Dia do Amigo – o legado de visionários
Em 1969, no dia 20 de julho, pessoas por todo o mundo, algumas incrédulas, outras eufóricas, assistiam pela televisão a alunissagem do módulo lunar Eagle, da missão espacial estadunidense Apolo 11. A bordo dois astronautas: Neil Armstrong e Buzz Aldrin, enquanto Michael Collins permanecia na nave de comando.
O engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor Neil Armstrong, nascido em Wapakoneta, Cincinati, EEUU, em agosto de 1930, aos 38 anos de idade iria para a História, ao tornar-se o primeiro ser humano a pisar em solo lunar. Após seu feito histórico, e diante de suas muitas ocupações, o Rotary Club de Wapakoneta, sua cidade natal, lhe outorgou o título de Associado Honorário vitalício, tornando-se, após a sua aposentadoria, um companheiro ativo e destacado em todo o Mundo. (¹)
O pouso da Eagle suscitou muitas e diferentes emoções. Por exemplo, na série The Crown, para a Netflix, Peter Morgan, produtor executivo da obra, retrata no sétimo episódio da 3ª temporada – Poeira Lunar, o entusiasmo (e a frustração) do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, quando, durante a vista dos astronautas ao Palácio de Buckingham, ele solicita, na ficção do autor, uma reunião particular com os astronautas, que o deixa decepcionado ao perceber que são apenas jovens regrados, e não grandes aventureiros. (²)
Uma outra repercussão, esta na vida real, foi protagonizada pelo professor de psicología, filosofía, história, músico e odontólogo argentino Enrique Ernesto Febbraro que teve o insight de enviar cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo, pois considerava que a partir deste dia não haveria mais fronteiras e que, se os homens se unissem, não haveriam objetivos impossíveis. Febraro foi associado ao Rotary Club de San Cristóbal. Sua iniciativa está consagrada em Buenos Aires, em placa de bronze afixada na lateral da entrada do Tostado Café Club, Corrientes 994 (³), em ponto nobre, em frente ao Obelisco da Capital portenha, com os seguintes dizeres: “Homenaje al: Dr. Enrique Febbraro, Ciudadano ilustre, Maestro de juventudes, creador y sostenedor del 20 de julio como Dia Internacional del Amigo, de la: Associación Amigos de la Avda Corrientes, 1995”
O destino conectou duas pessoas excepcionais em torno de um valor que o Rotary enuncia como relevante: Companheirismo e compreensão mundial, incentivando os Rotarianos a construírem relacionamentos vitalícios. Nesse contexto, o Dia do Amigo se destaca, levando as pessoas a celebrarem pelas mais diversas formas as suas fraternas relações.
A amizade para os Rotarianos remonta aos primórdios da organização, quando o advogado Paul Percy Harris, o fundador, adotou a prática de promover o plantio de árvores por onde passava levando a mensagem de constituição da então entidade em fase de expansão mundial, que ele denominava “Árvores da Amizade”.
No outono de 1932 no Hemisfério Norte, Paul passou cinco semanas visitando clubes na Europa e plantando suas árvores da amizade pelo caminho.
“Na quarta-feira de manhã plantei minha primeira árvore da amizade em solo europeu. É interessante que esta primeira árvore tenha sido plantada na Alemanha, justamente em Berlim, em uma praça para prática de esportes que foi usada para os propósitos da guerra. Estiveram presentes na ocasião um grande número de rotarianos, representantes do governo e outras pessoas.”
Desde então, os rotarianos têm plantado árvores em nome do companheirismo e da amizade, e pelo prazer de servir à comunidade. Estas árvores, encontradas em diferentes partes do mundo, são um testemunho duradouro dos ideais rotários. (4)
O gesto de Paul Harris vem sendo seguido ao longo dos tempos por Companheiros em Rotary espalhados por todos os Continentes. Em 1992, o então Presidente de Rotary International, Paulo Viriato Correa da Costa, do Rotary Club de Santos, plantou Árvores da Amizade por onde passou consolidando o seu legado, o Programa Preserve o Planeta Terra.
Eu próprio, quando Governador do Distrito 4570 de Rotary International em 2001-2002, quando das visitas oficiais aos 67 Rotary Clubs atuantes na Capital do Rio de Janeiro, Cidades da Baixada Fluminense e Petrópolis – a Cidade Imperial, fui presenteado com o plantio de Árvores da Amizade em locais públicos e na companhia de estudantes, educadores e pessoas das comunidades visitadas. Gesto mais que simbólico; uma atitude de civismo, socialização e educação ambiental. Tudo junto e misturado em nome da Amizade.
Louvados sejam os visionários que, como os companheiros Neil Armstrong e Enrique Ernesto Febbraro, acreditam na força de seus atos e perseveram em seus projetos de vida. Louvados sejam os que vierem a semear em solo fértil, para a posteridade, legados semelhantes ao Dia do Amigo. Louvados sejam os que plantam suas Árvores da Amizade por todas as plagas de Gaia. Louvados sejam!
(¹) https://rotarymteliza.org.au/stories/notable-rotarians-neil-armstrong
Muito bom texto, elucidativo e agradável de se ler. Acho que no início do texto a data foi confundida. Está 20 de junho. Abraço e parabéns.
Excelente texto muito aprendizado . Lembro de quando, presidente padrão, plantamos árvores no clube Montanha. Espero que o bosque 2001/2002 esteja ainda lá.
Caro amigo. Obrigada pelo belo e agradável texto e também por me permitir conhecer grandes ações rotarianas. Parabéns!
Que lindo texto! Cheio de vivacidade e energia e que nos leva a querer sair abraçando árvores, plantando amigose disseminando amor por todos os cantos do mundo! Parabénsssss!!! Excelente!!!
Que texto!!!
Que beleza e excelente texto.
Conta a história fala omotivo e mostra o público alvo.
Sintético e maravilhoso
Parabéns
Quem tem um amigo verdadeiro, nunca está só!
O texto traduz o valor de um amigo!
Parabéns!
A árvore plantada representa bem uma pessoa visionária e cheio de esperança. A história desses dois mostra a coragem.
A árvore é símbolo de prosperidade. Que a nossa amizade prospere em cada novo plantio que você fizer. Feliz Dia do Amigo !
A árvore é símbolo de prosperidade. Que a nossa amizade prospere em cada novo plantio que você fizer. Feliz Dia do Amigo !
Mais um momento de sabedoria e reconhecimentos a Humanidade. Conhecer a história e fazer parte dela. Obrigado em estar e ser Rotary club
Nossa que aula de história!!! Adorei!! Obrigada ❤️
“A amizade é uma dádiva de Deus” (Chico Xavier)
Belo texto!
Uma árvore representa bem o ideal rotário de acolhimento e generosidade. Tem um lado quase divino, como bem definiu a poetisa Joyce Kilmer :
…………….,,,…………..
…………………………..
Poems are made by fools like me,
But only God can make a tree.
Resgate histórico importante e necessário, em tempos de preservação ambiental como prioridade e o quesito relações humanas, em especial a amizade, vivido com intensidade pelas redes sociais. O texto lembra a ousadia em levar astronautas à Lua, desafio antes considerado quase impossível de se realizar. Meio ambiente, amizade, ousadia, o passado, o presente e o futuro entrelaçados em busca de um mundo melhor. Parabéns, amigo. Material de grande sensibilidade.
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
Provérbios 17:17
Dia do amigo, esse extraordinário companheiro de nacionalidade Argentina, foi sem dúvidas assim como Paul Harris, grandes visionários, de uma reunião entre amigos fundou essa extraordinária instituição Rotary, foi como se estivesse plantando uma árvore em que as flores, sementes e frutos fossem carregados pelos ventos e foram semeandos as terras dos quatro continentes e Ernesto Fabrarro , aproveitando uma ocasião tão emblemática que foi o Homem chegar e pisar na lua, para proclamar um grito de amor aos Homens , gritando em alto e bom som hoje é o dia do amigo. Isso é o que tem feito esse amigo especial Joper Padrão, que é um grande embaixador da amizade entre os Homens e a natureza. Palmas para esse amigo e grande Rotariano.
De Jorge Gether (via Whatsapp): Meu amigo :
Você realmente é o “ponto fora da curva “ e está “em outro patamar”.
Orgulho em ser seu amigo .Ser humano maravilhoso , inteligente , competente , caridoso …. Enriquece qualquer currículo o fato de dizermos : “sou amigo
do Joper Padrão “
De Elizena Ribeiro Chaves de CArvalho (via Whatsapp): Como sempre, inspirado texto motivador como motivadoras são as iniciativas e os Projetos em que se alia o Gov. Joper. Tive a honra e alegria de plantar , naquele periodo em q fui Presidente, e o Gov Joper segue fazendo discipulos. Parabéns
Joper meu grande amigo,que em cada passo Deus te guie, cada decisão te oriente e em cada luta te fortaleça. Grande abraço.
Parabéns amigo Joper ,pela exposição do texto que emociona e enobrece os rotarianos, principalmente pelo companheirismo, a missão da paz entre as nações e a preservação do meio ambiente.
Quem tem um amigo, tem um tesouro.Abs
Meu prezadíssimo Gov. Águia Real Joper. Oportuno seu registro e resenha histórica com que nos brinda alusiva ao dia internacional do amigo. Parabéns.
A amizade é a semente do amor!
Joper: parabéns pelo texto. Pela sua força de agir e de lidar com as pessoas, você simboliza a própria ärvore da amizade, semeando fraternidade, solidariedade e companheirismo por onde passa.um abração
Belo texto. Abraços amigo.
Um gesto a ser copiado e repetido para todo sempre, tendo em mente que nem sempre veremos crescer, florescer ou dar frutos. Mas seremos sabedores das sementes que plantamos.
Excelente texto.
Meu prezado Joper, sinto-me uma pequena árvore, pois estou no meio de tantos amigos, que formamos uma floresta digna de amizades verdadeiras, pessoas de ética, moral, solidárias, equilibradas,de caráter e fraternas.
Parabéns, belo texto.
Parabéns. Texto muito bom, com informações de valor.
Prezado Joper, Bom dia! Lindo texto pra falar de algo que faz nosso espírito ficar mais leve, este sentimento nobre que é a amizade. Entendo que o amigo é aquele irmão que escolhemos para compartilhar diversos momentos da vida. Como o texto fala, a árvore é vida, e amizade é um reflexo da vida.
Estamos diante de mais um belíssimo texto de uma pessoa iluminada, que nos brinda com suas belas palavras, um conhecimento do que escreve e, está sempre disponível a nos ensinar e, principalmente, um grande amigo. Não me canso de falar, parabéns e obrigada.
Lindo texto.
Estimado Amigo Joper. Mais um belo texto que você escreve, agora inspirado em parâmetros diferentes e que os destaca de forma convergente: a amizade e o amor ao semelhante, um ao pisar na LUA e outro ao criar o DIA DO AMIGO e que convergem para o plantio de mudas iniciado por Paul Harris e segue adiante com o gigantesco projeto do Presidente 1990-91 do Rotary INternational, Paulo Viriato Corrêa da Costa, com o Lema: Preserve o Planeta Terra. Tão importantes eventos e pessoas que realmente demonstra o companheirismo e trabalho na preservação e melhoria da humanidade. A árvore acompanha a nossa vida, desde o nascimento com o que usamos quando criança e ao falecer, com o nosso caixão. Triste, mas pura realidade. Se alguns não usam no nascimento e nem no pós falecimento, mera casualidade, como em tudo que fazemos em nossa vida. Você desperta, com seus importantes pontos de vista, a faculdade de se escrever um livro sobre o tema: Dia do Amigo. O Legado dos Visionários. Tenho imenso prazer em considerá-lo AMIGO e assim parabenizo-lhe por mais este escrito.
Que texto interessante e também reflexivo! Não existe trabalho sem equipe, relações sem pessoas. Na verdade somos uma grande rede de conexões com forças em prol do bem comum.Ajudar é fundamental para o crescimento! A solidariedade também nos faz perceber que aprendemos muito mais que ensinamos, é realmente uma troca do bem. Muito bom texto! Joper, parabéns por mais um marcante pensamento para refletirmos nesse período tão desafiador para nós que é a crise do Covid.
Amigo Joper!
São infinitos os amigos que fazemos ao longo da vida mas, uns marcam mais essa nossa passagem neste mundo maravilhoso em que estamos.
Vc é um deles, não vou exemplificar aqui o porque, cada um deve ter a sua razão de aceitar este termo.
Joper, vc é um dos poucos amigos que aceita a “AMIZADE” incondicionalmente, não vê defeitos, procura termos de PAZ para os conflitos, ameniza as características negativas.
O momento é de aceitar o todo que temos, principalmente os amigos.
Superbe blog, qui transpire la passion à l’état pur… Lona Ado Jobina