Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Vila da Penha

Rotarianos da Vila da Penha, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

A atitude jovial é uma opção de cada um de nós, independente de nossa idade cronológica. Resulta de como se entende a própria vida

O vencedor nato, diante de um desafio que se apresenta, costuma dizer: “Pode ser difícil, mas é possível!”

Já um perdedor por opção, perante a mesma situação, prefere falar: “Pode ser possível, mas eu tão difícil.”

Vários ditados populares tratam do assunto. Um nos diz: “O homem começa a morrer, quando desiste de viver”. Outro, assim aborda a questão: “Velho é quem tem rugas no coração.”

Quero falar de uma coisa. Adivinha onde ela anda? Deve estar dentro do peito, ou caminha pelo ar. Pode estar aqui do lado, bem mais perto que pensamos. A folha da juventude, é o nome certo desse amor. Já podaram seus momentos, desviaram seu destino, seu sorriso de menino, quantas vezes se escondeu. Mas renova-se a esperança, nova aurora a cada dia. E há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto. Coração de estudante, há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade. Alegria e muito sonho, espalhados no caminho. Verdes: planta e sentimento, folhas, coração, juventude e fé. Na inesquecível canção Coração de Estudante, Wagner Tiso e Milton Nascimento marcam, com a força de seus versos, a ideia da permanente chama que impulsiona a nossa perseverança.

Ao tratar da força de vontade que inspira o voluntário, Vitória Maria – minha esposa, em sua mensagem aos Rotarianos, e lembrando uma afirmação de um personagem, aduz: Nada é mais forte que o coração de um rotariano.

E é essa força que devemos fecundar e difundir, pois outras lideranças, como nós, estão ávidas por somarem seus esforços aos nossos mas, por pouco conhecerem sobre Rotary, ou mesmo por desconhecerem os nossos propósitos, se vêem impossibilitadas de juntarem-se a nós, para que as desigualdades sociais sejam minoradas, que as distâncias sejam ecurtadas, e a solidariedade predomine.

Daí, o Compromisso Global do Rotary a nos inspirar a promover a admissão de um novo sócio a cada mês, a alcançar o incremento líquido de cinco novos sócios em cada Clube, a atingir a cifra equivalente a US$ 100.00 dólares rotários por Companheiro em doações à Fundação Rotária até 30 de junho próximo.

Ninguém deve se conformar com o convívio com a pobreza. É dever de todos contribuir para o autodesenvolvimento dos menos favorecidos.

A estagnação social coloca em risco a paz e a compreensão na coletividade.

Propiciar condições para que os agentes da sociedade se mobilizem na solução de problemas que afligem ao cidadão comum é dever de todos, mas nós – os Rotarianos, somos privilegiados nessa campanha, dada a condição de sermos líderes ocupados com nossas atividades profissionais mas, também, dedicados a empregar nossas energias em favor do próximo.

Por isso, afirmamos: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Cada Rotary Club deve manter suas reuniões em clima descontraído, de grande companheirismo, mas sempre comprometidos com a eficácia de nossas ações.

Novos paradigmas devem ser estabelecidos: pontualidade; objetividade; uso moderado de símbolos e aplausos; emprego da palavra sempre de forma pró-ativa; agregação de valor em tudo o que fizermos; palestras edificantes e que abordem temas do interesse dos líderes que convidamos a nos visitar, são ingredientes importantes para que nossos encontros semanais, durante o período de uma refeição, sejam cada vez mais atraentes, verdadeiramente sedutores para quem se proponha a nos conhecer melhor.

O ponto certo do sucesso de nossas reuniões deve ser medido pelo retorno de um convidado às próximas reuniões.

Com reuniões produtivas, veremos que os argumentos eventualmente usados serão substituídos pela clara intenção de nossos convidados em serem, também eles, convidados a ingressarem Rotary.

Assim, manteremos o nosso convite como um verdadeiro reconhecimento a uma nova liderança, enobrecendo-a e destacando-a no seio de nossa sociedade.

A liderança do Presidente Aylton Borges, somada ao jovial entusiasmo dos Companheiros do Rotary da Vila da Penha, mostrará a todos que renova-se a esperança de uma nova aurora a cada dia.

E há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto. Há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade.

Assim semearemos no futuro.

Alegria e muito sonho, espalhados no caminho por aqueles que se mantêm firmes em seu destino no cumprimento de sua missão junto à Humanidade.

Entusiasmo, Companheiros!

Entusiasmo crescente,  Amigos e Amigas.

Veremos o quanto é recompensador – para nós e para todos.

Utopia? Jamais?

Perseverança? Sempre!

Avante Rotarianos da Vila da Penha.

Avante Rotarianos do Distrito 4570.

Avante Rotarianos de todo o Mundo.

A Humanidade nos será sempre grata.

Veremos que vale a pena viver com o Coração de Estudante

Obrigado.

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Governador Edson Avellar, sem transcrição do texto 

468 ad

Um comentário

  1. Querido Co Joper, seu discurso traz à luz uma verdade fundamental sobre a atitude com que enfrentamos a vida e os desafios que nos são apresentados. A escolha entre adotar uma postura de vencedor, que vê possibilidades mesmo diante das dificuldades, ou de assumir a posição de quem se deixa vencer pelas circunstâncias, é determinante para o nosso bem-estar e sucesso. Esta ideia encontra eco em diversos ditados populares e expressões artísticas, que reforçam a importância de manter vivo o espírito de luta e perseverança, independentemente das adversidades ou da idade.
    A música “Coração de Estudante”, de Wagner Tiso e Milton Nascimento, assim como a mensagem de Vitória Maria aos Rotarianos, exemplificam perfeitamente a força e a resiliência que devemos buscar em nosso interior. Vitória ressalta a capacidade única de superação e dedicação presentes no coração de um rotariano, que simboliza a universalidade desse espírito de luta e solidariedade. A mensagem é clara: a força de vontade e o desejo de fazer a diferença são os motores que nos impulsionam a superar desafios e contribuir para um mundo melhor.
    A convocação de Joper para que outras lideranças se unam aos esforços dos Rotarianos na busca por um mundo mais justo e solidário ressalta a importância da coletividade na superação das adversidades. Ao compartilhar propósitos e unir forças, é possível enfrentar as desigualdades sociais, encurtar distâncias e fomentar um espírito de solidariedade que transcende barreiras. A mensagem é uma chamada para que todos reconheçam a força que reside no voluntariado e na vontade genuína de contribuir para o bem comum, reforçando a ideia de que a verdadeira vitória é aquela conquistada pelo coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *