Rotary Club do Rio de Janeiro – Leblon
Quantas e quantas vezes em nossas vidas somos traídos pelo desânimo, levados a pensar em desistir, e abrir mão de nossas convicções?
Talvez essas tentações sejam diárias, constantes, estejam permanentemente à nossa espreita.
Líder é a pessoa que, por sua conduta, orienta outras pessoas. Líder é aquele que serve de referência. Precisa ter total consciência de seu papel diante do seu próximo, daquele que está junto de si seguindo a mesma trilha.
Nós, rotarianos, somos profissionais e empresários, líderes em nossos ramos de atividade.
Sabemos quem somos, para onde vamos, o que fazemos, como atuamos.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO! E a esta missão nos dedicamos com todo o fervor.
Quando vemos alguém desencorajado, dizemos, como diz João de Barros, ao verter para o português a letra de uma das mais belas canções do repertório mundial, de Charles Chaplin, J. Turner e G. Parsons:
Sorri, quando a dor de torturar, e a saudade atormentar, os teus dias, tristonhos, vazios. Sorri, quando tudo terminar, quando nada mais restar, do teu sonho encantador. Sorri, quando o sol perder a luz e sentires uma cruz, nos teus ombros cansados, doritos. Sorri, vai mentindo a tua dor e ao notar que tu sorris, todo mundo irá supor, que és feliz.
Por que sorrir? Por que manter o otimismo? Porque somos dedicados a construir um mundo melhor, baseado na justiça social, na igualdade entre todos, respeitando-se as diferenças, a individualidade de cada um.
Rotary é um verdadeiro tapete de Nações. Rotarianos enfrentam o futuro, de mãos dadas, uns com os outros, e com outros homens e mulheres que, como nós, são perseverantes.
Rotary realiza projetos humanitários extraordinários possibilitados pelos recursos da Fundação Rotária.
Recursos advindos de generosas dotações fruto da sensibilidade de doadores de expressivas somas, como acontece com os detentores de grandes fortunas, com aqueles que deixam suas heranças, o patrimônio que construíram, conscientes da importância da Fundação Rotária para a Humanidade.
Afinal, é a Fundação Rotária que ampara projetos ousados como o combate à poliomielite em todo o mundo. São os recursos da Fundação Rotária que sustentam os inúmeros projetos de subsídios equivalentes desenvolvidos pelos Rotary Clubes espalhados por todo o Mundo.
Projetos como os que desenvolvemos em nossas comunidades e como os que apoiamos em outras regiões de países no estrangeiro, como o fazemos neste ano rotário, em que os Clubes do Distrito 4570 apoiam, em consórcio, projetos na Índia, nas Filipinas, na Argentina e em outras partes.
Com os recursos da Fundação Rotária estaremos enviando o grupo de IGE ao Distrito 3150, em maio de 2002, para o estágio em assuntos ambientais para a cidade de Andra Pradesh, na Índia. São esses seres obstinados como nós, de ilibada reputação, dedicados a servir ao próximo, que precisamos atrair para o Rotary.
Recursos que podem ser captados através de atividades de companheirismo, como a Feira das Nações, que será realizada em 24 e 25 de novembro próximo, com o intuito de promover a ação do Rotary pelos 163 países em que atua, vendendo seus produtos, quitutes, difundindo suas culturas, e angariando recursos para a Fundação Rotária.
Recursos que podem ser alcançados, de grão em grão, com a venda de planos de capitalização, como o CAPPAZ, promovido pela companheira Christina Maia, esposa do dedicado Secretário Geral Tácito Barbosa.
Doações que serão reconhecidas com a entrega do Troféu Novos Horizontes, e será entregue aos três maiores doadores e ao Governador Assistente Destaque, pelos resultados alcançados pelos Clubes que assistem.
Para sermos bem sucedidos, é preciso que estejamos entusiasmados e conheçamos bem os programas e os benefícios trazidos pela Fundação Rotária.
Devemos levar informações sobre nossos mecanismos à comunidade, a outros líderes que se interessem pela paz e a compreensão mundial.
Junto a essas pessoas, precisamos levar nossa mensagem de autêntico otimismo. Mostrar o clima de companheirismo que sabemos manter, mesmo quando tudo nos parece hostil.
Camelôs de ilusão? Jamais!
Realistas e otimistas? SEMPRE!
Companheiros e Companheiras do Rotary do Leblon: vocês conduzem duas bandeiras – a bandeira do Rotary em sua comunidade, e a bandeira da comunidade do Leblon diante da comunidade mundial do Rotary. Mantenham-nas sempre erguidas, altaneiras, soberbas.
Divulguem seus feitos. Façam-no internamente. Usem a palavra em suas reuniões para trazer notícias de suas realizações e de seus planos de trabalho, aumentando cada vez o comprometimento de todos com as metas do Clube.
Apresentem candidatos para a Bolsa para Paz, com inscrições abertas até 31 de agosto próximo.
Dentro do Brasil, abrimos oportunidade para estudantes de cursos de veterinária e agronomia, para intercâmbio com estudantes interessados em disciplinas como economia, direito, engenharia. O nosso candidato irá para Candeias, em Minas Gerais. Cidade com vocação agropastoril. De lá, virár um jovem para a nossa grande metrópole.
Divulguem o que fazem a seus companheiros do Rotary, do Distrito 4570 e de outras plagas.
Façam de seus projetos notícia do interesse público. É certo de que a imprensa se sentirá atraída pelo envio de releases que tratem de suas façanhas.
Realizem projeto em sua comunidade e participem, em consórcio com outros Rotary do nosso Distrito, de um projeto na comunidade mundial. Tenham a experiência de compartilhar com os anseios de outros dedicados Rotarianos no estrangeiro.
Rotary, aliás, é um COMPARTILHAR permanente. Em Rotary compartilhamos planos, necessidades, esperanças, emoções.
Compartilhemos Rotary com outras lideranças. Sejamos sedutores, para que possamos ter mais e mais líderes em nossos Clubes.
Um novo sócio a cada mês. quantos de nós tem trazido convidados a nossas reuniões?
Procuremos fazer com que nossos Clubes disputem o Troféu Compromisso Global do Rotary, uma linda águia de cristal, que será entregue ao Rotary que melhores resultados alcançar no cumprimento de suas metas.
Presidentes Padrão: esforcem-se pela conquista do Troféu Excelência. Façam de seus Passaportes para a Excelência, um roteiro agradável para que o caminho do Troféu seja trilhado.
Apoiem os novos Clubes em formação. Indiquem possíveis candidatos. Os Rotary Sernambetiba e Maracanã já estão em atividade, como Clubes Provisórios.
O primeiro com reuniões às terças-feiras, como a de hoje, de que participei com entusiasmo. Suas reuniões acontecem no Restaurante Biruta, na Avenida Sermambetiba, na Barra.
O segundo iniciou suas reuniões no Restaurante Da Vinci, na Rua São Francisco Xavier, em frente ao Colégio Militar, no Maracanã, às quartas-feiras às 20:00 horas.
Nesta próxima segunda feira será a vez de iniciarmos as reuniões do Rotary de Xerém, em almoço, com o apoio dos Rotarys de Duque de Caxias, Jardim Primavera e Nilo Peçanha.
Na semana seguinte, dia 10, será a vez da primeira reunião do Rotary Rio sul, com jantares às segundas-feiras, no Shopping que empresta seu nome a essa nova unidade rotária.
Os companheiros aspirantes ao título de sócios fundadores desses clubes, estarão reunidos aos companheiros recém admitidos no atual período rotário, na recepção que ofereceremos ao casal Richard e Cherie King, na terça-feira 11 de setembro, no Jockey Clube do Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro da Cidade.
Mais adiante virão os Rotary Lapa-Castelo, Realengo e Vasco da Gama, completando a primeira etapa da expansão distrital proramada. Seremos mais de 74 clubes em junho de 2002, mais de 2.000 companheiros, com arrecadação de doações a Fundação Rotaria superior a US$ 200,000.00 dólares rotários.
Tudo será possível graças à nossa determinação de vencer, de realizar.
Companheiros e Companheiras do Leblon. Juntos ao casal Antônio Alves e Jô, sigamos sorrindo. Quando a dor torturar, a saudade aumentar, tudo terminar, nada mais restar, SORRIAM.
Mantenham o nosso sonho encantador. Todo mundo irá sentir, que promovemos a paz. Por isso, somos felizes.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Adriano, sem transcrição do texto.
Que maravilha de texto querido Governador Joper. Me pareceu em vários momentos tão atual, principalmente ao que vivemos em nosso clube, hoje Leblon-Gavea.
Obrigada por compartilhar e nos mostrar de que juntos podemos sempre mais.
Co Joper, seu discurso ecoa com uma mensagem poderosa e universal, destacando a importância da perseverança, liderança e otimismo, especialmente no contexto do Rotary Club. A reflexão inicia-se com a realidade incontornável do desânimo que, em diversas ocasiões, pode levar à tentação de desistir e abandonar nossas convicções. No entanto, a liderança é apresentada como a bússola moral que guia e inspira, sendo o líder não apenas uma referência, mas um verdadeiro servidor dos que o seguem.
Os rotarianos são apontados como profissionais e empresários que desempenham um papel de liderança em seus respectivos campos, mas que, acima de tudo, compartilham uma missão comum: a humanidade. Este compromisso fervoroso com a causa é evidenciado pela disposição de encorajar e inspirar aqueles ao redor, mesmo nos momentos mais sombrios, como ilustrado na citação da música transformada em poesia por João de Barros. “Sorri” torna-se, assim, um mantra de resistência e esperança, sublinhando a importância de manter o otimismo e a alegria, mesmo quando confrontados com desafios aparentemente insuperáveis.
O otimismo e o realismo, longe de serem mutuamente exclusivos, são apresentados como qualidades complementares essenciais para a construção de um futuro melhor. O Rotary é descrito como uma “tapeçaria de nações”, uma comunidade global unida na diversidade, dedicada à promoção da paz, justiça social e compreensão mundial. O discurso conclama todos a participarem dessa missão, espalhando uma mensagem de otimismo autêntico e companheirismo, mesmo em face da adversidade. Ao final, sua mensagem é clara: através da determinação, cooperação e alegria compartilhada, é possível superar os desafios e promover um impacto positivo no mundo.