Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Consultor: experiência que dá bons frutos

experienciaRelembrando um Pouco da História

Lembro de ter assistido a um documentário sobre a evolução da ciência médica e das técnicas cirúrgicas. Chamou-me a atenção o momento em que a narrativa dava conta da forma como as pessoas escolhiam seus cirurgiões na Inglaterra antes da Primeira Grande Guerra: pelas manchas de sangue nos sapatos e nos jalecos dos cirurgiões.
Prática marcante! E havia sabedoria. Sapatos e jalecos sem manchas traduzia pouca experiência e maior risco nas amputações. Já aqueles bem manchados por muitas outras intervenções representavam maior conhecimento adquirido pela prática e menor chance de erros.

Como gestor e executivo que fui por cinco décadas, sempre me vali de experientes Consultores para superar os desafios com os quais me defrontei. E foram muitos e notáveis.

Experiência que vale ouro

Um dos muitos, de inesquecível memória, foi um homem do maior gabarito moral e intelectual. Valendo-me de uma construção livre, eu diria que esse ilustre jurista tinha seus sapatos e jaleco totalmente manchados pela larga experiência da sua prática jurídica. Refiro-me ao insigne Ministro Arnaldo Sussekind.

Deparando-me com um  gigantesco quadro de demandas trabalhistas (como executivo de uma grande empresa, encontrei mais de 14 mil processos para um quadro de funcionários da ordem de 11 mil colaboradores ….) , era evidente a necessidade de contar com personalidades com expertise em vários campos da atividade humana (comportamental, administrativo, econômico, direito, e outros) para reverter a tendência e sanear as causas de tamanho descalabro.

O então Consultor Arnaldo Sussekind, um dos pais das Leis trabalhistas no Brasil, foi o escolhido e os resultados foram os esperados. Colocou sua larga experiência, sua reputação e seu nome de brilhante juristas a favor da solução. Remédio aplicado, cura alcançada. Em menos de 24 meses, diante de uma série de providências, o total de processos em tramitação se reduziam para algo em torno de 2.500. De 14 mil para 2.500. Isso mesmo!

Um Consultor que era reconhecido por sua experiência.

O risco da banalização

Nos dias de hoje é comum recebermos ligações telefônicas de insistentes (e pouco oportunos …) indivíduos que se identificam como “consultores” de operadores de telefonia ou de serviços de televisão à cabo para oferecer novos planos. A atividade dessas pessoas é tipica de um representante de vendas, ou de forma mais direta, de um vendedor.

Se entrarmos numa loja de cosméticos, é possível que sejamos atendidos por “consultores” de cosméticos …  e por aí vai.

Com todo o respeito a esses profissionais, vendedores bem treinados e orientados.

Colocando o pingo no ” i “

Na Wikipédia, o verbete Consultor tem como definição ser “o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade.É uma profissão exercida por pessoas formadas em contabilidade, administração, economia, direito, engenharia dentre outras. A atividade de consultor pode ser exercida pela pessoa autônoma ou empresa especializada, neste caso denominada consultoria”.  Bem mais apropriado.

A ABCO Associação Brasileira de Consultores, renomada entidade, tem no rol de suas atividades a de “difundir o campo de atividades da Consultoria de Organização, promovendo ações voltadas a apresentar aos indivíduos, comunidades, empresas, entidades governamentais, universidades e aos meios de comunicação, as contribuições do profissional de Consultoria nos campos da economia, gestão, tecnologia, meio ambiente, política e social, para melhor compreensão e valorização da função social do Consultor”.

Os Consultores rigorosamente selecionados para seu quadro de associados assumem o compromisso de pautar suas condutas rigorosamente de acordo com os estatutos sociais da ABCO  e com os princípios éticos da entidade (http://www.abco.org.br/codigo-de-etica/)

Semana passada conversei com um respeitado oncologista e comentei com ele a história dos sapatos e jalecos manchados nos primórdios da cirurgia. Ele afirmou existirem estatísticas que comprovam que médicos com larga experiência apresentam maiores resultados de sucesso em seus casos médicos. Será bom para executivos e empresários que se lembrem sempre dessa metáfora e busquem autênticos CONSULTORES para contribuir para o desempenho de suas organizações.

assinatura-joper

468 ad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *