Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Tijuca – Natal de Paz

O ano de 2010 será inesquecível para os tijucanos com a celebração do Natal pela Unidade de Polícia Pacificadora da Formiga. As iniciativas da Capitão Carvalhaes foram coroadas de sucesso. Essa jovem oficial, com aguçado senso humanitário, sonhou presentear a comunidade com uma festa natalina que há muito aquela região carecia de ver. Brinquedos, animadores e sonorização já eram assegurados pelo Governo do Estado. O mais importante, contudo, era propiciar uma verdadeira integração entre os responsáveis pela nova ordem social, ali representados por oficiais e praças da UPP e as pessoas residentes na área.

Sua vontade de realizar foi tamanha que ela conseguiu mais do que pretendia. Aos poucos, além dos meios materiais para os complementos que dão vida a uma autêntica festa, como decoração com balões, carrocinha com pipoqueiro, doces, refrigerantes e água, chegaram os moradores das vizinhanças que vieram trazer-lhe apoio, como voluntários. Essas pessoas traziam, na verdade, mais do que o seu trabalho e os recursos materiais: vinham com a vontade de prestar solidariedade à Comandante e seus comandados e, principalmente, de se integrar a seus semelhantes como moradores de um lugar comum.

De princípio a timidez natural dos moradores locais faziam-nos observar à distância o movimento da organização. Afinal, quando pessoas desprovidas de qualquer interesse subiam aquelas ruas para trazer-lhes um simples sorriso, um cumprimento, um gesto de solidariedade? O aroma da pipoca quente e o som com canções natalinas logo fez romper as barreiras. As poucos, algumas crianças se aproximavam … e algumas mais … e mais … e de repente, uma multidão alegre vibrava, interagindo todos como velhos conhecidos, irmanados pelos mais singelos laços de fraternidade.

Ao final, a mentora desse fantástico momento liderou uma carreata para que o Papai Noel do Rotary Tijuca pudesse visitar todas as crianças da comunidade. Com a viatura da Comandante à frente, um “trenó” dos Bombeiros Militares ao centro e uma patrulha da Polícia Militar atrás, sirenes ligadas, todas as crianças receberam seus presentes. Numa atitude de integração social, o cortejo do Bom Velhinho foi conduzido pela Capitão Carvalhaes pelas ruas Medeiros Pássaro, Conde de Bonfim, Dezoito de Outubro, Alves de Brito e da Cascata. Memorável.

Tudo tão fabuloso que sua atitude mereceu um reconhecimento dirigido por carta ao Vice-Governador Luiz Fernando Pezão, que de pronto acusou o seu recebimento. Um Natal de Paz em que o Rotary Tijuca colocou, mais uma vez em prática, o lema do Presidente Ray Klinginsmith, fortalecendo a comunidade Tijuca.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 16 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim16_RCRJ-Tijuca_05012011.pdf)

468 ad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *