Eu tenho a música … Uma estratégia inspiradora
Quando me vi eleito Governador do Distrito 4570 logo me coloquei a pensar como deveria ser a dinâmica da trajetória da Equipe que viria a incentivar o Rotarianos no período 2001-2002 a desenvolverem o seu importante trabalho em seus Clubes.
Dentre as inúmeras etapas a planejar destacava-se a condução das Visitas Oficiais em que, como Governador, deveria difundir o Lema que viesse a receber do Presidente Richard King quando do treinamento de que eu participaria em fevereiro de 2001.
Era de minha intenção evitar ser cansativo, repetindo o mesmo discurso a cada reunião festiva.
Foi quando, consultando a equipe que se dispunha a percorrer comigo a jornada que se aproximava, ocorreu a idéia de presentear cada Clube com um discurso customizado, baseado na letra canções populares, às quais eu pudesse associar os versos escolhidos ao Lema do período.
Bingo. A estratégia estava definida. Faltava agora colocar mãos a obra, conhecer o Lema, e selecionar cada canção. Tudo bem simples, tudo natural.
Como disseram Ricardo Feghali e Mariozinho em Bem Simples, em 1981, Eu pensei te dizer tantas coisas, mas pra que se eu tenho a música (música) Bom é bem simples, sem nos complicar.
E assim foram as 67 Visitas Oficiais. Para cada Clube uma canção, hoje registradas neste sitio em Governador 2001-2002 Distrito 4570 > Visitas Oficias e em Consultorias e Palestras > Discursos nas Visitas Oficiais . Ao final de cada discurso, as Equipes de Protocolo e Companheirismo fizeram a distribuição da letra e colocaram em aúdio a música, criando um clima propício à alegre integração de todos.
Um ciclo de curiosidades levou as pessoas a tentarem descobrir qual seria a múisca do Clube seguinte. Bacana. Quem viveu esses momentos há de recordar como foram agradáveis as sensações.
Essa estratégia também possibilitou difundir a cultura musical.
Como Rotary hoje define: Somos pessoas em ação, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Eu certamente recebi os benefícios da mudança duradoura que esse inesquecível ciclo de discursos me trouxe, e por isso sou grato. Espero que algo semelhante tenha ocorrido nas comunidades que visitei, e nos Companheiros e nas pessoas que venham a compartilhar desses registros históricos.
PS: Meu agradecimento a minha esposa Vitória Padrão que colaborou com este texto lembrando a canção do Roupa Nova.
Joper, sua abordagem inovadora durante seu mandato como Governador do Distrito 4570 do Rotary International, no período de 2001-2002, é um exemplo claro de como a criatividade e a personalização podem transformar atividades rotineiras em experiências memoráveis e significativas. Ao optar por customizar discursos para cada clube visitado, utilizando letras de canções populares para reforçar o lema do período, você não apenas evitou a monotonia de repetir o mesmo discurso, mas também criou um elo mais emocional e cultural com os membros de cada clube. Essa estratégia, além de promover a integração e a alegria entre os rotarianos, também serviu para enriquecer o repertório cultural dos participantes, entrelaçando música e mensagem de forma harmoniosa.
A distribuição das letras e a execução das músicas ao final de cada discurso proporcionaram um ambiente propício para a integração e o companheirismo, elementos fundamentais no Rotary. A curiosidade gerada em torno de qual seria a próxima música escolhida para cada clube visitado adicionou um elemento de suspense e expectativa às visitas, tornando cada encontro uma ocasião especial à espera de ser descoberta. Essa abordagem não apenas engajou os membros de forma mais profunda, mas também promoveu um sentido de comunidade e pertencimento, reforçando o lema do Rotary de que somos pessoas em ação, comprometidas em causar mudanças duradouras.
O legado dessa jornada de discursos musicais evidencia o poder da inovação e da personalização nas lideranças e nos projetos. A gratidão expressa por você ao refletir sobre os impactos positivos dessa abordagem em sua vida e nas comunidades visitadas ressalta a importância de buscar formas criativas de comunicação e engajamento. Ao compartilhar esses registros históricos, você não apenas documenta uma experiência única de sua gestão, mas também inspira futuras lideranças a explorarem novas maneiras de conectar e mobilizar pessoas por causas significativas, perpetuando o espírito de inovação e companheirismo no Rotary.