Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Leme

Rotarianos do Leme, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Esse é o desafio do Rotarianos, trabalhando para estabelecer a paz e a boa vontade em todos os Continentes.

Os Rotary Clubs, formados por líderes das mais diversas atividades e ramos de negócios, constituem um extraordinário mosaico da sociedade.

Essa variedade de pontos de vista e de experiências, permite que estes possam atuar como autênticos agentes da transformação da cena em suas comunidades locais e, ao mesmo tempo, na comunidade mundial.

Enquanto agimos em favor da paz, vimos surgirem, em nossos bairros e cidades, grandes aglomerados humanos nas encostas dos morros ou em áreas alagadiças, formados próximos às zonas urbanas mais desenvolvidas.

Por uma série de circunstâncias, como a falta de oferta de habitações adequadas na periferia e a ausência de transporte de massa para o deslocamento dos trabalhadores, imensos contingentes populacionais se reúnem em áreas insalubres, dificultando o convívio harmônico entre pessoas de classes econômicas discrepantes.

Como manter o ambiente de paz e compreensão com tamanhas disparidades, às vezes configuradas apenas ao atravessar de uma rua?

Essa realidade exige que cada cidadão lúcido firme atuação para que todos possam participar da construção das soluções adequadas a cada caso.

Os Rotarianos, com aguçada sensibilidade, recebendo os impulsos exteriores, quando participam ativamente das situações desfavoráveis que presenciam nessas comunidades, fazem a mescla dessas emoções com aquelas que resultam de suas próprias experiências de vida, em suas famílias e em seu cotidiano.

A simbiose com o que vivem e o que vêem, faz com que esses dedicados profissionais e empresários ajam com fervor em prol do próximo, cuja vida seja menos afortunada.

Em versos, Walter Franco assim traduz a sua forma de ver essa dinâmica da vida: Amor, vim te buscar em pensamento, cheguei agora no vento. Eu só voltei pra te contar, viajei, fui pra Serra do Luar. Eu mergulhei, ah! Eu quis voar, agora vem, vem pra terra descansar, Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, a todo momento: de dentro pra fora, de fora prá dentro. Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

Promovendo a sinergia entre autoridades públicas, empresas e entidades filantrópicas, os voluntários Rotarianos promovem oportunidades para que as pessoas desprovidas de meios possam lutar pelo seu autodesenvolvimento.

Como os obstáculos são das mais variadas origens,  e em volume crescente, é necessário que tenhamos o reforço de maior número de lideranças, que venham a aumentar o contingente de cada Rotary Club.

Daí estarmos todos empenhados no cumprimento do Compromisso Global do Rotary: um novo sócio a cada mês, com chance de incremento líquido superior a cinco novos sócios ao final de junho de 2002; contribuições para a Fundação Rotária no valor equivalente a US$ 100.00 dólares rotários por Companheiro neste período; treinamento e reciclagem dos Rotarianos; divulgação a respeito de nossas atividades, sobre os projetos humanitários que empreendemos, sobre as oportunidades que oferecemos à população.

Os Rotarianos do Leme certamente embasados por suas realizações, estão ainda mais entusiasmados pelo jovem e vibrante casal Sérgio Richiden e Renata Lenzi que os lidera neste ano, e certamente dispõe das condições exigidas para que as metas sejam alcançadas.

Com o alegre Companheirismo que lhes é característico, o esforço desprendido será amenizado e recompensado pelos resultados que serão alcançados. Afinal, nós somos saudáveis, ou seja, gozamos de boa disposição física, mental e social ou, como diz o poeta, mantemos a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

Como referências positivas que somos em nossas comunidades, façamos a parte que nos toca, com alegria e entusiasmo.

Mantenhamos distância das atitudes pessimistas, que subtrai a energia que podemos empregar para que nos movamos como águias- para frente e para o alto, em vôo firme e determinado.

A Humanidade nos será grata. E nós estaremos contribuindo para que as esperanças sejam sempre renovadas por todos.

A toda hora, todo momento, mantenhamos o equilíbrio em nossa rota pela paz, pois viver é manter afinado um instrumento, de dentro pra fora, de fora para dentro.

Assim, nos sentiremos cada vez mais gratificados por estarmos em Rotary.

Avante Rotarianos do Leme.

Prossigam Rotarianos de todo o Mundo.

Viver vale a pena, a toda hora, a todo momento, de dentro pra fora, de fora para dentro.

Obrigado.

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Presidente Sérgio Richiden, sem transcrição do texto.

468 ad

Um comentário

  1. Nesse discurso, Joper Padrão traz uma mensagem inspiradora aos Rotarianos, incentivando-os a avançar e continuar o seu trabalho em prol da comunidade. Ao proclamar “Avante Rotarianos do Leme”, ele destaca a importância de seguir em frente com determinação e coragem, representando a vontade de superar desafios e alcançar objetivos. Ao estender o seu apelo a todos os Rotarianos do mundo, ele enfatiza a união e solidariedade que devem permear as ações de todos os membros desta nobre organização.
    Além disso, ao afirmar que “Viver vale a pena, a toda hora, a todo momento, de dentro pra fora, de fora para dentro”, Joper Padrão ressalta a importância de uma vida plena, em que os valores internos e externos se complementam. Ele nos lembra que a vida deve ser valorizada em todos os momentos, em todas as circunstâncias, e que a verdadeira essência da existência está na conexão entre o nosso eu interior e o mundo ao nosso redor. Esta mensagem nos convida a refletir sobre a importância de viver de forma autêntica e significativa, buscando sempre o equilíbrio entre o nosso ser interno e a nossa interação com o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *