Rotary Clubs de Petrópolis e Petrópolis – Itaipava
Rotarianos de Petrópolis, Rotarianos de Itaipava, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Rotary é uma organização de líderes que sabem recomeçar, fazendo com que o ciclo da vida se mantenha sempre fascinante.
Uma organização com características excepcionais. Entidade peculiar, pois cada Rotariano, ao filiar-se ao seu Clube local, adquire imediatamente cerca de 1.200.000 Companheiros espalhados por 30.149 Clubes, em 162 países por onde sua bandeira tribula altaneira.
Um verdadeiro caleidoscópio, onde a alternância de Companheiros em cargos, sem uma hierarquia ascendente; onde a aquisição de novos sócios e o natural afastamento de alguns outros, faz com que formemos a cada instante um desenho diferente, sempre mais bonito que o anterior, sempre em favor do próximo.
É por esse enfoque que somos inspirados pelo Presidente Richard King a entender que A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Ivan Lins e Vitor Martins celebram, em uma de suas poesias, essa capacidade do homem se insurgir, se inconformar: Começar de novo e contar comigo, vai valer a pen ter amanhecido. Ter me rebelado, ter me debatido, ter me machucado, ter sobrevivido. Ter virado a mesa, ter me conhecido, ter virado o barco, ter me socorrido. Começar de novo …
Rotary é a extraordinária organização capaz de agir corretiva e preventivamente.
Capaz de participar da concepção das Nações Unidas, e de manter a Fundação Rotária, um dos maiores fundos de financiamento de projetos humanitários hoje existentes.
Rotary é uma organização que dispõe de uma imensa rede de comunicações, caracterizada pelas revistas oficiais, dentre as quais destaca-se a nossa Brasil Rotário, porque brinda mensalmente seus mais de 50.000 leitores de língua portuguesa com o que há de mais atual e relevante no noticiário das realizações do Rotary nos 38 de brasileiros e em todo o Mundo.
Rotary é tão notável que coloca companheiros que trazem consigo a tradição de um Clube com mais de setenta e três anos de existência – o histórico rota de Petrópolis, lado a lado com uma das mais novas unidades Rotárias deste glorioso Distrito 4570, como é o caso do Rotary de Itaipava. Padrinho e afilhado atuando em parceria, em sintonia, como acontece nesta Visita Oficial.
Promovemos o civismo, realçando a importância do patriotismo no Rotariano mas, ao mesmo tempo, desenvolvendo o sentido da cidadania global, o senso de responsabilidade comum de cada um e de todos no sentido de saberem que os problemas de suas comunidades podem comprometer a qualidade de vida de outras, por mais distantes que sejam.
Assim, Rotary trabalha nas causas sociais locais e mundiais, favorecendo que impere um clima de maior igualdade e justiça social, contribuindo para a paz e a compreensão entre os povos.
Por isso, empreendemos programas como o de Combate à Poliomielite, como o Preserve o Planeta Terra e, agora, como dedicado à População e Desenvolvimento.
São programas de grande envergadura, que exigem mais e mais líderes como nós, somados à causa do bem comum.
Homens e mulheres que sabem serem mortais, mas que encontram o seu rumo nas pedras dos caminhos da vida, e que fazem de seus países, e do mundo como um todo, a grande aldeia global que todos esperamos, para que possamos usufruir da vida em paz, com desenvolvimento e compreensão.
Rotarianos de Petrópolis e de Itaipava: continuem em sua jornada de realizações e renovação, alicerçada na melhor tradição.
Vocês são uma referência nacional, pelo legado histórico que emprestam ao povo brasileiro e a todos os que se interessam por nossas origens.
Mantenham-se exemplares, na vanguarda dos acontecimentos, fazendo com que o cumprimento do Compromisso Global do Rotary seja, também, uma referência para todos os Rotarianos deste glorioso Distrito 4570.
Promovam a revitalização de seus quadros, alicerçados na melhor tradição do rotarismo, já septuagenário nesta praça.
Que impere em nós, no íntimo de cada Rotariano, a paz que pretendemos domine as atitudes e as decisões dos líderes mundiais.
Nós nos rebelamos, nos debatemos contra as injustiças.
Façamos a nossa parte, e influenciemos para que cada qual dê a sua contribuição.
A Humanidade será a grande vitoriosa.
Obrigado.
Petrópolis, 3 de outubro de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador prlo Companheiro Marcos Santiago, sem transcrição do texto.
Itaipava está ativo ?
Negativo. Infelizmente encerrou suas atividades.
Seu discurso Joper, que faz menção à obra de Ivan Lins e Vitor Martins, destila uma mensagem poderosa de resiliência, renovação e comprometimento. Ao evocar a poesia da dupla, você ressalta a importância de se insurgir contra adversidades e reconhecer o valor de começar de novo, mesmo diante de obstáculos e desafios. Essa mensagem se alinha perfeitamente com os ideais do Rotary Club, uma organização comprometida não apenas com o serviço à comunidade, mas também com a promoção da paz, do companheirismo e do desenvolvimento sustentável.
Os Rotarianos de Petrópolis e de Itaipava são chamados a continuar sua jornada de realizações e inovação, mantendo-se fiéis à tradição rotária de excelência e liderança. A referência ao legado histórico que estes clubes emprestam ao povo brasileiro reforça o papel significativo que têm não apenas em suas comunidades locais, mas também no cenário nacional. A exortação para que mantenham suas atividades na vanguarda dos acontecimentos, promovendo a revitalização de seus quadros e aderindo ao Compromisso Global do Rotary, ressoa como um chamado à ação para que continuem sendo exemplos de dedicação e serviço.
Por fim, seu discurso se encerra com uma nota de otimismo e um apelo universal à paz e à contribuição individual para um mundo melhor. Ao instigar cada Rotariano a se rebelar contra as injustiças e fazer a sua parte, você ecoa o sentimento de que, através da solidariedade e do esforço conjunto, a humanidade pode emergir como a grande vitoriosa. Este apelo não apenas encoraja os membros do Rotary a perseguirem seus ideais de serviço e liderança, mas também serve como um lembrete inspirador de que, apesar dos desafios, é possível gerar mudanças positivas no mundo.