Rotary Club de Belford Roxo
Rotarianos de Belford Roxo, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Quem acreditou no amor, no sorriso, na flor, então sonhou, sonhou e perdeu a paz, o amor, o sorriso e a flor, se transformam depressa demais. Quem, no coração, abrigou a tristeza de ver tudo isto se perder e, na solidão procurou um caminho e seguiu já descrente de um dia feliz. Quem chorou, chorou e tanto que seu pranto já secou. Quem depois voltou ao amor, ao sorriso e à flor, então tudo encontrou pois a própria dor revelou o caminho do amor e a tristeza acabou. Assim, Tom Jobim e Newton Mendonça nos deixam em seu legado musical a inspiração para falar sobre os efeitos do amor.
Amor. Sentimento que os Rotarianos tanto conhecem e demonstram em tudo o que fazem.
Amor, que nos leva a afirmar: a humanidade é a nossa missão.
Missão ousada, desafiante, mas que bem caracteriza a determinação dos Rotarianos em apoiar a paz e a compreensão mundial – nosso foco, através da perseverança em servir, das mais variadas formas e pelos mais diversos meios.
Ao mesmo tempo em que atuamos no âmbito mundial, como participando com o expressivo número de Rotarianos na preparação da Carta das Nações Unidas; estabelecendo parceria com a Organização Mundial de Saúde, na erradicação da poliomielite em todo o mundo; instalando os Centros Rotary de Estudos Internacionais na Área de Paz e Resolução de Conflitos; e mantendo programas voltados às novas gerações, como o Intercâmbio Internacional de Jovens, Rotaract e Interact, também somos incansáveis no desenvolvimento de projetos humanitários em nossas comunidades, quer apoiando entidades dedicadas a minorar os problemas dos menos afortunados, quer criando organizações que passam a ser administradas pelos próprios Rotarianos, como é o caso da tradicional criatividade dos Rotary Clubes do Distrito 4570 com as Casas da Amizade, o CIEE, a FRET, a APAR e os inúmeros Bancos dedicados a temas específicos.
Quem acreditou, no amor, no sorriso, na flor, então sonhou, sonhou.
E é esse sonho, a que os poetas se referem, que os Rotarianos têm sido pródigos, beneficiando a Humanidade, cumprindo com a missão que assumimos com total propriedade, diante de nossa história ja quase centenária, de incalculáveis contribuições para a paz.
E é certo que essas contribuições poderão ser ainda mais profundas e abrangentes, pela participação de novos líderes que venham a somar-se aos nossos Clubes. Daí o Compromisso Global do Rotary a nos colocar, como metas, o desenvolvimento do quadro social, com a admissão de pelo menos um novo sócio a cada mês, e o incremento líquido de cinco novos sócios ao final do junho de 2002; a expansão distrital, no que estamos empenhados em gerar o crescimento de 10% da constelação atual de Rotary Clubs no Distrito 4570; o treinamento de aspirantes e a reciclagem dos Rotarianos, diante da fabulosa evolução institucional que vimos experimentando; a divulgação de nossas realizações em ampla campanha de comunicação através da mídia; e a captação de recursos para a Fundação Rotária, no valor equivalente a US$ 100.00 dólares rotários por companheiro.
E os Rotarianos de Belford Roxo, liderados pelo amável casal Iara e Hélio Bárcia, serão atuantes no cumprimento desse Compromisso, reafirmando o seu importante papel de agente indutor do desenvolvimento econômico-social nesta progressista Cidade Fluminense.
E farão ainda mais pois, sem descuidar da realização de seus projetos locais, também estarão estimulados a apoiar um projeto na comunidade mundial, indo ao encontro de um outro Rotary Club que esteja procurando um parceiro para compartilhar da melhoria da qualidade de vida em sua localidade.
Cada Rotariano é um cidadão de seu país, assumindo, simultaneamente, uma cidadania universal, compartilhando de tudo que acontece em qualquer lugar onde a paz possa ser ameaçada pela estagnação social ou pela beligerância insana promovida por alguns poucos, que insistem em colocar em risco o caminho da Humanidade na direção do efetivo progresso do ser humano.
Em nosso caso, pensar globalmente e agir localmente é uma prática constante.
Assim, mantenham erguida a Bandeira branca do Rotary nesta cidade, ao mesmo tempo em que elevem, sempre mais, a Bandeira de Belford Roxo diante da comunidade mundial onde Rotary se faz presente.
Afinal, façam a sua meditação: nós acreditamos no amor, no sorriso na flor, por isso, sonhamos, e concretizamos nossos sonhos por um mundo melhor.
Ganham todos.
E a Humanidade será, sempre, a grande beneficiada.
Obrigado.
Belford Roxo, 27 de novembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pela Companheira Denise Corrêa
Segundo Albert Einstein: um ser humano é uma parte do todo a que chamamos de universo, uma parte limitada ao tempo e espaço, ele concebe a si mesmo, as suas Ideas e sentimentos, como algo separado de todo o resto. É como se fosse uma ilusão de ótica de sua consciência, essa ilusão é um tipo de prisão para nós restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e reservando nossa afeição a algumas poucas pessoas mais próximas de nós.
Coube a mim a missão de saudar esse carioca, vascaino, nascido em Brás de Pina, JOPER PADRÃO DO ESPIRITO SANTO, que pela força do nome, fez com que pesquisasse o seu significado na numerologia de Pitágoras que diz – Evolução é a lei da vida, número é a lei do universo, a unidade é a lei de Deus.
Católico, filho de José Pereira, comerciante no ramo de conserto de eletrodomésticos, e de Mercedes, dona de casa, irmão de José e Heidy; JOPER que na soma de seu primeiro nome obtém-se o número 1.
1 de Único, o Primeiro Líder por natureza: Saiu a frente, aprendeu a ser lutador desde cedo, esta luta pela sobrevivência o fez criativo e sempre a procura de soluções inovadoras, arregaçou as mangas e custeando os seus estudos, se formou em economia, agindo sempre com confiança e acreditando no que faz.
A partir da soma de todas as letras de seu nome, obtivemos o número 3.
3 de Triângulo, Trindade, Tristeza? Tristeza, jamais!!! O 3 é um otimista incondicional, alegre por natureza, para ele não tem tempo quente; possuidor de uma alegria contagiante, fez com que seu período como Presidente do Rotary Club da Tijuca, fosse coroado de companheirismo e alto astral, atraindo o carinho não só de seus Companheiros Rotarianos, como também dos Rotaractianos e Interactianos do Distrito 4570, solidificando com os jovens grande empatia, sem se esquecer dos pequenos, sempre mmimados e reconhecidos em suas Visitas Oficiais.
Buscando sempre o lado bom da vida, possuidor de uma cultura ímpar, sensível e apreciador da música popular brasileira, ocupou os cargos de Vice-Presidente da FRET e Presidente da APAR em 8 anos de trabalhos rotários, escrevendo desta forma o seu nome definitivamente na história dos anais de Rotary International, contribuindo com a reestruturação e renovação de conceitos por onde passou e vem passando, esse tijucano assumidamente apaixonado, desde os 20 anos de idade.
Governador do Distrito 4570 conhecido pelo nome JOPER PADRÃO, oNde obtivemos em sua soma o número 2.
2 de Doação, Dualidade, Diplomacia. Acima de tudo um pacificador, buscando sempre o equilíbrio entre as forças. Ocupa o cargo de Diretor da CEDAE, tem uma enorme preocupação com o meio ambiente, conquistou e vem conquistando tudo, graças a seu senso de justiça e imparcialidade, sendo premiado com uma companheira como a VITÓRIA, que soma em seu primeiro nome o número 6.
6 de Casa, Casamento, Família, Harmonia. Acompanhada de um grande desejo de viver em paz e fazer justiça, buscando incansavelmente a harmonia do lar e comprometida com a verdade, não se furtou em conclamar para que cada ser humano, solidariamente consolide o futuro com justiça social.
O que mais falar desse casal que abraçou o lema A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO, num momento em que o mundo se encontra tão conturbado? Que acredita ser Rotary a bandeira da paz e tem como meta estabelecer a paz mundial?
Dando prosseguimento ao pensamento de Einstein: Nossa tarefa, deve ser libertarmo-nos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão de maneira a abranger todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza.
E para finalizar este momento de reconhecimento é saudação, deixar para reflexão a citação de Og Mandino: Algum dia as pessoas desse planeta insignificante, deixarão de praguejar, ferir-se e matar umas as e se darão conta finalmente, de que saímos todas da mesma linha de montagem, por mais diferentes que possam ser nossos paralamas, nossas rodas ou nossas pinturas, na verdade somos todos irmãos e irmãs, todos derramamos lágrimas, todos nós sonhamos, sentimos dor, temos fome, nenhum de nós deve repousar a cabeça no travesseiro à noite, antes de planejar ajudar outro ser humano na manhã seguinte. Mesmo o mais insignificante abraço, pode ser um presente precioso.
A crença no amor, no sorriso e na beleza da natureza é fundamental para nutrir nossa alma e manter nossa esperança viva. Sonhar com um mundo melhor e trabalhar para tornar esses sonhos realidade é um ato poderoso de transformação pessoal e social. Ao cultivar esses valores e aspirações, estamos contribuindo para a construção de um futuro mais positivo e compassivo para todos. Portanto, que possamos continuar acreditando no poder do amor e do sorriso, e a agir de acordo com essas crenças em busca de um mundo mais harmonioso e justo.