Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club de Petrópolis – Sul

Rotarianos da Cidade Imperial de Petrópolis – Sul, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Algumas pessoas, diante das vicissitudes da vida, sentem-se completamente desesperançosas, sem perspectivas, impotentes diante de notícias que a todo instante nos dão conta da violência urbana, da pobreza, da miséria, da fome, do desemprego, da crise econômica, do abandono de crianças e idosos, dos atos de terrorismo, da beligerância, etc.

A tecnologia e a ciência médica, que tantos avanços tem propiciado ao homem, são usadas com requintes perversos contra a própria Humanidade.

Uma simples carta pode ser portadora da doença e da morte.

Guerra branca, armas não letais, domínio de alguns sobre muitos. Que tempos desafiantes e extenuantes.

Cecília Meirelles, em versos musicados pelo compositor Fagner na canção Canteiros, espelha a realidade dos que perderam suas esperanças. Quando penso em você, fecho os olhos de saudade; tenho tido muita coisa, menos a felicidade. Correm os meus dedos longos em versos tristes que invento, nem aquilo a que me entrego já me dá contentamento. Pode ser até manhã, cedo, claro, feito o dia, mas nada do que me dizem me faz sentir alegria. Eu só queria ter do mato, um gosto de framboesa, pra correr entre os canteiros e esconder minha tristeza.

Cecília Meirelles, que completaria cem anos de existência nos dias correntes, permanece viva e nossa lembrança, contribuindo para nossas reflexões.

Os cerca de 1.200.000 Rotarianos distribuídos por 162 países espalhados por todos os continentes, representando a grande mescla de líderes das mais variadas raças e culturas, mantém postura diferente da anunciada pela poetiza.

Ao contrário, vêem o futuro com os olhos de quem se mantém firme na direção do desenvolvimento do ser humano.

É por essa atitude perseverante, pró ativa, que assumimos: A HUMANIDADE E A NOSSA MISSÃO!

Acreditamos na capacidade da Humanidade assumir rumos verdadeiramente humanitários, onde seres do mesmo gênero possam disputar oportunidades semelhantes.

Onde as pessoas possam usar a sua capacidade inventiva em favor do mais autêntico progresso da coletividade, respeitada a individualidade de cada ser, uno e inigualável.

Somos convictos de que a paz e a compreensão mundial possam ser realidade. Quando pensamos no próximo, sentimos empatia, somos solidários; analisamos as situações desfavoráveis pensando na solução do problema, equacionando os recursos existentes na própria comunidade, estimulando a ação dos agentes sociais, provocando soluções criativas, inovadoras, eficazes.

Mas muitos outros profissionais ou empresários, líderes em suas atividades ou ramos de negócios, aguardam a oportunidade semelhante à que nos ofertaram quando fomos convidados a ingressar em Rotary.

Cada um dos Rotarianos, homens ou mulheres, das mais variadas nacionalidades, foi honrado com a escolha de seu nome pelo Rotary Club que hoje o acolhe como sócio.

E é nosso dever retribuir essa oportunidade, dedicando nossas atenções em identificar pessoas como nós, informando-as sobre nossos projetos humanitários, convidado-as a participar de nossas reuniões e, se confirmadas suas qualificações pessoais, apresentar seus nomes como candidatas à admissão como um novo Companheiro.

Essa é uma das metas do Compromisso Global do Rotary: a admissão de um novo sócio a cada mês, contribuindo para o incremento líquido de cinco novos sócios em cada Clube ao final de junho de 2002.

Marca exequível? Certamente, se formos dedicados em nossa tarefa.

Os Companheiros do Rotary Petrópolis Sul, liderados pelo gentil casal Antônio César e Lucy Maria Lagoeiro, atingirão essas e as demais etapas de nosso planejamento. E o farão com o entusiasmo que lhes é característico.

Prossigam, Rotarianos da Cidade Imperial, em sua trajetória de otimismo, fé e confiança em conseguir o que desejam.

Mantenham-se firmes na direção de ajudar a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Desenvolvam intenso Companheirismo; promovam o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e digna; participem da melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; incrementem a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações da cooperação e da paz entre as nações.

Façamos nossa corrida entre os canteiros da vida, a muitos contagiando com a nossa felicidade de viver.

Boa ventura, Companheiros da Cidade Imperial, do Rotary de Petrópolis Sul.

Obrigado.

Petrópolis, 8 de novembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro José Loureiro.

Quando da Visita do Governador Clidenor ao Rotary de Petrópolis Sul o saudoso Companheiro João Maia Mendonça, do alto dos seus 90 anos, assim se expressou: “Governador pode entrar, a casa é sua“.

O Presidente Antônio César Lagoeiro solicitou-me que repetisse essa frase na inauguração dessa exposição.

Hoje, mais ou menos às 16:00, o Governador Joper desejou conhecer o local da exposição. Qual não foi a sua surpresa quando observou o salão escuro e desarrumado, as obras de arte do lado de fora. E, para aumentar o espanto do Governador, vários homens tentavam entrar ao mesmo tempo no salão, com grandes cavaletes e, a cada tentativa, chocavam-se.

Com a sua calma habitual o Companheiro Joper dirigiu-se aos trabalhadores explicando que ele era membro de uma organização Internacional –  O ROTARY- que estava presente em todos os continentes com 29.969 unidades rotárias, 1.175.169 associados, que falavam inúmeras línguas, praticavam os mais diversos credos e exerciam as mais variadas profissões e fora fundado por PAUL HARRIS, em Chicago, no dia 23 de fevereiro de 1905.

Ao contrário do que acontecia naquele momento, os Rotarianos uniam suas forças, suas Idéias, seus conhecimentos e suas experiências em benefício da humanidade, pois essa era a missão do Rotary, sendo a única instituição com cadeira cativa na ONU.

Informou também que o Rotary tinha uma fundação- a Fundação Rotária – criada em 1917, como um fundo de dotações e que tinha como objetivo fomentar a compreensão e relações amistosas entre os povos de diferentes nações e como missão apoiar os esforços de Rotary International em prol da paz mundial através da implementação de programas internacionais, humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária mantinha os seguintes programas: bolsas educacionais. subsídios para professores universitários lecionarem em países em desenvolvimento, intercâmbio de grupos de estudos, intercâmbio de jovens, subsídios equivalentes para projetos humanitários internacionais, subsídios de assistência em casos de desastre, subsídios 3 H – saúde, fome e humanidade, subsídios para voluntários do Rotary, programa pró paz, pólio plus (desde 1985 o Rotary International assumiu o compromisso de doar 120 milhões de dólares e contribuiu com 240milhões de dólares). No momento, o grande projeto do Rotary é a UNIVERSIDADE DA PAZ, em número de sete, tendo por finalidade congregar jovens profissionais das mais diversas profissões e como objetivo discutir e propor a compreensão universal. Essas universidades localizam-se nos Estados Unidos da América, França, Canadá, Bélgica, Inglaterra e Argentina. Um médico brasileiro faz parte da Universidade da Paz.

O Rotary é dividido em distritos, que é a denominação dada a um território limitado dentro do qual um grupo de unidades rotárias é reunido para fins administrativos de Rotary International, tendo cada Distrito um Governador. O nosso Distrito 4570, com sessenta e sete unidades rotárias e mais de mil Rotarianos e o nosso Governador é o Companheiro Joper Padrão do Espírito Santo, que tem a missão de incentivar os Presidentes de apresentarem projetos para a Fundação Rotária, como o Rotary de Petrópolis SUl já o fez e obteve 10 computadores para a COMAC; promover intercâmbio de jovens e grupos de estudos – o Rotary de Petrópolis Sul no momento recebe um jovem mexicano – Alejandro Contreras – e um petropolitano – Wilson Tadeu Vieira – encontra-se no México. Além dos programas de âmbito de Rotary International, o Governador Joper coordena os programas próprios do Distrito, entre eles: o banco de cadeira de rodas, o banco de camas hospitalares, manutenção de creches e escolas, etc. Em Petrópolis, o Rotary Petrópolis Sul mantém curso de alfabetização para adultos e em parceria com o Rotary de Petrópolis, nosso padrinho, um banco de cadeira de rodas.

O Governador Joper Padrão do Espírito Santo é hábil administrador, realizador, modernizando e preparando o Distrito 4570 para o terceiro milênio. É um homem sereno, sabe escutar, sabe dialogar, é paciente, tolerante e fraterno, transmitindo paz e tranquilidade a todos os Rotarianos,

Enquanto esses fatos aconteciam, as Rotarianas e as esposas dos Rotarianos do Petrópolis Sul concluíam um belo jardim com as hortências de Petrópolis e no seu centro construíram um pequeno lago e lá colocaram uma planta tropical da família das NINFEÁCEAS,, conhecida como Vitória Régia. Dessa maneira, o Rotary de Petrópolis Sul presta sua homenagem à Vitória, esposa do Governador Joper e seu sustentáculo.

Agora, observo que o Governador está alegre e feliz, pois a sua mensagem foi compreendida pelos trabalhadores. O salão está iluminado e arrumado, os quadros nos cavaletes. À porta da exposição Paulo César Lagoeiro e Lucy; o senhor Paulo Roberto, Presidente da Fundação de Cultura; o senhor Wayne, Presidente da Petrotur; Governadores do Distrito; os Companheiros do Rotary de Petrópolis Sul, do Rotary de Petrópolis, Rotary de Petrópolis Itaipava, e de outros Clubes do Distrito; da presença dos Companheiros do Lions, das Lojas Maçônicas, do Elos Clube; do Diretor Geral do Hospital SMH Beneficência Portuguesa e do Instituto do Coração de Petrópolis; dos convidados, dos nossos familiares (esposas, filhos e netos); e da presença dos expositores que entregaram suas obras ao Rotary de Petrópolis Sul em confiança e nos dão uma demonstração de fraternidade. Os mais famosos e experientes dão as mãos aos menos experientes, incentivando-os a pintar, pintar e pintar. Na pessoa da pintora Marta Bulgarelli, a nossa guru, que tem todas as exposições patrocinadas pelo Rotary de Petrópolis Sul é a coordenadora e orientadora, os agradecimentos do Petrópolis Sul. Todos aguardam o momento da inauguração dessa magnífica exposição pelo Governador Joper Padrão.

Paulo César Lagoeiro, agora posso atender à sua solicitação:

GOVERNADOR JOPER, PODE ENTRAR, A EXPOSIÇÃO É SUA!

468 ad

Um comentário

  1. No discurso de Joper para os Rotarianos da Cidade Imperial, ele incentiva os presentes a continuarem em sua jornada com otimismo, fé e confiança em alcançar seus objetivos. Ele destaca a importância de trabalhar para estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, além de promover o companheirismo e reconhecer o mérito de cada ocupação útil e digna. Joper também ressalta a importância de contribuir para a melhoria da comunidade através de uma conduta exemplar tanto na vida pública quanto na privada, e de fortalecer as relações entre profissionais de todo o mundo em prol da cooperação e da paz entre as nações. Ele finaliza desejando sucesso aos Companheiros do Rotary de Petrópolis Sul e agradece a presença e colaboração de todos, e eu finalizo dizendo, parabéns Co Joper, sua dedicação como Governador é fascinante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *