Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club de São João de Meriti – Vilar dos Teles

Rotarianos e Rotarianas de Vilar dos Teles, Rotarianos e Rotarianas do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

A Felicidade é um sentimento difícil de ser traduzido.

É aquele estado de contentamento, às vezes indescritível, mas sempre prazeroso.

Estamos felizes quando algo de bom nos acontece.

Mas, também, quando fazemos o bem para o próximo.

Esse é o caso dos Rotarianos. Encontramos na atitude do servir uma inesgotável fonte do mais autêntico prazer.

Servimos de forma despretensiosa, sem esperar retorno ou retribuição.

Servir, para nós, é o meio para atingirmos o nosso objetivo: a paz e a compreensão mundial.

Tudo o que fazemos, é feito com amor, pois estamos convictos de que agindo em favor de nosso semelhante, estamos construindo uma estrada segura para que haja o clima propício ao entendimento entre as pessoas, fazendo com que suas diferenças sejam respeitadas, valorizando-se aquilo que lhes é semelhante ou os seus interesses coincidentes.

Os nossos inesquecíveis poetas Tom e Vinícius assim definiram a felicidade: A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar. A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar.

Esses versos nos fazem refletir sobre o quanto é tênue esse sentimento, e sobre o quanto é importante alimentarmos, em nós mesmos, uma atitude permanentemente propícia para que a felicidade se faça sempre presente.

Sabendo que o desejo de servir é um bom caldo de cultura, onde a felicidade encontra meio próprio para se propagar, devemos compartilhar desse privilégio com outros líderes, profissionais e empresários que, como nós, trazem consigo a conduta ilibada em suas atividades e o desejo latente de ser útil.

Rotary propiciará o que lhes falta: ambiente de agradável companheirismo, clima em que fecundam boas Ideias, recursos para o desenvolvimento de projetos humanitários, sinergia da ação de líderes das mais diversas culturas em prol da paz mundial.

São razões suficientes para que tenhamos a intenção de divulgar Rotary entre nossos amigos, em nossa sociedade, fazendo com que outras lideranças, como nós, possam, também, usufruir dos benefícios de servir.

Por isso o Compromisso Global do Rotary nos desafia admitir um novo sócio a cada mês em cada um de nossos Clubes e o incremento líquido de cinco novos sócios ao final do período rotário.

Façamos, com entusiasmo, o nosso papel.

Identifiquemos e qualifiquemos as necessidades mais prementes na comunidade local. Procuremos nos interessar pelas necessidades apontadas por outro Rotary Club, de outro país, que busque parceria para seus projetos.

Idealizemos atividades de companheirismo para a captação de recursos para a nossa Fundação Rotária, tal qual está sendo propiciado pela Equipe Distrital, com a Feira das Nações, em 24 e 25 de novembro próximos, quando cada Rotary está sendo convidado a representar um país onde Rotary se faça presente, vendendo objetos, produtos e guloseimas do país representado, colocando sua barraca à disposição de uma empresa estrangeira que tenha interesses comerciais com o nosso país, dela obtendo o patrocínio para aumentar os resultados líquidos. Cinquenta por cento desses resultados para doações pelo Clube em favor da Fundação Rotária; vinte e cinco por cento para os projetos do Clube em sua comunidade local. O saldo de vinte e cinco por cento para os programas distritais.

Assim, poderemos implementar os projetos locais e apoiar os projetos mundiais.

Conheçamos melhor as oportunidades que se apresentam, que dispensam o aporte de recursos, como é o caso da apresentação de candidatos a líder e a integrantes da Equipe para o Intercâmbio de Grupos de Estudos, que está sendo organizada com Distrito 3150, para a cidade de Andra Pradesh, na Índia, vocacionado para cidadãos interessados na questão ambiental, ou seja, dedicado aos profissionais das mais diversas formações que reconheçam a importância da preservação ambiental para a garantia de vida para as gerações futuras.

Assim fazendo, estaremos contribuindo para que a felicidade seja um sentimento duradouro, permanente, sempre presente em nossas vidas. Felicidade que sentiremos, sabendo que outros mais, como nós, podem dela também usufruir através do Rotary.

A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!.

O lema para este período rotário é estimulante. Faz-nos pensar, planejar e agir em conjunto. É uma missão que assumimos porque somos capazes de enfrentar grandes desafios, como vimos fazendo com a campanha mundial de combate à poliomielite.

Esse Programa, como o Programa Preserve o Planeta Terra e tantos outros em desenvolvimento, fazem parte do elenco de ações que empreendemos para que a paz e a felicidade reinem entre todos.

Rotarianos de Vilar dos Teles, mantenham a erguida a Bandeira desta acolhedora comunidade entre todos os povos em que o Rotary se faz presente. Da mesma forma, mantenham sempre altaneira a Bandeira do Rotary de Vilar dos Teles.

Todos seremos felizes! E a Humanidade nos será grata.

Obrigado.

São João de Meriti, 2 de outubro de 2001

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelo Companheiro Wilson Batista, sem transcrição do texto.

468 ad

Um comentário

  1. Neste contexto, sobre a Felicidade, a troca de experiências e a colaboração entre indivíduos que valorizam a integridade e a utilidade se torna fundamental para a construção de uma sociedade mais harmônica e feliz. Ao nutrir em nós mesmos e nos outros esse desejo de servir e de contribuir positivamente, estamos não apenas fortalecendo nossos laços, mas também criando um ambiente propício para o florescimento da felicidade compartilhada. Assim, ao nos unirmos com outros que compartilham desses valores, estamos pavimentando o caminho para uma vida mais plena e significativa, onde a felicidade possa encontrar um lar duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *