Rotary Club de São João de Meriti – Coelho da Rocha
Pensem nas crianças, mudas telepáticas; pensem nas meninas, cegas, inexatas; pensem nas mulheres, rotas alteradas. Pensem nas feridas, como rosas cálidas. Mas, oh, não se esqueçam da rosa, da rosa. Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária. A rosa radioativa, estúpida e inválida. A rosa com cirrose, a anti-rosa atômica. Sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada.
Versos dramáticos que retratam um momento histórico da Humanidade.
Gerson Conrado e Vinícius de Moraes perpetuam, em poesia, a sua mensagem, para nossa reflexão, sobre o lamentável episódio ocorrido em Hiroshima, Japão, em 6 de agosto de 1945, há cinquenta e um anos atrás.
Triste memória, diremos. “Coisa do passado, o mundo hoje vive em paz, podem afirmar alguns.
Será?
De fato, acontecimentos dramáticos como Hiroshima esperamos que jamais se repitam. Mas, como dizer que o mundo vive em paz, o as manchetes a nos informar, por exemplo, sobre os recentes acontecimentos em Israel. Muito triste, podemos afirmar.
Enquanto isso, cerca de 1.200.000 cidadãos, empresários e profissionais espalhados por mais de 163 países e regiões geográficas, agem na construção da paz e da compreensão mundial. Nós, os determinados Rotarianos, temos verdadeira “ideia fixa” por trabalhar na contramão daqueles que fabricam e negociam armamentos, daqueles que querem o caos urbano, dos que colocam em risco as condições ambientais.
Nós continuamos a nossa luta: a luta contra o vírus da poliomielite.
Nós, que contribuímos decisivamente para a assinatura da Carta das Nações Unidas, agora formaremos contingentes de profissionais pós-graduados na resolução de conflitos – os Bolsistas Rotary para a Paz.
Insistimos, conscientemente, em manter o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens, através da formação humanitária que proporciona mozi a mais de sete mil jovens por ano, vivendo suas experiências em outras culturas.
A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
A PAZ É NOSSA DETERMINAÇÃO!
Companheiros e Companheiras do Rotary de Coelho da Rocha: somem seus esforços, liderados pela dedicada Presidente Lília Marques, para que desta comunidade continue a ser frutuoso o trabalho rotário em favor da paz e da compreensão entre os povos.
Atraiam novas lideranças, que se interessem, como nós, por servir ao próximo, tendo conduta ilibada em seus negócios e atividades profissionais.
Sejam incansáveis na busca da admissão de um novo sócio a cada mês.
Promovam reuniões atrativas, tendo palestras com temas palpitantes, nas quais o uso da palavra seja para acrescentar informação útil, para falar de nossas atividades. Reuniões em que nossos aplausos sejam reservados para importantes acontecimentos. Que sejam reuniões agradáveis para nós, mas especialmente para aqueles que nos visitam, para nossos convidados, para as lideranças que pretendemos seduzir para o nosso meio.
Incrementem um novo projeto local. Participem, em consórcio, com outro Rotary do Distrito 4570, de um projeto na comunidade mundial.
Apresentem candidatos a Bolsa Rotary para a Paz.
Contribuam para a Fundação Rotária, com doações médias neste período equivalentes a US$ 100.00 dólares rotários por companheiro.
Participem da Feira das Nações, a realizar-se em 24 e 25 de novembro próximo, promovendo a cultura de um País aonde Rotary se faz representar.
Façam suas adesões ao plano de capitalização CAPPAZ, lançado pelo Distrito 4570 e sob a responsabilidade da Horizonte Capitalização.
Promovam atividades de companheirismo, para a captação de recursos.
Contribuam para a Fundação Rotária, e invistam seus recursos em sua comunidade.
Disputem, em clima saudável como nos convém, os troféus preparados pela Comissão de Promoções, Concursos e Eventos Especiais.
Troféu Novos Horizontes, para os três maiores doadores à Fundação Rotária, e ao Governador Assistente Destaque.
Troféu Compromisso Global do Rotary, uma águia em cristal, para o Clube que completar com melhor performance as metas estabelecidas nesse Compromisso.
Troféu Passaporte para Excelência, Miguel de Cervantes esculpido em madeira, lendo sua obra universal – Dom Quixote, que irá para junto do Presidente Padrão que completar seu Passaporte com melhor desempenho dentre todos. Galhardetes para as bandeiras de nossos clubes, emblemas de lapela, e o Grande Prêmio: a inscrição do Casal Presidente Padrão na Convenção do Rotary em Barcelona, em 2002,
Façam tudo por nossas próprias convicções. Mas façam, também, atraídos por essas belas peças.
E mais, ousem. Promovam Rotary na sua comunidade. Façam de Rotary notícia que seja do interesse público.
Inscrevam jovens candidatos nos Programas de Intercâmbio Nacional e Internacional de Jovens. Para o primeiro, interessem estudantes dos cursos de veterinária ou agronomia, para que estagiem numa cidade brasileira com vocação agropastoril. Candeias, em Minas Gerais, já nos abriu as portas. Enviemos um jovem para lá, em suas férias escolares, e recebamos um jovem de lá, para sentir o clima de uma grande metrópole.
Usufruam de todas as possibilidades que Rotary lhes coloca à disposição. Informem-se, permanentemente. Reciclem seus conhecimentos sobre Rotary. Estejam atentos a carta mensal e usem o guia distrital que estará sendo distribuído brevemente.
Ajam, incansavelmente. A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Para nós – Rotarianos, a rosa será sempre uma rosa: Bela, perfumada, inspiradora, sutil.
Símbolo da vida. A rosa amarela da admiração. A rosa vermelha do amor. A rosa branca da paz.
Sigamos todos a nossa trajetória pela paz. O futuro nos dirá o quanto é importante a nossa persistência.
Atuamos com entusiasmo.
O desafio é grande. A HUMANDADE É A NOSSA MISSÃO! Mas somos capazes de enfrenta-lo. Afinal, somos ROTARIANOS.
Nós plantamos a rosa branca da paz.
Obrigado.
Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2001
Joper Padrão
Saudação ao Governador pelo Companheiro Othojanes Coutinho, Vereador em São João de Meriti, sem transcrição do texto.
Querido Co Joper, Em seu intenso e inspirador discurso, você faz ecoar não apenas o som de suas palavras, mas também a profundidade de seu significado, invocando a memória de um dos episódios mais sombrios da história moderna: o bombardeio de Hiroshima em 1945. Através da poesia de Gerson Conrado e Vinícius de Moraes, ele nos lembra da importância de refletir sobre tais eventos, não como meras notas de rodapé na história, mas como lembretes dolorosos dos caminhos que não devemos escolher novamente.
Ao questionar a paz no mundo contemporâneo, você toca em feridas ainda abertas, mencionando conflitos recentes, como os em Israel, para nos lembrar de que a paz é uma construção diária, frágil e preciosa. Ele nos convoca não apenas a recordar o passado, mas a agir no presente, para forjar um futuro onde a humanidade possa, de fato, viver em harmonia. Essa chamada à ação é dirigida, de modo especial, aos membros do Rotary de Coelho da Rocha, liderados por Lília Marques, incentivando-os a se engajarem ativamente na missão rotária de promover a paz e a compreensão entre os povos.
A metáfora da rosa, que você utilizou, simboliza a beleza, a inspiração e a vida, atribuindo cores específicas a valores universais: amarela para admiração, vermelha para amor e branca para paz. Essa escolha poética não é aleatória, mas sim um lembrete da importância de cultivarmos esses valores dentro de nós e em nossa comunidade. Ao encerrar com a afirmação de que “Nós plantamos a rosa branca da paz”, você não apenas conclui seu discurso, mas também semeia a esperança de que, através da determinação e do trabalho conjunto, é possível construir um mundo mais pacífico. Este é o grande desafio que você lança aos Rotarianos e a todos nós: transformar a missão da humanidade em nossa missão pessoal. Parabéns por esse belo discurso!