Rotary Club do Rio de Janeiro – Bonsucesso
Rotarianos de Bonsucesso, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Um sonho pode ser um bom começo para a realidade que se pretende viver.
Aquele que idealiza, pode agregar em torno de seus planos os meios necessários para a concretização daquilo que almeja.
Quem sonhou, só vale se já sonhou demais. Vertente de muitas gerações, gravado em nossos corações. Um nome se escreve fundo. As canções em nossa memória vão ficar profundas raízes vão crescer. A luz das pessoas me faz crer, e eu sinto que vamos juntos. Oh! Nem o tempo amigo, nem a força bruta pode um sonho apagar. Quem perdeu o trem da história por querer, saiu do juízo sem saber, foi mais um covarde a se esconder diante de um novo mundo. Beto Guedes e Ronaldo Bastos assim falam sobre o sonho de um Novo Mundo.
E é nesse sentido que nós – os Rotarianos, nos dedicamos a atuar em favor do próximo: projetando um ambiente de harmonia, ensejando os meios para compreensão de seres do mesmo gênero, através de nossa atitude individual e coletiva, para que a paz se torne realidade. A história já quase centenária do Rotary é fiel depositária de nossas melhores tradições e realizações, afiançando que as intenções futuras serão concretizadas, mesmo sabedores do quanto ainda há por fazer.
Agir 1961-1962, é a nossa ação favorita.
A boa vontade começa conosco 1971-1972 e, com tal convicção, praticamos gestos que levam ao próximo a fé em seu semelhante.
Compreensão e paz mundial através do Rotary 1981-1982: essa tem sido a nossa jornada incansável.
Olhe mais além de si mesmo 1991-1992 e veja o quanto o futuro é promissor.
A cada década, os Presidentes do Rotary International vêm traduzindo, em suas mensagens de inspiração, uma verdadeira corrente de pensamento que hoje ganha mais um elo, ao assumirmos publicamente: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
O Rotariano, pela natureza das características que lhe são reconhecidas – profissional ou empresário, líder em suas atividades ou ramo de negócios, de ilibada reputação e vocacionado para o servir, é capaz de contribuir com suas Idéas para que, com sua rede de relacionamentos pessoais, e em conjunto com seus companheiros, possa contribuir para que o Rotary Club que integra participe do desenvolvimento social de sua comunidade.
E a sinergia desses esforços locais resultará numa ação global, verdadeiramente transformadora, contribuindo decisivamente para o progresso da coletividade mundial.
Essas são razões mais que suficientes para nos encorajar a cumprir com as metas que firmamos no Compromisso Global do Rotary, representado pela Águia que trazemos em nossas lapelas: um novo sócio a cada mês, de modo a trazer a contribuição pessoal renovadora desses líderes para o aumento da energia de nossos clubes; o incremento líquido de cinco novos sócios ao final de junho de 2002, para que possamos assegurar o crescimento de nossa organização em ritmo compatível com os desafios que a cada momento são impostos pelo ser humano à sua própria sobrevivência; contribuições para a Fundação Rotária no valor equivalente a US$ 100.00 cem dólares rotários por Companheiro para que sejamos sempre auto suficientes na manutenção de nossos ousados programas humanitários; treinamento e reciclagem de nossos líderes, para que acompanhemos a evolução do Rotary, na velocidade que os novos tempos impõem a todas as organizações; divulgação de nossas realizações, para que tenhamos apoio crescente da própria sociedade a partir do reconhecimento dos benefícios que lhe trazemos.
Os Rotarianos de Bonsucesso, que em fase inspirada de sua trajetória legaram à comunidade o Banco de Muletas, com vasta folha de serviços prestados àqueles que carecem desses complementos para a sua vida cotidiana, hoje liderados pelo gentil casal Roberto e Moacyra, farão ainda mais para transformar em realidade os sonhos da Humanidade.
Neste aprazível bairro, um dos seus principais logradouros públicos – a Praça das Nações – homenageia aquela entidade cujas origens trazem a marca do Rotary, que se fez presente na Conferência de São Francisco, participando da formulação da Carta das Nações Unidas, que deu origem à ONU.
Que feitos desta ordem sejam sempre fonte de estímulo para que permaneçamos construindo um novo mundo, um nossos sonhos e nossas realizações.
Assim nossa caminhada será sempre proveitosa ontem, hoje e sempre.
E a Humanidade será a grande vencedora.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro José Carlos de Silveira Borges.
Na Tribuna José Carlos da Silveira Borges, classificação: Transporte – Reboque, no presente período exercendo o cargo de Presidente da Avenida de Serviços Internos.
Senhor Presidente Roberto Martins, demais componentes da mesa, prezados Companheiros, convidados, Senhor Governador Joper Padrão do Espírito Santo.
