Operação Tijuca Presente – Nós Apoiamos
Há um ano os Tijucanos percebem a melhoria da sensação de segurança na área da Praça Saens Pena e arredores, centro nervoso do comércio de rua e do trânsito de pedestres. Sim, pois neste dia 3 de janeiro é celebrado o primeiro aniversário da instalação da Operação Tijuca Presente que permite ao cidadão que aqui reside, trabalha ou visita casualmente reconhecer o policiamento de proximidade circulando pelas calçadas ou com as viaturas estacionadas em pontos estratégicos.
A Operação Tijuca Presente recebe o reconhecimento da população, tanto em atitudes isoladas, como o simples cumprimento de transeuntes aos policiais militares e integrantes da equipe, quanto pelo apoio às campanhas promovidas em determinadas datas específicas em favor de entidades sociais da área e que tem na base da Operação Tijuca Presente o centro de recepção das doações espontâneas.
Nestes 12 meses a OTP aumentou a sua área de abrangência e vem consolidando o seu importante papel que se mostra diversificado pois, além da repressão a meliantes e pessoas suspeitas que inquietam a população, se mostra incansável no socorro a pessoas idosas perdidas de seus domicílios, a pessoas em situação de rua, e a quem demonstra necessitar de simples orientação para acesso aos locais que procuram.
Muito há a ser dito de positivo. O Grupo Whatsapp implantado em 25 de dezembro de 2018, antecedendo a própria instalação formal da OTP, hoje conta com 146 pessoas habilitadas e atende aos seus propósitos (sugestões; críticas ou elogios; divulgação do trabalho realizado; passagem de denúncias; e possíveis parcerias) e a dinâmica das mensagens atende, em média superior, às intenções. A OTP tem recebido o apoio formal de entidades representativas e atuantes no bairro como o Rotary da Tijuca e a ACIT Nova Tijuca e atuado em harmonia com órgãos municipais como a VIII Região Administrativa e a Guarda Municipal. Enfim, uma variada gama de ações e interfaces que favorecem o ambiente de negócios e a melhoria da imagem deste tradicional bairro Carioca.
Um dos aspectos relevantes é, sem dúvida, a identidade visual que traz consigo a denominação do bairro: Operação TIJUCA Presente. O Tijucano, também autodenominado de Soberano, é um grupo a parte dos cariocas, como se costuma dizer. Tem orgulho de sua história, de seus valores, de suas instituições, de seus hábitos e costumes. Assim, tudo o que lhe diz respeito valoriza a marca (ou a denominação do bairro). Por isso, a Operação TIJUCA Presente ganha dimensão especial e deve ser reconhecida, para que seja mantida e consolidada. Até mesmo em sua logomarca que estampa o maciço ao fundo com o Cristo Redentor em destaque na silhueta do desenho e os prédios à frente e as palavras TIJUCA PRESENTE, fazendo uma conjugação do título da OTP com a presença da Tijuca na Cidade.
Desde seu primeiro Oficial Policial Militar – o Major Hora, até o atual – o Capitão Bonfim, todos os Comandantes se mostraram integrados à cultura local, reforçando o respeito que o Tijucano tem pela Corporação e, notadamente, pelo 6º Batalhão – o 6º BPM como carinhosamente a comunidade se refere.
O dia 3 de janeiro deve ser consagrado no calendário de eventos da Tijuca como uma data de destaque quando se dê vivas ao policiamento de proximidade, ao policiamento que é reconhecido por proteger o cidadão na verdadeira acepção do termo. Por tudo o mais: Nós apoiamos!
Joper Padrão
Parabéns aos integrantes da Operação Tijuca Presente, o qual fez a diferença na proteção da sociedade e auxílio aos necessitados. Parabéns ao amigo Joper Padrão pelo apoio e divulgação!
Caro Áquila Stephan Gomes, como você, somos Tijucanos atuantes em prol da melhoria da qualidade de vida em nosso histórico bairro. Obrigado pela gentil mensagem.
Teu apoio e entusiasmo foram fundamentais nesta caminhada de 1ano. A operação e a população clamam por pessoas assim..
Caro Hugo Leal: Agradeço suas gentis palavras embora eu as considere imerecidas já que o apoio contou com muitos aliados. Eu fui um desses. De toda a sorte eu agradeço pela sua gentil mensagem.
Case de absoluto sucesso,a iniciativa serve como exemplo de organização e envolvimento de autoridades, entidades da sociedade civil e comunidade em busca da paz social e segurança do cidadão. Parabéns ao Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca, sempre atento às oportunidades de servir, por fazer parte do movimento.
De fato, Fernando Antonio Quintella, assim como as UPP Unidades de Policia Pacificadora, o projeto Segurança Presente é um sace de sucesso que precisa ter o apoio da comunidade São avanços que precisam ser sustentados pela efetiva participação dos agentes sociais e o Rotary da Tijuca, a que você é Associado Honorário (o que muito nos honra!) tem sido ativo e atuante nesse sentido.
Eu terei sempre o orgulho e honra de ter acompanhado e contribuído desde a chegada da Equipe, antes mesmo da efetiva inauguracao no dia 03.01.19 , da Operação Tijuca Presente. Joper, concordo integralmente com suas colocacoes. Temos um divisor de águas entre o antes e depois da chegada da OTP. Lembro que quando iniciei na VIII RA em julho de 2018, uma das primeiras recomendações que recebi da Equipe foi, tirar cordão antes de sair para almoçar, e nunca usar celular no entorno da Praça Saens Penna. Como tudo mudou ! Os números apresentados pelas estatísticas referentes a segurança em nosso bairro só comprovam. Conforme estamos programando, dia 31.01 teremos um evento na Praça para uma, mais do que merecida , comemoracao da Comunidade Tijucana e Equipe OTP.
Desculpas Joper pela demora em comentar tão relevante artigo.
A proposta do Tijuca Presente é a de Polícia de Proximidade. Ter um civil filmando as ações e Assistentes Sociais em sua equipe trás uma proposta moderna e eficiente.
De fato, Jaime Miranda, a composição das equipes da Operação Segurança Presente – e a OTP é um dos casos de sucesso – tem se mostrado bastante eficaz.
Sim, a OTP tornou-se sinônimo de um pouco mais tranquilidade e apoio à população que não tínhamos antes. Sabemos das dificuldades que o 6° Batalhão enfrentou na crise do Estado, e enfrenta ainda, mas a Operação Tijuca Presente foi realmente um presente pra nós, com o reforço que o Batalhão não podia dar, no dia a dia dos tijucanos, nas ruas que temos que passar para irmos trabalhar e no contato mais interpessoal com os participantes da OTP. É observar o colete nas ruas e vem logo a sensação de mais segurança. Sem falar no carisma deles, sempre com um sorriso e um olhar firme, de apoio. Parabéns!
Prezada Lilian Rodrigues Estrella: Sua análise é correta e realça o sentimento de sensação de segurança que os Tijucanos e todos os que transitam pela Praça Saens Pena, Praça Varnhagem, Largo da Segunda Feira, imediações do Tijuca Tênis Clube e Shopping Tijuca sentem. O seu interesse pelos assuntos comunitários deve ser reconhecido e incentivado para o bem da coletividade.
Meu amigo Joper.
A ação policial junto a população gera segurança devido à aproximação.
Entendo também que é importantíssimo a interface com outras instituições de segurança, comércio, associações, etc. Todos unidos para o bem comum.
Que o trabalho realizado na Tijuca seja um exemplo e estímulo para outros bairros.
Estimado Haroldo Fonseca: Você que dedica boa parte de seu precioso tempo a ações voluntárias como no Rotary dana ADESG (dentre outras) bem pode dizer a r espeito a importância do engajamento de instituições representativas da sociedade civil nas políticas públicas, notadamente no que diz respeito à segurança. A OTP tem conseguido fazer o seu papel de agregar boa parte dessas instituições na Tijuca boa parte disso pela ação social (elám da policial) que as equipes desempenham. Uma medida que merece ser apoiada e compreendida.
Os comentários de Joper Padrão do Espirito Santo são totalmente pertinentes à valorização do Tijuca Presente, a quem o Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca tem sempre oferecido e demonstrado publicamente que é parceiro em todos os momentos. A Tijuca Presente está valorizando o bairro e oferecendo maior segurança às comunidades que fazem parte da “grande tijuca” e que estão realizando ou mesmo passeando pela Tijuca. É sempre bom lembrar que um dos objetivos do Rotary é de servir como ponte de contato entre a Tijuca Presente e a Comunidade, onde se inclui comerciantes, autônomos e pessoas que residem no bairro.
Caro Bemvindo Augusto: Suas palavras como Presidente do Rotary da Tijuca agregam valor à mensagem de júbilo e reconhecimento do importante papel desse Clube de Serviços hoje com 70 anos completos e ininterruptos de atividades na Tijuca.
Parabéns Joper,parabéns companheiros do RC RJ Tijuca pela participação junto aos Órgãos Oficiais visando a solução de um problema da Comunidade Tijucana .
Ouvindo e sendo ouvido, vocês estão dando Voz ao Rotary, que há muito tem estado calado
Estimada Berenice Carvalho: Como o Rotary Sernambetiba, que Você presidiu com brilhantismo e promoveu a consolidação de sua proximidade com a sociedade local (Barra da Tijuca), o Rotary da Tijuca se emprenha em fazer a ponte na Tijuca entre iniciativas dos órgãos públicos e os atores da comunidade local. Obrigado por sua gentil mensagem.
Joper, vc é exemplo de um perfeito cidadão representa a participação atuante do Rotary em nossa sociedade e que exaltam projetos louvaveis como o Tijuca presente Parabéns!!!!
Procuro me espelhar em pessoas como você Cristina Dahg na dedicação às causas comunitárias.
UM ANO DE TIJUCA PRESENTE – Que excelente noticia!
Que bom ter participado das reuniões para implantar o projeto e que bom que desde o nosso primeiro Twitter em fevereiro de 2017, https://twitter.com/radartijucano/status/831193942301560832 , a policia de proximidade chegou ao bairro da Tijuca. É gratificante caminhar pelas ruas no entorno da Praça Saens Peña e Praça Vanhargem e ter a sensação de que temos a policia ao nosso lado e cuidando dos vizinhos tijucanos e de todos que estão caminhando ou trabalhando em nossa querida Tijuca.
Com muito orgulho que podemos dizer que o Radar Tijucano, ao lado dos vizinhos tijucanos, sejam eles famosos ou os mais humildes e desconhecidos fez parte do nascimento do projeto, e é claro que o apoio da ACIT e dos empresários do nosso bairro, das lideranças religiosas tijucanas, do Rotary Tijuca, com seus membros notáveis e de vasta experiência em fazer o bem e em auxiliar o próximo somado de toda a sociedade tijucana, fazem do projeto um sucesso no policiamento de proximidade, com total integração do 6º BPM. Ao observar os agentes do OTP nas ruas, observamos também um pouco de todos nós trabalhando pelo nosso bairro.
PARABÉNS a todos os envolvidos no projeto! Nós do Radar Tijucano lutamos pelo funcionamento do projeto 24h/ dia na Tijuca e pedimos pela ampliação do mesmo da Saens Peña até a Praça Afonso Pena e Largo da Segunda Feira, como também por toda a Muda, Usina e Andaraí.
O Projeto “Operação Tijuca Presente” é a prova de que a sociedade unida e mobilizada pode mudar a vida de todos os cidadãos.
Prezado Leonardo Schiammarella: o Radar Tijucano é uma de suas felizes iniciativas, hoje consolidado e reconhecido pela comunidade do bairro. Sua participação no Rotary da Tijuca certamente agrega valor e torna exponencial a sua participação nos projetos para a melhoria da qualidade de vida do Tijucano, em particular. Obrigado por suas considerações.
Excelente iniciativa do comando da polícia militar, apoio integralmente, a polícia presente está nos encorajando a ter o direito de ir e vir com segurança, e determinação.
Isso mesmo Paulo Souza. A sensação de segurança aumenta as chances de ir e vir do cidadão que frequenta e Tijuca. Obrigado pelas suas considerações.
A OTP foi uma real boa iniciativa do Governo e vem atendendo a população da grande Tijuca.Mas entendo que mesmo neste dia de comemorações, podemos buscar melhorar. E essa deve ser uma meta de todo serviço público. Parabéns OTP!
Caro Gustavo Cretton: melhorar sempre, aperfeiçoas a cada dia, reconhecer as boas iniciativas é um hábito saudável. Você atendeu a essas características em sua mensagem pelo que lhe sou grato pela atenção.
Parabéns aos Tijucanos pelo projeto que se desenvolve neste Bairro tão tradicional e reconhece fielmente a dedicação ímpar destes policiais que foram acolhidos pela sociedade local tornando melhor a convivência entre todos.Parabens especial ao companheiro Joper Padrão sempre se mostrando engajado nos projetos e representando honrosamente o Rotary Club Tijuca.
Companheira Linda Calil: Isto é Rotary! Estar ao lado das boas iniciativas que favoreçam a comunidade em que estamos inseridos e junto a qual atuamos para favorecer o ambiente de paz e compreensão. Sua mensagem é motivo de grande incentivo e por ela renovo aqui a minha gratidão.
Ler os posts do Joper é sempre um deleite. Quando o assunto é tão relevante, aí nem se fala. Meus cumprimentos para a OTP por resguardar a segurança dos moradores da Tijuca permitindo que um dos direitos mais básicos do ser humano ( de ir e vir com segurança) seja salvaguardado. Parabéns!!!
Prezada Companheira e Amiga Kassima Campanha. Sua mensagem é um grande incentivo particularmente por ser você a Rotariana que vai nos liderar a partir de 1º de julho de 2019 no Distrito 4571 do Rotary International estimulando o ideal de servir. Gratidão pelo seu comentário.
Caro Governador Joper, Compartilho com o seu entusiasmo e dos cidadãos Tijucanos, nesse 1º aniversário de implantação da OTP, Segurança Presente. Parabéns a todos os valorosos integrantes da Guarda Municipal e dos policiais do 16º Batalhão da Tijuca, por levar tranquilidade aos cidadãos Tijucanos. Há muitos anos vimos a implantação de vários tipos de segurança implantadas por um determinado tempo e e em pouco tempo foram descontinuadas por razões alheias ao conhecimento e do querer dos cidadãos. Isso ocorre porque não temos políticas públicas continuadas, em vários setores como, saúde, educação, habitação e em outros setores, por falta de compromissos dos governos , Federal, estadual e municipal, que não fazem planejamento de longa duração. Quanto de recursos já foram jogados fora? E quais foram as consequências para os gestores? Foram presos, foram obrigados a ressarcir o erário? Não! e irresponsabilidade continuará ou estamos chegando ao fim dessas farras com os recursos dos cidadãos. Ocorre que o momento é de festa! Viva a OTP e que tenha vida LONGA!! Em tempo: A segurança presente chegou em vários municípios e você que é um CIDADÃO DUQUE CAXIENSE,ela está presente e estamos exultantes com os resultados. Abraços.
Querido Amigo Antonio Caminha: Muito bem lembrado que, com orgulho, desfruto do título de CIDADÃO DUQUE CAXIENSE outorgado pela Câmara Municipal dessa Querida Cidade, por incentivo dos Companheiros do Rotary Club de Duque de Caxias.
De fato, o cidadão precisa estar atento e atuante para que as políticas públicas sejam consolidadas e aperfeiçoadas em favor do desenvolvimento das comunidades. Este é o esforço que os Tijucanos fazem ao se colocarem junto a OTP e realçar, na data em que se celebra o seu primeiro aniversário de atividade, as suas realizações.
Obrigado por sua valiosa consideração.
Ser e fazer a diferença, é isso que nos motiva. O Rotary em parceria com a sociedade, faz a diferença, seja individualmente ou coletivamente. Parabéns aos companheiros.
Prezada Ângela Paulo: Pura verdade! Nós, que aderimos aos ideais do Rotary por todo o mundo, procuramos, como voluntários, apoiar as ações que contribuam para um ambiente de paz e compreensão entre os povos, e essa ação parte das comunidades em que estamos inseridos e atuantes. Obriagfo pela sua generosa contribuição.
Muito bem.
O projeto que deu certo em todo o Rio de Janeiro.
Parabéns presidente.
Janete Allen, você, cidadã envolvida com as questões de segurança (notadamente na área do Grande Meier) bem sabe avaliar os resultados das Operações Segurança Presente. Agradeço pelo seu comentário.
Parabéns por esse 1 ano da OTP!!! Merece bolo, para felicitações aos integrantes do 6° Batalhão, bem como a todos da geração de comandantes que passaram por Ele, do primeiro Oficial Policial Militar Major Hora ao atual Capitão Bonfim e, a você Joper Padrão, que faz um excelente trabalho de integração por meio do Rotary Club Tijuca com tudo o que a Tijuca precisa e merece. Quem ganha é o Cidadão Tijucano.
Estimada Patricia Sena: Você como uma Adesguiana atuante, valoriza, com sua mensagem, a expressão de nosso sentimento de apoio Às iniciativas que resultem de políticas públicas de integração entre a sociedade e os órgãos públicos, notadamente no tocante à Segurança Pública e ao desenvolvimento sócio-econômico do Rio de Janeiro. Gratidão, no terceiro nível, pela sua mensagem de incentivo ao trabalho desenvolvido pelo Rotary da Tijuca.
Parabéns a todos que se reuniram com o objetivo de fazer da Tijuca um bairro mais seguro, mais fraterno e mais solidário. A OTP tem conseguido que este objetivo esteja sendo cumprido. Que está equipe da OTP possa continuar firme em sua atuação, sob a proteção de Deus.
Estimada Vera Regina: Você, cidadã atuante e sempre presente em iniciativas que digam respeito à Tijuca, é credenciada, pelas suas atitudes, a fortalecer ações de políticas públicas como a OTP. Sua mensagem agrega valor ao texto inicial e por isso lhe sou grato.
Parabens Companheiro Joper Padrão, que sempre nos surpreende positivamente! Ao atingir o patamar de um ano de sucesso a iniciativa Tijuca Presente comprova a necessidade de se continuar ativamente nessa missão de resgatar a nobreza desse bairro tão querido por todos!
Verdade Salvador da Costa Marques Neto. A OTP eleva a auto-estima do Tijucano e Operações dessa ordem precisam ser incentivadas em outros bairros. Nas proximidades Em sua região de ação pelo Rotary Dois Irmão lembro da recém inaugurada unidade da Operação Laranjeiras Presente, além de outras mais atuantes na Zona Sul da Capital. Obrigado pela sua importante contribuição.
De Marilene Giglio (por mensagem enviada pelo Whatsapp): Parabéns ao projeto Segurança Presente. As pessoas precisam se sentir seguras quando saem de casa, seja para trabalho, escola ou lazer. Esse projeto merece nosso aplauso. Parabéns ao Rotary Tijuca pelo apoio ao projeto
Perfeito Marilene Giglio. Você, como Secretária Executiva da ADEGS RJ bem sabe a importância que os cursos CEPE emprestam ao tema. Obrigado pelo seu comentário.
Parabenizo a equipe da operação Tijuca Presente pelo engajamento e resultados de sucesso neste um ano de trabalho! Joper como um bom rotariano empenha-se com afinco na promoção da paz e pontes de amizade, agradeço pelo excelente texto!!
Estumada Viviane Felix: Estamos juntos nessa empreitada. Você, como Rotariana da Tijuca atuante, e profissional ligada ao SEBRAE RJ bem sabe aquilatar o quanto a OTP tem sido positiva para o bairro e, portanto, para a Cidade do Rio de Janeiro. Agradeço pelo seu comentário oportuno e pelas palavras generosas.
Parabéns, Joper! Existe uma tendência, no público em geral, de gritar o CONTRA e silenciar o A FAVOR Críticas são importantes qdo. contribuem para uma evolução, mas os aplausos a boas iniciativas são imprescindíveis, mesmo diante do argumento de que “não fazem mais do que sua obrigação”. Fazer a obrigação tornou-se cada vez mais raro e, por isso mesmo, a necessidade de um incentivo honesto.
Uma observação:
Lamento a pouca divulgação do PRESENTE em vários bairros. Eu só tomei conhecimento há poucas semanas através de um motorista de táxi que me deu uma verdadeira aula de cidadania..
Faço aqui um “mea culpa” por não ter passado adiante o que aprendi.
Parabéns, cidadão Joper!
Caríssima Marlene Manso: Como sempre você se pronuncia de forma absolutamente adequada. Quanto à divulgação, o Rotary da Tijuca tem pautada a reunião do dia 15/1 para tratar sobre as Unidades de Policia Pacificadora e a do dia 22/ sobre a OTP. Tenho aprendido MUITO e respeito dessas iniciativas e me coloco à disposição do Rotary de Botafogo para difundir um pouco do conhecimento adquirido e desmitificar falsas verdades que são afirmadas por críticos pouco informados. Obrigado, uma vez mais, por sua sempre gentil atenção.
Meus cumprimentos para a OTP por resguardar a segurança dos moradores da Tijuca. Parabéns amigo Joper Padrão e aos integrantes da Operação Tijuca Presente pelo apoio e divulgação.
Prezada Ieda Porto: Você, Rotariana de escol, e Tijucana Soberana, bem pode dizer sobre a sensação de segurança sentida pela maioria daqueles que transitam pela Praça Saens Pena e arredores. Obrigado por sua gentil mensagem.
Parabenizo o rotariano Joper Padrão pelo apoio à OTP, estimulando os seus companheiros a fazer o mesmo.
Sucesso continuado à OTP e ao Rotary Club Tijuca.
Claudio Zyngier
Agradeço a você, Claudio Zyngier, empresário que dedica significa parte de seu tempo a atividades voluntárias pelo Rotary de Copacabana e, em breve (2021-2022) como Governador do Distrito 4571 do Rotary International (que abrange parte dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo). Iniciativas como a OTP merecem ser difundidas entre os Rotarianos para que possam se multiplicar em outras praças em favor das comunidades locais. Isto é Rotary!
Este é um programa que deve ser protgido e prestigiado por toda a população, pois a falta de segurança é a maior chaga da Tijuca e do Rio de Janeiro como um todo.
Parabéns aos integrantes do Programa, que já mostraram o seu valor com os resultados apresentados.
Caro Pedro Durão: a implantação de Operações Segurança Presente por vários de nossos bairros (e agora cidades – como as da Baixada Fluminense e Niterói) certamente trará uma conexão entre essas inciativas e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade. Você, como um líder em Rotary, bem sabe avaliar a capacidade de sinergia das ações de núcleos de possibilidades. Obrigado pelo seu importante comentário.
De Simone Leitão (via WhatsApp)Coisa boa saber que nem tudo está perdido, que temos ações que dão certo em nossa sociedade, e a polícia presente foi um sucesso em todos os bairros.
Na Tijuca não podia ser diferente. Parabéns à Polícia Militar do Rio
Cara Simone Leitão: Seu depoimento como Tijucana e Rotariana da Tijuca traduz a gratidão da maior parte da população que transita pela Praça Saens Pena e adjacências. Obrigado, amiga.
Apesar de eu não residir na Tijuca, agora tenho ela como o meu segundo bairro, pois sou acolhida todas às quartas-feiras, quando vou à reunião do Rotary Club da Tijuca.
Inicialmente, as informações que me chegavam é que a praça Sans Pena era muito perigosa, e que ali quem transitava estava sempre se expondo a possíveis assaltos e furtos.
Mas desde que comecei as minhas idas semanais a Tijuca, na contramão desta informação, ao sair do metrô, sempre encontro os integrantes da equipe Tijuca Presente (seja em qual saída eu optar), o que já me dá uma sensação real de segurança.
Não posso também deixar de mencionar que sempre que cruzo com eles, agora também na esquina do Tijuca Tênis Club, e ao cumprimentá-los, o meu boa tarde é sempre retribuído e respondido com um sorriso (gentileza gera gentileza), além de me orientarem sempre que peço informações de “Como chegar a rua tal” ou como “Aqui na Tijuca tem a loja x?”.
Meu total respeito ao trabalho desta equipe.Temos de valorizar o que é bom. O que vem dando certo.
Tem sido Bom pra Valer contar com a OTP.
Cara Zélia Guerra: Seu depoimento (sincero como do seu jeito de ser) é eloquente. Você retrata a verdade da imagem que o bairro projetava (risco eminente e insegurança total), e da mudança que hoje é perceptível por quem aqui vem esporadicamente.
Outro aspecto muito interessante de sua observação é quanto à atitude dos integrantes da OTP, sempre amáveis e atenciosos. Os relatos nesse sentido são inúmeros e diversificados. E certamente refletem a orientação do Comando que entende como devem ser orientados os membros de uma equipe de policiais que bisca a proximidade com o cidadão.
O Rotary da Tijuca, por seus integrantes, como Você, tem tido papel importante ao servir de ponte na comunidade cumprindo assim sua missão estratégica. Obrigado, Amiga.
As ações de integração de Polícia de Proximidade resgatam a confiança do cidadão junto às forças de segurança do Estado.
A Operação Tijuca Presente (OTP) trouxe resultados expressivos à sensação de segurança de moradores e frequentadores da Tijuca.
Parabéns à PMERJ, ao Governo do Rio de Janeiro, ao Rotary Tijuca e a todos os que se mobilizaram para propiciar e manter a OTP.
Caro Benymar Pereira: Seu comentário é absolutamente procedente. Hoje, na Tijuca, os Policiais Militares da OTP e do 6º BPM, mais presentes nas vias, são vistos pela população com maior identificação. Menos armas pesadas sendo exibidas, mais viaturas e motos (em bom estado) colocadas em pontos estratégicos, atitude amável por parte dos Policiais, enfim, um conjunto de elementos que produzem o chamado efeito de “sensação de segurança”, que é o almejado. Você, como um Rotariano atento e atuante pelo Rotary da Tijuca, é um dos protagonistas dessa transformação positiva. Obrigado pela sua contribuição.
Caro Joper, realmente é muito bom comemorar com todos os envolvidos, melhorias na segurança da nossa histórica Tijuca. Muito importante a diferença que o Tijuca Presente fez e faz no dia-a-dia de todos nós. Estamos todos de parabéns. Receba você, Joper, e aos demais órgãos e pessoas envolvidas meu agradecimento pela incansável luta para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. Abraço fraterno
Cara Sandrah Jordão: Todos nós devemos celebrar avanços como os proporcionados pela OTP e pelas ações do 6º BPM na região da Grande Tijuca. Muito há a conquistar mas o fato de se ver o Policial Militar como um aliado deve ser comemorado e consolidado. Obrigado por sua mensagem.
Temos que enaltecer a OTP e o Rotary Club Tijuca. Não é de hoje que o governador Joper e sua equipe vem apoiando os projetos de segurança pública na área da Tijuca. Parabéns governador Joper Padrão, vida longa a operação Tijuca Presente!
Caro MAuro Furtado: De fato a OTP tem merecido o apoio do Rotary da Tijuca e essa atitude dos Rotarianos (que você presidiu há poucos anos atrás …) é coerente com os princípios que nos norteiam na busca da paz e da compreensão entre as pessoas. Suas generosas palavras dirigidas à minha pessoa são fruto de sua reconhecida generosidade. Vida longa à OTP!
Apenas complementando a minha manifestação de total apoio e parabenizando toda a equipe da OTP, não poderia deixar de citar o estimado amigo Joper que, com sua incansável atuação em todos os setores que ocupa, e são tantos,fazendo um primoroso trabalho de apoio, assistência, prestação de maravilhosos serviços e tantos outros que nem vou me lembrar aqui, torna-se digno de ser homenageado também, por tantas feitorias! Maravilhosa missão cumpre, com louvor, humildade e muita fibra! Parabéns Joper! Um verdadeiro Padrão de qualidade de ser humano!
Parabens a Tijuca Presente e tambem ao Rotary Tijuca por abracar este Projeto. Sou tijucana,nascida e criada neste bairro. Tenho endereco residencial e escritorio juridico na Praca Saens Pena. E hoje com a seguranca da Tijuca Presente, clientes de outros bairros se sentem tranquilos em ir ao meu escritorio a qualquer hora. E comentam comigo. Parabens a todos os envolvidos.
Prezada Suely Manhães: O seu depoimento é contundente ao relatar o fato de que seus clientes de outras localidades se sentem mais tranquilos em transitar e frequentar o seu escritório na Praça Saens. A melhoria do ambiente de negócios é um dos objetivos das ações do Rotary da Tijuca, que você presidiu em período relativamente recente. Abraço fraterno e nossa gratidão saudosa.
O bairro da Tijuca e adjacências precisava dessa sensação e atuação em prol da segurança.
Precisamos agora buscar a sustentabilidade do projeto a longo prazo para comemorarmos muitos anos da operação.
Estimada Tatiana BAstos: Perfeita a sua consideração sobre a sustentabilidade e manutenção dos investimentos para que, a longo prazo, a Operação seja assegurada. Agradeço a sua gentil atenção.
Bom dia a todas e a todos, saudo e parabenizo aos organizadores e apoiadores da OTP. Trata-se de ótimo exemplo de aplicação positiva de acoes de segurança publica num programa que nos traz exemplos de parceria entre os diversos atores da sociedade civil, tanto públicos quanto privados, em busca do Bem Comum. Ao amigo Joper, parabéns pelo suporte e divulgação daquilo que interessa a todos nos. Abraços e fiquem com Deus.
Jones Soares
Caro Jones Soares: Sua mensagem, como Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro, agrega valor especial ao texto que publiquei em reconhecimento aos resultados positivos da OTO neste primeiro ano de suas atividades. Obrigado, Amigo, pelas generosas palavras.
De Sérgio Afonso (via WhatsApp): Parabéns a Operação Tijuca Presente pelo 1° ano de atuação nas áreas da Praça Saens Pena e arredores.
Aprendi nas muitas visitas que já fiz a algumas cidades dos EUA, que o policiamento de proximidade, que eles praticam há muito, surte sempre muito efeito positivo.
Circulo muito pelas áreas de atuação do Tijuca Presente e, tenho a boa visão da atuação deste grupo.
Volta e meia converso com os guardas, sempre muito atenciosos, vigilantes e educados.
Procuro alertá-los de situações que observo, como dos menores “vendedores de balas”, que se valem desse disfarce para abordar e/ou furtar as pessoas, mesmo nos horários de muita circulação.
Outro detalhe: infelizmente, quando a Tijuca Presente cessa o trabalho, a Praça Saens Pena volta a ser um lugar perigoso de se circular.
Mas, enfim, desejo muito sucesso ao trabalho desse importante grupo e muitos anos de vida em prol da sociedade tijucana e visitantes.
Sergio Afonso Barbosa da Silva
Rotariano do Rotary Grajaú
Morador da Tijuca
Caro Sérgio Afonso: De fato o policiamento de proximidade se mostra eficaz em várias metrópoles no estrangeiro (vide Londres). A atitude amável dos integrantes da OTP é um dado altamente positivo. A OTP lida com limites de recursos e essa circunstância resulta, por exemplo, na questão que você aborda quanto ao horário, o que é um fato inconteste. Contudo. há que se frisar que o período de atuação (das 8h Às 20h TODOS os dias da semana) é o período crítico de criculação e negócios na área alcançada pela Operação. Agradeço sua importante colaboração.
Parabéns aos membros da Operação Tijuca Presente, ao apoio do companheiro e amigo JOPER PADRÃO pela luta incansável pela paz social e segurança da sociedade tijucana e visitantes.
Meu endereço comercial é na Tijuca e desde que a Operação Tijuca Presente foi implementada sinto maior “sensação de segurança”. Gostaria que essa iniciativa pudesse se estender a outras ruas da Tijuca e também a outros bairros. Quero parabenizar as iniciativas de manutenção da segurança com estratégias inteligentes( menos armas).
O uso de câmeras em cada rua e seu correto monitoramento em tempo real, percebo também, como um recurso a ser utilizado com sucesso para desvendar inúmeros crimes.
Luci Azevedo Pereira
Rotary Tijuca- Bom Pra Valer
Cara Luci Pereira: Você mantém o escritório da PHC Consultoria há anos na Tijuca e bem pode aquilatar o que representa o atual cenário com o que desfrutávamos anteriormente à instalação da OTP. O monitoramento por câmeras, de fato, aumenta a sensação de segurança e possibilita a captura de imegane valiosas para o sistema de segurança pública. Obrigado por sua gentil mensagem.
Eu apoio o Tijuca Presente
Porque nós como cidadãos nos sentimos protegidos.Vejo vários carros e policiais a pé, indo de um lado ao outro.Me sinto mais Segura.
Hoje tem em vários bairros.como Aterro Presente, Laranjeiras Presente, Botafogo Presente, Centro Presente. Acho muito Importante, está politica de Segurança, que venham mais. Vejo como o ROTARY Club Tijuca Apoia.estamos juntos.
Estimada Amália Costa Sena: Você, moradora das Laranjeiras e Rotariana da Tijuca bem pode dizer a respeito da sensação de segurança que percebeu neste primeiro da OTP e que hoje nota pela ação da OLP (comandada pelo primeiro comandante da OTP – O Major Hora – Oficial habilidoso e que bem compreende a importância da integração com a comunidade em que essas equipes se inserem). Obrigado por sua gentil mensagem, Amiga.
De Carmen Couto (via WhatsApp): Parabenizo a Operação Tijuca Presente por este primeiro aniversário na Praça Saens Pena e proximidades sempre muito educados e solícitos.
infelizmente, quando a tarde termina e consequente a atuação deles confesso, sinto um certo pânico de sair às ruas, bem desertas fato extremamente perigoso.
Espero que num futuro próximo a presença deste serviço tão útil seja efetivado também no período noturno.
Prezada Carmen Couto: Seu comentário é correto, especialmente após ter sofrido o assalto ao prédio em que reside, recentemente, às 5h da manhã, quando o ladrão desceu tranquilamente a laje do play, saindo pela rua Conde de Bonfim portando três mochilas lotadas com seus pertences e lhe causando um prejuízos financeiros significativos. Lamentável, sem dúvida. De toda a sorte, como você mesma afirma, a OTP durante o seu período de atuação (das 8 às 20h), tem cumprido o seu papel e o ideal será ter seu horário de presença expandido. Obrigado por sua mensagem.
De José Duarte Pinto (via WhatsApp): Eu acho que ouve uma melhora, estamos vendo mais carros da polícia nas ruas e não tenho dados, mas acho que diminuíram os assaltos, furtos de carros na nossa região. Um problema sério é o aumento de ambulantes na Praça Saens Penha e arredores , já houve época em havia uma limitação de horário, seria bom pensar nisso construção de uma área específica para isso. Outra coisa que piorou foi quantidade de mendigos em todas as áreas da Tijuca .
Caro José Duarte Pinto: Perfeitas as suas observações. A população em situação de rua é decorrência de uma grave crise economico-social, sem dúvida, assim como os ambulantes da Preça Saens Pena. Obrigado por sua gentil mensagem.