Rotary Club de Belford Roxo – Lote XV
Rotarianos do Lote XV de Belford Roxo, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Quem pergunta por mim, já deve saber do riso no fim. De tanto sofrer, que eu não desisti das minhas bandeiras. Caminho, trincheiras, da noite. Eu, que sempre apostei na minha paixão guardei um país no meu coração. Um foco de luz, seduz a razão, de repente a visão da esperança. Quis esse sonhador aprendiz de tanto suor ser feliz num gesto de amor. Meu país acendeu a cor: verde, as matas no olhar, ver de perto ver, de novo um lugar; ver adiante sede de navegar, verdejantes tempos, mudança dos ventos no meu coração.
Assim, Eduardo Gudin e Costa Netto traduzem, em letra de canção, o sentimento dos poetas sobre a esperança por dias melhores.
Nós, Rotarianos, acreditamos que o progresso do homem esteja assentado sobre a perspectiva de seu desenvolvimento.
Assumimos publicamente: A HUMANDADE É A NOSSA MISSÃO!
E o fazemos conscientes, convictos de que a ação rotária pode contribuir decisivamente para que o futuro traga consigo oportunidades sempre mais auspiciosas, onde a Natureza seja mais viçosa, os campos ainda mais verdejantes, enfim, o homem se sinta sempre mais feliz e realizado.
Rotary é a organização que congrega, em torno de si, homens e mulheres, profissionais e empresários, líderes em suas atividades e ramos de negócios, que dedicam parte de seu tempo, de seus recursos, em benefício do seu próximo, seja ele alguém do convívio pessoal dos próprios Rotarianos, sejam grupos de pessoas que jamais conheceremos suas faces, suas fisionomias, mas que sabemos ser gente como a gente, cidadãos comuns que fazem da Humanidade esse fabuloso mosaico de raças e de culturas, espalhado por todo o Mundo.
Nós, os Rotarianos, somos um caleidoscópio que, com a natural dinâmica de nossos quadros, fruto da alternância pelo ingresso e do afastamento de nossos Companheiros, construímos, há quase cem anos, desenhos cada vez mais belos em favor do próximo.
Por isso, o Compromisso Global do Rotary nos conduz a empregarmos o melhor de nossos esforços no estabelecimento de estratégias e na adoção de tácticas que garantam a admissão de um novo sócio a cada mês, de modo que ao final deste período rotário tenhamos, ao menos, o acréscimo de cinco novos sócios a cada unidade rotária.
Cada novo Companheiro poderá trazer consigo idéias criativas, como as que o Rotary Club de Belford Roxo Lote XV tem produzido ao longo de sua existência.
O Banco de Leitos Hospitalares é um dos exemplos do quanto é incalculável a contribuição que cada um de nós pode trazer para o benefício comum, quando associados a um Rotary Club.
A experiência vivida por um de vocês, acompanhada por seu senso de observação, da imaginação e de criatividade, fez com que, somando suas forças às de seus Companheiros, provocasse a sinergia dos agentes da sociedade, transformando uma idéia na obra concreta, que vem beneficiando tantas pessoas ao longo dos anos.
Assim tem sido a realidade dos vários parceiros no servir que temos concebido.
Bancos dedicados a melhorarem necessidades específicas de alguns como: alimentos, armação de óculos, bolsas de colostomia, brinquedos, cadeiras de rodas, cobertores, conjunções de água, enxoval de bebê, leite materno, leitos hospitalares, material escolar, medicamentos, muletas …
Um incontável elenco de iniciativas, que poderá ser ainda mais ampliado, com novos líderes, que venham somar-se a nós, nessa incansável luta pela minimização do sofrimento de nossos semelhantes.
Que tal, por exemplo, Banco de Agasalhos, Roupas e Calçados???
Mas, além desses parceiros notáveis, também temos a nosso lado as Casas da Amizade, integradas por nossos cônjuges – esposas e maridos, e por voluntários que se aliam ao trabalho filantrópico realizado por essas dedicadas instituições, que tanto brilho emprestam a Rotary, notadamente no Distrito 4570, como é o caso da Casa da Amizade de Belford Roxo Lote XV.
Vocês, dedicados Rotarianos do Lote XV, liderados pelo amável casal José Victória e Noeme Carvalho Geno, conseguirão aumentar a lista dos trabalhos rotários, agregando novos sócios a esta unidade rotária.
Todos veremos os resultados extraordinários do empenho em identificar e introduzir novos Rotarianos novos em nosso meio.
Pessoas capazes de ver adiante, com sede de navegar pelo futuro, elevando ainda mais a Bandeira do Rotary nesta comunidade, e desta localidade diante de todas as nações onde Rotary se faz representar.
Avante companheiros do Lote XV.
A Humanidade nos será grata.
Façamos ainda mais verdejantes os campos por onde passarmos
Obrigado.
Belford Roxo, 30 de outubro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Sidney Mendes.
Coube-me a honra de saudar o Governador. Coube-me a honra de saudar o Casal Governador; coube-me enfim a honra de saudar o Companheiro Governador.
Fato que muito alegra a todos os Clubes, receber o Governador em nossa festiva acompanhado dos Companheiros do co-irmão Rotary Club Rio de Janeiro Tijuca, da Companheira Presidente Sueli Pires dos Santos Seabra e demais Companheiros de Clubes presentes.
Nesta noite, o Companheirismo estabeleça-se com o servir, buscando cada vez mais cumprir os Objetivos do Rotary.
Nesta noite, encontramo-nos rodeados de Companheiros e amigos, vivenciando o mais ardoroso e difuso calor humano, que tantas vezes também recebemos do Rotary da Tijuca.
Não faço esta saudação com palavras bonitas, e sim com palavras sinceras de Companheiro para Companheiro
Saudação ao Governador Joper Padrão
O maior evento de um Clube de Rotary é receber o Governador em sua casa, quer em reunião de trabalho, assembleia ou recepção em caráter festivo.
O Governador que em sua rotatividade, ou seja um ano de governo, visita todos os Clubes do Distrito, uma maratona incansável, ora fiscalizando, conferindo, instruindo, analisando os trabalhos empreendidos em cada um, ora acrescentando e reproduzindo seus conhecimentos adquiridos em sua vida rotária, e transferindo durante a atualidade do Instituto rotário e da Assembléia Internacional, respectivas a cada período. Os conhecimentos transferidos por nosso Governador são de grande valia para o Presidente e seu Conselho Diretor, que por sua vez, a partir daí, adaptam as novas questões, procurando encaminhar o Clube ao moderno momento de Rotary International.
A Assembleia realizada com sócios e os presidentes das grandes Avenidas, apresentando o Programa e os trabalhos desenvolvidos em cada uma, demonstra que o Clube encontra-se em completa atividade a partir dos compromissos do 1º Secretário com Rotary International.
Até aqui, falamos do Governador como Administrador.
Falemos, agora, do Governador dinâmico, do Governador autêntico, do Governador humilde, do Governador incansável, do laborioso Governador 2001-2002, do Governador Águia, do Governador Padrão, do Governador Joper Padrão do Espírito Santo.
O Governador que nos trouxe um Guia Distrital dos mais completos e bem elaborados, com incentivo sem par a todos os Rotarianos do Distrito com palavras objetivas, simples e diretas, fazendo-nos citações maravilhosas em versos como por exemplo Fernando Pessoa, onde diz: A alma é divina e a obra é imperfeita, este padrão sinala ao vento é os céus que da obra ousada é minha a parte feita, o por-fazer é só com Deus.
Assim é o Programa do Governador Padrão, fazemos o possível, o por fazer é só com Deus.
E em prosa de Lessing ao sábio Salomão, passando por Elbert Hubband, que nos diz com mais puro caráter rotário. Os sábios reconhecem que o único modo de ajudar a si mesmo é ajudando os outros.
Onde em Rotary dizemos MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE.
Demonstrando, então, que todo trabalho, todas as ações e decisões de Rotary estão diretamente voltadas para o próximo.
A mensagem do Presidente Richard King leva-nos também a mais profundas reflexões, quando diz : Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo; as que se comprometem e as que mantém o compromisso.
Com base nessas sábias palavras, podemos auferir que a vida de cada Rotariano é devotada a compromissos assumidos e mantidos.
O Governador Joper Padrão lembra também o pioneirismo de nosso Distrito, aceitando os desafios do Rotary International, como Compromisso Global, onde atingiremos a cifra de dois mihões de Rotarianos em todo o mundo. Ultrapassaremos a casa dos 70 Rotary Clubs em nosso limite geográfico; conquistaremos doações expressivas para a Fundação Rotária; faremos de nossas ações notícias de interesse público; saberemos honrar nossas tradições com entusiasmo, agregando a parcela de valor que o destino nos incumbiu, ao aceitarmos o nosso ingresso em Rotary; faremos o melhor, pois tudo será feito com amor.
Amor, afeto, ternura, compreensão, serão mais que palavras; serão sentimentos que manifestaremos em nosso convívio e nos levarão à Vitória.
Amor? Afeto? Compreensão? Vitória?
Sim. Vitória Maria.
Também Vitória Maria nos traz lindas palavras de incentivo aos Companheiros e Companheiras, ressaltando toda a importância do cônjuge na participação do Rotary e diz: Nós, cônjuges e familiares, que fazem dessa uma das mais importantes organizações dedicadas ao bem comum em todo o mundo, temos junto a eles um papel extremamente importante. Além de apoia-los, compreendê-los, estimulá-los, temos também a oportunidade de colaborar com a nossa própria participação para o tão sonhado mundo melhor.
Vitória Maria teve mais dois momentos importantíssimos quando diz: A Humanidade passa por um período turbulento e desafiante, requerendo a participação de cada cidadão consciente em busca de caminhos para a paz. E é semeando boas ações hoje, que amanhã poderemos colher a paz.
O outro momento é importantíssimo, quando Vitória Maria refere-se ao personagem do filme, sobre um grande acontecimento ocorrido na Segunda Guerra Mundial, em que diz: Nada é mais forte que o coração de um voluntário. E Vitória faz a feliz e atual comparação dizendo: Pessoas especiais, que ocupadas em seus afazeres profissionais ou empresariais, encontram chances para trabalhar para a paz e a compreensão entre os homens, será bastante apropriado dizer: Nada é mais forte que o coração de um Rotariano.
Obrigado Vitória, te agradecemos de coração.
Disse a princípio que o Governador Joper Padrão trouxe-nos um Guia Distrital dos mais completos e bem elaborados.
A partir da sua apresentação com a melhor deste Rio carioca, a estátua do Cristo Redentor, completando cem anos de braços, de abertos sobre a Guanabara.
Um índice completo, plano de atividades, divulgação da Assembleia Internacional, apresentação do Presidente do Rotary International, administração 2001-2002, Fundação, mensagens, compromissos, diretrizes, Presidentes e Secretários do Distrito, Rotaract, Interact, agenda, calendário e a tão útil nominata, demonstrando a capacidade e labor empregado nesta verdadeira Obra de grande aproveitamento Rotário.
Companheiro Governador, é quase tudo o que tínhamos para dizer-lhe pois é também importante completarmos-nos a cada instante.
E nesse último instante, pedir a Deus que a paz volte a reinar sobre todos os povos, pois A HUMANDADE É A NOSSA MISSÃO.
E por sua visita OBRIGADO, muito OBRIGADO!!!
Seu discurso Co Joper, proferido em um contexto rotariano, reflete uma profunda reflexão sobre o papel do indivíduo e das coletividades na construção de um futuro melhor. Através de uma linguagem poética e inspiradora, o discurso realça o valor da persistência, da paixão e da esperança como motores de mudança. Ao invocar a imagem de um país guardado no coração, simboliza o amor profundo pela nação e pelo potencial de transformação que reside em cada um de nós. A menção às “bandeiras”, “caminho” e “trincheiras” evoca a determinação e o compromisso com causas importantes, reiterando a mensagem de que, apesar dos desafios, é possível vislumbrar um horizonte de esperança.
A conexão estabelecida com a música de Eduardo Gudin e Costa Netto amplia essa visão, trazendo à tona a universalidade dos sentimentos de amor e aspiração por um mundo melhor. A canção, assim como o discurso, serve como um lembrete de que a arte e a poesia são ferramentas poderosas na expressão dos anseios humanos por dias mais felizes e justos. Esse diálogo entre a palavra falada e a música ressalta a importância da criatividade e da emoção na mobilização para a ação e na inspiração de mudanças significativas.
Ao final, o discurso faz um apelo direto aos Rotarianos, reafirmando a missão humanitária que os define. A ênfase na capacidade de influenciar o futuro e na importância de acolher novos membros com visão e determinação para avançar a causa rotária sublinha um compromisso com a melhoria contínua da sociedade. A visão de campos mais verdejantes é tanto literal quanto metafórica, sugerindo um mundo onde o meio ambiente e o bem-estar humano floresçam lado a lado. O chamado à ação é claro: avançar com coragem e otimismo, tornando o mundo um lugar mais justo, sustentável e feliz para todos.