Empresarial e de Moradores da Grade Tijuca – Nova Tijuca.

Enfim, muito mais há para ser dito e, aliás, está escrito tanto no sítio do Rotary da Tijuca na internet, no espaço no UnyClub, no canal no Youtube, quanto no verbete na Wikipédia e no livro editado pelo Companheiro Eliseu Visconti – Bom Pra Valer – A história dos 50 anos do Rotary Tijuca.

Confesso, a emoção me indica que esse seja o ponto em que devo encerrar essa modesta, mas absoluta e sincera mensagem de gratidão. Gratidão por ter sido acolhido e prestigiado, eu e minha esposa Vitória, por meus companheiros. Reconhecimento pelas inúmeras oportunidades de servir através do Rotary da Tijuca.  Alegria por me sentir um construtor da paz por meio dessa fabulosa rede de voluntários que o Rotary me proporciona integrar.

Que esses 75 anos sejam o alicerce e a plataforma para que novas gerações de admiráveis rotarianos e rotarianas prossigam tornando cada vez mais real o que bradamos e estampamos em nossos jalecos amarelos: Rotary da Tijuca – O  Bom Pra Valer!

Assim é o Rotary da Tijuca aos 75 anos de existência, um clube experiente e promissor.

468 ad

42 comentários

  1. Olá amigo! O seu relato como sempre emociona e nos leva a essa viagem no tempo.
    Para mim é uma honra estar presidente nesse momento, e poder comemorar com meus companheiros de clube e do Distrito 4571 o aniversário de 75 anos do Rotary Tijuca, o bom pra valer!

    Um forte abraço

  2. Parabéns pelo empenho e dedicação com o próximo, o cuidado com o bairro e com as mazelas que se apresentam. Grande abraço, Subten Halley, do Tijuca Presente!!!!

    • Informações, conteúdos e áudio valiosos. Que maravilha, primeira vez que escutei o hino. Que emoção. Agradecido

  3. O Rotary club Rio de Janeiro Tijuca, tem uma Belíssima história, nestes 75 anos. Trabalhos a Comunidades, Ações, Companheirismo,
    É um Rotary club em que sempre tivemos excelentes Palestrantes, companheiros e companheiras, muitos fizeram história, que hoje não fazem parte (falecidos). O meu saudoso marido foi companheiro desde 89 (pela segunda vez,) ANTONIO DA COSTA SENA. Fui cônjuge até 95, quando este faleceu. Sempre fui muito bem recebida por queridas esposas dos companheiros (eu e minha filha ANA MARIA). Participei de várias ações e muitos encontros de companherismo. Tenho muitas belas lembranças. Rotary club Rio de Janeiro – Tijuca sempre será a minha família.
    Tornei-me associada em 1996 aonde contínuo a participar. PARABÉNS A TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS. (DE ONTEM E DE HOJE) POR ISTO SOMOS TODOS BONS PRA VALER!!!!!

  4. Que história! Valores inspiradores é um olhar humanizado que deveriam ser a base de muitas empresas e instituições. Espero um dia poder fazer parte do Rotary!

    • Parabéns pelo excelente histórico do Rotary Club da Tijuca

  5. Parabéns
    Que venham
    Os próximos 75 anos

  6. Dia de comemoração. Dia de alegria por participar de um Rotary que ao longo de 75 anos prestou e continua prestando inúmeros serviços à comunidade local, nacional e internacional. O Rotary Tijuca é um clube diferente desde a sua fundação: foi criado, fundado e recebeu sua Carta Constitutiva no mesmo dia: *15/12/1949*. Existem outras circunstâncias que o diferenciam. Esta é a básica e desconhecemos se existe outro Rotary, no mundo, que tenha a mesma circunstância. Agradecimentos aos associados que nos antecederam e parabéns a todos que hoje perfilam na trilha do servir. Viva o Bom Pra Valer.

  7. Obrigada, Governador Joper, pornos lembrar das nossas belas histórias.

  8. Obrigada, Governador Joper por nos lembrar das coisas que valem à pena

  9. De Otavio Santana do Rego Barros (via WhatsApp): Parabéns 75 anos mais que uma vida!

  10. Parabéns ao grande Tijuca, que venham outros 75 anos!
    Parabéns GD Joper pelo belíssimo texto!

  11. De KAssima Campanha (via WhatsApp): História interessante e leitura deliciosa

  12. De Waldir Nunes Ribeiro (via WhatsApp): Parabéns Gov escritor Joper
    Padrão!

  13. De Dante (via WhatsApp): Obrigado, Gov. Joper, pelo relato! Ele é uma verdadeira fonte inspiração!

  14. Imagine resumir 75 anos de história de sucesso em poucas linhas. Você conseguiu, querido amigo Joper, sem perder a emoção dos incontáveis momentos especiais. Quantas vidas transformadas, quantos exemplos marcados, quantas amizades construídas. Tenho a honra de ser seu afilhado como associado honorário do Bom Pra Valer, escola de rotarismo de ponta e liderança nesses 75 anos. Parabéns a todos os associados responsáveis pela caminhada até aqui. Assim construímos a sociedade justa de que falou Paul Harris, o fundador.

    • Parabéns Governador Joper por descrever com maestria a exitosa trajetória do Rotary Cluc RJ Tijuca.
      O clube é uma fonte de inspiração para os Rotarianos.

  15. Boa noite meu amigo, parabéns e muito bom a história narrada, conheci o nascimento deste grande clube, passei pelos serviços e vi aí o serviços profissionais, maravilha e grande espírito do Daniel Correia na oficina, quando junta 27 empresários especiais e depois outros grandes companheiros só podem comemorar o resultado, SUCESSO

  16. Parabéns ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca e, em especial, a você, Amigo Governador Joper, pelo admirável relato.
    Abraços!
    Fávaro

  17. Caro Companheiro Joper, sua mensagem sobre o Rotary da Tijuca nos transporta para um momento histórico significativo, em 1949, quando a humanidade estava em busca de reconstrução no pós-guerra. O contexto histórico apresentado ressalta a importância de instituições como as Nações Unidas e associações nacionais, como a dos Magistrados Brasileiros, que contribuíram para a formação de uma nova ordem social e jurídica.
    A fundação do Rotary da Tijuca é narrada de maneira envolvente, destacando o papel dos pioneiros que, em um bairro industrialmente pujante, se reuniram em torno de um ideal comum de serviço e companheirismo. A casualidade histórica que marcou a fundação do clube, com a rápida emissão da Carta Constitutiva, é um testemunho do entusiasmo e do comprometimento dos seus fundadores.
    O Rotary da Tijuca, desde o seu início, foi marcado por um espírito de grandeza e altruísmo, como evidenciado na canção composta por Celso Macedo. Essa música, que se tornou a identificação institucional do clube, reflete os valores de dedicação ao trabalho, fraternidade e companheirismo que são a essência do Rotary.
    Seu texto também destaca a continuidade do legado dos fundadores, mantido por lideranças ao longo dos 75 anos de atividades ininterruptas. Essa continuidade é uma prova do impacto positivo e sustentável que o clube teve na comunidade e além.
    O Rotary da Tijuca não apenas celebra seus 75 anos de existência, mas também reafirma seu compromisso com o serviço humanitário e a promoção da paz e compreensão entre os povos. A história do clube é uma fonte de inspiração, mostrando que ações coletivas baseadas em valores sólidos podem ter um impacto duradouro e transformador na sociedade. Fazer parte deste clube é uma honra muito grande para mim, parabéns Co Joper por nos mostrar tão brilhantemente a história de nosso clube.

  18. Parabéns Joper pelo seu trabalho humanitário e ao Rotary Tijuca pelo seus 75 anos! Parabéns por sempre procurar resolver as mazelas e problemas do bairro! Aproveito pra desejar ótimas festas a vc e todos os associados!!!

    Rogério Neves, fotografo!

  19. De Celso Garcia (via WhatsApp): Um trabalho maravilhoso que somente as bênçãos de Deus pra um reconhecimento a altura!…parabéns!!!.. forte abraço!…

    • Parabéns que o sucesso lhe seja permanente. Comte.Tito

  20. De Nelson Araújo (via WhatsApp): Meu vocabulário é pobre para expressar opinião sobre tão perfeita narrativa. Histórica mesmo. Sublime. Obrigado Mestre Joper Padrão por nos oportunizar beber na fonte do seu amor rotário tão alentadora mensagem.
    Cumprimentos ao “Bom Pra Valer” ter em seus quadros a expressiva inteligência do mestre Joper Padrão do Espírito Santo.
    Paz e Luz…!
    Nelson Araújo.

  21. Prezado Joper, parabéns ao Rotary Tijuca pelos 75 anos de excelência em serviço. Agradeço pelas informações compartilhadas

  22. De Edson Santana (via WhatsApp): Prezado Joper, parabéns ao Rotary Tijuca pelos 75 anos de excelência em serviço. Agradeço pelas informações compartilhadas.

  23. De Maria Gorette Carneiro Cerqueira (via WhatsApp): Parabéns, para os Companheiros, que tornam o Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca, pelos 75 anos, de Serviços prestados à Humanidade!

  24. De Wanderley Rebello (via WhatsApp): Parabéns. História de sucesso

  25. De Paulo Arthur Moret (via WhatsApp): Joper, parabéns ao RC Tijuca e para sua excelente crônica! Fico contente por minha modesta participação na FRET, onde colaborei por um par de anos. Um grande abraço!

  26. De José Augusto Alves (via WhatsApp): Caro Joper, a cada texto escrito por você somos brindados com uma vasta gama de conhecimentos, e principalmente troca de experiências. Conhecer a história do Rotary Tijuca com seus 75 anos, nos motiva e impulsiona no sentido de nunca nos deixarmos acomodar. Ainda agradeço por em uma das passagens do texto acima, recordar da minha infância no Bairro do Engenho de Dentro, vizinho às ” Bombas Dancor”, que era sempre assunto do Bairro e frequentava vez ou outra, acompanhando meu pai que tinha amigos que lá trabalhavam.
    Viva o Rotary Tijuca!!!
    Grande abraço.

  27. De Miguel Braga (via Linkedin): Obrigado por nos trazer fatos tão relevantes que marcaram, de alguma forma, a História da Humanidade.

    Mesmo parecendo pontual, o que foi gerado de benefícios para um local específico, ou a Humanidade em geral, a partir desse fato?

    • São inúmeras as ações, desde a campanha mundial de combate à poliomielite, que me levou à Angola em ação voluntária pelo Rotary da Tijuca, até a formação de profissionais através de bolsas de estudos, só para mencionar alguns exemplos

  28. De Paulo Arthur Moret Correa (via Facebook): Parabéns ao Rotary Club Tijuca e a você, Joper Padrão, pela excelente crônica!

  29. Parabéns ao Rotary Club Tijuca! Um clube visionário, com grandes companheiros, amigos e parceiros. Tenho sempre um imenso prazer em ser amiga deste clube Que venham mais 75 anos de grandes conquistas e projetos!!!!!!

  30. De MAria Eugênia Rondas Pimenta (via WhatsApp): Parabéns companheiro Joper. Parabéns ao Rotary RJ-Tijuca!

  31. De José Paulo Moraes de Castro (via WhatsApp): Grande Joper. Parabéns, Felicidades , Merecido. Que Deus te ilumine sempre Grande Abs

  32. De Marilene dos Sanrtos (via WhatsApp): Parabéns companheiro Joper . Pela sua bravura .

  33. Parabéns ao Rotary RJ e a você pela vida dedicada a causas humanitárias.
    Deus continue lhe abençoando!

  34. De Ana Zampieri (via WhatsApp): Caro companheiro Joper que linha do tempo preciosa e emocionante do seu Clube 75 anos !

    Lembrei com emoção de seu empenho fundamental quando estivemos no Programa de Ajuda Humanitária Psicológica para a tragedia da catástrofe natural em Nova Friburgo em 2011!
    Ali pude conhecer vc pessoalmente e admira lo muito !

    Lindo texto ! Parabéns !

    Um grande abraço

  35. Olá!! Como sempre nos fazendo viajar na história e nas emoções!!
    Parabéns ao Clube pelos 75 anos e parabéns ao querido autor, por tanta sensibilidade e brilhantismo!!

  36. Parabéns, querido Joper. Tenho certeza que suas contribuições tem sido fator decisivo para o sucesso do Rotary Brasil, e Rotary Tijuca. Nós, Rotarianos, agradecemos seu incansável empenho. Que venham mais 75 anos de serviços!

  37. De Eduardo Sarmento (via WShatsApp): Parabéns ao Rotary e seus associados , que juntos, buscam fazer um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *