Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Pilares

Se a gente melhorasse, se a gente cultivasse, o dom de olhar pra dentro, de repensar, de refletir, de escolher o caminho a seguir. Bom seria, bom vai ser. Assim, Ivan Lins e Vitor Martins veêm a vida que cantam em sua canção.

Nós – os Rotarianos, profissionais e empresários, líderes em nossas atividades e ramos de negócios, atuando com ética e dedicando parte de nossa energia a projetos humanitários, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo, podemos afirmar, parafraseando os autores: Com o nosso trabalho rotário, “Bom Será, Melhor Vai Ser”.

Um exemplo emblemático de como cultivamos o dom de olhar para o interior de nós mesmos, para o nosso âmago, de pensar e refletir sobre nossa existência e de nossos semelhantes, de fazer a escolha da via pela qual seguimos nossa trajetória, é a atitude criativa, é engenhosa, ousada e determinada dos Rotarianos de Pilares.

Basta lembrar a herança legada por uma bondosa Irmã de Caridade em terras europeias de saudosa memória, para vermos o quanto já foi feito. Ao sugerir a criação de uma obra dedicada a socorrer aos mais necessitados, essa senhora estava emprestando a energia necessária para a implementação de um projeto que beneficia a tantas pessoas.

Com criatividade, perseverança e muita dedicação, o hoje consagrado Banco de Alimentos das Unidades Rotárias do Distrito 4570 sintetiza esse conjunto: uma ideia, e a vontade de realizá-la.

Pois bem, Companheiros e Companheiras do Rotary Club de Pilares, vocês conseguiram. E ainda conseguirão muito mais. Idéias assim merecem ser difundidas, estimulando-se a sua implementação em outras plagas. Esse, por exemplo, pode ser um desafio muito interessante para pessoas audazes como Vocês, verdadeira Águias – fazer chegar sua experiência bem sucedida a outros rincões, por mais distantes que sejam, multiplicando seus resultados e ampliando o seu alcance.

O Compromisso Global doe Rotary nos sugere a criação ou o incremento de um projeto local. Nisso, também, vocês são especialistas. É só lembrar de contribuições como a Escola de Eletromecânica mantida no Condomínio da Solidariedade, no Caju, que veremos o quanto ainda mais poderão realizar em favor de nossa própria comunidade.

Mas o Compromisso Global do Rotary vai mais longe. Nos conduz ao encontro de um outro Rotary, no exterior. E Vocês serão capazes de fazê-lo, prestando ajuda Internacional, sobretudo com muita criatividade.

Esse mesmo plano nos propõe o incremento do quadro social, para que outras mentes privilegiadas com as dos Rotarianos, possam produzir mais e mais idéias geniais em favor da Humanidade. Sim, porque, sendo a Humanidade a nossa missão, temos de estar atentos a novas lideranças que estejam àvidas por prestar serviços humanitários.

Por isso, decidimos ampliar as metas propostas por Rotary. Um novo sócio a cada mês, chegando a dois mil sócios até às 73ª Conferência Distrital é a criação de sete novos Clubes no período.

Esses serão nossos mais agradáveis desafios. Todos os clubes do distrito 4570 estão dedicados ao desenvolvimento do Quadro Social. Somando-se ao esforço do desenvolvimento do quadro social de nossos Rotary, como é o caso deste simpático Bairro de Pilares, fundado pelo Companheiro Antônio Corrêa da Costa, aqui presente, que será conduzido com total entusiasmo pelo Companheiro Presidente Nelson de Souza e todos os seus Companheiros, teremos, também novas unidades que ampliarão o nosso contingente de colaboradores de forma verdadeiramente espetacular.

Cento e setenta e cinco novos companheiros a nós se juntarão, aumentando a possibilidade de novos projetos, de novas realizações. Comissões Especiais compostas por dedicados companheiros dos Rotary Padrinhos, e lideradas por empolgados Representantes Especiais do Governador, são eles:

Rotary Club Sernambetiba – já em formação, com reuniões às terças-feiras, às 12:15hs no restaurante Biruta, na Barra da Tijuca, com os Rotary da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, com o companheiro Gil Pinto Loja, do Rotary Grajaú, à frente; Shopping Rio Sul – com os Rotarys de Botafogo e Leme, e o companheiro Américo Florentino, do Rotary de Botafogo, como Representante Especial; Xerém – formado pelos Rotary Clubs de Duque de Caxias e Jardim Primavera, à frente o companheiro Elias, do Rotary de Irajá; Realengo – pelo Rotary de Bangu, com o companheiro Boutros Tayar do clube padrinho, como lider; o Lapa-Castelo, formado pelos Rotary do Rio de Janeiro e Glória, com o companheiro David Ferreira, do Rotary Rio Comprido para a sua formação; o Maracanã, com os Rotary da Tijuca e Rio Comprido, tendo o companheiro Sebastião Porto, do Rotary Saara, em sua formação; e o Vasco da Gama – com o Rotary de São Cristóvão e o companheiro Maurício da Costa, à frente. 

