Rotary Club de Copacabana
Rotarianos de Copacabana, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados, Amigos e Amigas.
O destino nos uniu, neste início do novo milênio, sob a Bandeira do Rotary, para que possamos contribuir para a paz e a compreensão entre os homens.
Este é um de nossos desígnios.
Por inspiração do presidente Richard King, reconhecemos publicamente: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
E hoje, mais do que nunca, precisamos assumir plena consciência do que representa para cada – e para todos os rotarianos, o desafio de atender a tal incumbência.
Você deve compreender, que nem tudo vai ser só diversão. Pois, um dia, a tristeza e a dor também virão. Mas nós vamos ficar juntos em todo lugar. Você vai conseguir e então vamos descobrir: somos mais do que mil, somos um! Se há tanto pra aprender, só queria viver. Como eu sou, sigo o meu coração, ou escuto a razão, pra onde for. Mesmo quem já morreu, quem você nem conheceu, nos segue, pois nós somos um. Na alegria ou na dor, nossa força é o amor. É só ver para crer. Somos um!
A letra da canção de Jack Feldman e Tom Snow, para o musical Rei Leão II, pode ajudar-nos a melhor compreender a força de nossa união.
Sim, porque nós, os cerca de 1.200.000 Rotarianos, fazemos a sinergia dos agentes da sociedade em favor do desenvolvimento humano.
Quer empreendendo programas globais, como Pólio Plus, o Preserve o Planeta Terra e o dedicado à População e Desenvolvimento, quer apoiando, através de Projetos de Subsídios Equivalentes a entidades assistenciais locais, quer atendendo às necessidades pessoais dos menos favorecidos, estamos fazendo o papel de construtores do futuro.
No plano internacional, participamos ativamente da criação da Organização das Nações Unidas e, agora, propíciamos o Programa Bolsas para a Paz, através da Fundação Rotária, formado anualmente contingentes de setenta profissionais que servirão como árbitros para a solução de conflitos regionais e internacionais.
E por falar em Nações Unidas é importante mencionar que no próximo dia 10 de novembro os Rotarianos de todo o mundo estão convidados a participar do Dia do Rotary nas Nações Unidas, quando nos será possível conhecer melhor a ONU e suas diversas agências.
Uma oportunidade [impar para conhecer melhor e visitar o Escritório Central da ONU em Nova York, participando de painéis de discussão com líderes e funcionários daquela que é uma de nossas mais representativas parceiras, e com a qual guardamos estreita relação desde sua criação, em 1945, quando quarenta e nove Rotarianos, de vinte e nove Delegações, participaram da Conferência de sua instalação, em São Francisco, nos Estados Unidos da América do Norte.
Maiores informações poderão ser obtidas junto à Comissão Distrital de Serviços Internacionais, que é presidida por um dos dedicados companheiros deste Rotary Club de Copacabana, o estimado Companheiro Claudino Brasil da Nóbrega, a quem aproveito a oportunidade de aqui estar para agradecer de público por sua amizade e dedicação.
Continuando a falar de nossas realizações, lembremos que destinamos recursos para o aperfeiçoamento de profissionais, através da concessão de Bolsas de Estudos. Mantemos o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens; combatemos a fome e a miséria.
Trabalhamos incansavelmente para erradicar o analfabetismo, fazendo com que o acesso à educação seja universalizado, para que jovens e adultos tenham acesso aos bancos escolares ou a formação elementar em certas habilidades que lhes permitam trabalhar e garantir o sustento de seus familiares.
Mantemos linhas de fomento para a construção de casas populares.
Enfim, dedicamos o melhor de nossas habilidades, abrindo espaços para que a justiça social supere a estagnação, dando espaço ao desenvolvimento humano.
Sabemos que o nossos projetos são fruto da catalisação que conseguimos produzir entre os agentes económicos.
E por isso, quanto maior e mais diversificado for o grupo de Rotarianos, maiores serão os resultados alcançados.
E, por ser uma fabulosa organização, Rotary nos permite crescer, cada vez mais, preservando a chance de sermos como somos, sólidos, grandiosos, únicos.
Vamos ficar juntos em todo lugar.
E, então, vamos confirmar: somos muito mais do que mil, mas, somos um.
Essa é a proposta do Compromisso Global por Rotary: o crescimento, fruto de dedicado esforços de planejamento de que cada um dos 30.149 Clubes de Rotary, integrados aos 530 distritos de Rotary International em 163 países.
Um novo sócio a cada mês, e o incremento líquido de cinco sócios por Clube ao final do período rotário.
Aqui, neste mesmo solo fértil e generoso (nas palavras do Governador Edson Avellar) , onde, em atitude de pioneirismo, foi semeado o rotarismo para todos os povos de língua portuguesa, estamos empenhados em contribuir para a Fundação Rotária com a cota equivalente a US$ 100.00 dolares rotários por companheiro/ano.
Afinal, este é o período rotário que antecede, em três anos, ao Centenário do Rotary e é conveniente que façamos o esforço diante da ação de aproximadamente US$ 120,000.00 dólares rotários em 2005, pelo FEDUC da Fundação Rotária, para que nossos Clubes possam realizar empreendimentos de vulto, minimizando nossas carências sociais.
Esses, Companheiros do Rotary de Copacabana, são alguns argumentos dentre muitos outros que poderiam ser alinhados para dizer-lhes: prossigam, com entusiasmo crescente, na extraordinária trajetória histórica de feitos e realizações que vocês vêm construindo desde 1949 em favor da Humanidade, que sempre foi e sempre será a nossa missão
Na alegria ou na dor, nossa força é o amor.
Que haja serenidade, compreensão e paz em nossos corações.
Afinal, somos mais de mil, mas somos um.
Boa ventura, Rotarianos de Copacabana!
Obrigado.
Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Armando de Almeida, sem transcrição do texto
Co Joper, na vida, o amor é a força que nos impulsiona, seja nos momentos de alegria ou de dor. É por meio do amor que encontramos a coragem para seguir em frente, para apoiar uns aos outros e para superar desafios juntos. É ele que nos une e nos torna mais fortes, mesmo diante das adversidades.
Que possamos sempre cultivar a serenidade, a compreensão e a paz em nossos corações. Ao compreendermos e respeitarmos uns aos outros, construímos laços mais profundos e duradouros, criando um ambiente de harmonia e cooperação. Com serenidade, podemos enfrentar os desafios com calma e clareza, encontrando soluções pacíficas para os conflitos que surgirem.
Somos indivíduos únicos, mas juntos formamos uma comunidade, uma família, um grupo unido por laços de amor e respeito mútuo. Apoiando-nos uns aos outros, celebrando as vitórias e apoiando-nos nas derrotas, somos capazes de alcançar grandes feitos e superar qualquer obstáculo que possa surgir em nosso caminho. Juntos somos mais fortes, mais resilientes e mais capazes de construir um mundo melhor para todos.
Mais um discurso inspirador, parabéns!