Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Lagoa

Rotarianos da Lagoa, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados, Amigos e Amigas.

Nós, Rotarianos, acreditamos num mundo de paz. onstruímos as bases para um mundo ideal. Agimos, incansavelmente, em várias dimensões.

Atuamos como indutores do desenvolvimento econômico-social, tanto na esfera local, quanto regional, nacinal, inernacional e mundial.

Rotary, uma fabulosa organização!

Howadr Ashman e Tm Rico, em versos traduzidos por Telamo Perle Minch, e falando sobre o Mundo Ideal, assim dizem: Olha, eu vou lhe mostrar como é belo este mundo. Já que nunca deixaram o seu coração mandar, eu lhe ensino a ver todo encanto e beleza que há na natureza, num tapete a voar. Um mundo ideal. É um privilégio ver daqui. Ninguém pra nos dizer o que fazer. Até parece um sonho … Um mundo ideal, um mundo que eu nunca vi. E agora eu posso ver e lhe dizer que estou num mundo novo com você … Eu num mundo novo com você. Uma incrível visão neste voo tão lindo, vou planando e subindo para o imenso azul do céu. Um mundo ideal, feito só pra você. Nunca senti tanta emoção. Pois então aproveite. Mas como é bom voar, viver no ar … Eu nunca mais vou desejar voltar. Um mundo ideal, com tão lindas surpresas, com novos rumos pra seguir. Tanta coisa empolgante. Aqui é bom viver. Só tem prazer. Um mundo ideal que alguém nos deu, feito pra nós, somente nós, só seu e meu.

Deixemos fluir a criança que trazemos dentro de nós.

Do musical Aladim, surge uma bela mensagem de inspiração para todos os que querem um Mundo Ideal.

O Mundo Ideal é o que desejamos construir, como um legítimo legado para as novas gerações que nos sucederão. Fazemos a nossa parte, como perícia e dedicação.

Empreendemos projetos ousados e grandiosos, ao mesmo tempo em que imprimimos, na civilização, as marcas de um grupo que atua com princípios éticos bem exxplícitos, que preserva o civismo, que fomenta o patriotismo e, ao mesmo tempo, a união de todas as culturas e povos, irmanados pela vontade de ver prevalecer a justiça social, com chance para que todos tenham oportunidades para o autodesenvolvimento.

A Humanidade almeja por viver nesse mundo ideal. E, como A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO, devemos planejar o crescimento do nosso quadro social, revisando a dinâminca de nossas reuniões, para que estas sejam cada vez mais sedutoras para lideranças que pouco conhecem sobre Rotary, e que devemos atrair para nosso convívio, de modo que tragam suas ideias para construirmos, juntos, os nossos ideais.

Por isso, devemos conhecer sempre mais os meios oferecidos pela nossa extraordinária Fundação Rotária, procurando fazer com que doações espontâneas sejam carreadas em seu favor, de modo que nossa capacidade de realização de projetos humanitários seja cada vez maior, omo é o caso do Prograa de Intercâmbio de Grupos de Estudos, que empreenderemos em parceria com o Distrito 3150, da India, proporcionando a visita de brasileiros à Cidade de Andra Pradesh, e de lá recebendo profissionais que nos visitarão, todos interessados na questão ambiental, tema do Programa Preserve o Planeta Terra, lançado pelo sempre lembrado Presidente Paulo Viriato, fundamental para que possamos manter padrões de vida na geração atual, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Essas são algumas das propostas contidas no Compromisso Global do Rotary: o desenvolvimento do qadro social, através do fortalecimento dos clubes já reconhecidos; a expansão distrital, pela criação de novos Clubes, no que estamos empenhados neste período rotário, com a ciração de oito novos Clubes: Sernambetiba, MAracanã, Rio Sul e Xerém, com reuniões semanais em formação já em realização, além dos Rotary Lapa-Castelo, Realengo, VAsco da Gama e Olaria, em fase de planejamento, de modo que o Distrito 4570 possa crescer em no mínimo dez por cento alcançando o número mínimo de Clubes por Distrito, ou seja, setenta e cinco Clubes por Distrito, fixado por Rotary International; o atingimento do volume de doações à Fundação Rotária no valor equivalente a US$ 100.00 dólares rotários por companheiro neste período; a realização de um novo projeto local, e o apoio a um projeto na comunidade mundial, formulado por um outro Rotary Club no estrangeiro.

E mais: o estímulo à crescente participação dos jovens em nossas iniciatvas; o fortalecimento dos Rotaract e Interact; o fomento à participação de mais adolescentes nos Programas de Intercâmbio Nacional e Internacional de Jovens; o recrutamento e a atração de novos Rotarianos novos, ou seja, jovens líderes que, já atuantes no mercado de trabalho, tragam consigo os valores que caracterizam cada Rotariano – independência, ilibada reputação e vocação para o servir.

Rotarianos da Lagoa: continuem sendo exemplares quando abraçam suas causas, com o fazem quando abraçam a própria Lagoa Rodrigo de Freitas, que lhes empresta a denominação e título.

Outros líderes os observam e, certamente, sentir-se-ão desejosos de formarem fileiras a seu lado.

Você sentirão, e a todos mostrarão, que a renovação de nosso hábitos, a ciração de novos paradigmas, sem desprezar nossas melhores tradições, será cada vez mais salutar para a nossa organização.

E a Humanidade nos será grata, pois sentirá que, para nós, o mundo ideal está ao nosso alcance.

Depende de acreditarmos na ideia, e de construirmos o caminho para a sua realidade.

Sucesso, Amigos.

Ganharemos todos!

Obrigado.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2001

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Hélio dos Santos

Governador Joper e Vitória:

Ao nascermos, abandonamos o conforto do ventre materno e entramos em contato com o mundo exterior: o lugar onde iremos viver até o fim da nossa vida. Ao atingirmos a fase final dos nossos dias, podemos opinar e avaliar a grandeza de tudo o que nos cerca. Ao contemplarmos as estrelas, cintilando no firmamento, temos conhecimento de que estão a distância tão grande que a medida usada para medi-las é o ano-luz. E ficamos pensando como a natureza fez objetos tão distantes, mas nada supera, em tamanho,  uma coisa: – a ignorância humana! – e para promover o equilíbrio, o homem criou a figura oposta, o centro do poder e saber: Deus ! E maior que os dois, só existe uma entidade: o tempo!

Nada é mais representativo, dessa ignorância abissal do homem, do que a figura de um recém-nascido. Ele chega completamente despido de conhecimento racional, e se não encontra alguém que o ajude, morrerá em pouco tempo. Isto demonstra a nossa total dependência, uns dos outros: o homem é um ser associativo!

Para conviver, conduzir e administrar a sociedade humana, o homem criou o terror! Inventou o dualismo do céu e do inferno. Criou-se até espaço físico para situar as duas regiões: o céu está lá em cima, perto das nuvens, enquanto o inferno está lá embaixo, no interior da terra. A comunicação com o céu é monopólio dos representantes das religiões, concorda-se que Deus é único, mas as religiosas são às dezenas!

Para os que não entendem o que hoje está acontecendo no mundo, posso me valer do tempo, para relembrar o que já aconteceu no passado. Em 1208, o Papa Inocêncio III ao enviar uma expedição punitiva contra os Albigenses, na França, instruía: – matem todos! Deus, no outro mundo, reconhecerá os seus! Foram aniquiladas populações de cidades inteiras, morriam indistintamente tanto os acusados de heresia como os católicos fiéis, adultos e crianças!

Os cruzados ao se dirigirem para libertarem Jerusalém, em poder dos Turcos, sob inspiração do Papa Urbano II, já recebiam absolvição de todos os pecados e, caso morressem pela causa santa, tinham lugar garantido no céu!

Foi em função de uma Guerra Santa, preconizada por Maomé, que os Árabes invadiram a Península Ibérica em 713. Durante 700 anos, então termos religiosos, conviveram harmoniosamente Árabes, Judeus e Cristãos. É bem verdade que naquela época ainda não se sabia que os Emirados Árabes possuíam a quarta parte do petróleo do mundo, e nem havia sido descoberta a petroquímica. Não foi Paul Harris quem descobriu que o convívio pacífico entre os povos é possível, principalmente quando não existem interesses econômicos, debaixo ou acima das areias!

O Regime Democrático é o melhor dos regimes para se ganhar eleições, mas para governar o melhor é o Poder Absoluto. E foi para acabar com o Poder Absoluto que os franceses, em 14 de julho de1789 ditaram a Declaração dos Direitos do Homem, que proclamava a igualdade de todos os homens perante a lei. E para materializar tal conquista tiveram que derrubar uma torre, a Bastilha. A Estátua da Liberdade, que não foi derrubada pelos terroristas em 11 de setembro passado e continua de pé em Nova York, teve o mesmo projetista que concebeu a Torre Eiffel erguida em Paris! A primeira foi um presente da França à cidade de Nova York em 1886. A segunda foi erguida na comemoração do centenário da Revolução Francesa em 1889. Não era objetivo dos terroristas derrubar o símbolo da liberdade!

O Rotary International, fundado em 1905, chegou ao Japão em 1920 com a instalação do Rotary Club de Tóquio. Doze anos mais tarde, em1932, funda-se o Rotary Club de Hiroshima e em 1936, o de Nagasaki; em dezembro de 1941, os EUA entravam na Segunda Guerra Mundial, declarando guerra ao Japão, depois do ataque a Pearl Harbor. E, precisamente no dia 8 de agosto de 1945, a humanidade assistia horrorizada o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Vimos recentemente o desempenho eficiente do prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, nas providências de socorro às vítimas e orientação dos bombeiros e defesa civil, fazendo dele um herói nacional. Em Hiroshima, o prefeito não teve a mesma sorte. Sabemos agora, que no primeiro momento 118.000 pessoas, também civis, igualmente inocentes, morreram embaixo de ondas de calor de 6.000 graus, 79.000 ficaram feridas e 3.700 seres humanos simplesmente evaporaram-se. Possivelmente o prefeito estava entre eles. Os sobreviventes, chamados Hibakusha, continuam morrendo, até hoje, vítimas da radiação.

E como reagiu aquele povo asiático, fanático, sem amor a vida, considerado de segunda classe pelos Ianques? Em 1949, reinstalaram-se os Rotary Clubes no Japão. O Rotary Club de Hiroshima funda em 1956, o Hiroshima Sul; em 1959, o Hiroshima Este e assim sucessivamente. A cidade de Hiroshima tem hoje 34 Clubes, sendo os dois últimos fundados em 1995.

Igualmente procede o Rotary Club de Nagasaki e, hoje, a cidade possui 31 clubes, sendo os dois últimos fundados em 1992. O recorde de comparecimento a uma Convenção do Rotary International ocorreu em maio de 1978 em Tóquio, no Japão, com uma frequência de 39.834 participantes. Hoje o Japão é um dos maiores contribuintes da Fundação Rotária.

É justo lembrar que naquela ocasião, coincidentemente como está ocorrendo agora, o Brasil estava alinhado com os vencedores. Apenas uma voz se fez ouvir homenageando a cidade Mártir: a do poeta Vinícius de Moraes, com a letra da canção Rosa de Hiroshima, cantada pelo trio Secos & Molhados.

E por que este comportamento de um povo tão sacrificado pela crueldade humana? É porque um dos objetivos do Rotary é a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações da cooperação e da paz entre as nações. E uma forma de impedirmos que novas torres venham a ser derrubadas é ampliarmos os Clubes de Rotary no mundo inteiro e aumentarmos o número de Rotarianos nos nossos Clubes, pois a humanidade é a nossa missão.

E é assim, desta forma, que o Lagoa o recebe e o saúda, Governador Joper Padrão do Espírito Santo, líder dirigindo o Distrito 4570 do Rotary International, pelo orgulho e vaidade, que todos nós sentimos de pertencermos a uma instituição cujos objetivos são tão fortes, são tão pujantes, que nem duas bombas atômicas conseguiram destruir.

468 ad

Um comentário

  1. Ao integrar a renovação com a preservação das tradições, a organização consegue criar uma combinação equilibrada entre o novo e o antigo, aproveitando o que há de melhor em ambos. Isso possibilita uma evolução contínua, mantendo a organização conectada com seu passado e ao mesmo tempo olhando para o futuro com confiança e determinação. Assim, a renovação dos hábitos e a criação de novos paradigmas se tornam ferramentas poderosas para impulsionar o crescimento e a excelência organizacional do Rotary.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *