Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Rio Comprido

O rotariano é um líder de destaque em sua atividade profissional; uma referência em sua comunidade. Rotary é uma organização de líderes, que se revezam no exercício de variados papéis, dando corpo a estrutura de cada clube.

Essa característica é um dos grandes mananciais para o desenvolvimento pessoal do Rotariano: o desafio de liderar líderes, e o desafio para cada líder, de fazer-se um bom liderado.

Um conjunto harmônico, em favor da causa comum: a paz e a compreensão mundial.

A sociedade nos observa, mantendo-se em expectativa permanente, sempre atenta aos resultados da articulação de seus líderes, daqueles que representam muitas das vezes a alternativa para que se acredite num mundo melhor.

Afinal, enquanto as manchetes nos encharcam de referências negativas sobre o nosso cenário sócio-político-econômico, com denúncias das mais diversas ordens a concentração de profissionais de ilibada reputação, atrai sobre si, ou melhor, sobre nós, os olhares dos cidadãos conscientes, daqueles que esperam enxergar a regressão desse estado de coisas que a imprensa insiste em exibir.

Por isso, Companheiros e Companheiras,  nós – Rotarianos – temos que ter o permanente e aguçado senso de responsabilidade nas relações em nossos clubes, certos de que, da nossa sempre boa interação, existirá um excelente exemplo sendo observado, além de bons projetos produzidos em favor da Humanidade.

Somos um grupo que ousa empreender campanhas públicas como a de iniciativa do Rotary Club do Rio de Janeiro, proclamando à sociedade: ÉTICA – UM PRINCÍPIO QUE NÃO PODE TER FIM!

Alguns talvez ignorem que esse lema tenha sido fruto da atividade rotária. Contudo, todos entendem nessa expressão mais do que uma simples frase de efeito – entendem um verdadeiro clamor pelos valores que elevam e dignificam a cidadania.

Somos um grupo que ousa assumir de público: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Somos capazes de empreender tamanha façanha, pela efetiva prática do bom entendimento, da paz e da compreensão interior, partindo de nossa individualidade para o coletivo.

Oswaldo Montenegro interpreta uma canção de Mongol em que diz: Se fosse resolver iria te dizer foi minha agonia. E aqui no coração eu sei que vou morrer um pouco a cada dia. Eu vou pensar que é festa vou dançar cantar é minha garantia. E vou contagiar diversos corações com minha euforia. O poeta nos sugere que o contágio de outras pessoas com a euforia, ocupe o lugar da eventual agonia.

E assim, Companheiras e Companheiros do Rotary do Rio Comprido, Vocês prosseguirão em sua jornada de êxitos e dedicado trabalho rotário: contagiando a todos com sua euforia.

Concretizando projetos em sua comunidade, acrescentando à sua lista de serviços o apoio a um projeto na comunidade mundial.

Promovendo o incremento de dotações em favor da Fundação Rotária, a entidade que nos possibilita a promoção desses projetos humanitários.

Estamos convictos de que a Fundação Rotária merecerá total apoio dos tradicionais companheiros do Rio Comprido alcançando doações médias anuais de US$ 100.00 rotários per capita.

Façamos conciliando nossas próprias doações, com a possibilidade de angariar recursos com produtos, como é o caso do Fundo de Capitalização CAPPAZ, que lançámos recentemente, e que a Companheira Christina Maia está promovendo em nosso meio. Para cada Plano vendido por intermédio do Rotary do Rio Comprido serão captados R$ 2,50 a título de comissão, para serem contabilizados em favor desse clube, para doação à Fundação Rotária.

Além da captação de recursos, também fazemos bom emprego de seus recursos em projetos, e pelo aproveitamento das oportunidades, como as Bolsas para a Paz e o Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos, neste período integrado por profissionais dedicados ao meio ambiente, em viagem à Índia, para a cidade de Andhra Pradesh, entre 15 de janeiro e 3 de fevereiro de 2002.

Recursos serão aplicados em projetos locais e, também, na comunidade mundial, através do apoio a um projeto que será realizado com apoio de um outro Rotary Club no estrangeiro.

Tudo será feito a partir de nossas convicções, de nossa missão. Contudo, também seremos estimulados por troféus e prêmios. Galhardetes para as bandeiras de nossos Clubes, distintivos padrão e um chamado Grande Prêmio – a inscrição do casal Presidente Padrão na Convenção Mundial do Rotary International em Barcelona, centro cultural europeu para onde viajaremos em expressiva caravana na companhia do Companheiro Júlio Briones que está organizando nossa comitiva que esperamos seja bastante representativa.

Os troféus foram preparados pela Comissão de Promoções, Concursos e Eventos Distritais, liderada pelo companheiro David Ferreira, dessa unidade rotária, que nos exibirá essas peças de rara beleza. São eles:

O Troféu Excelência – a ser entregue ao Presidente que cumprir todas as etapas do seu Passaporte para a Excelência. Falando sobre o Passaporte Para a Excelência, vale dizer que um exemplar, vertido para o inglês, será entregue ao presidente Richard King e à sua amável esposa Cherrie, na oportunidade do jantar que lhes será oferecido na noite de terça-feira – 11 de setembro próximo, a realizar-se no Jockey Clube, no Centro do Rio de Janeiro, noite de companheirismo que certamente contará com a presença do casal Fernando Henrique e Aline e dos companheiros do Rotary do Rio Comprido.

Também temos o Troféu Compromisso Global do Rotary – a ser conquistado pelo Rotary Club que se destacar no cumprimento do Compromisso, uma águia em cristal, inspirada na águia que nos foi confiada pelo Presidente Richard King e que trazemos em nossas lapelas.

Troféu Novos Horizontes – a ser entregue aos três maiores doadores à Fundação Rotária e ao Governador Assistente Destaque pelo seu desempenho pessoal e dos clubes com os quais colabora.

O Guia Distrital, que será distribuído da próxima segunda-feira, traz informações sobre esses incentivos.

Os regulamentos correspondentes estão sendo divulgados pelo Companheiro Bemvindo Augusto Dias, Chairman para a Fundação Rotária que, a propósito, está organizando o Seminário da Fundação Rotária, que acontecerá no Sábado, dia 25 de agosto próximo, em local a ser anunciado ainda esta semana.

E mais. Sob a liderança do casal Presidente Fernando Henrique e Aline, Vocês atrairão novas lideranças para o nosso convívio, fazendo com que o Companheirismo seja a mola propulsora do sempre crescente desenvolvimento do nosso quadro social.

Atendendo ao Compromisso Global do Rotary, participarão ativamente do incremento do quadro social, de modo que mais idéias surjam, e que novos Rotarianos possam produzir novos projetos criativos em favor da Humanidade.

Hoje, queremos dividir com os Companheiros presentes a esta reunião, o reconhecimento pelo sucesso alcançado por 17 Rotary Clubs em julho, no primeiro mês de nossa jornada. Os Rotary Clubs de Bangu, Campo Grande , Guanabara, Ipanema, Jacarepaguá, Pavuna, Pilares, Recreio dos Bandeirantes, Tijuca, Urca, Vila da Penha, Vila Isabel e Vila Valqueire na cidade do Rio de Janeiro, e ainda com os Rotary Clubs de Belford Roxo – Lote XV, Nova Iguaçu – Austin, São João de Meriti e São João de Meriti – Coelho da Rocha contribuíram com o ingresso de um novo associado cada um. Destaque especial para os Rotary Vila da Penha e Vila Valqueire, que em julho conseguiram promover o ingresso de três novos companheiros cada.

Claro. Se a humanidade é a nossa missão, temos que atrair, permanentemente, novas lideranças prontas a prestar serviços humanitários. Essa é uma das principais razões pelas quais estamos decididos e empenhados em ampliar a constelação dos Rotary Clubs em nosso Distrito. Um novo sócio a cada mês, chegando a dois mil sócios até a 73ª Conferência Distrital e a criação de sete novos clubes no período.

Grandes desafios, como cabe a Rotarianos com a tradição daqueles que fazem a história do Distrito 4570 há 76 anos.

Todos os Clubes do Distrito 4570 devem estar dedicados ao desenvolvimento do Quadro Social e, ao mesmo tempo, atentos às possibilidades de cooperar com a Expansão Distrital, como é o caso do Rotary do Rio Comprido em relação ao Rotary Maracanã, do qual será padrinho juntamente com Rotary da Tijuca. Serão, ao todo, sete novas unidades rotárias que deverão agregar mais 175 novos companheiros que a nós se juntarão, aumentando a capacidade para realização de novos projetos. Comissões Especiais integradas por dedicados companheiros dos Rotary Padrinhos, e lideradas por empolgados Representantes Especiais do Governador, darão os seguintes Rotary ao Distrito 4570: Rotary Club Sernambetiba – já em formação, com reuniões às terças-feiras, às 12:15hs no restaurante Biruta, na Barra da Tijuca, com os Rotary da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, com o companheiro Gil Pinto Loja, do Rotary Grajaú, à frente; Shopping Rio Sul – com os Rotarys de Botafogo e Leme, e o companheiro Américo Florentino, do Rotary de Botafogo, como Representante Especial; Xerém – formado pelos Rotary Clubs de Duque de Caxias e Jardim Primavera, à frente o companheiro Elias, do Rotary de Irajá; Realengo – pelo Rotary de Bangu, com o companheiro Boutros Tayar do clube padrinho, como lider; o Lapa-Castelo, formado pelos Rotary do Rio de Janeiro e Glória, com o companheiro David Ferreira, do Rotary Rio Comprido para a sua formação; o Maracanã, com os Rotary da Tijuca e Rio Comprido, tendo o companheiro Sebastião Porto, do Rotary Saara, em sua formação; e o Vasco da Gama – com o Rotary de São Cristóvão e o companheiro Maurício da Costa, à frente. 

Companheiros e Companheiras: façamos o nosso mais exemplar trabalho de grupo em favor dessa nobre causa. E nós o faremos. Todos juntos, irmanados, porque A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Vamos contagiar diversos corações com a nossa euforia. Tenhamos todos entusiasmo e determinação. Nós mostraremos que estamos à altura de atender a tal desafio.

Obrigado,

Rio,13 de agosto de 2001

Joper Padrão

Saudação ao Governador pelos Companheiros Jader Malafaia e Celso Leonardo, sem transcrição de texto.

468 ad

Um comentário

  1. Ao proferir seu discurso, Joper realça a essência e os valores que norteiam o Rotary Club, uma organização globalmente reconhecida por sua dedicação ao serviço humanitário e ao fomento da paz e compreensão mundial. A ênfase na liderança, não apenas como uma posição de destaque, mas como um desafio contínuo de se liderar e ser liderado em um ambiente de mútuos respeito e cooperação, destaca-se como um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa e ética.
    Através de suas palavras, você nos convida a refletir sobre o papel vital que os rotarianos desempenham enquanto agentes de mudança, inspirando-se mutuamente e à sociedade com seus exemplos de integridade e comprometimento com causas nobres. A menção à campanha “ÉTICA – UM PRINCÍPIO QUE NÃO PODE TER FIM” ressoa como um lembrete da importância dos valores éticos na condução de nossas vidas, reforçando a ideia de que a verdadeira liderança é pautada no exemplo e na prática de princípios elevados.
    Além disso, seu apelo à ação para que os membros do Rotary do Rio Comprido continuem sua trajetória de sucessos e trabalhos dedicados em prol da humanidade, reitera a convicção de que, juntos, somos capazes de superar os desafios e fazer a diferença no mundo. A chamada para contagiar corações com euforia, entusiasmo e determinação é um convite inspirador para que todos abracem a missão de promover a paz, o entendimento e a humanidade, reafirmando o compromisso dos rotarianos de serem verdadeiros exemplos de liderança ética e altruísta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *