Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club de Itaguaí

Rotarianos de Itaguaí, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Gente é muito bom, gente deve ser o bom. Assim, Caetano Veloso versa, com sua inesgotável criatividade, sobre essa que é uma das mais extraordinárias manifestações da Natureza: Gente, Pessoas, Nós.

Gente olha pro céu, gente quer saber o um. Gente é o lugar de se perguntar o um. Das estrelas se perguntarem se tantas são,cada estrela se espanta à própria explosão. CAetano mostra o quanto é surpreendente a energia que pulsa e resulta de cada um.

e é da explosão dessa energia fabulosa que mais precisa a humanidade.

Energia produtiva, jamais destrutiva.

Cada vez mais é preciso que façamos com que o ser humano, consiga ser humano, humanizar-se, justificando aquilo que nos diferencia das demais espécies sobre a Terra: a capacidade de raciocinar, de pensar, de refletir, de discernir, de criar, de sentir, de amar.

Rotary é uma organização fenomenal, depois concentra, em torno do ideal de paz, a vibração dessa gente extraordinária – profissionais e empresários, líderes em suas atividades, reconheceu dos por sua ilibada reputação, valendo-se da disposição de servir ao próximo como meio para atingir seus objetivos, que concorrem para a compreensão entre todos os povos.

Somos gente comum. Gente como a gente, como é costume dizer.

Mas, ao mesmo tempo, gente especial, pois estamos dedicados a promover a sinergia da sociedade em favor da coletividade, do bem comum, ao invés de fazê-lo em proveito próprio.

Gente tem que se cuidar. Gente quer comer, gente quer ser feliz.
Gente quer respirar ar pelo nariz.

Óbvio, parece. mas nem sempre. Quantos são aqueles que precisam de que outros lhes dediquem cuidados? Quantos sentem fome? Quantos carecem de ter acesso aos meios básicos como a educação que os instrua, o agasalho e o teto que os proteja, para a manutenção de sua dignidade?

Gente lavando roupa, amassando pão. Gente pobre, arrancando a vida com a mão.

Nós, Rotarianos, mais do que suprir os necessitados com nossa ajuda humanitária, devemos atuar, principalmente, nas causas, nas origens dessas discrepâncias sociais, encurtando as distâncias entre seres do mesmo gênero, tornando possível com que cada vez mais se dê chances iguais aos que são semelhantes.

Gente quer durar, quer crescer, gente quer luzir.

Por assim saber, como Caetano, que as pessoas querem ter a oportunidade de evoluir, de prosperar, de construir suas famílias, perpetuando a espécie, é que nós assumimos de público: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

E é por assim saber, que assim agimos incansavelmente em inúmeras e diversificadas frentes, tendo ao nosso lado a fabulosa Fundação Rotária, a nos oferecer condições para o desenvolvimento de projetos verdadeiramente espantosos, como é o caso do Pólio-Plus, das Bolsas Educacionais, do Intercâmbio de Grupos de Estudos e tantos outros.

E mais: também participamos no plano Internacional de iniciativas como a assinatura da Carta de Constituição das Nações Unidas; no plano nacional, da criação da merenda escolar, que beneficia todos os estudantes de escolas públicas no Brasil há anos; no plano regional, pela criação e manutenção de entidades como o CIEE, a FRET e a APAR, alavancando oportunidades de acesso ao mercado de trabalho; no plano local, com as inúmeras intervenções de cada Rotary Club e suas Casas da Amizade em suas próprias comunidades, apoiando as entidades existentes e os indivíduos necessitados.

Isto é Rotary!

E, por tudo isso, o Compromisso Global do Rotary pede o nosso desenvolvimento, quer pela criação de novos clubes, como faz a Comissão de Expansão Distrital na formação de sete novas unidades, quer pelo fortalecimento dos quadros sociais dos clubes que tradicionalmente mantém erguida a bandeira do Rotary em nossas cidades e bairros.

Um novo sócio a cada mês; incremento líquido de cinco novos sócios e US$ 100.00 dólares rotários de contribuições per capita até junho de 2002 ampla divulgação de nossas realizações um novo projeto na comunidade local e apoio a um projeto na comunidade mundial são algumas etapas desse plano.

Tarefas temos para realizar. E o faremos com entusiasmo crescente, liderados por gente como o casal Solange e Silvio Santos, que agregam a energia dos Companheiros de Itaguaí, com carinho e amizade.

Gente Espelho da Vida doce mistério.

Assim somos e assim o seremos.

Graças a pessoas especiais como os rotarianos.

Amém

Obrigado.

Itaguaí, 17 de outubro de 2001.

Joper Padão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Octavio José Cerqueira

468 ad

Um comentário

  1. Os Rotarianos desempenham um papel crucial na sociedade, indo além de simplesmente fornecer ajuda humanitária aos necessitados. Eles reconhecem a importância de abordar as causas profundas das disparidades sociais, trabalhando para reduzir as distâncias entre indivíduos do mesmo grupo, e promovendo a igualdade de oportunidades para todos. Ao focar nas origens desses problemas, os Rotarianos buscam criar um mundo onde todos tenham chances iguais de alcançar seu potencial máximo.
    Essa abordagem proativa e focada em causas fundamentais permite que os Rotarianos tenham um impacto duradouro e significativo na comunidade. Ao encurtar as distâncias entre as pessoas e promover a igualdade, eles contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao oferecer não apenas ajuda imediata, mas também trabalhando para criar mudanças sistêmicas, os Rotarianos demonstram um compromisso verdadeiro com a construção de um mundo melhor para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *