Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Flamengo

Rotarianos do Flamengo, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Imaginem todos vocês se o mundo inteiro vivesse em paz. A natureza talvez não fosse destruída jamais. Russo, cowboy e chinês num só país sem fronteiras; armas de fogo, seria tão bom se fossem feitas de isopor. E aqueles mísseis de mil megatons fossem bombons de licor. Flores colorindo a terra toda verdejante, sem guerra. Nem um seria tão rico, nem outro tão pobrinho. Todos num caminho só. Rios e mares limpinhos, com peixes, baleias, golfinhos. Faríamos as usinas e as bombas nucleares virarem pão-de-ló. Imaginem todos vocês, um mundo bom que um Beatle sonhou. Peçam a quem fala Inglês, versão da canção que John Lenon cantou.

Cm versos singelos, Toquinho e Elifas Andreato realizaram uma obra musical inteiramente dedicada a divulgar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1959.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclama:

  1. A criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  2. A cirança tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidad de se desenvolver em condições de oportunidades, com liberdade e dignidade.
  3. A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
  4. A criança tem direito à alimentação, direito de crescer c0m saúde e a mãe deve ter cuidados médicos antes e depois do parto.
  5. A criança deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais.
  6. A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade.
  7. A criança tem direito à educação, para desenvolver suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social.
  8. A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro.
  9. A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, sa´de e o seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
  10. A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes.

Compondo um decálogo, as Nações Unidas proclamam que todos – país, homens e mulheres individualmente, organizações particulares, autoridades locais e governos nacionais, reconheçam esses direitos e lutem por sua observância com medidas legislativas e de todas as formas, de modo que a criança possa ter uma infância feliz e gozar, em seu próprio bem, e em benefício da sociedade, dos direitos e liberdades indispensãveis para seu desenvolvimento adequado.

E Rotary, como de costume, se alinha com a ONU, voltando-se às novas gerações, com um grande leque de programas e atividades dedicado a crianças, adolescentes e jovens de até 30 anos de idade, camada da população que representa a renovação permanente da sociedade humana.

São esforços na área da saúde, como os Programas Pólio Plus; de prevenção do uso de drogas e álcool; da conscientização sobre AIDS; de apoio a deficientes; e relacionados com a pobreza e de combate à fome; na área de valores humanos e educação, como os Programas de Bolsas Educacionais, Intercâmbio de Jovens, e o Preserve o Planeta Terra; e, no campo do desenvolvimento pessoal, com o RYLA – Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, Rotaract e Interact.

Esforços de incalculável valor em favor da formação das gerações futuras, aos quais se somam as incontáveis intervenções dos Rotary Clubs em suas próprias comunidades, indo ao encontro de entidades locais que atuam em favor de jovens nessas faixas etárias, como ocorre com o Rotary do Flamengo, ao apoiar com projetos de subsídios equivalentes às creches que propiciam a chance de crianças se desenvolverem em ambiente adequado, ao mesmo tempo em que suas mães podem trabalhar com tranquilidade, buscando o sustento de suas famílias.

São essas ações que nos levam a assumir: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Assim o fazemos desde longa data, em nossa já quase centenária organização. E ainda mais o faremos, ampliando o rol de nossas realizações, na medida em que novas lideranças venham a juntar-se a Rotary, trazendo sua criatividade para este ambiente fértil e generoso.

Por isso devemos nos empenhar no cumprimento das metas do Compromisso Global do Rotary, procurando promover nossas realizações, proporcionando treinamento a aspirantes e reciclagem a Rotarianos experientes, interessando novos líderes a conhecerem nossos propósitos, do que resultará o desenvolvimento do quadro social, com a admissão de um novo sócio a cada mês e o incremento líquido de cinco novos sócios ao final deste período rotário, além de alcançarmos a captação de recursos para a Fundação Rotária em valores médios equivalentes a US$ 100.00 dólares rotários por companheiro/ano.

Os companheiros e companheiras do Rotary do Flamengo, liderados pelo simpático casal Alexis Cavichini e Marilda Teixeira de Siqueira, poderão fazê-lo, e até mesmo superar essas metas, como por exemplo apoiando pelo menos um projeto concebido por um outro Rotary Club no exterior, que esteja à procura de um parceiro para compartilhar de seus anseios em favor do desenvolvimento de sua comunidade.

Sim, Amigos e Amigas, porque Rotary é compartilhar.

Rotary é fazer com que todos, dentro das limitações de cada um, possam compreender os problemas que afligem a sociedade humana, buscando superar as situações que limitem o alcance da paz e impeçam o convívio harmônico dos diferentes grupamentos sociais.

Imaginar que a Terra possa ser bem melhor, para permitir sementes sem dividir o chão; imaginar a fome, dando lugar ao pão. Nem loucura, nem sonho. Além de mim há mais alguém. Se junte a quem pensa assim também, que esse mundo vai ser um só.

Assim como John Lennon, Toquinho e Elifas Andreato, nós os Rotarianos, também imaginamos – e realizamos!

Sigamos determinados, em nossa missão de paz, Rotarianos do Flamengo, do Distrito 4570 e de todo mundo. A Humanidade nos será grata. Amém!

Obrigado.

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pela Companheira Anchieta

468 ad

Um comentário

  1. Seu discurso é muito inspirador. O Rotary é uma organização internacional conhecida por seu compromisso com a prestação de serviços à comunidade e a promoção da paz e compreensão entre as pessoas. Seguindo os passos de figuras inspiradoras como John Lennon, Toquinho e Elifas Andreato, os Rotarianos se dedicam a compreender e enfrentar os problemas que afetam a sociedade, trabalhando para superar obstáculos ao alcance da paz e à convivência harmoniosa entre os diferentes grupos sociais. Por meio de projetos e ações concretas, os Rotary Clubs ao redor do mundo buscam fazer a diferença e tornar o mundo um lugar melhor para todos.
    A filosofia do Rotary enfatiza a importância da compreensão mútua, da solidariedade e da ação coletiva para enfrentar desafios sociais e promover mudanças positivas na comunidade. Ao unir esforços e habilidades individuais, os Rotarianos conseguem realizar projetos significativos que impactam a vida de muitas pessoas. Inspirados pela visão de um mundo mais justo e pacífico, os membros do Rotary trabalham incansavelmente para transformar essa visão em realidade, seguindo o exemplo de grandes artistas e pensadores que também acreditavam no poder da imaginação e da ação para criar um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *