O Gato Está no Telhado Mais Uma Vez
Em 1975, a proposta de fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara partiu do Poder Executivo, conduzido naquela época por um presidente militar, o general Ernesto Geisel. Segundo ele, a fusão “já estava nas minhas cogitações antes de assumir a presidência da República. Já era um assunto que se analisava e desde então foi acertado. (…) Estudou-se como se tinha de fazer e preparou-se a legislação. Reclamam de eu não ter feito um plebiscito. Ia ser dispendioso e eu não pretendia mudar minha opinião”.
Estas informações estão no site da MultiRio, empresa da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2017, a insistência do Governo Federal que assumiu após o impeachment faz lembrar esse episódio. E o povo fluminense deve reagir energicamente, pois mais uma vez corre o risco de ser vitimado por decisão autoritária que impactará a vida e a saúde de milhões de cidadãos sem que estes sejam ouvidos.
Agora, a ânsia de alguns, sabe-se lá movida por quais interesses indeclaráveis, se volta à privatização da CEDAE, como se essa medida viesse a solucionar os problemas da malfadada crise financeira do Estado.
Será inadmissível que daqui a algum tempo, venhamos a ler alguma entrevista, seja lá de quem for do Palácio do Planalto ou no Guanabara a dizer com desfaçatez: “Eu não consultei os interesses da população por ser dispendioso e por não pretender mudar a minha opinião … e não querer contrariar os interesses econômicos por trás dessa minha decisão”.
A frase final será bem apropriada nesses dias em que um dos responsáveis (no caso o casal) pela “crise” está preso no presídio que inaugurou, e que dúvidas pairam sobre outros mais, inclusive com de personalidades a quem são atribuídos pseudônimos cômicos dados por delatores de propinas ou desvios de recursos públicos por grandes empreiteiras.
Afinal, as noticias do Ministro da Fazenda desta fatídica quarta-feira, 11 de janeiro, dizem que o gato (seja ele de que raça for) subiu no telhado mais uma vez… e está por detrás da pressão inconfessável pela privatização da empresa de saneamento do Estado.
Joper Padrão
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Seção Rio de Janeiro
Ilustração: http://pt.gofreedownload.net/free-vector/vector-misc/vector-cat-on-the-roof-81486/#.WHdJQvkrI2w