Rotary Club do Rio de Janeiro – Méier
Um grupo significativo de líderes, cerca de 1.200.000 Rotarianos, espalham-se por todo o Mundo, dedicando os seus melhores esforços em favor do desenvolvimento social.
Procuram formar uma verdadeira ponte para que os desvalidos por ela caminhem em busca de melhores condições de vida.
Ponte construída sobre os fortes alicerces do contagiante companheirismo mundial que praticamos com tanta naturalidade.
Somos os elos de uma corrente, que se unem para que a Humanidade prospere em clima de paz e de compreensão.
Por isso, afirmamos: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Temos a coragem de assumir tamanha empreitada, porque sabemos do que é capaz de realizar o desejo desprendido de uma pessoa com bons ideais, especialmente quando conta com a solidariedade de tantos outros líderes.
É como se cada uma de nossas vidas, dedicada ao bem comum, fosse um poema, uma composição poética cujo enredo é a busca da justiça social.
Sim, Rotarianos, nossas vidas podem ser comparadas a um poema que dá esperança a quem o lê, que leva a luz da concórdia, que prega os bons valores que tanto dignifica o ser humano.
Cada um de nós é como um poema em permanente construção, cujos versos vão se encontrando a cada dia, na medida em que nossas energias se renovam com o ingresso de novas lideranças em nossa organização.
Tal como diz o poeta José Luís Tinoco, na canção imortalizada na voz de Carlos do Carmo: No teu poema existe um verso em branco e sem medida; um corpo que respira, um céu aberto, janela debruçada para a vida. Existe um rio, o canto em vozes juntas, vozes certas. Canção de uma só letra. E um só destino a embarcar no cais da nova nau das descobertas. Existe um rio, a sina de quem nasce fraco ou forte, o risco, a raiva e a luta de quem cai ou que resiste, que vence ou adormece antes da morte. No teu poema, existe a esperança acesa lá no fundo, existe tudo o mais que ainda escapa e um verso em branco à espera de futuro.
E assim é: em cada um de nós reside a esperança dos feitos que podemos empreender para que as diferenças sociais se encurtem, seja entre grupos de uma mesma coletividade, seja entre povos de nacionalidades diferentes.
Essa assertiva carece de nossa profunda reflexão.
Precisamos agir no plano local para que as diferenças entre as camadas sociais sejam menores. E isso, de certa forma, estamos habituados a fazer através dos projetos que tradicionalmente empreendemos em nosso Distrito, o 4570, o mais antigo de língua portuguesa em todo o mundo.
Mas, também Rotary precisa atuar no plano Internacional, procurando fazer com que nossa capacidade de influenciar positivamente torne real o sonho da Humanidade, quando em 1992, aqui reunidos, no Rio de Janeiro, sob os auspícios das Nações Unidas, os Chefes de Governo de todo o Mundo, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, decidiram enfrentar a origem de muitas das mazelas da sociedade moderna: as discrepâncias econômicas, que se traduzem em verdadeiros abismos sociais.
Nós, os Rotarianos, precisamos ocupar o espaço de atores privilegiados no caminho do desenvolvimento sustentável, tese que precisa criar corpo, através da sensibilidade que todos os povos devem demonstrar, de modo que a condição de vida das gerações futuras, seja assegurada através de padrões equilibrados de vida da geração presente.
Precisamos atuar com integridade, servir com amor, trabalhar pela paz, como firmou o lema do presidente Herbert Brown, no período 1995-1996, em que o estimado Governador Hertz Uderman, tendo sempre ao seu lado a sua esposa, esteve à frente do Distrito 4570, a todos entusiasmando com seu gesto amigo, lembrando nos que nossos corações deveriam pulsar em favor do bem comum.
Parabéns, Companheiros do Rotary Club do Méier: vocês legaram à história do Distrito 4570, o casal Governador – Sarah e Hertz Uderman, com qualidades extraordinárias.
Mais ainda, vocês – Rotarianos do Méier, deram um exemplo de união em torno do casal que os representava, a todos contagiando com sua alegria, como agora o fazem os companheiros do Clube Padrinho, o Rotary da Tijuca.
Parabéns amigos Sara e Hertz: vocês são fonte para nossa inspiração e dos Governadores que hão de nos suceder nas jornadas futuras, à frente deste Distrito de tantas realizações, que traz consigo a indelegável marca do pioneirismo do Rotary entre os povos de língua portuguesa.
Essa é, pois, uma questão relevante para todos nós: a redução ou eliminação das razões que gerem a estagnação social.
Sim, amigos e amigas, pois o que coloca em risco a paz é a estagnação social. As guerras, os conflitos, acabam sendo consequências.
Espera-se, portanto, dos Rotarianos, atitudes que provoquem a sinergia do que é comum na grande maioria, respeitando-se as diferenças naturais da individualidade de homens e mulheres.
Cada vez mais, e mais, se faz necessária a presença e atuação dos Rotarianos pelo Mundo afora.
Neste momento, por exemplo, há que se realçar o empenho que Rotary está desenvolvendo no campo da população e desenvolvimento.
É necessário que nos informemos de como segue o ritmo populacional, quais os resultados que a Humanidade tem alcançado nos últimos tempos, e quais os projetos que podemos empreender.
Como é da característica do Rotariano, precisamos agir para que, respeitada a individualidade do cidadão, homens e mulheres possam estar bem informados para decidirem sobre suas proles, sobre a formação de suas famílias.
Precisamos atuar, como fazem o exemplarmente os Rotarianos do Méier, para que mães possam trabalhar, enquanto os seus filhos estão dignamente assistidos por creches comunitárias.
Mas, além disso, precisamos levar a essas mães, a seus parceiros, e às gerações que se formam, o conhecimento necessário sobre a fisiologia humana, de modo que o ato da procriação resulte de uma decisão consciente, bem pensada, fruto de um ato de amor.
A Fundação Rotária está pronta a amparar os nossos projetos que contribuam para que população e desenvolvimento seja um binômio perfeito.
A nós cabe o desafio de analisarmos a questão, procurarmos assistência qualificada entre nossos companheiros e nos agentes sociais dedicados à matéria, elaborarmos projetos eficazes, e partirmos com entusiasmo redobrado para a ação.
Essa é uma das questões que nos conduz a buscar a renovação de nossas energias, com a admissão de novos companheiros, atendendo ao que propõem o Compromisso Global do Rotary.
Esforço que será reconhecido pela entrega do Troféu que leva o nome desse Compromisso, essa bela peça em cristal alemão, que será entregue ao Rotary que melhor se houver no cumprimento das metas do Compromisso Global do Rotary.
E, em falando de Troféus, há que se mencionar o Troféu Novos Horizontes, que será entregue ao doador da maior soma de recursos à Fundação Rotária, sendo entregue outras duas peças de cristal português aos dois outros doadores de maior expressão, e ao Governador Assistente Destaque pela performance alcançada pelos Rotarys que assiste.
Diga se, por oportuno, que essa foi a lembrança que entregámos ao casal Richard e Cherie King, em nome dos Companheiros do Distrito 4570, quando de sua estada entre nós na noite de 11 de setembro último.
A propósito de doações à Fundação Rotária, vale destacar a Feira das Nações, que será realizada em 24 e 25 de novembro próximos, quando os Rotary Clubs do Distrito estão convidados a representarem, cada qual, um país onde tremula a bandeira do Rotary, captando recursos na comunidade para a nossa Fundação.
Um excelente exemplo, aliás, aconteceu ontem, domingo, quando o Rotary Club de Itaguaí empreendeu de forma criativa e inovadora o seu Fórum da Avenida de Serviços Internacionais, tendo a parceria de vários Rotary Clubs do Distrito, que tiveram a oportunidade de levar cultura à comunidade, promover o companheirismo, e divulgar Rotary.
Pparabéns aos Companheiros de todos os clubes que, liderados pelo Rotary de Itaguaí, mostraram como se faz Rotary em grande estilo.
Foram eles: Rotary de Itaguaí, de Duque de Caxias, de Japeri, de Nilópolis, de Queimados e do Rio de Janeiro Bangu, Campo Grande, Guaratiba, Jardim Botânico, Laranjeiras, Paranapuã, Saara, Taquara, e Tijuca.
Ainda tratando sobre Troféus, temos, por último, o Troféu Excelência, a ser entregue ao Presidente que mais se destacar no cumprimento das etapas do seu Passaporte para a Excelência, além de lhe dar a chance de concorrer ao Grande Prêmio – a inscrição do Casal Presidente na Convenção de Barcelona, para a qual o companheiro Júlio Briones está organizando nossa comitiva.
Companheiros e companheiras: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Que cada uma de nossas vidas seja um poema, em que exista a esperança acesa atrás do muro, exista tudo mais que ainda me escapa, um verso em branco à espera do futuro.
Que cada um faça, do “Teu Poema”, o mais belo pela Humanidade.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Hertz Uderman, sem transcrição do texto
Que belas palavras você compartilhou! A ideia de vivermos nossas vidas como um poema, cheias de esperança e possibilidades, é verdadeiramente inspiradora. Cada um de nós tem a capacidade de transformar nossa existência em uma obra-prima, contribuindo para um mundo mais belo e humano. Que possamos todos nos esforçar para ser os autores do “Teu Poema”, criando juntos uma narrativa de amor, compaixão e solidariedade. Que cada verso em branco seja preenchido com a promessa de um futuro melhor, onde a bondade e a harmonia reinem supremas. Que cada passo que damos seja uma estrofe de generosidade e cada gesto de amor uma rima que ecoa pela eternidade. Vamos juntos fazer do nosso poema o mais belo pela humanidade.