Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club de Nova Iguaçu – Leste

Rotarianos de Nova Iguaçu – Leste, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Um copo com água até a sua metade pode ser visto por uns como “meio cheio”, enquanto outros podem considerá-lo “meio vazio”. Tudo depende do ponto de vista e do espírito de quem se propõe a interpretar a cena.

É certo que os acontecimentos mundiais recentes são desconcertantes.

Quem admite, em sã consciência, que aviões de carreira sejam empregados como armas de destruição? Como enfrentar o clima desconfortável quando uma simples carta postal pode ser portadora de contaminação? Será possível assentir com a mortandade resultante tanto dos bombardeios, quanto das manifestações populares que lhes são contrárias? Quais os resultados econômicos de toda a instabilidade mundial pós setembro, especialmente para os países em desenvolvimento?

As incertezas são muitas. Mas é preciso que tenhamos serenidade para raciocinar sobre os acontecimentos, colocando nossa capacidade de reflexão em favor do objetivo fundamental do Rotary: a paz e a compreensão entre todos, quaisquer que sejam suas nacionalidades, raças, crenças, ideologias e interesses.

Nós, brasileiros, temos o dever de calcular acertadamente qual é, e qual será, o nosso papel no concerto mundial das Nações.

Quando estivermos tentados a fazer uma autocrítica mais aguçada que a devida, devemos procurar entender alguns de nossos predicados, valorizando-os, e colocando-os a favor da Humanidade.

Aqui é o meu país, nos seios da minha amada, nos olhos da perdiz, na lua na invernada; nas trilhas, estradas e veias que vão do céu ao coração. Aqui é o meu país, de botas, cavalos, estórias, de yaras e sacis, violas cantando glórias, vitórias, ponteios e desafios no peito do Brasil. Aqui é o meu país, dos sonhos sem cabimento. Aqui sou um passarim que as penas estão por dentro. Por isso aprendi a cantar,
voar, voar, voar … Me diz, me diz, como ser feliz em outro lugar.

Ivan Lins e Vítor Martins cantam o nosso país extraordinário, fazendo-nos reconhecer algumas das características que nos qualificam entre outros povos.

Por isso, todas as vezes que falamos em crises, dificuldades e obstáculos devemos, por bom senso, avaliar a nossa condição à luz de outros países.

Por exemplo, quando tratamos sobre Rotary, essa avaliação deve ser feita sob uma ótica mais acurada. O resultado certamente nos mostrará que algumas estratégias poderão ser adotadas de modo que novas lideranças se sintam interessadas por integrarem nossa organização, somando esforços aos que já empreendemos

Reforçar nossos quadros é fundamental.

Admitirmos que A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO. Assumimos publicamente um desafio de grande monta e importância.

Afinal, se aqui temos circunstâncias desfavoráveis no plano econômico, com graves repercussões sociais, em outras regiões geográficas vemos grassar a beligerância, a hostilidade, a incompreensão.

Portanto, os problemas a enfrentar são de todas as ordens, e dos mais variados graus de dificuldade de superação.

O Compromisso Global do Rotary, posto aos Rotarianos brasileiros, deve ser encarado como a questão do copo d’água.

A proposta é: ao invés de um olhar pessimista, realçando as restrições reconhecidas (o espaço vazio do copo), que adotemos a atitude pró-ativa característica dos líderes empreendedores, alinhando energia, ou seja, recursos que possam ser agregados, para que nossos projetos em favor da paz e da compreensão sejam concretizados, alterando favoravelmente a dimensão do cenário conhecido (o reconhecimento do líquido no espaço cheio).

Sigam Companheiros do Rotary Club de Nova Iguaçu – Leste, liderados pelo casal Carvalho e Maria Antonieta, na trajetória que lhes foi traçada pelo destino, construindo o presente, para que o futuro possa ser usufruído pelas novas gerações.

Esse será o legado dos rotarianos do Brasil: emprestar ao mundo a lição de paz que sabemos de cor e salteada,

Paz, que praticamos com tal naturalidade, que às vezes até esquecemos do quão é importante para todos.

Paz, que trazemos em nossa raça, fruto de uma sagrada mescla de culturas e cores, que resulta nessa fabulosa etnia, nesse que é, para nosso orgulho, o NOSSO povo, o NOSSO País.

Avante, Rotarianos brasileiros.

Avante, Rotarianos do Distrito 4570.

A Humanidade aguarda a nossa contribuição

Obrigado.

Nova Iguaçu, 18 de outubro de 2001.

Joper Padão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Luiz Fernando, sem transcrição do texto.

468 ad

Um comentário

  1. Se você não ama o que faz, significa que não está usando seus maiores dons em seu trabalho, em sua rotina e, por isso, se sente infeliz e sente que sua vida não prospera. Quando, ao contrário, você faz o que ama, as coisas fluem, pois você está colocando em prática suas grandes habilidades, oferecendo ao Universo o que você tem de melhor, e então você será recompensado(a). Por isso a importância de trabalhar com amor, trabalhar fazendo o que ama. Juntos vamos construindo a Paz, que é tão importante para o Mundo!
    Parabéns, lindo discurso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *