Rotary Club do Rio de Janeiro – Jardim Botânico
Rotarianos do Jardim Botânico, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo. Olhando pra você, e as mesmas emoções sentindo.
Esses versos vêm da dupla Roberto e Erasmo Carlos, mas certamente lembram o sentimento que marca a vida do Rotariano, a cada instante de sua experiência como voluntário.
Sim, porque Rotary é fonte de permanente emoção. Esse é o sentimento de cada Rotariano ao participar das Campanhas de Vacinação Contra a Poliomielite; ao dirigir entidades parceiras nos servir; ao empreender projetos patrocinados pela Fundação Rotária; ao visitar entidades filantrópicas, levando o seu calor humano aos mais necessitados e desprovidos; ao realizar viagens humanitárias, promovendo o desenvolvimento de povos irmãos; ao possibilitar a qualificação de estudantes bolsistas; ao recepcionar e acolher integrantes do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens; ao estimular seus parentes e amigos a integrarem-se a nossos esforços; ao fazer-se presente, enfim, em todas as oportunidades propiciadas por nossa organização.
Muito mais há de emocionante em Rotary. O prazer do encontro com outros líderes, com os quais há identidade de propósitos. Da mesma forma, embora em sentido contrário, é o sentimento de saudades, quando a partida de companheiros é inevitável, qualquer que seja o seu motivo.
Em Rotary, amigos eu ganhei, saudades eu senti, partindo.
Um outro exemplo de forte emoção é o que ocorre na maioria dos momentos de cada Visita Oficial do Governador aos Rotary de seu Distrito. A recepção na chegada, em clima de sincero companheirismo; o plantio da Árvore da Amizade; a visita às entidades apoiadas e aos projetos empreendidos; o debate de de idéias e das experiências sobre nossa organização, durante as Assembleias com os Companheiros; a participação do Casal Governador na reunião do Rotary; o carinho, o afeto, a troca de cumprimentos calorosos, as saudações, os pronunciamentos, como é este que agora se lê.
Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi. Mas eu estou aqui, vivendo esse momento lindo; de frente pra vocês e as emoções se repetindo.
As tantas emoções vividas pelos Rotarianos passam a ser detalhes importantes da vida, estórias contadas repetidas vezes, sempre carregadas de fortes doses de solidariedade.
Se estar filiado a uma unidade de Rotary é bom para todo Rotariano, essa experiência deve ser compartilhada com outros líderes de nossa rede de relacionamentos, para que estes também possam usufruir das diversas oportunidades de servir, que Rotary nos propicia.
Daí ser certo o cumprimento das metas apresentadas pelo Compromisso Global do Rotary, bastando, para tanto, que cada Rotariano se empenhe nessa importante tarefa: a admissão de um novo sócio a cada mês, para que cada Rotary possa ver acontecer o incremento líquido de cinco Companheiros ao final de junho de 2002.
Até este momento, três Companheiros já conquistaram o Distintivo Especial de Reconhecimento, em virtude de terem apresentado cada um deles três novos afilhados neste período rotário. Foram eles, pela ordem: o Companheiro Juscelino, do Rotary de Irajá; a Companheira Maria Inêz Muzzio, do Rotary do Recreio dos Bandeirantes; e, nesta última semana, o Companheiro Sebastião Porto, do Rotary SAARA, ele que também é o Representante Especial do Governador para a fundação do Rotary Club Rio de Janeiro – Maracanã, em formação.
Assim, em maior contingente, com novos Rotarianos novos, poderemos melhor nos suceder em nossa empreitada.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISÃO!
E os desafios dessa nobre tarefa exigem mais e mais pessoas incorporadas aos nossos propósitos.
Os Rotarianos do Jardim Botânico, sob a liderança do jovial e amável casal João Cunha e Michele, têm mostrado que o Rotary se interessa.
Por isso, seus Companheiros têm sido dedicados em servir, em várias e importantes atividades distritais.
É o caso da importante contribuição do Rotary Jardim Botânico, quando emprestou ao Distrito 4570 um de seus mais dedicados casais – os Companheiros Wilmar Garcia Barbosa e sua adorável esposa Helena, ela atual Presidente do Banco de Enxoval do Bebê, ele Governador 1997-1998 que, sob a carismática condução do australiano Presidente Glenn Kinross, a todos estimulou conduzido-nos a mostrar que “Rotary se interessa”.
Obrigado, amigos Vilmar e Helena, pelo seu empenho e dedicação.
Seus nomes, e o do Rotary do Jardim Botânico, estão permanentemente inscritos no rol do Distrito 4570 do Rotary, dentre aqueles que se dedicaram e certamente continuarão a fazê-lo, para que a Humanidade seja próspera e igualitária.
Também por ser de grande valor, há que se mencionar a contribuição do Rotary do Jardim Botânico, através da dedicada atuação do casal Salvador e Ângela Tereza, ele Presidente da FRET Fundação Rotária de Educação para o Trabalho, entidade de inquestionável importância para tantos que já se beneficiaram de suas salas oficinas, dos ensinamentos que lhes permitem melhores condições de sobrevivência, de seu autodesenvolvimento, da superação de suas dificuldades econômico-sociais.
Obrigado, a Vocês tambem, amigos Salvador e Ângela Tereza, por sua dedicada atuação rotária.
E muito mais ainda farão, Companheiros e Companheiras do Jardim Botânico, na medida em que as metas estabelecidas sejam atingidas e superadas, aumentando ainda mais a sua folha de serviços em prol da comunidade local e mundial.
Cada Rotariano deve assumir a sua parcela de responsabilidade pela evolução institucional daquela ideia que, um dia lançada por Paul Harris, vem sendo incrementada ao longo de décadas, há quase um século, por uma quantidade incalculável de cidadãos do bem, de gente comum como nós, mas que trazem consigo a chama ardente do desejo de ver um mundo melhor para todos.
Assim, estaremos em paz com a vida e o que ela nos traz, na fé que nos faz otimistas demais. Afinal, se choramos ou se sorrimos o importante é que emoções nós vivemos. E muito mais viveremos, porque estaremos assegurando a continuidade do trabalho rotário, com resultados sempre mais auspiciosos, favorecendo um número cada vez mais expressivo de pessoas.
Avante, Rotarianos do Jardim Botânico. Suas tradições são fonte de inspiração para um grande número de líderes, que os observa, que nota suas atitudes, que percebe suas ações.
Avante Rotarianos do Distrito 4570.
Avente Rotarianos por todo o mundo.
A Humanidade será a grande beneficiada.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Governador Wilmar Garcia Barbosa
Peregrino rotário com seu manto, Joper Padrão do Espirito Santo, Águia seguindo em procissão, levandp ap seu lado o encanto de Vitória MAria do Espirito santo, pois A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO.
Missão de pregar a paz e a esperança, vencendo conflitos, semeando a bonança, e continua seguindo a procissão; mensageiro do Rotary em nosso Distrito; traduzindo no lema confiante e contrito, pois A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO.
E nesta Missão que é a Humanidade, receba o reforço de um Rotary de verdade, parceiro, amigo, sincero e dinâmico. E nos versos que canto neste momento, leve a alegria, a amizade e o sentimento, no abraço amigo do Jardim Botânico.
Joper que lindo discurso, impregnado de emoção e inspiração, reflete profundamente o espírito do Rotary e dos seus membros, chamados Rotarianos. O Rotary International é uma organização global de voluntariado dedicada a trazer mudanças positivas e duradouras em comunidades ao redor do mundo. Através de uma vasta gama de projetos e atividades, desde campanhas de vacinação contra a poliomielite até programas de intercâmbio internacional de jovens, os Rotarianos dedicam-se a servir aos outros, promover a paz, e melhorar as condições de vida das pessoas mais necessitadas.
A essência do Rotary reside não apenas em suas ações, mas também nas conexões humanas que são formadas e fortalecidas através do serviço. Como você destaca, ser Rotariano é viver e compartilhar emoções intensas, seja na alegria dos encontros e realizações conjuntas ou na saudade que acompanha a despedida de companheiros. Esta jornada emocional compartilhada fortalece os laços entre os membros, criando uma comunidade unida pelo desejo comum de fazer o bem.
Cada Rotariano, influenciado pela visão de Paul Harris, fundador do Rotary, carrega consigo a responsabilidade e a oportunidade de contribuir para a melhoria do mundo. Ao incentivar outros líderes e membros da comunidade a se juntarem a esta causa, os Rotarianos garantem a continuidade e ampliação do impacto positivo do Rotary. A sua mensagem final é um chamado à ação, não apenas para os Rotarianos do Jardim Botânico ou do Distrito 4570, mas para todos ao redor do mundo. Através da solidariedade, do trabalho conjunto e da partilha de emoções, a humanidade como um todo se beneficia, movendo-se em direção a um futuro mais promissor e harmonioso, Parabéns pelo belo discurso.