Tijuca – Oportunidades para Jovens
Fato recente acontecido na Tijuca exemplifica as possibilidades que as pessoas dispõem de serem úteis umas às outras. Aconteceu num salão de beleza, o Hair Point, no Shopping Tijuca. Sábado à tarde um cliente procurou os serviços de uma manicure. Indicado ao acaso pela recepcionista, foi atendido pela profissional que se encontrava na primeira posição em espera. Guiado por ela, se dirigiu ao local do serviço.
Ao sentar, viu a seu lado uma jovem adolescente mergulhada na leitura de um livro grosso. Curioso com aquela cena pouco comum (afinal, uma jovem no Shopping tem muitos outros atrativos … o cliente deu início a uma conversa. Logo descobriu o interesse da menina de 14 anos de idade pela leitura. Esse era o quarto livro da série “O Crepúsculo” , de Stephenie Meyer. Discorreu sobre o tema, os personagens, a autora, tudo com muito entusiasmo. Impressionante a sua facilidade de comunicação.
Conversa vai, conversa vem, o cliente descobre que a jovem Lucia é filha da profissional que o atende que, discretamente, a tudo assistia. Papo pra lá, papo pra cá, a conversa para o plano dos sonhos da jovem. É nesse ponto que o cliente descobre que seu sonho é o de transferir-se da Escola Municipal, onde vem estudando, no bairro da Saúde (onde reside), “para uma Escola muito boa, perto da Rua Sacadura Cabral, onde o ensino é excelente …” (mais ou menos essas foram as suas palavras).
O cliente, sintonizado com as oportunidades e os acontecimentos, perguntou se seria a Escola Dr Padre Francisco da Mota, da Venerável Ordem Terceira da Penitência ao que ela, com brilho nos olhos, acenou afirmativamente dizendo: “uma amiga conseguiu transferir-se para lá … é uma sortuda … eu desconheço como possa fazer o mesmo …”.
O cliente, um associado ao Rotary da Tijuca, prontificou-se (junto à jovem e a sua mãe) e fazer a sua apresentação à Direção da Escola, sem interferir no processo de seleção ou sem alterar qualquer regra de admissão. Assim foi feito, e graças ao talento da jovem e à oportunidade de existência de alguma vaga, a jovem Lucia conseguiu realizar o primeiro passo de seu sonho: já está matriculada na 8ª série da Escola Padre Dr, Francisco da Mota, onde poderá prosseguir os seus estudos, confiante de que sempre haverá alguém pronto a incentivar o desenvolvimento de jovens promissores.
A Diretora da Escola, Professora Regina, soube interpretar os acontecimentos e dentro dos procedimentos regimentais daquele estabelecimento de ensino, abriu a oportunidade para que Lucia prossiga sua trajetória.
Cidadãos da Tijuca se irmanam a cidadãos da Saúde e criam novas chances para uma sociedade justa. O Rotary Tijuca permanece fiel à sua Missão: construir pontes de amizade, proporcionando oportunidades e fomentando o ideal de servir.
Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador
Publicado no Boletim nº22 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim22_RCRJ-Tijuca_16022011.pdf)