Rotary Club do Rio de Janeiro – Botafogo
Rotarianos de Botafogo, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
A vida atribulada nos grandes centros urbanos faz, muitas vezes, pensarmos o quanto seria bom voltarmos ao passado.
Para alguns, esse desejo pode ser expressão de puro saudosismo; para outros, o desejo de rever tempos em que as circunstâncias eram mais agradáveis.
Por exemplo, quem viveu o Rio de Janeiro em outras épocas, há de lembrar de fatos marcantes, que faziam daqueles dias um período verdadeiramente memorável.
Pois é assim que a dupla Nonato Buzar e Chico Anísio retrata uma certa fase da nossa Cidade Maravilhosa.
Quero um bate-papo na esquina. Eu quero o Rio antigo com crianças na calçada, brincando sem perigo, sem metrô e sem frescão, o ontem e o amanhã. Domngo no Rio, huuum … Deixa eu querer mais, mais paz. Eu qreo, quero porque é bom, um som de fossa da Dolores, uma valsa do Orestes, um bife lá no Lamas, Cidade sem aterro, como Deus criou. Quero um Rio aceso em lampiões e violões. e quem jamais o viu, como pode entender o que é paz e amor?
Bons tempos…
Dias diferentes dos atuais, onde o crescimento acelerado do grande centro urbano desafia a seus habitantes a encontrarem soluções para os inesgotáveis problemas que afligem a todas as camadas da sociedade.
Pois é para manter um bom ambiente, para contribuir para a boa qualidade de vida, que profissionais e empresários, líderes em suas atividades e ramos de negócios, reconhecidos por sua idoneidade e boa reputação, formam Rotary Clubs, dedicando parte de suas escassas horas em benefício da coletividade.
Assim são os cerca de 1.200.000 Rotarianos distribuídos por 162 países em todos os continentes: homens e mulheres, formando um corte transversal de diversas atividades econômicas, vocacionados a atuar como indutores do desenvolvimento econômico-social, estimulando os agentes sociais para que suas forças resultem em prol do verdadeiro progresso do ser humano.
E é como decorrência dessa dedicação, dos esforços do Rotary, que podemos afirmar: A HMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Missão extremamente desafiante, mas também profundamente gratificante.
Missão que entusiasma e contagia, movendo-nos permanentemente a promover a análise crítica dos motivos que levam à violência, à beligerância, e que colocam em risco a paz urbana e mundial.
Os obstáculos são tantos e de tamanha adversidade que sua superação requer que mais e mais líderes se agreguem ao nosso empenho, comprometidos em apoiar ações que contribuam para a paz e a compreensão entre as pessoas.
Por isso, o Compromisso Global do Rotary nos impulsiona a divulgar Rotary, para que outros cidadãos venham a se interessar por nossos ideais, proporcionando a chance para o ingresso de um novo sócio a cada mês, contribuindo para o incremento líquido de cinco novos Companheiros ao final deste período rotário.
E os Rotarianos de Botafogo, prosseguindo em sua trajetória de realizações, hoje liderados pela Presidente Maria Octavia, poderão realizar ainda mais.
Sim, pois poderão manter sua inestimável colaboração como estimuladores de doações para a Fundação Rotária, no que estamos empenhados em fazer com contribuições médias da ordem de US$ 100.00 dólares rotários por companheiro ano.
E, ainda, conseguirão manter o ritmo da implementação de projetos em sua comunidade, subsidiados pelos recursos dessa nossa fabulosa Fundação, como também voltarão seus olhos para outros países, apoiando o Rotary Clubs no exterior, que esperam por nossa compreensão para seus problemas locais.
Desenvolvimento do quadro social; expansão distrital pela formação de novos clubes; treinamento de aspirantes a Rotary e reciclagem de Rotarianos, por mais experientes que sejam; divulgação de nossas realizações; doações a Fundação Rotária; implementação de novos projetos locais e apoio a projetos na comunidade mundial; essa é a síntese do Compromisso Global, para o qual devemos voltar o melhor de nossa energia.
O Rotary de Botafogo, que já nos emprestou três de seus mais valorosos Companheiros para servirem como Governadores do Distrito 4570, tendo um deles alcançado a honrosa função de Diretor do Rotary International, por seus méritos e dedicação, seguirá sua jornada e sucesso em favor da Humanidade.
São pessoas como Genival de Almeida Santos, Carlos Pinto Loja e Domingos Resende de Oliveira, que engrandecem Rotary.
O Companheiro do Governador Genival, Diretor de Rotary International em 1990-1992, nos entusiasmou, tendo a seu lado sua amável esposa Edith, com o lema do Presidente Robert Manchester II: Eu Creio em Rotary.
Como Genival, e todos os que o sucederam, Nós Cremos em Rotary!
Carlos Pinto Loja, o incansável batalhador por doações em favor da Fundação Rotária, com Zilá, sua amável esposa, nos trazia em 198-1982 o lema do Presidente Stanley MacCaffrey: Compreensão e Paz Mundial Através do Rotary.
Compreensão e paz – binômio que nos caracteriza e que precisamos fecundar em nosso interior, em cada um de nós, para que possamos difundir ao próximo.
Em 1994-1995 o querido casal Domingos e Irene, brindados pelo feliz e significativo lema do Presidente William Huntley, nos legava o ensinamento: Seja Amigo!
E nós aprendemos sua lição, e fecundamos amizades por onde passamos.
A vocês, admiráveis Companheiros Genival, Loja e Domingos, o apreço e a admiração de todos os seus Companheiros do Distrito 4570, e de todo mundo, por sua admirável obra rotária.
Pois bem, Amigos e Amigas: com tantos exemplos, muito mais há de ser feito.
Muitos serão beneficiados. E a Humanidade, nosso centro de atenções, será a grande vencedora, pois poderá contar com um grupo de cidadãos que crêem na paz e agem com boa vontade.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador por (nome não registrado), sem transcrição do texto
Realmente meu caro Co Joper, nos dias atuais, as grandes cidades enfrentam desafios constantes devido ao rápido crescimento urbano, que traz consigo uma série de problemas que afetam todos os estratos da sociedade. Para lidar com essas questões e melhorar a qualidade de vida, profissionais, empresários e líderes empresariais comprometidos com a integridade e boa reputação se unem para formar Rotary Clubs. Esses indivíduos dedicam parte de seu precioso tempo em atividades que beneficiam a comunidade em geral, buscando soluções para os desafios enfrentados.
Os Rotary Clubs desempenham um papel vital na promoção do bem-estar social, econômico e cultural das comunidades em que estão inseridos. Através de projetos e iniciativas voltados para a educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, os membros dessas organizações trabalham em conjunto para criar um impacto positivo e duradouro. Ao unir esforços e recursos, os Rotary Clubs demonstram o poder da cooperação e solidariedade na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Ao participar ativamente de um Rotary Club, os membros têm a oportunidade não apenas de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades, mas também de desenvolver habilidades de liderança, estabelecer novas conexões e promover os valores de ética e serviço à comunidade. Essas ações exemplificam o compromisso desses profissionais em fazer a diferença e inspirar outros a se engajarem em ações altruístas em prol do bem comum.