Rotary Club do Rio de Janeiro – Inhaúma
Rotarianos de Inhaúma, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados, Amigos e Amigas.
Em tudo o que faz, o Rotariano coloca o seu amor. Essa é, certamente, uma das razões do sucesso de nossas iniciativas.
Do mais abrangente programa, com o Pólio-Plus, à ação individual, como o empréstimo de uma cadeira de rodas a uma pessoa necessitada, em tudo há uma expressiva dose de carinho, de afeto, do mais autêntico sentimento de amor.
O amor tem sido definido, em prosa e verso, por todos os idiomas, em todas as culturas. Entre nós, MArinho Marcos e Eunice Barbosa, cantam em uma de suas poesias: O amor é um sentimento, tão nobre, tão bonito, é dele que eu me alimento, é nele que eu acredito! O amor é uma flor, que nasce no chão da verdade, e quem plantar o amor só vai colher felicidade!
É nessa direção que os Rotarianos caminham.
Mais do que oferecer apoio material, são exemplares aqueles que conseguem fazer do dia-a-dia de um Rotary Club uma permanente obra de incalculável valor social, como é o caso da opção feita pelos Rotarianos de Inhaúma, ao decidirem realizar suas reuniões em uma casa que hospeda senhoras que fazem do seu convívio, o lar que lhes é oferecido em seu estágio de vida quando a faixa etária é mais avançada.
Além do conforto físico, Você emprestam a estas senhoras a razão do permanente renovar.
A cada reuniáo concluída, esse grupo amável e acolhedor guarda boas recordações do último encontro, enquanto se preparam para o próximo, que se sucederá na semana seguinte.
Calor humano. Essa energia devemos esbanjar. Nesse caso, é impossível falarmos em racionalização. Muito pelo contrário, é conveniente que amemos ao próximo desbragadamente.
Se somos amados, precisamos cultiplicar essa sensação agradável com outras pessoas.
Sim, porque, por princípio, sabemos fazer com o próximo o que é feito conosco. Se somos bem tratados, tendemos a tratar bem a outrem. Se recebemos amor, estamos aptos a amar. Afinal, ninguém é feliz sozinho.
São experiências como esta, vivida e propiciada pelos Rotarianos de Inhaúma, que precisamos observar, conhecer, divulgar para, com seus reflexos positivos, atrairmos o interesse de outras lideranças que queiram somar-se a nós neste contínuo esforço pela paz e pela compreensão entre os povos.
Assim fazendo, estaremos concretizando o Comprmisso Global do Rotary. Um novo sócio a cada mês e, como resultado final, cinco novos sócios de incremento no quadro social de cada Clube.
Ganham todos. Cada um de nós, que adquire novos companheiros. Cada Clube, que melhor desenvolve seus projetos. Rotary, que se consolida como uma organização pujante. A Humanidade, que usufrui dos resultados da sinergia da renovação de nossos quadros sociais.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Aqui cumprimos com nossa obrigação de forma exemplar. Aqui estão reunidos vários ingrediantes que fazem de Rotary uma receita de sucesso.
É claro que cada unidade rotária busca realizar o seu trabalho em prol do desenvolvimento econômico-social de acordo com sua história e tradições, atuando no sentido em que é vocacionada.
É respeitável, e é bom que assim seja, pois fazemos um mosaico maravilhoso exibindo o quão variado pode ser o elenco das formas como atuar para que as razões que geram conflitos, insatisfações e desentendimentos sejam mnoradas ou mesmo eliminadas.
Apoiemos a Fndação Rotáeia. Esta extraordinária organização, fruto bem sucedido da genialidade e da perseverança dos Rotarianos de todo o Mundo.
Vocês, abnegados, dedicados Rotarianos de Inhaúma, poderão fazer ainda mais. Poderão, por exemplo, ir ao encontro das necessidades de uma outra comunidade, em outro País, onde um Rotary Club esteja aguardando que a sensibilidade rotária lhes dê atenção, formando a parceria indispensável para que um projeto, viabilizado sob a forma de subsídios equivalentes, possa satisfazer as necessidades por eles identificadas.
Demonstrem amor, seja ao prócimo, muito próximo, com o quaol possamos conviver, seja a outros, mais distantes, que talvez jamais conheçamos pessoalmente. Pouco importa. O que vale é o amor que possamos colocar no que fazemos.
Amor: sublime sentimento. Como uma flor, pois do plantio do amor, há de brotar felicidade.
Faça,os de nossas vidas, fonte permanente de amor. Todos seremos mais felizes.
A Humanidade se beneficiará dessa atitude, vivendo em paz e harmonia.
Viva o Rotary! Viva os Rotarianos! Viva a Humanidade! Viva e reine o amor, entre todos, sem limites, sem exceções.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 4 de outubro de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador
A mensagem transmitida é profundamente inspiradora e ressalta a importância do amor em nossas vidas, tanto para aqueles que estão próximos de nós quanto para aqueles que estão distantes. O amor é descrito como um sentimento sublime, comparado a uma flor que, quando cultivada, irradia felicidade. Ao colocarmos amor em tudo o que fazemos, estamos contribuindo para tornar nossas vidas uma fonte constante desse sentimento positivo.
A ideia de espalhar o amor e promover a felicidade através de nossas ações é um convite para que todos nós busquemos ser agentes de transformação em nossos círculos de convivência e além deles. Ao adotarmos essa atitude, não apenas melhoramos nossas próprias vidas, mas também contribuímos para um mundo mais pacífico e harmonioso. A mensagem final destaca a importância da humanidade viver em amor e harmonia, sem restrições ou exceções, promovendo um ideal de união e compaixão.
Assim, ao celebrar o Rotary e os Rotarianos, estamos reconhecendo o papel fundamental que o amor e a compaixão desempenham em nossa sociedade. Que essa mensagem nos inspire a cultivar o amor em nossas vidas, a fim de espalhar felicidade e harmonia por onde quer que passemos. Viva o amor, viva a união e viva a Humanidade em sua plenitude!