Rotary Club do Rio de Janeiro – Madureira
Rotarianos de Madureira, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
A vida moderna se mostra cada vez mais desafiante. A evolução tecnológica traz consigo a revolução da informação, através do que grande parte das pessoas, onde quer que estejam, são capazes de acompanhar os acontecimentos em tempo real, na exata oportunidade de sua ocorrência.
Mas, ao invés desse avanço se traduzir em razão de felicidade crescente, percebe-se que o fenômeno conhecido como globalização representa o aumento do clima de incerteza e insegurança.
De repente a Humanidade se vê mergulhada em ameaças de toda a ordem. Tudo parece ser indício de instabilidade. Uma simples carta se transforma em razão de grande perigo. Qualquer pó branco pode ser um risco iminente.
São, certamente, momentos passageiros. Mas até que uma nova ordem venha a se estabelecer, essa fase de transição requer, de todos, um tremendo esforço para que a paz possa evento efetivamente reinar entre as pessoas.
Mas, mesmo diante de cenário aparentemente tão desfavorável, muitos são aqueles que continuam determinados em construir um ambiente onde o homem se mantenha na dianteira dos acontecimentos, marcando decisivamente sua presença dentre as espécies da natureza pela sua capacidade de desenvolvimento da vida na Terra.
Noca da Portela e Toninho Nascimento, poetas populares, falam da expectativa de ver a vida com esperança, quando dizem uma de suas canções: Virá num riso de criança ou numa lágrima de dor. Virá talvez de uma esperança ou de um sonho que passou. Inesperado peregrino, sagrada é a sua missão de abençoar a nossa voz, iluminar nosso destino, com a chama da inspiração. Ele virá, quem nasceu para sempre, pra sempre virá. É uma eterna semente solta pelo ar, fecundando de felicidade por onde for.
Nós, os cerca de 1.200.000 Rotarianos espalhados por todo o mundo, somos essa espécie peculiar de cidadãos.
Nós nos mantemos firmes na direção de nosso alvo e fiéis à nossa incumbência: A HUMANIDADED É A NOSSA MISSÃO!. Servir é o meio que adotamos com desteza, para alcançar nosso objetiivo: a paz e a compreensão mundial.
Um grande contingente de cidadãos prestantes e bem intencionados, sem dúvida!
Mas muitos outros líderes, que ainda estão distantes de nossa organização, poderão vir a somar conosco, em nossa campanha pelo bem comum.
E, no nosso caso, quantos mais, melhor!
Essa, portanto, é uma de nossas tarefas mais gratificantes: identificar e atrair para o Rotary outros profissionais e empresários que venham a trazer suas Ideias e sua disposição de contribuir para a prosperidade individual e coletiva.
Daí o Compromisso Global do Rotary a propor: um novo sócio a cada mês e o incremento líquido de cinco novos sócios por Clube ao final deste período rotário.
Em Madureira, a Bandeira do Rotary significa reflexão e ação. Aqui, a tradição é de trabalho intenso e diversificado.
Do Bairro de Madureira, de valor inquestionável para a Cidade do Rio de Janeiro, tanto no plano económico como cultural, emerge a atividade rotária com contribuições para a evolução do movimento,. com propostas inovadoras ao Conselho de lLgislação; com projetos na comunidade, em apoio a entidades assistenciais e aos menos favorecidos; e, principalmente, com o exercício do esforço que mais nos notabiliza, qual seja o de mover os atores sociais no sentido do desenvolvimento econômico-social, como acaba de acontecer no caso da recuperação do Mercadão de Madureira. Um belo exemplo do quanto pode resultar da sinergia que podemos propiciar quando participando do Rotary.
De Madureira, Rotary recebeu inestimável contribuição, quando um de nossos valorosos companheiros dedicou-se a servir como Governador do Distrito 4570, mostrando-nos no período 1999-2000 como agir com coerência, confiança e continuidade.
Obrigado, casal Governador Sami e Ramon Guedes, pela dedicação de seus melhores esforços em benefício da Humanidade, elevando o nome do Rotary e construindo parte de nossa história já quase secular.
A ação rotária em Madureira deve inspirar a todos a incrementar, sob a doce liderança do casal Antônio Ribeiro e Maria Rohen, sempre com maior intensidade, os nossos projetos e as oportunidades oferecidas pela Fundação Rotária, de modo que outros líderes tenham o desejo de serem nossos convidados, e sintam o significado positivo que naturalmente lhe acudirá em suas atividades profissionais e empresariais, como reconhecimento da sociedade pelos benefícios que promoverão ao dedicarem parte do seu tempo e habilidades em benefício do próximo, sem importar quem seja ou onde esteja.
Sagrada é a nossa missão.
Sejamos como a eterna semente solta pelo ar, fecundando de felicidade por onde formos.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2001.
Joper Padão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Ramon Guedes Prestes de Moraes, sem transcrição do texto
Que bela metáfora! Ser como a eterna semente solta pelo ar, fecundando de felicidade por onde passamos, é um convite para espalhar alegria e positividade em todos os cantos. Assim como uma semente que germina e cresce, podemos plantar pequenos gestos de bondade e gentileza que florescem em sorrisos e bem-estar ao nosso redor.
Ao sermos como essa semente, estamos contribuindo para um mundo mais acolhedor e amoroso. Cada ato de bondade que praticamos pode ter um impacto duradouro nas vidas daqueles que cruzam nosso caminho, criando um ciclo contínuo de generosidade e compaixão. Que possamos sempre lembrar do poder transformador que temos em nossas mãos e semear amor e alegria por onde formos.