Certamente a Fundação Rotária será ainda mais prestigiada, sob a empolgada liderança do casal Nelson e Vera Lúcia, com doações médias anuais de US$ 100 rotários por companheiro, e também pelo emprego eficaz de seus recursos em projetos, e pelo aproveitamento das oportunidades, como as Bolsas Rotary para a Paz e o Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos que neste período rotário contemplará profissionais dedicados à questão ambiental, em viagem à Índia, cidade de Andra Pradesh, entre 15 de janeiro e 3 de fevereiro de 2002.

Faremos tudo alicerçados em nossas próprias convicções. Mas, como costumamos fazer, também seremos incentivados pela saudável disputa na conquista de reconhecimentos, através de prêmios e troféus.

É o caso, por exemplo, dos galhardetes para as bandeiras de nossos Clubes, dos distintivos padrão e do Grande Prêmio – a inscfição do Casal Presidente Padrão na Convenção de Rotary International em Barcelona, a qual compareceremos em expressiva caravana que o Companheiro Julio Briones está organizando para aumentar as chances de nossa reciclagem rotária.

Já quanto aos belos troféus que a Comissão de Promoções, Concursos e Eventos Distritais, liderada pelo Companheiro David Ferreira, do Rotary do Rio Comprido nos apresenta como estímulo ao cumprimento de nossas metas. Peço ao Companheiro Tácito Melo Barbosa que nos ajude, exibindo essas peças de rara beleza, para que possamos apreciá-las rapidamente. São elas:

Troféu Excelência – a ser entregue ao Presidente que cumprir todas as etapas do seu Passaporte para a Excelência. A esse propósito, vale dizer que um Passaporte para a Excelência será entregue ao Presidente King e sua amável esposa Cherrie, em versão para o inglês, durante o jantar que ofereceremos ao casal na noite de terça-feira – 11 de setembro próximo, a realizar-se no Jockey Clube, no Centro do Rio de Janeiro, noite de companheirismo que esperamos seja prestigiada por expressiva caravana do Rotary de Pilares liderada pelo casal Nelson e Vera Lúcia.

Também temos o Troféu Compromisso Global do Rotary – a ser conquistado pelo Rotary Club que se destacar no cumprimento do Compromisso, uma águia em cristal, inspirada na águia que nos foi confiada pelo Presidente Richard King e que trazemos em nossas lapelas.

Troféu Novos Horizontes – a ser entregue aos três maiores doadores à Fundação Rotária e ao Governador Assistente Destaque, pelo seu desempenho pessoal e dos clubes com os quais colabora.

O Guia Distrital, que será distribuído na primeira quinzena de agosto que hoje se inicia, traz informações sobre esses incentivos.

Os regulamentos correspondentes estão sendo divulgados pelo Companheiro Bemvindo Augusto Dias, Chairman da Fundação Rotária em nosso Distrito.

São formas de aumentar ainda mais o nosso entusiasmo.

Rotarianos, apliquem o melhor de suas energias no cumprimento do Compromisso Global do Rotary, no qual se insere o nosso desejo de trabalhar árdu,a mas prazerosamente, em favor do bem comum.

Por isso, encaramos o desafio. A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO. Somos gratos ao destino por essa nobre incumbência, da qual tiraremos resultados verdadeiramente frutuosos. Pelo bem de cada um, pelo bem de todos, pelo bem da Humanidade.

BOM SERÁ, MELHOR AINDA VAI SER!

Rio, 2 de agosto de 2001

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Ângelo Horto, sem transcrição do texto..

468 ad

Um comentário

  1. Em seu discurso Joper, percebemos a ressonância de uma mensagem que transcende o tempo e o espaço, encontrando eco nas palavras de Ivan Lins e Vitor Martins. A ênfase dada à importância do autoconhecimento, da reflexão e da escolha consciente de nossos caminhos é um convite ao desenvolvimento pessoal e coletivo. Tal abordagem não apenas ilumina as potencialidades humanas, mas também destaca a responsabilidade de cada um na construção de um futuro melhor.
    Os Rotarianos, como destacado no discurso, emergem como exemplos vivos dessa filosofia. Sua atuação ética no mundo dos negócios e sua dedicação a projetos humanitários refletem o compromisso com o bem-estar coletivo. A menção ao Banco de Alimentos das Unidades Rotárias do Distrito 4570 é uma prova concreta do impacto positivo que uma ideia, quando aliada à vontade de realizá-la, pode gerar na sociedade. Esse projeto não apenas alivia as necessidades imediatas dos mais vulneráveis, mas também inspira um espírito de solidariedade e cooperação que transcende fronteiras.
    A convocação para que os feitos e ideais do Rotary Club de Pilares sejam difundidos e replicados em outras regiões é um lembrete poderoso de que as ações positivas têm um potencial multiplicador. O desafio proposto aos Rotarianos de levar sua experiência bem-sucedida a outros cantos do mundo reforça a ideia de que somos todos parte de uma comunidade global, com responsabilidades compartilhadas. A humanidade é, de fato, a nossa missão, e abraçá-la com gratidão, energia e determinação pode nos levar a resultados extraordinários. “Bom será, melhor ainda vai ser” não é apenas um lema otimista, mas um compromisso com a ação transformadora, pelo bem de cada um, pelo bem de todos, pelo bem da Humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *