Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Urca

Rotarianos da Urca, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Oque faz de Rotary uma organização incomum?

Provavelmente uma de nossas características mais marcantes seja o fazer da voz individual um conjunto sonoro harmonioso.

E dar pluraridade a singular vocação que cada Rotariano traz consigo ao dar de si, antes de pensar em si, desprovido de interesses pessoais.

É dar coletividade às idéias de cada líder, para que o ideal de apoiar a paz e a compreen~soa entre os povos possa ser alcançado, tendo o servir como meio pra a caminhada no rumo que nos norteia.

Como combustível para a nossa já quase secular jornada, empregamos o mais puro companheirismo, adiitivando com amor tudo o que fazemos em favor do próximo.

É por essa e por outras razões que podemos dizer com todo o vigor, sempre mais uma vez, sempre com mais uma voz: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Sempre mais uma vez, como o fazemos há quase cem anos, desde a iniciativa pioneira de Paul Harris, em fevereiro de 1905, ao convidar seus três amigos para discutir a sociedade conflituosa em que viviam, em Chaicago, nos Estados Unidos da América.

Sempre mais uma voz, porque desde lá Rotary vem crescendo, vem expandindo sua ação, como o faz hoje, quando o Compromisso Global do Rotary nos incita a desenvolver o nosso quadro social, com a admissão de pelo menos um novo sócio a cada mês, de modo a alcançar o incremento líquido de cinco novos sócios ao final de junho de 2002.

Pessoas como nós, gente como a gente, os cerca de um milhão e duzentos mil Rotarianos distribuídos por 162 países, realizando projetos humanitários, reduzindo as mais diversas necessidades de nossas comunidades.

Profissionais e empresários que usam a palavra cautelosamente, pois sabem que o discurso d Rotariano é referência para todas a sociedade.

Líderes que fazem suas vozes ecoarem pelo mundo afora, em verso e prosa, afirmando e repetindo incansavelmente: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO.

Falando de amor, mais uma vez, mais uma voz. Esqueço aquilo tudo que sabia tão de cor; eu não sei de nada, certas horas sei de tudo, quando as pessoas se falam, as palavras são escudos; quando as pessoas se calam, nascem flores ou muros. Mas quando a gente se olha mesmo, mesmo por um segundo, é a coisa mais doce que acontece no mundo. É o amor mais tranqüilo, a lucidez da loucura, que nos separa um do outro em permanente tortura. Chegou cedo demais para as nossas desilusões; chegou perto demais dos nossos corações. É tão forte e sereno, tão sem razão, sem maldade, de tanto a gente esperar, parece que chegou tarde; de tanto a gente evitar, parece que ficou forte; de tanto a gente esconder, parece que nunca morre. Assim, Jouce e Ana Terra nos falam em inspirada canção.

Os Companheiros do Rotary Club do Rio de Janeiro Urca, uma das mais recentes unidades rotárias do Distrito 4570, têm tido e falado para o que vieram.

Suas palavras verbalizam sonhos que se transformam em realidade.

Seus projetos são tão claros que logo conquistam a adesão de parceiros Rotarianos no exterior, favorecendo a comunidade local.

E que agora, sob a liderança do vibrante casal Roberto e Ângela Cid Loureiro, também voltarão sua atenção para o mundo, apoiando o projeto na comunidade munaidl, tonando concreta a ação que em Rotary é verdadeira essência: o ato de compartilhar.

Sim, porque é compartilhando que se sente a realidade de outras experiências.

E esse será o caminho mais curto para a paz.

Alguns países concedem um passaporte àquele que são descendentes diretos de seus compatriotas. são cidadãos que desfrutam de dupla cidadania, ou seja, aquela da pátria de nascimento, e a de seus ascendentes.

Ao ingressarem em Rotary é como se assumissemos uma condição semelhante, pois mantemos inabalável nosso senso de patriotrismo, de amor e devoção de fidelidade à nossa Pátria, mas simultaneamente assumindo a cidadania do mundo, porque ao mesmo tempo em que atuamos intensamente nas questões locais de nossas comunidades, também nos sensibilizamos e participamos do equacionamento de problemas globais.

Isto é Rotary!

E por isso devemos fazer do Rotary um contingente cada vez mais expressivo, pois cada líder que se soma à nossa organização, traz consigo novas instruções, formas diferentes de enxergar alternativas, maneiras inovadoras de contribuir com soluções para as carências sociais, maneiras inovadoras de contribuir com soluções para as carências sociais, para encurtar as distâncias econômicas, para fazer desta uma sociedade igualitária, verdadeiramente voltada ao progresso humano.

Assim são os Rotarianos: de tanto persistir, parece que fica sempre mais forte; de tanto fazer com amor, parece que nunca morre.

Sigamos todos falando de amor mais uma vez, com mais uma voz.

Como numa caminhada sem fim, onde os passos se sucedem, mais um passo, um passo a mais, sempre mais, eternamente mais.

Obrigado.

Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pela Companheira Giulia Maria Marcolan

Boa noite Presidente Padrão Roberto Cid Loureiro; boa noite Governador Joper Padrão do Espírito Santo e sua esposa Vitoria Maria; boa noite demais componentes da mesa presidencial; Companheiros, Companheiras, Convidados e Convidadas.

Na tribuna, Giulia Maria Marcolan, sócia representativa deste Clube, classificação Ortodontia, no atual  período exercendo o cargo de 2ª Tesoureira, para fazer com muita honra a saudação ao nosso Governador Joper Padrão, em nome dos demais Companheiros do nosso Rotary Club Rio do Janeiro Urca.

Como sou muito nova em Rotary, resolvi pesquisar sobre o tema: O QUE SIGNIFICA PARA NÓS ROTARIANOS A VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR.

Identifiquei que o governador, como representante do presidente de Rotary InternaTional, tem ao longo de seu ano rotário como uma das missões a visita obrigatória a cada Clube no primeiro semestre do seu período.

É fantástico descobrir que isto é feito por 530 Governadores em mais ou menos 30.000 Clubes ao redor do mundo.

O objetivo é estimular, orientar e corrigir cada Clube nas muitas atribuições e procedimentos rotários, sempre num clima amável, sério, objetivo e alegre quando da festiva que ora transcorre.

Só por esta tarefa, a de visitar em cinco meses sessenta e sete Clubes do nosso Distrito, você Governador Joper Padrão e nossa amável Vitória Maria, já são merecedores de nossa admiração e respeito pela intensidade dessa missão.

Descobri também que o nosso Governador é um dos mais jovens e talentosos que o Distrito 4570 já teve.

É seu projeto ampliar o número de cCubes, bem como tornar o nosso Rotary mais suave e ágil, porém sem alterar a sua tradição e o seu rito.

Realiza um esforço em divulgar as atividades votadas através da mídia, participando semanalmente do Programa Radiofónico Vani Fala Geral, na Rádio Carioca, às terças feiras ou levando Rotarianos para falarem das realizações de suas unidades rotárias. A Feira das Nações que ocorrerá nos próximos dias 24 e 25 de novembro, no Hipermercado Extra Maracanã é outra grande iniciativa do nosso Governador e que também contará com a participação do nosso Rotary Urca emparceirando com o Rotary Club do Rio de Janeiro SAARA.

Por tudo isso e sendo há tão pouco tempo Rotariana, incentivada pelas informações que quinzenalmente me eram passadas por uma grande antiga Rotariana de outro Clube amigo e ter conseguido fazer novas e tão sinceras amizades posso afirmar que:

A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Obrigada!

 

468 ad

Um comentário

  1. Os Rotarianos são conhecidos pela sua determinação incansável e pela sua dedicação apaixonada às causas que abraçam. Sempre persistem e parecem ficar mais fortes a cada desafio superado. Com um coração cheio de amor, o seu impacto perdura e nunca desaparece.
    É inspirador seguir o exemplo dos Rotarianos e espalhar amor e bondade a cada passo dado. Assim como em uma jornada sem fim, onde cada passo é seguido por outro, podemos continuar avançando, sempre em direção ao bem, perpetuando o amor de forma eterna.
    Que possamos todos nos unir nessa caminhada de amor e solidariedade, contribuindo para um mundo melhor a cada gesto, a cada palavra, a cada ato. O legado dos Rotarianos nos ensina que, com persistência e amor, podemos fazer a diferença e deixar um impacto duradouro na vida daqueles ao nosso redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *