Rotary Club do Rio de Janeiro – Recreio dos Bandeirantes
Rotarianos do Recreio dos Bandeirantes, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
É, a gente tem feito muito pela Humanidade.
Desde o sanitário público em Chicago, trabalhamos incansavelmente, de forma positiva e pró-ativa.
No plano Internacional, participamos da estruturação da Organização das Nações Unidas; instituímos a Fundação Rotária, um dos maiores fundos de fomento de projetos humanitários de todo o mundo; empreendemos o combate à poliomielite, em parceria com a Organização Mundial de Saúde; expandimos o movimento rotário, levando-o a 162 países, em todos os continentes; acompanhamos a evolução social, abrindo nossos quadros sociais à admissão da mulher; chegamos a um contingente de aproximadamente 1.200.000 prestantes.
É. a gente tem feito valer o nosso suor.
Ampliamos nossas forças, criando o programa Interact, aliando jovens de 14 a 18 anos de idade aos nossos esforços.
No começo dos anos 60, passamos a patrocinar grupos de jovens universitários, daí emergindo um novo Programa, com a criação do primeiro Rotaract Club, na Carolina do Norte, em março de 1968.
Tudo feito com muita alegria.
É, a gente quer do bom e do melhor.
Dentre os países de língua portuguesa, há setenta e oito anos, neste solo fértil e generoso da Cidade do Rio de Janeiro, plantou se a semente do Rotary, aqui germinado, crescendo como uma árvore frondosa, frutificando, multiplicando-se para todo o Brasil.
É, a gente tem feito valer o nosso amor, o nosso valor.
Doamos um avião à Cruz Vermelha, durante a Segunda Guerra Mundial; influenciamos para que a merenda escolar viesse a se tornar lei para todo o Brasil; fomentamos as bases do plano urbanístico de nossa Cidade; instituímos e administramos a FRET, o SOS, o CIEE e a APAR.
Criando a Casa da Amizade da Família Rotária do Rio de Janeiro, propiciamos outras tantas entidades constituídas por nossos cônjuges, dedicadas aos carentes.
Com criatividade, empenho e suor, instituímos entidades dedicadas a apoios específicos – que chamamos de “bancos”, pois neles são depositados bens ou materiais, para que deles os necessitados possam “sacar”, socorrendo suas angústias e aflições.
É, acompanhando os acontecimentos da sociedade, admitimos a mulher como Companheira e lhes propiciamos o espaço para a sua evolução, ganhando a colaboração de muitas e valorosas Ppresidentes de Clubes, dando ao Brasil a primeira mulher Governadora, o período 1998-1999, a Companheira Adélia Antonieta Villas, do Rotary Club do Rio de Janeiro Guanabara.
É, a gente quer valer o nosso amor, quer valer nosso suor, quer valer o nosso humor, a gente quer do bom e do melhor, quer carinho e atenção, quer calor no coração. A gente quer suar, mas de prazer, a gente quer é ter muita saúde, a gente quer viver a liberdade, a gente quer viver felicidade. É, a gente quer viver pleno direito, a gente quer viver todo respeito, a gente quer viver uma nação, a gente quer é ser um cidadão. É, é, é, é, é, é, é.
Gonzaguinha falou e disse.
É, nós temos feito a nossa parte.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
E nós estamos empenhados no Compromisso Global do Rotary, com muita dedicação. Compromisso que é um plano de metas de médio prazo, para que cheguemos ao Centenário de nossa Organização, em 2005, em grande estilo, do jeito como o Rotary sempre tem se colocado.
Para isso, tornamos nossas reuniões de trabalho cada vez mais “leves”, objetivas e eficazes, de modo que jovens líderes se sintam à vontade em Rotary, e venham a somar a sua energia à experiência dos Rotarianos.
Rotary deve seduzir novas lideranças novas, hoje profissionais ou empresários atuantes.
Os Rotarianos do Recreio – cumprindo todos os procedimentos prescritos por Rotary, atuam como um novo paradigma no Distrito 4570, com alegria, jovialidade e muita energia, produzindo efeitos em sua ação de indutores do progresso desta comunidade.
E o farão ainda mais, sob a liderança extraordinária do casal Presidente Leila espósito e seu companheiro Paulo Magno, superando as metas traçadas.
Exemplo do que ainda farão, além do incremento do quadro social, e das contribuições da Fundação Rotária – como hoje demonstrado, foi o empenho da Presidente Leila, ainda quando nos encontrávamos na condição de líderes eleitos, em favor do resgate do compromisso de dotar a rede hospitalar local de meios para a coleta e tratamento de sangue, fazendo valer, com habilidade- como é do seu costume, aquilo que a comunidade esperava de nós.
É- Presidente Leila, você soube desenhar alternativas, alinhavar entendimentos, costurar parcerias, e em futuro breve, com a participação integrada dos Rotary do Recreio, da Barra e de Jacarepaguá, a grande camada das nossa sociedade será beneficiada pelo Projeto de Subsídios Equivalentes em favor do Hospital Cardoso Fontes.
Nosso sócio Honorário, que empresta seu nome à Tribuna deste Clube, Almirante Razzo, certamente há de ver transformado em realidade, um sonho que há algum tempo acalentava, e que a garra e perseverança dessa jovem líder fará acontecer..
Companheira Leila – Você é Fascinação.
Os sonhos mais lindos- sonhaste e sempre hás de sonhar, de quimeras mil muitos castelos erguestes, e no olhar dos seus semelhantes, tonta de emoção, com sofreguidão mil venturas previstes e mil outras hás de prever.
Você é luz, sedução, poema divino, cheio de esplendor, teu sorriso prende, inebria, entonce. És fascinação, puro amor.
É, Amigos e Amigas – a gente quer que haja muito amor; a gente quer valer nosso suor; a gente quer em tudo tenha humor; a gente quer do bom e do melhor – para todos; a gente quer dar carinho e atenção; a gente tem calor no coração; a gente quer suar, mas por fazer; a gente quer vida com saúde; a gente quer viver a liberdade; a gente quer ver imperar a felicidade.
É, a gente quer viver pleno direito; a gente quer viver todo respeito; a gente quer viver Rotary.
É, é, é, é, é, ROTARY … RECREIO!
Obrigado.
Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro José Carlos Dias, sem transcrição de tetxo
Que belas palavras de esperança e otimismo! Expressam um desejo profundo por amor, justiça, alegria e bem-estar para todos. É inspirador ver o anseio por uma vida cheia de afeto, saúde, liberdade e felicidade. Esses sentimentos refletem a essência da humanidade, a busca por um mundo melhor e mais harmonioso.
Buscar o melhor para si e para os outros, demonstrar cuidado e atenção, valorizar o humor e a alegria em todas as situações são atitudes nobres que enriquecem a jornada da vida. Ao almejar o bem-estar coletivo e a felicidade geral, demonstramos empatia, compaixão e um desejo sincero de contribuir positivamente para o mundo à nossa volta. Que esses ideais de amor, cuidado e felicidade inspirem a todos a cultivar relações mais profundas e significativas, espalhando bondade e alegria por onde passarem.