Construindo o Futuro – Novas Gerações na trilha da responsabilidade Social
Cada vez mais o mercado valoriza as empresas que tenham práticas de responsabilidade sócio-ambiental, isso é inegável. E essas empresas, por sua vez, percebem que os novos talentos que formam a força de trabalho renovam seu comportamento aceleradamente.
No entanto, as corporações se vêm diante de um grande desafio: que políticas adotar para encantar esses contingentes de jovens que chegam ao mercado? Neste Século XXI parecem estar diante de um possível dilema: como atrair a atenção e a participação de jovens para os seus propósitos corporativos? Ou seja, como perenizar os ideais desses grupos, alguns dos quais sedimentados ao longo de décadas ou mesmo séculos por gerações de dedicados colaboradores?
A reação dos jovens em prosseguir com os mesmos modelos daqueles que hoje fazem essas entidades existirem parece um fenômeno inédito e passa a ser estudado, comentado e rotulado das mais diversas formas e pensamentos.
Há, mesmo, vozes de renome no meio acadêmico internacional que afirmam que respeitadas entidades que congregam profissionais e empresários dedicados a prestação de serviços voluntários – conhecidas genericamente como “clubes de serviços” estejam severamente ameaçadas justamente pelo contraponto que a juventude faz diante do que foi feito e vem sendo mantido pelas gerações de pessoas maduras e experientes.
Estarão os jovens, que chegam ao mercado de trabalho, tendentes a se empenhar em programas para a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades e do mundo como um todo? Serão esses jovens interessados em prosseguir com o desenvolvimento de atividades com a prestação de serviços voluntários em redes formadas por pessoas de outras gerações? Poderão os clubes de serviços se adaptarem aos novos tempos e aos requisitos dos profissionais e empresários que trazem novos padrões de comportamento ao mercado?
A realidade demonstra que sim! As novas gerações são sensíveis a esses esforços e se apresentam para contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades. Esses movimentos do voluntariado atrai cada vez maior número de rapazes e moças que, com entusiasmo se somam aos mais experientes, buscando a integração efetiva entre a vida pessoal e a profissional, assim como fazem nas empresas em que atuam, transformando o potencial de novos entrantes e veteranos em inovações que beneficiam a sociedade e o mercado globalizado.
Em “Construindo o Futuro – Novas gerações na trilha da responsabilidade social” o autor explora as possibilidades de responder a essas indagações instigantes, oferecendo sua visão a partir da experiência de mais de 15 anos no convívio com grupos de jovens que mostram uma face promissora para a superação dos aparentes obstáculos que resultam dos novos paradigmas sociais.
Com linguagem de fácil compreensão, Joper Padrão comenta em 10 capítulos como os jovens demonstram que há em processamento uma incessante construção do futuro, e que as novas gerações se sucedem com avidez abrindo novas trilhas na senda da responsabilidade social. Cada capítulo traduz as observações do autor com a colaboração de experts que agregam suas experiências para cada tema abordado.
Uma mensagem otimista e leitura oportuna pela empresários, profissionais, mestres, alunos, pesquisadores e para o cidadão comum que tanto ouve falar a respeito do comportamento das novas gerações.