Revisitando 2001-2002
De repente chega o boleto. É tempo de renovar a hospedagem deste sitio.
Por razões outras, desde a Guerra na Ucrânia (2022, mar 20), eu vnha descuidando de publicar novas impressões sobre a dinâmica da vida. Foi quando tive um de meus (muitos) insights. Por que deixar de cuidar deste espaço precioso?
Colocando meus neurônios pra funcionar, lembrei que muito de nossa históira vem se perdendo, mesmo diante de esforços como a Wikipedia e outros. Foi quando lembrei, por exemplo, da fabulosa trajetória do incansável empresário Hertz Uderman (Toque a Campainha) à frente do Distrito 4570 de Rotary International, hoje sem registros recuperáveis na internet.
Bingo, pensei. Então porque deixar de fazer o registro de minha própria trajetória como Governador de Rotary? Farta documentação eu guardei. Só faltava coloca-la dispónivel por meio virtual. O esfroço da Equipe Padrão merecia essa atenção. Foi quando, então, disse e mim mesmo: Joper, mãos à obra.
Primeiro passo: ajustar as abas de apresentação do sitio. E logo surge no cabeçalho o espaço intitulado Governador 2001-2002 Distrito 4570, com os subtítulos A Humanidade é a Nossa Missão, Equipe Padrão, Presidentes Padrão, e Visitas Oficiais 2001-2002 Distrito 4570. Em seguida, a aba Consultorias e Palestras ganha o subítulo Discursos nas Visitas Oficiais.
Informações registradas, entro numa verdadeira viagem no Túnel do Tempo ao digitar cada cojunto de informações, especialmente nos dicursos, cada um deles inspitrado em versos colhidos no cancioneiro nacional e estrangeiro.
Meu amigo e companheiro Gabriel Brito Gil me encorajou a publicar textos atuais sobre essa experiência, compartilhando com meus amigos e visitantes o que me for possível neste momento de grandes emoções. Assim surge essse primeiro, Gabriel, meu Confrade e herdeito em Rotary.
Ao digitar os dicrusos me dou conta dos Clubes que permanecem ativos e daqueles que desapareceram, restando suas realizações; recordo os Companheiros que permanecem em nossa lide pela paz e compreensão, e daqueles que nos deixaram, tenha sido pelo encerramento de seus ciclos de vida, pela mudança de domicilio ou mesmo pelo afastamento da organização. Enfim, a dinâmica da vida é constatada.
E já que me vali no passado nos versos de canções, me sinto à vontade para fazer o mesmo agora e no futuro próximo. Sou abstêmio assumido, mas encontro nos versos de Memories, do grupo estadunidense Maroon 5, a inspiração para estas reflexões: Um brinde às pessoas que temos, brinde ao desejo de que você estivesse aqui, mas não está, porque as bebidas trazem todas as lembranças de volta, de tudo que já passamos. Um brinde para aqueles aqui hoje, um brinde para aqueles que perdemos pelo caminho porque as bebidas trazem todas as lembranças de volta. E as lembranças trazem, as lembranças trazem você de volta.
Pois que fluam as lembranças, para que tragam Você e todos os que prestigiarem essa viagem ao passado.
Muito bom. Com certeza foi um período que precisa que os registros sejam colocados à disposição do mundo rotário. Certamente usarei nos meus pronunciamentos no Rotary e na vida.
Nada é tão especial, enriquecedor e inspirador quanto fazer leituras das linhas que escreve/registra de fatos históricos e aleatórios. A sua história no Rotary, das quais muitas delas já ouvi empolgada, me inspiraram a seguir com tantos projetos pessoais que tenho. Como você mesmo diz: E porque não? O rápido e intenso período de 2001-2002 foram de reuniões ousadas, eventos com pessoas de grande influência e notoriedade na sociedade e que ficarão para a história do Distrito 4570, como, a exitosa Gestão do Governador Joper Padrão “Padrão Ouro”, como falamos no Escotismo. Registra tudo e deixe seu legado inspirar novos governadores com sua ousadia e coragem!
Você é um presente para o Rotary Club da Tijuca, o nosso “BOM PRA VALER!”
Companheiro Confrade e Amigo, nada acrescentar simplesmente parabenizar pelas palavras.
Nosso querido casal Governador, Joper Padrão e Vitória, o período 2001 e 2002 ,foi sem dúvidas um período extremamente fértil e generoso, por todos nós que nos engajados na equipe Padrão. A sua expertise como um ser organizado, e pela sua didática nos envolverá num mundo que muitos irão indagar , que período foi esse que se produziu tanto, de realizações e quantas emoções. Ao trazer a luz para todos que estavam ao seu lado e muitos outros que não estavam, mas, que conhece a sua capacidade, os deixarão em muito animados para vivenciar e servir ainda melhor essa instituição fantástica. O período de 2001 e 2002 , não foi só um período de trabalho,de realizações,de conhecimentos, mas, foi extremamente vitorioso nos programas de fomentação do Companheirismo , foram 9 encontros , que se iniciou somente com a equipe Padrão, Presidente Águias e os seus cônjuges, mas, em cada encontro os números de participantes crescia exponencialmente, ao ponto de muitos dizerem isso não é só um encontro de companheiros, mas, sim um programa que se revaliza com a nossa Convenção. Amigo, Governador que saudades Já é tempo você nos brindar com o 10 (décimo) encontro. Estou aguardando o convite ❤️
A técnica retórica é a vestimenta de gala na festa da vida intelectual. A alma tem um idioma especial que fala diretamente ao coração. É meu sentimento, é minha emoção. Parabéns , Presidente.
Via Whatsapp – Seu trabalho é um exemplo e uma inspiração! Paulo Lanari
Via WhatsApp: Parabéns pelo trabalho. Nada melhor do que rememorar os grandes momentos vividos durante a governadora. Abraços Alceu Eberardt
Via WhatsApp: Parabéns, boas memórias devem permanecer para as gerações futuras.
Quando olhamos para trás, as lembranças são como rios que fluem, levando-nos a momentos e lugares que moldaram quem somos. Cada lembrança é uma peça do quebra-cabeça da nossa história, conectando-nos ao passado e às pessoas que fizeram parte dele. Ao reviver essas memórias, convidamos não apenas a nós mesmos, mas também aqueles que nos rodeiam, a embarcar nessa jornada de reflexão e nostalgia.
É através dessas lembranças que podemos enxergar o brilho de momentos especiais, sentir a emoção de experiências marcantes e apreciar a jornada que nos trouxe até aqui. Ao compartilharmos essas lembranças com outros, construímos pontes entre o passado e o presente, fortalecendo laços e criando novas conexões. Que cada lembrança compartilhada seja um tesouro precioso que une corações e enriquece a jornada da vida.
Que a viagem ao passado seja repleta de sorrisos, lágrimas, abraços e aprendizados. Que cada lembrança traga consigo a magia de momentos vividos e a promessa de momentos futuros cheios de amor e gratidão. Que a nostalgia nos aqueça o coração e nos lembre da importância de celebrar a jornada da vida, com todos os seus altos e baixos, encontros e despedidas. Que as lembranças fluam, trazendo consigo a essência do que verdadeiramente importa: o amor e a conexão com aqueles que fazem a nossa vida valer a pena.Parabéns Co Joper
Governador Padrão, que tenho a honra de chamar de Companheiro.
O BPV tem honra de manter em seu quadro de associados um rotariano que entende muito bem a missão do Rotary, sempre agregando, batalhando para manter todos que estão ao seu lado sempre motivados e com isso “arrebatando” outros rotarianos.
Quem nunca participou de uma entrevista com aspirante a associado, com a presença do Joper, sempre exibindo sua memória exuberante e expressando-se com o entusiasmo contagiante de um verdadeiro contador de histórias, como um trovador medieval encantando seus ouvintes com cada palavra.
Parabéns pela iniciativa de manter a memória viva e compartilhada.
Carlos Henrique Izoton (via WhatsApp): Querido amigo Companheiro Governador Joper.
Você fala de sua trajetória sempre de uma maneira muito envolvente. Acabo sempre achando que eu também estava lá, onde quer que fosse e acontecesse. Vi tudo! Percebi a temperatura do inverno! Senti até mesmo o aroma das flores!
Mas como não sou bom com as palavras, daqui pra frente dependo de você.
Quero que minhas emoções sejam compreendidas e sinto orgulho de ter sua inteligência e boa vontade ao meu dispor. E, venhamos e convenhamos, isso é uma tremenda vantagem para aqueles que não são tão bons com as palavras, como é o caso do amigo, que humilde, sempre se esforça para me compreender.
Então me ajude aí, querido amigo! Compreenda mais essa, por favor!
Sem saber escrever algo que pudesse definir a história do Governador Joper Padrão no comando do Distrito 4570, pensei:
Peraí! Se o grande Joper lançou mão da letra de uma música nesse texto sensacional, então eu posso, ou melhor , devo fazer isso também.
E a música que me veio imediatamente à cabeça foi: “Nada será como antes, amanhã”, de Flora Purim.
“Eu já estou com o pé nessa estrada.
Qualquer dia a gente se vê.
Sei que nada será como antes amanhã.”
É por isso que o Criador providencia pessoas com poderes acima da média. Essas pessoas sabem que fatos e acontecimentos devidamente preservados serão os maiores tesouros legados às gerações futuras.
Graças ao seu empenho, “… que notícias me dão dos amigos, que notícias me dão de você” estarão sempre disponíveis, pra toda a eternidade.
Parabéns, amigo!