Há alguns dias vimos aguardando este momento, ansiosos por recebê-lo, para transmitir-lhe nossa emoção, nosso carinho.
Repetidas vezes me foi dito que a Visita do Governador aos Clubes seria uma Visita de trabalho, um ato rotário, na qual ele tomaria conhecimento do trabalho desenvolvido por cada unidade e, naturalmente, acrescentaria seus conhecimentos ao que lhe fosse apresentado. Mas não foi somente isto que demonstrou o nosso Governador Joper. Recebemos um CUIDADO especial, próprio de um grande coração rotário, que valoriza mais o SER do que o SABER.
Dominando amplamente a Moderna tecnologia de informação, poderia fazer chegar às nossas mãos todas as orientações e conhecimentos de que seguramente necessitamos. Mas a simples aplicação dessa tecnologia não tem sido o caminho mais usado para transmitir aos seus comandados o seu SABER CUIDAR, tônica de sua personalidade.
Eugénio de Andrade no seu poema ADEUS diz: “O passado é inútil como um trapo” e “As palavras estão gastas“, mas preferimos ficar com quem disse: “O seu presente é o seu passado“. Numa reunião no seu Clube, o Tijuca, sentimos em suas palavras o valor dado aos cuidados recebidos na juventude. Contou ali o quanto foram importantes seus pais, Seu José e Dona Mercedes, que souberam CUIDAR de seus filhos, propiciando-lhes os ensinamentos técnicos para seu desenvolvimento na vida profissional, mas deixou bem claro que a dedicação, o amor e o carinho recebidos ficaram marcados em sua mente.
O Cuidado que recebemos em nossa reunião de trabalho tem sido uma constante em todas as suas conquistas. Exemplo primeiro, o belo casamento com Vitória, que se refletiu em sua plena dedicação ao Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca. Outro casamento perfeito com o ROTARY, onde ingressou em 1993 desempenhando as mais importantes missões, ocupando os mais variados cargos, sempre com dedicação e grande atuação.
Governador Joper, sua visita é para o nosso Rotary Club Rio de Janeiro Bonsucesso uma verdadeira FESTA, mas ela não pode ser marcante pelo excesso de minhas palavras. Por isso vou encerrar fazendo a citação de um trecho do livro SABER CUIDAR de Leonardo Boff que retrata seus procedimentos, suas atitudes: Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso , o planeta Terra. Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade. Detalhemos o cuidado em suas várias concretizações: o cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com o espírito, com a grande travessia da morte. A ótica do cuidado funda uma nova ÉTICA, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade.
Companheiro Governador, Deus lhe abençoe e permita continuar acontecendo em sua vida: SABER CUIDAR DE TUDO QUE LHE É CARO.
A essência do discurso do Joper, ecoando as palavras sábias de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, reflete uma verdade universal sobre a importância dos sonhos na construção de nosso futuro. Ao longo da história, grandes mudanças e inovações começaram como um mero lampejo na imaginação de alguém. Nesse sentido, sonhar não é apenas um ato de esperança, mas um catalisador para a transformação. A capacidade de sonhar, e mais importante, de trabalhar para tornar esses sonhos realidade, é o que impulsiona a humanidade para frente. A citação “Um sonho pode ser um bom começo para a realidade que se pretende viver” encapsula perfeitamente essa ideia, servindo como um lembrete de que cada grande jornada começa com um passo, ou neste caso, um sonho.
O discurso também enfatiza o valor do trabalho coletivo e da compaixão, princípios fundamentais dos Rotarianos. Ao se dedicarem a criar um ambiente de harmonia e compreensão, os Rotarianos demonstram que é possível, através de esforços individuais e coletivos, construir um mundo melhor. A referência à história quase centenária do Rotary como “fiel depositária de nossas melhores tradições e realizações” ressalta o compromisso duradouro da organização com a paz e a compreensão mundial. Isso nos lembra que, embora o caminho possa ser longo e cheio de desafios, a perseverança e a dedicação podem levar a resultados extraordinários.
Finalmente, a evocação dos lemas do Rotary ao longo das décadas serve como um poderoso lembrete de que a mudança é um processo contínuo que exige visão, compaixão e ação. Desde “Agir 1961-1962” até “A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!”, cada lema reflete um compromisso com valores universais que transcendem fronteiras e gerações. Eles nos convidam a olhar além de nossos próprios interesses, a praticar a boa vontade e a trabalhar incansavelmente pela compreensão e paz mundial. Este discurso, portanto, não é apenas um apelo à ação, mas um mapa para um futuro onde sonhos coletivos de humanidade e compaixão se tornam realidade.