Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Guanabara

Rotarianos do Rotary Guanabara, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Há um recurso com o qual a Natureza nos brinda a cada instante, renovável, sim, mas jamais reutilizável. Trata se do tempo, bem cada vez mais valorizado pelo ser moderno. Embora cada instante possa parecer-se com o momento imediatamente anterior, a verdade é que nada na vida se repete.

São cenas ímpares, que fazem o desenrolar da novela espetacular que é a Vida.

Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará, a vida vem em ondas, como um mar num indo e vindo infinito. Tudo o que se vê não é iIgual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo, Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora há tanta vida lá fora, aqui dentro, sempre, como uma onda no mar. Lulu Santos e Nelson Motta definiram em versos essa fabulosa dinâmica. Assim também é o mundo do Rotary. Os desafios impostos pela realidade social são cada vez mais desafiantes.

As soluções até então adotadas, de repente se mostram insuficientes, e novas idéias são requeridas para solucionar situações diferentes.

Essa é uma das principais razões pelas quais o Compromisso Global do Rotary pede que cada Clube conquiste a admissão de um Companheiro a cada mês.

Com o ingresso de novas lideranças poderemos receber contribuições inéditas que venham a representar ganhos incalculáveis para o cumprimento de nossa proposta de trabalho.

Ao assumirmos que A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO, pretendemos atuar decisivamente nas causas das situações que coloquem em risco a paz e a compreensão mundial.

Questões como miséria, fome, doenças, falta de saneamento, dificuldades de acesso à educação e tantas outras, apontam para a necessidade de que as nações encontrem caminhos que levem a Humanidade a enfrentar os desequilíbrios econômicos, dos quais surge o desconforto social, propiciando conflitos e clima para a beligerância.

E ninguém melhor que os Rotarianos para assumirem o seu papel de indutores do desenvolvimento econômico-social, tanto no plano local, através de projetos que gerem meios para que as pessoas possam sair do estado de estagnação, como também no plano mundial, através de ações que possam contribuir para o encurtamento da distância entre os padrões de vida de seres da mesma espécie.

Assim acontece na prática, no plano local, com o projeto na Escola Padre Francisco da Mota, no bairro da Saúde, em que os Rotry Guanabara, Tijuca, Saúde, e Méier se consorciam para promover o aumento do raio de alcance daquela outra dade de ensino, em favor da comunidade estudantil daquela região.

Da mesma forma no plano Internacional, quando angolanos são beneficiados graças ao projeto Carl Miller, desenvolvido em parceria entre os Rotary Tijuca e o Guanabara, nos idos de 1998, e que hoje resulta no Projeto 3 H recém aprovado pela Fundação Rotária.

E os companheiros do Rotary Guanabara poderão ampliar, ainda mais, sua extensa folha de serviços em favor do verdadeiro progresso social.

Aqueles que lançaram o projeto Arabutã, contribuindo para a conscientização dos líderes locais para a importância da preservação ambiental; que se aliaram aos Companheiros da Tijuca, atravessando o Oceano Atlântico para, irmanados, irem ao encontro dos irmãos africanos de língua portuguesa, em Angola; que brindaram o movimento Rotário, emprestando uma de suas mais destacadas Companheiras – a Companheira Adélia Villas e seu querido esposo Walter Villas, para servir como a primeira mulher Governadora de um Distrito do Rotary International no Brasil, precisam incrementar seus quadros, para que mais iniciativas de destaque possam ocorrer em prol de nossos semelhantes.

Vocês, Companheiro Adélia e Walter Villas, nos mostraram como tornar real o nosso sonho do Rotary. E o fizeram em grande estilo, reforçando a importância do papel da mulher em Rotary, e o apoio do esposo para que o sua missão pudesse ser satisfatoriamente desempenhada.

Parabéns, amigos Adélia é Walter, pelo trabalho exemplar que realizaram, e que continuam realizando a cada dia, servindo como autênticas referências para todos nós que temos o privilégio de compartilhar de seu companheirismo. Vocês engrandecem Rotary e o Distrito 4570

E o Rotary Guanabara, numa feliz associação de imagens, fez, também, com que seu logotipo represente uma síntese do extraordinário ícone geográfico do Rio de Janeiro – o Pão de Açúcar, emergindo majestoso das águas da Baía da Guanabara, quem empresta sua denominação a esta unidade rotária.

E é nessa encantadora Ilha do Governador que lhes cabe manter erguida a Bandeira branca da paz, com o símbolo do Rotary ao centro, para que a sociedade reconheça, sempre, este grupo de líderes voluntários como uma referência positiva de ação renovadora.

Questões relacionadas à população e ao desenvolvimento devem despertar o interesse de um número cada vez maior de pessoas.

Programas de planejamento familiar devem ser incentivados, para que todos possam ter acesso à informação que lhes permita decidir adequadamente a respeito da prole, contribuindo para a redução de gravidezes indesejadas ou prematuras.

Essas ações irão requerer coragem e ousadia, qualidades inerentes aos Companheiros do Rotary Guanabara.

Afinal, tudo na vida se renova, e nada será de novo do jeito que já foi um dia.

A vida, como ondas da Baía da Guanabara, está sempre num vai e vem infinito.

E é pela energia que há aqui – dentro de cada um de nós e lá fora – em cada um de nossos semelhantes, que enfrentamos a realidade, sem fugir ou mentir para quem quer que seja.

Sempre como uma onda no mar.

Obrigado.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pela Companheira Ivone Sachetto, sem transcrição do texto.

468 ad

Um comentário

  1. A fala do Co Joper destaca a importância do tempo, um recurso renovável, porém não reutilizável. O tempo é um presente da Natureza que valorizamos cada vez mais na sociedade moderna. Mesmo que os instantes possam parecer semelhantes, cada momento é único e irrepetível. A vida é uma narrativa única e espetacular, composta por cenas ímpares que se desenrolam como uma novela fascinante.
    Essa reflexão nos convida a apreciar cada momento e a valorizar as experiências singulares que a vida nos proporciona. Cada instante é precioso e carrega consigo a oportunidade de crescimento, aprendizado e conexão com o mundo ao nosso redor. Ao reconhecer a singularidade de cada momento, podemos viver de forma mais consciente, plena e gratificante, aproveitando ao máximo o presente que a vida nos oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *