Rotary Club do Rio de Janeiro – Laranjeiras
Rotarianos das Laranjeiras, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.
Gracias a la vida que me ha dado tanto, me dio dos luceros que cuando los abro perfecto distingo lo negro del blanco, y en el alto cielo su fondo estrellado, y en las multitudes el hombre que yo amo. Gracias a la vida que me ha dado tanto, me ha dado el oído que en todo su ancho, grava noche y días fgillos y canarios, martillos, turbinas, ladridos, chubascos y la voz tan tierna de mi bien amada. Gracias a la vida que me ha dado tanto, me ha dado el sonido y el abecedario con el las palabras que pienso y declaro:
madre, amigo, hermano y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy amando. Gracias a la vida que me ha dado tanto, me ha dado la marcha de mis pies cansados con ellos anduve ciudades y charcos, playas y desiertos, montañas y llanos y la casa tuya, tu calle y tu patio. Gracias a la vida que me ha dado tanto, me ha dado la risa y me ha dado el llanto así yo distingo dicha de quebranto los dos materiales que forman mi canto y el canto de ustedes que es el mismo canto. Violeta Parra nos empresta, em seus versos, a inspiração para agradecermos a Deus pelo dom da vida.
Ser Rotariano é motivo de rara satisfação para um profissional ou empresário que, identificado por outros Rotarianos, em virtude de sua ilibada conduta nos negócios e sua vocação por servir, se vê o convidado a ingressar nessa extraordinária organização.
Em Rotary, desenvolvemos nossas potencialidades; aperfeiçoarmos nossa oratória; atualizamos nosso conhecimento sobre variados temas; nos tornamos cidadãos melhor preparados para a vida.
E mais: ao desenvolvermos os projetos humanitários que idealizamos, sentimos a satisfação de saber que estamos fazendo a parte que nos toca para que o mundo seja igualitário, onde impere a justiça social, em que todos tenham condições de seu autodesenvolvimento.
E assim como somos gratos pela vida, também devemos ser por sermos Rotarianos, o que nos tem dado tanto.
Como ser grato por estar em Rotary?
Compartilhando essa mesma satisfação com outros profissionais e empresários que, como nós, têm características, o caráter comum a todo Rotariano, identificando-os e promovendo sua aproximação com o Rotary Club que mais lhe for propício a desenvolver suas aptidões pelo servir,
Veremos que o Compromisso Global do Rotary é exequível e prazeroso, pois estaremos concorrendo para o incremento de nossos quadros sociais, tanto quanto estaremos sendo úteis a outras pessoas de nosso bem querer, e a toda a sociedade, pelos benefícios que essas novas lideranças trarão para a coletividade.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
E nossos esforços serão tão melhor distribuídos, quanto maior for o número de pessoas, como nós, que acreditam que as relações entre as pessoas possam ser recompensadoras, contribuindo para que impere a paz a compreensão entre os povos, por diferentes que sejam suas raças, cultura e credos.
Muitas têm sido as contribuições dos Rotarianos das Laranjeiras, como é exemplar a contribuição em favor do Programa do Intercâmbio Internacional de Jovens, hoje sob a liderança do Companheiro Júlio Briones, da participação de Companheiros nas equipes distritais, como a destacada presença do Companheiro Governador Assistente Novaes, Vice-Presidente do Banco de Alimentos dos Rotary Clubs do Distrito 4570, além do fomento às atividades a cargo de entidades filantrópicas locais.
E muito mais ainda o farão neste período rotário, sob a liderança do amável casal Guilherme Martins e Priscila Neubem.
Certamente suas contribuições para a Fundação Rotária irão superar a meta do valor equivalente a US$100.00 dólares rotários por companheiro; novos companheiros serão somados a seu grupo, de modo que o incremento líquido de cinco novos Companheiros seja atingido; suas atividades serão divulgadas interna e externamente.
E, então, seremos verdadeiramente gratos à vida que nos tem dado tanto: seja o que vemos, distinguindo a beleza que nos rodeia, e o cenário que precisa ser modificado para favorecer as pessoas que amamos; seja o que ouvimos, tanto sendo os agradáveis sons das melodias, a voz de nossos bem amados, quanto escutando com atenção o clamor dos necessitados; seja o que falamos, quando emitimos nossas palavras de afeto a pais, amigos, irmãos e pessoas que sequer conhecemos; seja o que sentimos, levando nossa emoção, nosso amor e afeto a cada pessoa a quem beneficiamos com nosso esforço e dedicação.
E a Humanidade – a grande beneficiada, também nos será grata, pelos benefícios que trazemos à Vida.
Graças a Deus, pela vida que nos deu, por estarmos aqui reunidos; graças a Rotary, pelos seus benefícios à Humanidade, por nos ter unido sob sua Bandeira; graças aos Rotarianos das Laranjeiras, pelo companheirismo e garra, por nos receberem com tanta alegria; graças aos Presidentes e à Equipe Padrão, pela incansável dedicação, por liderarem seus clubes e times; graças aos amigos e familiares, pelo apoio, pela estima, pelo carinho; graças a la vida, que me há dado tanto.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2001.
Joper Padrão
Saudação ao Governador pela Companheira Iara, sem transcrição do texto.
Que belas palavras de gratidão e apreço! Expressar gratidão é uma prática poderosa que nos conecta com o que é verdadeiramente importante em nossas vidas. Agradecer a Deus pela dádiva da vida e por nos reunir em comunhão é uma forma sincera de reconhecer a beleza e a preciosidade do presente.
O Rotary, com sua missão de servir à Humanidade, merece todo o reconhecimento por seus inúmeros benefícios e por unir pessoas em prol de causas nobres. Agradecer aos Rotarianos das Laranjeiras pela calorosa recepção e pelo companheirismo demonstra a importância do apoio e da colaboração mútua.
A dedicação dos Presidentes e da Equipe Padrão, assim como o apoio dos amigos e familiares, são pilares essenciais que sustentam nossas jornadas e nos impulsionam a alcançar nossos objetivos. A vida, com suas inúmeras bênçãos e desafios, merece nossa gratidão constante. Que a gratidão continue a nos guiar e a nos inspirar a viver com generosidade e amor.