Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Jacarepaguá

Felizes aqueles que. mesmo diante das adversidades naturais do dia-a-dia, dedicam parte de suas vidas ao próximo, desprovidos de qualquer intenção, exceto a de tornar melhor a vida de seu semelhante.

Nós, rotarianos, o fazemos com absoluta naturalidade. Somos vocacionados para o servir. Atuamos em ambiente de intenso companheirismo, congraçamento e camaradagem.

O clima que nos cerca é ameno, não obstante as eventuais agruras do cotidiano de nossas cidades; nosso desejo sincero é o de contribuir para que muitos possam ter acesso aos meios necessários à sobrevivência com dignidade.

Gonzaguinha por exemplo, indaga: E a vida e a vida o que é – diga lá meu irmão. Ela é a batida de um coração ela é uma doce ilusão. Mas e a vida. Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é meu irmão?

A vida pode ser encarada como um espelho: ela tende a refletir para nós, aquilo que transmitimos para os outros. Um semblante amável expresso, tende a representar um sorriso de retorno. Um gesto caridoso, tende a ser um carinho recebido. A demonstração de amor, tende a ser retribuída com outra dose de amor. A atitude compreensiva, costuma corresponder ao entendimento.

Tudo pode ser como um espelho, embora o façamos com desprendimento, sem a intenção de receber qualquer contrapartida. Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo. É uma gota, é um tempo, que nem dá um segundo. Esses são os pessimistas. Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do criador, numa atitude repleta de amor, diz Gonzaguinha.

Nós, rotarianos, comungamos com esta afirmativa. Por isso, fazemos o bem, não importa a quem.

Os rotarianos de Jacarepaguá, por exemplo, são emblemáticos ao dedicarem seu tempo, sua energia, seus recursos ao desenvolvimento social. Projetos de subsídios equivalentes realizados em benefício de entidades pela filantrópicas, atividades cívicas desenvolvidas; programas educacionais e dedicados à saúde humana; iniciativas em favor da preservação ambiental como o plantio da Árvore da Amizade nesta manhã, são prova de extraordinário trabalho comunitário.

Mas as atividades dos rotarianos de Jacarepaguá excedem. Vão em favor dos recém-nascidos, através do Banco do Bebê, que fornece mais do que algumas peças de vestir,  liso oferece – e a suas mães – o calor humano para que se sintam bem recebidos em sua chegada à vida. Para que tenham o conforto mínimo que lhes faça sentir que vale a pena compartilhar do milagre da vida. E, além de tudo, estamos certos de que suas atividades irão ainda mais adiante.

Vocês, liderados pela entusiasmada Presidente Rosa Carrozzino e por seu esposo José Nelson, voltarão seus olhos para os irmãos de outros países, onde outros rotarianos, também dedicados a minimização das diferenças em suas localidades, procuram parceiros para seus projetos.

E nós – os rotarianos do Distrito 4570, por sentirmos de perto a necessidade de encontrarmos parceiros para nossos projetos, mostraremos que somos sensíveis e capazes de fazer a nossa parte, por mais limitados que sejam os nossos recursos.

A realização de um novo projeto local, e o apoio compartilhado a um projeto internacional, será viável através dos recursos proporcionados pela Fundação Rotária, que receberá o nosso total apoio através de doações significativas que promoveremos.

Seremos movidos pela nossa convicção. Mas estaremos motivados pelos belos troféus e prêmios, como o Troféu Excelência – em reconhecimento ao Presidente que se destacar no cumprimento das etapas do seu Passaporte para a Excelência; Troféu Compromisso Global do Rotary – para o Rotary Club que melhor se houver no cumprimento do Compromisso, representado pela águia que trazemos em nossas lapelas; Troféu Novos Horizontes – a ser entregue aos três maiores doadores à Fundação Rotária e ao Governador Assistente Destaque, pelo seu desempenho pessoal e dos clubes que lhe são vinculados.

Além desses troféus, teremos galhardetes para as bandeiras de nossas panóplias, distintivos padrão e o Grande Prêmio – a inscrição do casal Presidente Padrão na Convenção Mundial do Rotary International em Barcelona, aonde iremos em expressiva caravana. Os regulamentos estão sendo divulgados e os prémios constam do Guia Distrital que será distribuído nos próximos dias. São formas de aumentar ainda mais o nosso entusiasmo pelo trabalho que realizaremos com prazer e alegria.

Amigos e Amigas: O esforço é grande, e o homem é pequeno, como nos ensina Fernando Pessoa. Por isso, atrairemos outros líderes que a nós se somarão, incrementando o contingente de rotarianos, com um novo sócio a cada mês em cada clube, além da criação de sete novos Rotary Clubs, que ampliarão o brilho de nossa constelação rotária no Distrito 4570. Formados por Comissões Especiais, integradas por ilustres companheiros dos Rotary Padrinhos, lideradas por dedicados representantes especiais do Governador. São eles: Rotary Club Sernambetiba – já em formação, com reuniões às terças-feiras, às 12:15hs no restaurante Biruta, na Barra da Tijuca, com os Rotary da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes e o companheiro Gil Pinto Loja, do Rotary Grajaú, à frente; Xerém – formado pelos Rotary Clubs de Duque de Caxias e Jardim Primavera, à frente o companheiro Elias, do Rotary de Irajá; o Shopping Rio Sul – com os Rotarys de Botafogo e Leme, e o companheiro Américo Florentino, do Rotary de Botafogo, como Representante Especial; Realengo – pelo Rotary de Bangu, com o companheiro Boutros Tayar do clube padrinho, como lider; o Lapa-Castelo, formado pelos Rotary do Rio de Janeiro e Glória, com o companheiro David Ferreira, do Rotary Rio Comprido para a sua formação; o Vasco da Gama – com o Rotary de São Cristóvão e o companheiro Maurício da Costa, à frente; e o Maracanã, com os Rotary da Tijuca e Rio Comprido, tendo o companheiro Sebastião Porto, do Rotary Saara, em sua formação.

Esses novos companheiros e companheiras trarão energia e criatividade adicional e será posta à disposição da sociedade local e mundial. De nossos concidadãos e de pessoas no estrangeiro, não importa aonde estejam. Daqueles aos quais conhecemos por estarem próximos e a outros que jamais saberemos que foram beneficiados por nossos esforços. Ou seja, de alguns e de muitos, de todos, porque: A HUMANDADE É A NOSSA MISSÃO.

E a ela nos dedicaremos seduzindo novos líderes, fazendo de nosso organização a mais autêntica obra para a construção da paz e da compreensão mundial.

Rotarianos de Jacarepaguá, Rotarianos do Distrito 4570, Rotarianos de todas as plagas: Obrigado por existirem. Obrigado por poder dizer-lhes: SOMOS COMPANHEIROS. Façamos o melhor ao nosso alcance. Cumpramos com o nosso desígnio. A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO.

E nós saberemos dar conta do recado.

Obrigado a todos.

Rio, 24 de julho de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador proferida pelo companheiro Walter Machado

O lema do período rotário não poderia ser mais apropriado para o nosso país.

As transformações se sucedem em velocidade surpreendente:

  • Há 1 ano atrás, Antônio Carlos Magalhães era o todo poderoso no cenário político;
  • No início deste ano, o Banco Central falava em euforia econômica e possível intervenção governamental para conter a expansão mercadológica;
  • Veio recentemente a crise Argentina;
  • O efeito perverso da alta do dólar.

E novamente a instabilidade da economia, não permitindo um mínimo de planejamento para o tão sofrido povo brasileiro.

A crise energética mostrou uma vez mais a força da participação coletiva da população, pela vontade de dizer não ao desperdício, poupando, economizando e demonstrando a força solidária do povo brasileiro.

Exatamente há oito anos atrás, ingressava no Rotary da Tijuca: Joper Padrão do Espírito Santo, filho de José Pereira e Mercedes Padrão, tornando-se em pouco tempo Presidente do Rotary da Tijuca no período 1996-1997, exercendo vários cargos distritais, desde sua admissão.

Participou das festividades pelos 50 anos das Nações Unidas na comemoração dos 75 anos do Rotary no Brasil; foi Vice-Presidente da FRET, Presidente da APAR e durante estes anos empenhou-se uma verdadeira cruzada, dando palestras, informações rotárias e contribuindo para o companheirismo.

Nesta caminhada assume a Governadoria do Distrito 4570, período 2001-2002.

O Rotary seguindo o exemplo da natureza se recicla a cada ano, as árvores nesta época de inverno não produzem flores, frutos e as folhas vão caindo, concentrando em suas raízes toda energia para retornar em um novo ciclo de vida.

Pois, como a natureza nesta ocasião o Rotary Club também troca o seu quadro diretivo, se energizando em busca de melhores dias para a comunidade brasileira.

Os líderes, destaques na sociedade, são sempre escolhidos para servir, que é o ideal maior do rotariano.

E você, Governador, em tão pouco tempo é nosso líder e portanto com a missão de nos guiar na busca da qualidade de vida, do servir, participar, cobrar, apoiar as iniciativas prioritárias em favor dos habitantes de nossas ruas, bairros e cidade, fazendo a diferença pela atuação, exemplo, ética e amizade através de cada Rotary Club.

Governador Joper, temos certeza de que a nossa expectativa em relação ao seu trabalho rotário será plenamente concretizada, apesar dos obstáculos, mas para isto conta ao seu lado com uma grande mulher, Vitória, companheira de todas as horas.

Uma águia nunca voa só. Vive e voa sempre em pares. Importa aqui recordar a lição de um mestre do Espírito. O ser humano-águia é como um anjo que caiu do seu mundo angelical. Ao cair, perdeu uma de suas asas. Com uma asas só não pode mais voar. Para voar tem de abraçar-se a outro anjo que também caiu e perdeu uma asa. Em sua infelicidade, os anjos caídos mostram-se solidários. Percebem que podem ajudar-se mutuamente. Para isso, devem se abraçar e completar suas asas. E só assim, abraçados e juntos, com a asa dde um e de outro, podem voar. Voar alto rumo ao infinito do desejo.

Sem solidariedade, sem compaixão e sem sinergia, ninguém recupera as asas da águia ferida que carrega dentro de si. Um fraco mais um fraco não são dois fracos, mas um forte. Porque a união faz a força.

Uma asa mais uma asa não são duas asas, mas uma águia inteira que pode voar, ganhar altura e recuperar sua integridade e sua libertação.

O seu vôo de ideal solidário, Governador, ganhará altura, força, segurança diante da colaboração e apoio de todos nós rotarianos que compactuamos com uma realidade inovadora e com desafios sustentáveis para realizações fundamentadas no desejo da conquista.

Nós, do Rotary de Jacarepaguá, particularmente, confiamos nessa sua força de ideal e na missão humanitária. Externamos nossa amizade, agradecimentos pela visita e pelos excelentes momentos de sabedoria que nos proporcionou no dia de hoje.

Walter Machado

468 ad

Um comentário

  1. Seu discurso Co Joper, abordando a importância do altruísmo e o papel dos rotarianos na sociedade, ressalta uma filosofia de vida voltada para a generosidade e o amor ao próximo. Ele começa com uma reflexão sobre a felicidade derivada do ato de servir sem esperar nada em troca, destacando o ambiente de companheirismo e solidariedade que permeia as atividades dos rotarianos. Esse início estabelece um tom inspirador e motiva a audiência a refletir sobre o impacto de suas ações no mundo ao redor.
    Ao citar Gonzaguinha, você amplia a discussão para uma reflexão mais ampla sobre a natureza da vida, questionando se ela é marcada por maravilhas ou sofrimentos, alegrias ou lamentos. A resposta que ele sugere, usando a metáfora do espelho, é que a vida reflete o que oferecemos a ela. Assim, gestos de amor e compreensão tendem a gerar respostas positivas, reforçando a ideia de que podemos influenciar nossa realidade através de nossas ações e atitudes.
    Por fim, o discurso destaca o trabalho dos rotarianos de Jacarepaguá e de todo o Distrito 4570, mencionando projetos específicos e a dedicação dos membros da comunidade rotária. Você encerra com uma mensagem de gratidão e um chamado à ação, reiterando a missão humanitária dos rotarianos e a importância de continuar trabalhando para fazer a diferença. Esse final é um convite para que todos abracem o desígnio de melhorar a humanidade, reafirmando a crença na capacidade de cada indivíduo de contribuir para um mundo melhor. Parabéns pelo belo discurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *