Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Desafios e Superações

A comemoração do Ano Novo data de tempos imemoriais e a celebração varia de acordo diferentes calendários, religiões e culturas. Para nós, no mundo ocidental, que adotamos o calendário gregoriano, o dia 1º de janeiro é o marco dessa passagem de ano e época de resenhas, retrospectivas, balanços.

É, também, tempo de dirigir boas energias a parentes, amigos ou mesmo a desconhecidos. Desejar Feliz Ano Novo vira lugar comum.

Eu estou por aqui refletindo sobre os desafios e as superações devidas na dinâmica da vida nas suas mais variadas épocas, situações, culturas, enfim da diversidade da história.

São tantas as situações que esse texto seria longo, um verdadeiro tratado para Saramago se deleitar em suas divagações.

Lembro, apenas por exemplo e dentre tantos e tantos outros, dos desafios que um homem comum, gente como a gente, um inglês, Winston Churchill, se defrontou ao defender mais que o Império Britânico, mas sim princípios como os que enunciou em seu discurso em Westminster em 1946, falando sobre o que denominou como conceito estratégico geral:  É nada menos que a segurança e o bem-estar, a liberdade e o progresso de todos os lares e famílias de todos os homens e mulheres em todas as terras, disse ele. 

Winston Churchill usou mais que palavras, deu repetidos exemplos. Como ensina Santo Agostinho: palavras convertem, mas o testemunho (exemplo) arrasta multidões. O Primeiro-Ministro britânico é um exemplo de superação de desafios.

Em minhas reflexões me pergunto como reagem famílias diante o nascimento de crianças com deficiências crônicas, ou jovens que se inclinam ao uso de drogas para sua afirmação social.

E como mães superam a desnutrição severa de seus filhos, como vemos em cenas do noticiário internacional?  E como pessoas se vêm obrigadas a se deslocar ou mesmo imigrar para outros países diante dos conflitos bélicos que os atingem?

E como superar notícia de diagnóstico de uma doença grave e agressiva em ente querido, como pode acontecer a qualquer um de nós?

Em 2016 a Cidade do Rio de Janeiro recebeu os Jogos Olímpicos. Residindo na Tijuca, bairro em que é instalado o Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã, optei por participar da sessão de abertura dos Jogos Paralímpicos. Faltam-me palavras para explicar o porquê dessa opção. Afinal, a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tinha sido o grande espetáculo.

Longe de julgar ter sido um pressentimentos naquela ocasião, no ano seguinte,  em 2017, fui vítima do atentado a tiro justamente na porta daquele Estádio,  o que tirou os movimentos da mão direita, e que exigiu de mim a superação desse inesperado desafio.

No ano anterior eu havia presenciado jovens atletas com deficiências físicas diversas se mostrarem campeões em suas modalidades. Por que eu teria reação diferente? Então pensei: Vida que segue, e assim tem sido desde então. Sem me comparar ao bom humor de Churchill, passei a brincar com a nova situação física.  Quando me indagam se eu fui vítima de AVC – Acidente Vascular Cerebral, logo respondo: Foi uma PAF – Perfuração por Arma de Fogo; sou sobrevivente da guerra urbana do Rio de Janeiro, do front do Maracanã, e encerro com um sorriso.

Em 2003 Lya Luft publicou um de seus livros de maior tiragem: Perdas e Ganhos. Na sua introdução, a autora gaúcha assim escreveu: Somos autores de boa parte de nossas escolhas e omissões, audácia ou acomodação, nossa Esperança e paternidade ou nossa desconfiança. Sobretudo, devemos resolver como empregamos e saboreamos nosso tempo, que é ao final sempre o tempo presente. Somos transição, somos processo. E isso nos perturba.

Ontem, 27 de dezembro, o Jornal do Commercio de Pernambuco publicou novo artigo do General Otávio Santana do Rego Barros, em que esse admirado Amigo trata de um acrônimo adotado em operações militares quando desorientados em meio a mata densa, sob chuva torrencial e escassez de suprimentos, mesmo assim precisando seguir adiante para cumprir a missão: ESAON. Estacione, Sente-se, Alimente-se, Oriente-se e Navegue. Mais uma lição colhida desse experiente militar de alta patente.

No dia 31 próximo o mês de dezembro se encerra e, como é natural no Ocidente, o dia seguinte dá a vez ao mês de janeiro.

Ao me desafiar a tratar sobre desafios e superações, lembro os versos otimistas escritos em 1977 pelo paulistano Guilherme Arantes, em Amanhã:

Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria que se possa imaginar. Amanhã, redobrada a força, pra cima que não cessa, há de vingar. Amanhã, mais nenhum mistério acima do ilusório o astro rei vai brilhar. Amanhã a luminosidade alheia a qualquer vontade há de imperar, há de imperar. Amanhã está toda a esperança, por menor que pareça o que existe é pra vicejar. Amanhã, apesar de hoje ser a estrada que surge pra se trilhar. Amanhã, mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam ver o dia raiar. Amanhã ódios aplacados, temores abrandados, será pleno, será pleno.

https://www.youtube.com/watch?v=DfLqajYJc54

Novos desafios se apresentarão nos novos tempos. Desconhecemos quais as suas características ou grau de severidade. Mas todos terão que ser superados. Nossa capacidade de superação será colocada à prova, sem dúvida. Mas lembremos da mensagem britânica ao povo de Londres em 1939 durante a Segunda Grande Guerra: Keep Calm and Carry On – Tenha Calma e Siga em Frente.

Que 2025 se apresente. Os novos desafios serão superados, afinal, Amanhã a luminosidade alheia a qualquer vontade há de imperar, há de imperar.

Ilustração colhida em www.premiotopofmind.com.br/

468 ad

49 comentários

  1. Superação é crescimento.
    Adorei a abordagem, meu Amigo.
    Parabéns!!!

    • É sempre um deleite ler os textos do Joper. Obrigada, amigo.Feliz Ano Novo!

    • Segir, seguir será o nosso caminhar de um novo amanhecer. Palavras motivam. Abraçar o novo é a esperança viva em nós. Vida nova não. Vida proveitosa no viver. Gostei do teu modo de estar a desfrutar o novo em cada amanhecer. NAMASTÊ!

  2. Que texto espetacular , que nos leva a grandes e importantes reflexões!! Superar desafios e dificuldades não é para qualquer um , não. Precisa ser determinado, disciplinado, corajosos , forte e auto determinado. Ter foco para contornar o que não podemos mudar , mas buscar soluções. Reinventar, mudar e se adaptar . Que 2025 nos traga muita luz , paz , amor e alegrias.

  3. Que bela Reflexão, querido amigo Joper Padrão. Desejo Um Ano Novo 2025. Com mais Amor ao próximo,mais Ajuda Humanitária, mais Igualdades entre todos, Compreensão, entre os povos. Alegria, Amizade, União, Amor entre todos e o mais importante A PAZ DE JESUS CRISTO.

    • Amigo Joper, seu texto é uma verdadeira inspiração! Ele resgata com maestria a essência da superação, da determinação e da capacidade humana de se adaptar e transformar dificuldades em oportunidades. Sua escrita, sempre clara e objetiva, provoca reflexões profundas, trazendo motivação e esperança para enfrentarmos os desafios da vida com coragem e resiliência.

      Neste espírito, desejo a você e a todos que compartilham dessa jornada um Feliz Ano Novo repleto de luz, paz, amor e conquistas. Que 2025 seja um ano de realizações e de contínua inspiração, como a que você transmite em seus textos! Continue brilhando e impactando positivamente a todos ao seu redor. Um grande abraço.

  4. O calendário gregoriano, a despeito das incertezas dos ciclos lunares, baseia-se em cálculos razoavelmente deduzidos, embora ,em fevereiro ,imponha reajustes que o tornam hesitante.. De uma forma ou de outra, (a maioria ) os seres em geral acordam, abrem os olhos e veem; movem-se; sentem o aroma matinal; ouvem os pássaros e sentem a energia solar. São sinais irreversíveis da vida. O texto do confrade Joper , por força desses milagres, explica a invencibilidade da luz, queiramos ou não. Mesmo em dias de chuva intensa, qualquer de nós sente e sabe quando é dia. Que assim continue , ao menos por mais duas ou três décadas. FELIZ ANO NOVO PARA TODA GENTE.

  5. De Sérgio Afonso Barbosa (via WhatsApp): Excelente texto, para muitas reflexões e ensinamentos, como sempre, quando emana de um companheiro extraordinário, engajado com o viver melhor.
    Obrigado, Joper.

  6. Prezado amigo.
    Sábias palavras.As reflexões de cada um vem completar o texto dando amplitude aos desafios planejados.
    Um feliz 2025 .

  7. Excelente texto.. É una reflexão e motivador…Parabéns Joper

  8. De John Lennon: ‘Imagine all the people living life in peace.’ Que 2025 seja um ano de união, paz, e realizações. Vamos sonhar grande, acreditar no impossível e transformar nossos sonhos em realidade.”

    Espero que goste! Se precisar de algo mais, estou à disposição!

  9. De Cleusa Amaral (via WhatsApp): Magnífico. Abraços Joper

  10. De Simone Leitão (via WhatsApp): Que texto lindo!
    Nos enche o coração de esperança por dias melhores!
    Que esse Ano Novo seja próspero e com muita saúde e força pra enfrentarmos todos os desafios que essa vida nos impõe!
    Seja feliz, você junto com a Vitória!
    Grande abraço!

  11. Joper, que magnífico receber suas palavras de expressões verdadeiras e cheias de essência humana! A vida é um forte e grande aprendizado de humildade, superação e evolução humana. Muito obrigada e receba meu abraço.

  12. Simplicidade espetáculo..

  13. Parabéns Joper. Belo texto. Que possamos construir bons amanhãs. Feliz 2025

  14. O seu desejo deixado ao final do seu texto faz-me voltar ao interior da sua exposição, o qual traz menções interiores da ausência de PAZ. E aqui, concentro-me para dizer que se cada um de nós trabalhar e agir buscando a PAZ, nos momentos mais simples de nossas ações, com certeza, poderemos mudar o tempo do verbo “ser” na frase final mencionada na primeira linha (“esse Ano Novo será próspero e com muita saúde e força pra enfrentarmos todos os desafios que essa vida nos impõe!)

    Gratidão Joper

  15. De Marilene (via WhatsApp): Um feliz ano novo companheiro Joper Padrão . O Obrigada pelos textos.

  16. De Isareal Alfonso (via WhatsApp): Li e aprendi.
    Abraço, meu amigo Joper.

  17. De Ricardo Soichet (via WhatsApp): Que 2025 venha como um ano adocicado, prazeroso, que passe no seu tempo na velocidade certa onde o presente prevalece até porque o ontem e o amanhã não existem. Que as boas intenções e as atitudes corretas nos beneficiem para que sejamos elevados e realizemos nossos desejos mais profundos

  18. De Edson Joaquim de Santana (via WhatsApp): Caro Joper,
    Nossas perdas ao longo dos anos são inevitáveis, mas os ganhos dependem da capacidade de cada um de lidar com os desafios que surgem. Você conseguiu superar e se adaptar à sua nova condição, demonstrando uma resiliência admirável. Que outras pessoas também possam encontrar forças dentro de si para enfrentar as adversidades da vida, superando dificuldades e transformando a dor em aprendizado. Que, assim como você, possam enxergar nas perdas uma oportunidade de crescimento e evolução.
    Forte Abraço e parabéns por mais um artigo vibrante!

  19. De Otavio Santana do Rego Barros (via WhatsApp): Excelente amigo
    Você está ficando cada dia mais um craque nos escritos

  20. De Leaci Momeso (via WhatsApp): Show meu amigo querido.
    Seu texto supera qualquer espectativa na vida
    Por isso e por muito mas te quero muito meu querido amigo, meu guru.
    Grande beijo.
    E que venha 2025 com boas superações para todos nós.

  21. Caro companheiro e.amigo
    Cada texto é uma aula de qualquer assunto que você trate. Esse de é uma demonstração inequivoca e invejável capacidade de refletir e traduzir claramente essas reflexoes. Parabéns por mais esta aula. Que em 2025 venham muitas outras. Feliz e próspero Ano Novo.

  22. De Rosemary Bahia (Via WhatsApp): Quando eu crescer (kķk) espero ter aprendido, nem que seja metade, de todos os seus ensinamentos, muito grata pelo belíssimo texto

  23. De Ana Lucia Albuquerque (via WhatsApp): Meu querido padrinho, vou ser mais uma vez repetitiva, quando digo que seus textos são motivo de grandes reflexões.
    FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2025. MUITA PAZ, MUITA SAÚDE NESSE NOVO ANO… e por aí se vão as frases de bons desejos de amigos, vizinhos e desconhecidos… sentimos até na natureza como se ficasse mais leve, as pessoas ficam mais sorridentes, mais amáveis, que época maravilhosa, seria tão bom que pudéssemos continuar nessa euforia de otimismo, pelo resto do ano, talvez não houvessem tantas guerras…
    Mas, o amanhã chega, queiramos ou não ele aparece, as vezes nos trazendo dias melhores, as vezes testando nossa capacidade nos momentos difíceis, seja de doença ou perdas materiais.
    Resta a cada um de nós usar aquilo que aprendeu durante os anos anteriores, para ou usufruir de momentos agradáveis ou buscar forças aonde parece que não vai conseguir, para vencer o obstáculo quase intransponível.
    Conseguimos chegar ao fim de mais um ano, somos mais do que vencedores.
    GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO, a tudo que vivemos de bom ou não, apenas GRATIDÃO
    ENTÃO, TERMINO DESEJANDO QUE O ANO NOVO POSSA CONCRETIZAR TUDO AQUILO QUE SONHOU
    QUE VENHA 2025 !!!!!!

  24. De Wanderli Barreto (via WhatsApp): A vida continua sim, meu irmão, mesmo a tantos caos, violência e miséria que nos assolam o tempo todo. Sabe tem 19 dias que sepultei minha mãe, tinha 80 anos, 5 filhos, viúva. Sofreu um infarto fulminante, mas a vida continua, não é mesmo?

    Muitas pessoas devem ter dito a você quando do ocorrido com sua mão “bala perdida”. Eu não acredito. É somente a mente humana sem governo nenhum. Não se pensa mais no próximo. As pessoas pensam até a décima vez em si mesma.

    Por isso esse nojento de caos em que vivemos.

    Desculpe o desabafo

    Wanderli Barreto

  25. De Linda dos Santos Calil (via WhatsApp): Boa noite, o maior desafio que vencemos é nascer…nascer bem, com saúde, com acolhimento de uma família e com amor.
    Todos os dias enfrentamos inúmeros desafios e em consequência a superação. Parabéns por sua singularidade em escrever textos tão profundos.

  26. Sabedoría flui… é mais que reflexão e sim um passear pela história de outros com o da sua própria… é mais que divagaçoʻes; é Wistom com Padrão do Espírito Santo que continua presente e voc~e, amado Padrinho, é uma das vozes.

  27. ESTIMADO AMIGO, COMPANHEIRO E PARCEIRO JOPER PADRÃO,
    Seu texto é um convite a grandes reflexões e percepções.

    A comemoração do Ano Novo nos convida a um balanço dos desafios, superações em variadas épocas de nossas vidas e de nossos semelhantes.

    Em minhas experiências pessoais busco as melhores soluções e caminhos para as adversidades da vida, assim como compreender, aceitar o próximo com suas imperfeições.

    Diante das fatalidades da vida só nos resta superar desafios, buscar caminhos que possam nos confortar de alguma forma, sendo resilientes, caso a situação exija.

    Temos o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas e traçarmos os rumos de nossas vidas mas, considero que somos hoje, o reflexo do que vivemos no passado. Devemos usar nossas experiências como um processo de transição para o aperfeiçoamento pessoal.

    Tenho, assim como Guilherme Arantes, uma visão otimista sobre o Amanhã pois, já passei por inúmeras situações difíceis na vida e tenho a convicção de que “Amanhã a luminosidade alheia a qualquer vontade há de imperar”.

    Desejo um Feliz Ano Novo a você caro amigo e, que Amanhã, apesar da estrada que possa surgir para trilharmos, nossos temores sejam abrandados e a esperança de dias melhores possa imperar.

  28. Estimado amigo, você sempre nos submete à reflexão sobre nossa trajetória com erros e acertos,com perdas e ganhos com analogias como às olimpíadas e paraolimpíadas,a prova de superação que um atleta escolhe se submeter Mas há também desafios que aceitamos e com o amadurecer repensamos o porquê. O hoje foi o amanhã de ontem com uma nova oportunidade de nos permitir entender o que nos resta cumprir com deleite.

  29. De Raul Serpa (via WhatsApp): Texto importante para reflexões nesta época
    com muitos desafios
    para que possamos continuar olhando para
    frente ultrapassando todos
    obstáculos naturais do
    mundo que vivemos.
    Feliz Ano Novo

  30. Caro companheiro Joper! Como sempre, mais um belo texto. Que no próximo ano, vc tenha muita saúde e paz, para continuar nos brindando com lindos textos!!!!
    Feliz Ano Novo!!!!!

    • Brilhante; Feliz 2025, saúde e paz.

  31. Seu texto Joper oferece uma profunda reflexão sobre os desafios e superações que marcam a trajetória humana ao longo da história. Ao abordar a celebração do Ano Novo, você nos convida a fazer um balanço do passado e a projetar nossas esperanças para o futuro. Essa prática é uma tradição que nos permite avaliar nossas conquistas e dificuldades, preparando-nos para os desafios que estão por vir.
    Você nos lembra das palavras e ações de Winston Churchill, destacando como ele não apenas liderou com palavras, mas com exemplos. A citação de Churchill sobre a segurança e o bem-estar de todas as famílias reflete um compromisso com princípios universais que transcendem fronteiras. Isso nos faz refletir sobre a importância de líderes que não apenas falam, mas agem em prol do bem comum.
    Seu texto também nos faz questionar como lidamos com desafios no nível pessoal e comunitário. Desde o enfrentamento de deficiências crônicas até a luta contra a desnutrição e a necessidade de migração devido a conflitos, somos lembrados de que a resiliência é uma constante na experiência humana.
    A sua experiência pessoal , que enfrentou um desafio físico após um atentado, ilustra a capacidade de adaptação e superação que cada um de nós pode descobrir dentro de si. Sua atitude positiva e humor diante da adversidade nos ensina que, mesmo em situações difíceis, é possível encontrar uma nova perspectiva e continuar avançando.
    Citando Lya Luft, você nos lembra que somos autores de nossas escolhas e devemos decidir como usamos nosso tempo. Essa reflexão filosófica destaca a transitoriedade da vida e a necessidade de vivermos o presente de forma plena e consciente.
    O acrônimo ESAON, que você menciona, oferece uma estratégia prática para enfrentar momentos de desorientação e dificuldade. Essa abordagem pragmática pode ser aplicada não apenas em contextos militares, mas em diversas situações da vida cotidiana onde é necessário parar, reavaliar e seguir em frente.
    Por fim, você nos inspira a encarar o futuro com otimismo, trazendo a mensagem de “Amanhã” de Guilherme Arantes e o famoso lema “Keep Calm and Carry On”. Esses lembretes nos encorajam a manter a calma e a resiliência diante das incertezas, confiantes de que, independentemente dos desafios que 2025 possa trazer, nossa capacidade de superação prevalecerá.
    Em suma, seu texto é um convite à reflexão sobre nossa capacidade de enfrentar e superar desafios, sejam eles pessoais ou coletivos, e a importância de mantermos a esperança e a determinação em tempos incertos. Parabéns e Feliz Ano Novo, que em 2025 possamos continuar juntos e fazer um pouquinho para nossa sociedade.

  32. De Adenir (via WhatsApp): Muito lindo. Um abraço afetuoso amigo.

  33. Bela reflexão. Parabéns por tanta inspiração. Que hajam dias melhores em 2025 e, que possamos cada vez mais captar bons exemplos de sinceridade, honestidade, empatia, fraternidade, paz e amor.

  34. Querido amigo Joper. Como sempre, seu texto é verdadeira aula de vida. Superar desafios é arte possível a todos, mas usada por poucos. Você nos convida a fazer a vida sempre melhor. Estimula-nos à paz. Faz brinde aos dias do novo ano, sempre com o olhar do sucesso. É muito bom terminar 2024 com texto de tamanha inspiração. Feliz Ano Novo a você e Vitória!!!

  35. De Maria Nilma (via WhatsApp): Chegamos ao último dia do ano e tudo que desejo é que cada momento vivido seja lembrado com carinho. Acredito que os desafios enfrentados ao longo dos últimos 12 meses vão nos fortalecer.
    Agora é hora de celebrar as vitórias e renovar os sonhos para o novo ano que está chegando. Que 2025 seja muito, muito especial

  36. De Nelson Araujo (via WhatsApp) Estimado Mestre Joper
    Texto abrangente; multicolorido…! Convida-nos à reflexão do que fomos no ano que se finda, do que fizemos dos recursos legados por Deus em nosso meio em favor do próximo e de nós mesmos.
    Projeta-nos um Ano Novo mais producente, portanto mais feliz para toda sociedade. Que assim seja..!
    Saúde, paz, luz e bençãos!

  37. De Dionísio Olicshevis (via WhatsApp): Tanto para agradecer, pela vida, nesse momento da virada! Grato por sua amizade, e que você tenha um novo ano de muitas alegrias, mesmo que algumas lágrimas possam rolar, e se isso acontecer, que os lenços do afeto que sempre vem possam de trazer o consolo nesssa caminhada de 2025! Abraços do Dionísio.

  38. De Milton Tito (via WhatsApp): Parabéns a vida e um permanente desafío para quem busca o amanhã
    E PROIBIDO ESTACIONAR NA VIDA!
    Feliz 2025

  39. Inspirador e cheio de reflexões profundas! Apesar dos desafios, sempre podemos encontrar forças para seguir em frente e fazer o melhor com o que temos.
    Que 2025 nos traga luz, esperança e coragem para superar tudo o que vier. Parabéns, Joper, por nos brindar com esse texto!

  40. De Mauro Sérgio (via WhatsApp): 2024 foi um ano de muitos desafios e vitórias!
    Viver é: Encarar o desconhecido; Sentir o medo, a alegria e o cansaço e seguir em frente!
    Que 2025 traga: Luz para iluminar, Saúde para cuidar e Paz para unir
    Disposição para lutar, pois todos queremos, podemos e merecemos um Feliz Ano Novo!
    Seu texto é combustível para seguir em frente e gostei tanto que peguei como inspiração a música do Guilherme Arantes como fundo da mensagem da Amaprab
    Mauro Sergio

  41. De Olga Tessaria (via WhatsApp): Brilhante seu texto, emocionante! Parabéns!
    E que tenhamos a esperança de dias melhores diante dos novos desafios que estão por vir! Grande abraço!

  42. De José Renato de Miranda (via WhatsApp): Boa tarde, Companheiro Jopper, oportunas reflexões, gostei muito, a questão dos que vivem o dia a dia com alguma deficiência e os que vivem sem deficiência, é mesmo muito sensível .
    Abraço, ótimo fim de semana

  43. Sempre textos poéticos! Gostei da reflexão sobre a fala “Feliz Ano Novo” ser um lugar comum. De fato, é um sentimento de recomeço e novo ciclo e, assim como outros sentimentos, é uma mensagem que todos entendem, uma linguagem de certa forma universal que une as pessoas no sentimento de esperança para ciclos prósperos em todos os aspectos.

  44. A virada do ano sempre nos convida a novas reflexões, e as vezes nem nos damos conta de que em breve o ano novo será velho também. Enfim, a roda vai girando e nossa esperança de melhora em todos os sentidos continua.

    Parabéns por mais um belo texto, meu amigo.

  45. De Ana Cristina Abrantes (via WhatsApp): Parabéns por essa consciência e comprometimento, Joper, os mesmos que percebo no Mauro. São bênçãos!

    Assim temos que ser, pensar e agir como cidadãos de bem em tudo que fazemos. Pessoas honestas, comprometidas, amorosas e generosas são naturalmente felizes porque estão em harmonia com sua missão no mundo.

    E nós não devemos poupar elogios sinceros e gratidão, assim propagamos a corrente do bem.

    Muitíssimo obrigada!
    Ana Cristina Abrantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *