Bem vinda Alcione Tijucana
Recebi a missão de saudá-la nesta sua Visita Oficial ao Rotary da Tijuca em nome dos companheiros e de toda a comunidade Tijucana.
Seja bem-vinda à Freguesia do Engenho Velho, como fomos denominados séculos atrás quando nossas terras foram ocupadas pelos Padres Jesuítas, lá pelo século XVI, época em que foi erigida a Capela dedicada a São Francisco Xavier.
Região caracterizada por chácaras, passou a partir do Século XX a ser uma área da Cidade do Rio de Janeiro tipicamente urbana que manteve uma Floresta replantada por ordem do Imperador D. Pedro II e pelo Barão de Bom Retiro, missão inacreditável levada a cabo por 7 homens: 6 escravos sob o comando do Major Archer.
Área vizinha ao Palácio da Quinta da Boa Vista, onde residiu o único Rei de todas as Américas – Dom João VI, e seus filhos os Imperadores Pedro I e Pedro II, a Tijuca passou a ser o local de residência de personalidades que atuavam junto à Corte. Assim, Duque de Caxias aqui residiu e foi frequentador assíduo das missas da Igreja de São Francisco Xavier.
O bairro foi berço de nascimento de personalidades como Antônio Carlos Jobim, Erasmo Carlos, Tim Maia, Lamartine Babo, do ator Thiago Lacerda, e da Imortal Rosiska Darcy de Oliveira. Aqui nasceu a Bossa Nova, no antigo Bar Divino. Por aqui viveram Aldir Blanc, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, João de Barro e Zagalo.
Temos 3 Basílicas, uma delas o Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, onde estão os restos mortais do fundador da Cidade – Estácio de Sá e o Marco de fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, 1 Igreja do rito Maronita, inúmeras outras igrejas católicas, templos evangélicos, sinagogas, e terreiros onde se professam todas as orientações religiosas. Clubes sociais e desportivos, e centros culturais que mantém tradições lusitanas, judaicas e, hoje, chineses.
Shoppings Center, galerias e centros comerciais e polos gastronômicos de grande circulação e comércio e serviços.
Aqui tiveram início os serviços de limpeza urbana, implantados por Aleixo Gary, cuja empresa municipal – a COMLURB – aqui mantém sua sede.
A Tijuca teve a primeira linha de bondes do Brasil, com tração animal, fazendo o trajeto Largo da Carioca – Muda pois era aqui que as tropas de burricos tinham que fazer “a muda”.
Praças com chafarizes, como a Xavier de Brito, conhecida popularmente como a Praça dos Cavalinhos, ou a Saenz Pena, onde no passado tivemos o largo das Chitas, e hoje temos a base da Operação Tijuca Presente da Polícia Militar, ou ainda a Praça da Bandeira do Brasil servem para diversas atividades cívicas e comunitárias envolvendo todas as faixas etárias, gêneros e etnias.
Quatro estações do Metrô suprem o transporte público, lado a lado com inúmeras linhas de ônibus, inclusive intermunicipais.
A UERJ e muitas outras universidades se somam a tradicionais Escolas da região, como o Marista São José, Batista Shepard, Santos Anjos e tantos outros, além do Colégio Militar do Rio de Janeiro e o Pedro II. Grandes Hospitais, como o Universitário Pedro Ernesto, o também universitário Gafrée & Guinle, o São Francisco da Providência de Deus, o São Vicente de Paulo, o Evangélico, e tantos outros suprem a área da saúde.
O Berço da Polícia do Exército do Brasil – o histórico Batalhão Zenóbio da Costa, que leva em seu pátio o nome do General Domingos Ventura, saudoso companheiro que presidiu o Rotary de Irajá, é localizado na mesma rua Barão de Mesquita onde se localiza o 6º Batalhão da Polícia Militar.
Por tudo isso, afirmamos: Tijuca – Um bom lugar para se Viver.
Foi nesse bairro, caríssima Governadora, que o Rotary Club do Rio de Janeiro decidiu criair um de seus primeiros afilhados, o Rotary Club da Tijuca, clube que não foi provisório pois recebeu a Carta Constitutiva das mãos do Presidente de Rotary International Percy Hodgson que passava pelo Rio de Janeiro e que decidiu assim proceder sem que nossos pioneiros tivessem que percorrer as etapas de um Clube Provisório.
Rotary Club que ganhou o epíteto de Bom Pra Valer, de um dos trechos da Marchinha Exaltação criada pelo inesquecível companheiro Celso Macedo.
Rotary Club que completa 75 anos de atividades ininterruptas, que se recria a cada novo desafio, que gerou 5 Governadores de Distrito, que sempre participou ativamente de entidades presididas como a ABROL Rio, o CER, a Casa da Amizade, a APAR, a ABES RJ, Conselho de Ética da Associação Comercial, e de participação em administrações como a FRET e o CIEE. Clube que interage com a sociedade participando de Conselhos Comunitários e se fazendo presente e atuante junto a entidades como a Casa Ronald McDonald, o Exército de Salvação, o Sodalício da Sacra Família, a APAE RJ e a Creche Patinho Feliz.
Clube incansável na busca e na fidelização de rotarianos e rotarianas, em que o quadro associativo é a demonstração inequívoca da diversidade, equidade e inclusão.
Por fim, Governadora que nos visita, somos o único bairro da Capital do Estado do Rio de Janeiro em que as pessoas que aqui nascem, trabalham, transitam ou nos visitam ocasionalmente recebem o gentílico pelo que somos conhecidos dentre todos os cariocas: Tijucano. Sim, somos Tijucanos Soberanos. Sinta-se, pois, daqui por diante, como uma Tijucana, pela visita que nos faz e pela gratidão e admiração que lhe dedicamos.
Bem Vinda Tijucana Alcione Viana. Bem-vinda sempre!
Tivemos uma aula bem explícita sobre o Bairro. Viajei nas informações e na beleza da história. Obrigada pelo presente.
Muito boa a saudação
A Governadora sabia do Club ao entrar e SAIU sabendo da comunidade e por isso vai servi-la mais intensamente.
Parabéns
PARABÉNS MEU AMIGO JOPER, PELO MARAVILHOSO ESTUDO SOBRE A TIJUCA.
Grande confrade, companheiro e amigo, Joper Padrão. A forma adotada por você, para enaltecer a importância desse evento, deixa evidente os valores históricos das instituições que nos norteiam. Parabéns pela condução de tão nobre momento!
Deus abençoe a todos nós!
Muita Paz! . . .
Parabéns Joper, pela linda saudação à Governadora de Distrito Alcione! Foi possível viajar no tempo e conhecer melhor a Tijuca.
De Nelson Arajo (Via WhatsApp): Magnífico. Nota dez…!
Esse é o nosso Mestre padrão existencial.
Paz, Luz e Bençãos…!
Abração.
De Sérgio Sá (via WhatsApp): Parabéns! Foi ótimo ter sabido que você é um “discurseiro” de primeira. Parabéns !
De Licio Araujo (via WhatsApp): Caro Joper
Você tem a riqueza de sua vivência no nosso elitista Rotary .
A experiência de um governador bem sucedido como foi o nosso saudoso Luiz Phelippe Saldanha da Gama, meu primeiro presidente, no ontem.
Viva,viva !!!
De Ana Lucia (via WhatsApp): A figurinha já fala por si.
Gostei Muito do seu discurso, ele é muito importante, pois ajuda os participantes a conhecerem um pouco mais sua cidade. Se cada clube fizesse o mesmo, falando da história do seu bairro e vinculando a criação do seu rotary, seria maravilhoso.
De Rodrigo Hosken (Via WhatsApp): Aprendi muito sobre a Tijuca. Não tinha ideia.
Caro Joper Padrão, esse texto é realmente tocante e demonstra um grande orgulho e afeto pela identidade tijucana. A forma como ele celebra o gentílico “Tijucano” e estende essa identidade à governadora visitante é um gesto de acolhimento e respeito. A expressão “Tijucanos Soberanos” reforça um sentimento de pertencimento e orgulho local, o que torna a mensagem ainda mais poderosa e significativa. A conclusão do texto transmite gratidão e admiração, deixando uma impressão calorosa e convidativa para quem o lê. É um elogio merecido para uma declaração tão bem elaborada e significativa. Parabéns!!
De Dora Zyngier (Via WhatsApp): Que espetáculo parabéns!! Viva a Tijuca!! Bairro onde nasci no Hospital Gafree Guinle. E me criei até os 17 anos. Estudei no Instituto de Educação. Lugar que na época era bom demais ser normalista e depois professora. Parabéns Governador Joper e também amigo Joper. Foi lindo o que voce apresentou. Abraços Dora Zyngier
De João Flavio (Via WhatsApp): Caro Companheiro Joper, bom dia. Pelo pouco tempo que recebo mensagens suas é que tomo a liberdade em cumprimentá-lo pela sua caminhada como Rotariano. Feliz, um clube que tem um Joper como timoneiro. Parabéns. João Flávio
De Ronaldo Campos Carneiro (Via WhatsApp): Isto é experiência, vivência em Rotary. Nestas ocasiões, gosto muito de embutir valores rotarios tipo: alternância de poder, diversidade de profissões, que levam a reflexões sobre a instituição. Abraços
De Martinha Araujo (Via WhatsApp): Bom dia, Joper!
Esse texto não é uma simples saudação, mas uma verdadeira aula de história.
Quando “crescer” quero escrever assim…
Feliz sábado!
De Fernando Quintella (Via WhatsApp): A saudação à governadora Alcione inovou positivamente, como sempre acontece. Foi agradável passeio pela Tijuca, de ontem e de hoje. Certamente você deixou mais difícil a vida dos próximos oradores. O espírito rotário passa por menos personalismo e mais generalidade bem dirigida. Deixarei o meu depoimento na página.
Amei a saudação!!! Que bom que estava lá para ouvir a sua leitura desta verdadeira viagem pelo bairro e sua história!! Obrigada!!
De Francisco Carlos Santos de Jesus (via Whatsapp): Foi muito bom
Uma aula sobre a região da Tijuca
Parabéns, Joper, pelo magnífico texto.
Uma verdadeira aula sobre a Tijuca, bairro que morei muitos anos.
Parabéns querido EGD JOPER PADRÃO pela linda e profunda explanação do bairro Tijuca para nossa Governadora Alcione ! Com certeza, se ela antes não teve a oportunidade de conhecer esse querido bairro, passou a partir da sua visita oficial, se orgulhar desse Bairro, onde fica o Rotary Club Rio de Janeiro Tijuca! Viva!
De Airton Tomé (Via WhatsApp): Sensacional, uma verdadeira aula sobre as origens, não só da Tijuca, bem como, do Rio de Janeiro, da História do Brasil e do Rotary da Tijuca. Como diria o nosso Saudoso companheiro, Escritor Ruy Valle “Isto é Rotary”
Obrigado companheiro Joper Padrão pela verdadeira lavagem Cultural. RC. Brasilia Norte
De Maria Lucia (Via WhatsApp): E nós, sempre aprendendo com voce. Parabéns!!!
De Alice Cavalieri (via WhatsApp): Joper Boa tarde!!!
Saudação maravilhosa!!! Leva mensagem de Conhecimento do bairro em que está o Rotary Tijuca e encanta pelo Amor que o clube demonstra através de suas ações sociais
Governadora Alcione deve estar encantada por vivenciar a vida que se desenrola pelas mãos de dedicados rotarianos
Parabéns prezado rotariano Joper
De Eduardo Silveira (Via WhatsApp): Boa retrospectiva sobre a história do bairro da Tijuca!
De Eduardo Sarmento (Via WhatsApp): Muito boa a apresentação de nossa Tijuca. Comentário objetivo, demonstrando a força do bairro e suas características. Parabéns!
Bonita saudação é uma bela aula sobre a Tijuca.
Gostei muito
De Ten Cel Gustavo Lima (Via WhatsApp): Saudação perfeita! Obrigado por nos (1º BPE) incluir em tão bela história!!!
De Adélia Antonieta Villas (Via WhatsApp): Extremamente sugestivo e próprio. Fiz algo parecido na visita do Gov Dalbone sobre a Ilha do Governador. Somos privilegiados por morarmos em bairros com tanta história e especiais pela natureza.
De José Luiz Fonseca (Via WhatsApp): Excelente
Parabéns pela ideia e execução
Abraços fraternos
Uma bela viagem pelo tempo e pelo espaço, de cada marco histórico e ponto ilustre da nossa querida Tijuca. Um texto que também não só narra a historia de um bairro tão especial, como também a do querido Bom Pra Valer, de sua rede forte e frutosa de relações e de todos os seus companheiros.
Parabéns pelo belo texto e bem-vinda Alcione Tijucana!
Parabéns por elaborar uma declaração tão bem pensada e significativa. Seu texto não só honra a identidade tijucana, mas também promove um sentimento de união e respeito que é essencial para qualquer comunidade. Continue a compartilhar essa paixão e orgulho, pois são gestos como o seu que fortalecem os laços e inspiram outros a valorizar suas próprias identidades locais.A Tijuca, com sua rica história e diversidade cultural, merece ser celebrada e preservada por todos nós. Cada rua, praça e esquina carrega memórias e tradições que nos conectam ao passado e nos impulsionam para o futuro. Ao valorizar essa identidade, também reconhe a contribuição de cada indivíduo que faz parte dessa comunidade vibrante. Linda sua saudação, emocionou a todos nós!
De Luiz Fernando FAdigas (Via WhatsApp): Ótimo texto! Sou testemunho de tudo isso há 66 anos-Tijucano Raiz! Parabéns!
De Otavio Santana do Rego Barros (via WhatsApp): Excelente
Direto ao ponto e entendo que original
Parabéns
Passeio adorável no bairro, espero em um futuro próximo desfrutar da tua sabedoria pelas calçadas da Tijuca.