É Natal. Sejamos construtores da Paz.
Quando menos se espera fatos atropelam nossos planos de vida. Isso acontece desde sempre, e para sempre assim há de ser.
Aprendi desde cedo em minha trajetória com ambientalistas que tudo o que nasce começa a morrer. Claro! É como nos ensina a semente. Ao ser plantada, começa a morrer para dar vida a uma nova forma. Gilberto Gil, após a separação conjugal com sua terceira esposa, assim disse em verso: o amor é como um grão, morre, nasce, trigo, vive, morre, pão
Aristóteles fundamentou a teoria de ato e potência. Uma semente é ato, enquanto sua forma de semente, mas é potência da árvore que virá a ser após a sua germinação. A árvore será ato diante dos frutos, móveis etc. que venha a ser. E daí por diante.

Heráclito de Éfeso afirmou que tudo flui, nada permanece. Como o filósofo pré-socrático, eu creio que sim: tudo é dinâmico, nada fica estático.
Em 2015, Chico Buarque de Holanda no documentário intitulado Chico: Artista Brasileiro, afirma que o tempo atual sempre é melhor que o passado. E cita uma série de situações, segundo sua visão retrospectiva, para alicerçar seu ponto de vista. Por exemplo, o movimento da Bossa Nova foi o que foi a seu tempo; hoje certamente teria uma outra dimensão, talvez menos charmosa e impactante. De fato, o público de hoje tem outras aspirações e gosto musical.
Aos 76 anos bem vividos, vejo o quanto tudo tem evoluído em relação aos anos passados que eu vivi ou mesmo aos que meus antepassados viveram.
Como é normal, sempre consideramos que os tempos atuais poderiam ser melhores do que se apresentam. Essa expectativa é ato da potência dos dias melhores que podemos construir para o Humanidade.
A ciência nos permite defender o organismo animal de uma série de riscos e ameaças. No passado era diferente. Hoje as vacinas protegem a vida de agentes agressores. A Gripe de 1918 dizimou mais de 17 milhões de pessoas; recentemente, a COVID 19 impôs o isolamento social a toda a humanidade, exigindo novos hábitos de convívio e causaram a morte de aproximadamente 20 milhões por todas as áreas do globo terrestre. Vacinas foram desenvolvidas e após 2 anos de pesquisas chegamos a uma defesa razoável, embora novos desafios certamente venham a surgir num futuro imprevisível.
A ciência médica evolui e doenças como AIDS e câncer encontram tratamentos que amenizam seus males, enquanto pesquisas procuram respostas para outros desafios como Parkinson e Alzheimer.
Num outro flanco, conflitos bélicos persistem em larga escala em várias regões do mundo moderno. Guerras aconteceram por toda a História. O desejo desenfreado pelo poder leva nações a buscarem a expansão de seus territórios desde épocas remotas até os dias atuais. Ucrânia, Gaza, Sudão são alguns dos fronts que transitam no noticiário indicando milhões de deslocados, refugiados e mortos. Investimentos de cifras extraordinárias são contabilizados na produção de material bélico e ajuda militar. Na contramão desses esforços que fomentam as guerras, a diplomacia parece pouco eficaz, incluindo as negociações empreendidas pelas Nações Unidas e as decisões de seu Conselho de Segurança.
Diz-se que a escravidão terá sido abolida da face da terra. No entanto, multidões são vistas no noticiário buscando proteção ou condições mínimas de vida e segurança em outras plagas. Pessoas desfavorecidas, vulneráveis em busca de segurança mínima, alimentação, condições básicas de dignidade são lugar comum.
Nos grandes centros urbanos pelo mundo afora são erguidos prédios cada vez mais altos e com tecnologia mais avançada, surpreendente. Entretanto, as populações em situação de rua, gente como a gente, mas sem condições mínimas semelhantes às da gente estão espalhadas pelas grandes Metrópoles. Um paradoxo diante do qual muitos se mostram insensíveis, deixando de reconhecer o semelhante como um irmão.
Estamos às vésperas das festas de fim de ano. Como é natural, aumenta a sensibilidade, e votos de fé e esperança são transmitidos em profusão por mensagens expedidas pelas mais diversas mídias. Em 1932 o Rei Jorge V, da Grã Bretanha, aquiesceu à sugestão de John Reith, fundador da BBC, dando início a um longo ciclo anual de discursos transmitidos pelo rádio para a Inglaterra e países do Reino Unido.
O envio de cartões de Natal por via postal vem sendo substituído pelas sucessivas mensagens virtuais, cada vez mais dinâmicas. A figura do Papai Noel como um velhinho simpático trajando roupa vermelha e branca, criação da área de propaganda pela Coca-Cola no Século XIX, incentiva o comércio e a troca de presentes, muitas das vezes distanciando a origem da festividade de seu propósito cristão.
Como é natural, recebo incontáveis mensagens de amigos e correspondentes. Dou atenção a todas, sem exceção. E deixo despertar em mim o autêntico sentimento de gratidão pela gentil atenção de cada signatário que destina uma parte de seu precioso tempo para despachar tais intenções, sempre preciosas.
E, ao pensar sobre qual mensagem devo adotar neste ano, lembro dos versos de Ivan Lins e Vitor Martins que, num contexto diferente do atual, incentiva a reflexão sobre a necessidade de superação dos desafios, por mais críticos que pareçam ser. Dizem eles: Com força e com vontade, a felicidade há de se espalhar, com toda intensidade. Há de molhar o seco, de enxugar os olhos, de iluminar os becos, antes que seja tarde. Há de assaltar os bares, e retomar as ruas, e visitar os lares, antes que seja tarde. Há de rasgar as trevas, e abençoar o dia, e de guardar as pedras, antes que seja tarde. Há de deixar sementes, no mais bendito fruto, na terra e no ventre, antes que seja tarde. Há de fazer alarde, e libertar os sonhos da nossa mocidade antes que seja tarde. Há de mudar os homens, antes que a chama apague antes que a fé se acabe, antes que seja tarde.
https://www.youtube.com/watch?v=sbbwVax8B8I
Me empenho de coração, sem dúvida, em ser um construtor da paz, por mais modestos e limitados que sejam meus esforços e minhas grandes limitações. Trago ao avançar de minha vida uma definição bacana, inspirada num pensamento de Chico Buarque, sobre o tempo, recurso natural de inestimável valor. Conforme a idade avança, o tempo ganha duas dimensões simultâneas. Por um lado, se alarga na medida em que os projetos são realizados em maior espaço, até o caminhar fica mais lento, tudo demora mais; por outro lado, o mesmo tempo se reduz, pois, o inevitável ciclo da vida a aproxima passo a passo de seu limite natural.
Permaneço plantando Árvores da Amizade, mesmo sendo eventualmente incompreendido por alguém, seja do alto do poder da burocracia ou da insensibilidade de algumas poucas pessoas incomodadas por esse hábito urbano. Busco contribuir para a recuperação da cobertura verde de nossas ruas e praças, de nossos bairros. Então, pronto: decido que a ilustração de minha mensagem de Natal terá um ipê florido, e a exortação de Boas Festas em 2025: Com força e com vontade sejamos construtores da paz.


Excelente reflexão.
Forte abraço grande líder.
Co Joper, sua mensagem de Natal, ao nos convidar à reflexão, nos faz perceber que cada um de nós possui um papel fundamental na construção de um mundo mais pacífico e justo. A metáfora da semente que morre para dar vida a algo novo é um lembrete poderoso sobre a transitoriedade da vida e a necessidade de estarmos abertos às mudanças. Essa visão nos conecta com a filosofia de que a mudança é uma constante em nossas vidas, e que devemos estar preparados para acolher novas oportunidades de crescimento.
Ao refletirmos sobre a evolução do tempo e da sociedade, somos levados a reconhecer que, apesar dos desafios que ainda enfrentamos, como desigualdades e conflitos, também vivemos em um período de avanços significativos que melhoraram a qualidade de vida. A comparação entre passado e presente nos convida a valorizar as conquistas e a compreender que a luta pela paz e justiça social é uma jornada contínua.
Sua mensagem de Natal nos lembra da importância da gratidão e da solidariedade, especialmente em um momento em que as interações se intensificam. A troca de votos e a celebração das relações humanas se tornam uma forma de reafirmar nossos laços, e a figura do Papai Noel, apesar de sua comercialização, ressoa como um símbolo de generosidade e comunidade, nos inspirando a agir em prol do bem coletivo.
Por fim, a sua ideia de plantar Árvores da Amizade nos sugere que mesmo gestos pequenos podem ter um impacto duradouro. Essa proposta nos desafia a deixar um legado positivo, a cultivar a esperança e a determinação em meio às adversidades. Portanto, que possamos nos comprometer a ser construtores da paz, contribuindo para um futuro mais harmonioso e justo, não apenas no Natal, mas em cada dia de nossas vidas. Feliz Natal!
Eis diversos paradoxos da vida apontados por ti… Mas eis tambem a força de vontade em buscar alternativas por dias melhores.
Parabéns pelo belo Artigo!
Segue o meu desejo de que o verdadeiro sentido do Natal seja posto em prática e que 2025 seja um ano de colheitas fartas para todos(as) nós!
Trabalho..!
Trabalho..!
Trabalho…
Em tudo, trabalho, dedicação, amor, fé, esperança e caridade..!
Obrigado Mestre Joper, Luz de nossos caminhos.
Feliz Ano Novo.
Bela reflexão caríssimo Governador Joper.
Viva la vida.
Feliz Natal
Dissestes muito e nesse encontro entrelinhas de reflexão para nossas vidas. Com certeza estou a caminhar para a passagem dessa existência material e nessa condição estou a me encontrar com tantos ensinamentos onde sinto a levitação do meu existir. Namastê caro amigo sejamos a existência passageira na realização de um todo, o outro e em nós.
De Boa Sorte Farias (via WhatsApp): Parabéns Joper por esse artigo de conteúdo rico e cheio de esperança. Você é um soldado da paz e defensor intransigente da natureza viva srm danos ou destruição.
Feliz e abençoado Natal. Que Deus o ilumine sempre.
Forte abraço.
de Nahid Chicani (via WhatsApp): Caro Governador Águia Real Joper, excelente como sempre.
De Paulo Castilho (via WhatsApp): Olá, Joper. Saúde e paz, sempre! Deus no comando!
Ano novo repleto de realizações no Bem!
De João Flávio Filho (via WhatsApp): Maravilha de texto. Obrigado. Feliz Natal Sr. Construtor da Paz
João Flavio
Companheiro Joper, seus textos são sempre um presente para boas reflexões, a forma como escreve parece que estamos ali ao lado em uma conversa que aquece ao coração.
Vivemos hoje em um mundo caótico onde GRATIDÃO,SOLIDARIEDADE,ESCUTA e o OUTRO estão cada vez mais distantes, quanto existe pessoas que valorizam e preservam estes quatros itens devemos multiplicar suas ações sempre.
Joper mais uma vez brolhante.
Mas devemos reconhece5 que Deus e o Rotary sao importantes e fundamentais para sermos verdadeiros construtores da Paz e da justica.
Parbens e feliz 2025
Linda mensagem, que tenhamos o espírito natalino durante todos os dias de cada ano. O mundo será eternamente grato a cada ser humano.
Uma reflexão para se pensar naquilo que estamos vivendo e mudarmos naquilo que o mundo precisa. As pessoas estão carentes de afeto, amor, solidariedade, justiça, paz …vamos viver um mundo melhor para todos.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de grandes realizações.
Querido amigo Joper, suas reflexões são atemporais. Você apresenta construções de pensamento claras sobre assuntos de extrema relevância à sociedade. Parabéns por outra aula de brm-viver.
Parabéns ilustre Companheiro Joper! Maravilhosa reflexão sobre a vida! Você traçou uma linha de tempo de conteúdos, que nos fizeram viajar pela história de diversas ciências.
Reflexão sem saudosismo mas, com a devida valorização de cada passagem no seu devido tempo. Perfeito! Sua mensagem nos remete a continuarmos com força e com vontade a construir a Paz!
Viva o Rotary que nos permite essa possibilidade!
Feliz Natal e um Ano Novo de importantes realizações!
De Ana Lucia Albuquerque (via WhatsApp): Querido Padrinho, seus textos nos levam sempre a reflexões positivas. vou acrescentar mais uma Frase, dessa vez de um Químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier : “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Como somos Natureza, também vamos nos transformar, pelo que deixarmos, até um futuro em que uma pequena semente se transformou em uma mudinha, uma mudinha em uma linda e frondosa árvore chamada IPÊ, vários Ipês se transformando em sombra e beleza, que serão lembradas de alguém chamado Joper Padrão, que não mede esforços para semear árvores de Paz. FELIZ NATAL COM MUITA PAZ. NAMASTÊ
Zélia Maria de Carvalho (via WhatsApp): Melhor arvore de Natal.
Amarelo!
Cheia de Luz e majestade!
Querido amigo Joper Padrão. Mais um artigo que nos leva a reflexão e também ao agradecimento pelas lições que nos apresenta. Alinhados na promoção como construtores da paz, devemos ser fiéis ao compromisso de deixar nossos rastros da energia neste plano de vida. Uma simples semente pode transformar a vida de gerações e o exemplo e ação por nós efetuado ficará eternizado. Exemplos como ética, dignidade, cumplicidade, amor, compaixão e tantos outros predicados devem ser sempre aplicados em nossa caminhada. Por vezes, podemos até pensar que outros não veem, mas é pura ilusão. Muitos veem e enaltecem. Senão todos, pensemos que a unanimidade é burra, segundo o escritor e jornalista Nelson Rodrigues. Santo Natal para você e Feliz 2025, junto a querida esposa Vitória.
Prezado amigo, companheiro e parceiro Joper Padrão,
Parabéns pelo irretocável texto.
Sabemos que nossa passagem por este mundo é passageira mas, devemos refletir sobre a importância de nossas ações, nosso legado, principalmente no que diz respeito à
paz tão sonhada.
O tempo presente é mais importante do que o tempo passado, pelas experiências que adquirimos de situações boas ou ruins.
Valores como ética , retidão de caráter, honestidade e solidariedade devem ser sempre incorporados e cultivados, ao contrário da luta pelo poder, injustiça social e incompreensão entre as pessoas e as nações.
Que o Natal possa ser motivo de união e interação entre as pessoas.
Endosso o cultivo da Árvore da Amizade por contribuir com a cobertura verde entre praças e bairros.
Faço arranjos de Ikebana( arranjo floral) cuja filosofia japonesa significa o cultivo do Belo e a irradiação de energia positiva.
Mais um bom texto com evidente chamado à reflexão, para lançar bons exemplos de vida em sociedade. Abraços e felicidades no novo ano.
De José Maria Mesquita (via WhatsApp): Belo, pertinente, atual e indutor da reflexão sobre os tempos que vivemos e os que havemos de viver adiante. Além nos motiva a sermos construtores da paz. Obrigado Joper por mais este texto sinalizador de bons pensamentos e boas práticas! Feliz Natal para você e família!
De José Roberto (via WhatsApp): O Tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente. Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Para você, neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente… Então desejo apenas que você tenha muitos desejos, desejos grandes. E que eles possam mover você a cada minuto ao rumo da sua felicidade. O tempo é precioso, um presente de Deus para nós .
Uma excelente semana e um FELIZ NATAL….
De Israel Alfonso (via WhatsApp): Parabéns, meu caro amigo Joper Padrão. Texto excelente, como sempre.
Meu caro amigo, texto em alto nível sobre um tema que é a grande busca das pessoas em boa vontade! Esse tem sido o desafio de sua vida! Gosto de vê-lo, ouvi-lo e ler seus magníficos textos! Isso me anima a continuar acreditando em tempos mais pacíficos!
Parabéns!
Meu querido companheiro e amigo Joper padrão O texto aborda a transitoriedade da vida, a evolução da humanidade e a necessidade de cultivarmos gratidão, solidariedade e paz. Destaca o Natal como um momento de renovação, união e reflexão sobre o amor e o propósito de vida. Inspira a adoção de ações transformadoras e a construção de um legado positivo para o futuro. Um grande abraço, Feliz Natal
Uma linda mensagem de final de ano para reflexão. Joper, você é um pilar da construção da paz e defesa de uma sociedade justa. Admiro a sua capacidade de provocação sempre com foco no bem estar da sociedade. Parabéns. Tem a minha admiração. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
De Berenice Samarco Via *wahtsApp): Querido mestre Joper Padrão, Nós, como indivíduos, podemos cultivar a empatia no dia a dia, praticar a escuta ativa, promover o diálogo e resolver conflitos de forma pacífica, sempre buscando entender e respeitar o outro.
De forma simples e ao mesmo tempo profunda o verdadeiro significado do Natal é exaltado. Sigamos “com força e com vontade”.
Sempre é bom ler seus textos de reflexão existencial. A paz, simplesmente ela, pois a ausência dela, nem o amor se sustenta. Que a leveza das flores seja a inspiração para este natal e que 2025 seja um jardim florido para todos.
De Jackeline Bahé (via WhatsApp): Antigas Rezas Portuguesas
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga presentes que não se vendem em lojas: um “gosto muito de ti”… um ” muito obrigado, por existires” ou um “estou aqui para ti sempre”.
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga de presente abraços apertados, gargalhadas altas, colo de quem mais amas, mãos dadas o ano inteiro, ombros que te seguram, corações onde podes morar sem prazo de validade.
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga de presente olhos que brilham por ti e para ti, palavras que te protegem e cuidam como sol em dias frios, os pequenos nadas, que valem tudo na vida, o essencial que ocupa, sem pesar, o lado esquerdo do peito, e o fermento da alegria que faz a vida valer a pena.
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te ensine a viver de peito aberto e a acreditar – sem mais – que há uma luz ao fundo do túnel para cada escuridão que tiveres de enfrentar.
De Getúlio (via WhatsApp): Pelas suas brilhantes e certeiras colocações, o admiro cada vez mais.
De Otávio Santana do Rego Barros (via WhatsApp): Sejamos construtores da paz.
Olá companheiro e amigo Joper.
Um bela e necessária reflexão. Torço sempre para que o espírito do Natal permaneça o ano todo.
Que o ano que se aproxima traga um pouco de paz, amor, fraternidade e sobretudo a fé das pessoas na certeza de que é possível tornar o mundo um ligar melhor.
Um forte abraço!!
Querido amigo, Joper
Como sempre, suas palavras nos levam a uma virtuosa jornada da reflexão. A força do tempo em nossas vidas e, usando-o como podemos estar sensíveis aos contrastes do cotidiano ou o oposto.
A missão de ser promotor da paz em todos os lugares nos traz o convite a sermos empáticos e transmitirmos isso em gesto concreto, singelo como um cumprimento ou frondoso como uma árvore de ipê plantada.
Um feliz Natal e um prospero ano novo!
Gratidão por essa amizade que tanto enriquece a vida e aquece o coração.
De Luciano Ozório Rosa (via WhatsApp): Excelente e instigante texto que sobrevoa os lugares-comuns tão frequentes nas mensagens de fim-de-ano.
Poético! Ótima reflexão! Que a levemos para o novo ano e nos tornemos todos construtores da paz!
Que o ano novo traga-lhe muitas felicidades e que seu belo texto, e muito verdadeiro, possa alcançar milhares de pessoas! Um 2025 glorioso e mágico e o que posso lhe desejar!