A Humanidade é a Nossa Missão
Mensagem do Presidente 2001-2002 do Rotary International – Richard King
Meus companheiros no servir:
O segundo presidente dos Estados Unidos, John Adams, disse: “Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo: as que se comprometem e acho que mantém o compromisso!”. Com base nessas sábias palavras, podemos auferir que a vida de cada rotariano é devotada a compromissos assumidos e mantidos. A Humanidade é a Nossa Missão.
Venho pedir aos rotarianos que, ao deixarem-se guiar pelo lema de 2001-2002, façam – e mantenham – dois compromissos. O primeiro deles é com a raça humana, levando compaixão e assistência aos atormentados pela pobreza, doenças, ignorância e catástrofes. É nossa missão enconrar soluções para os problemas que afligem a humanidade. É nossa missão auxiliar pessoas cujas existências estão ameaçadas por forças além de seu controle, propiciando lhes os meios para que vivam com dignidade. E é a missão do Rotary melhorar a qualidade de vida nas cerca de 30.000 comunidades onde tremula sua bandeira.
Se A Humanidade é a Nossa Missão e o produto que comercializamos é a prestação de serviços, então os rotarianos são o nosso patrimônio mais valioso. Sem um quadro social poderoso, não conseguiremos suprir a crescente demanda mundial por nosso produto. Em 2001-2002, concentremo-nos em aumentar as fileiras rotárias, potencializando, assim, nossa capacidade de semear o bem pelo mundo, visto ser esta a função primordial do Rotary.
Como segundo compromisso, solicito que estabeleçam contatos com líderes profissionais e empresariais que, como nós, tiveram a oportunidade de desenvolver seus dons e aptidões e, muito provavelmente, desejam disponibilizá-los para aliviar a dor dos menos privilegiados. Todos conhecemos pessoas que estão em busca de maneiras significativas de melhorar o mundo; que pensam e agem como rotarianos, sem o perceber. É nossa missão trazê-los para o Rotary.
Certamente, a maioria dos rotarianos concorda que o vínculo com a organização contribuiu para o engrandecimento pessoal. Se não estivéssemos engajados no serviço rotário, provavelmente não daríamos tanto de nós em prol da paz e da justiça. É fato que sem a estrutura organizacional de que dispomos para desempenhar tão nobres atividades, as benfeitorias realizadas pelas mãos rotárias não teriam esse alcance estupendo. Rotary é uma dádiva que tivemos a sorte de receber, uma oportunidade de servir o próximo, que desejo ver reconhecida por todos.
O quadro social reflete o vigor da entidade. Em 2001-2002, urge que todos os rotarianos., clubes e distritos foquem sua atenção e energia em quatro áreas para engrandecer o Rotary: 1] desenvolvimento do quadro social, orientação, absorção dos conceitos e práticas, redução das baixas e expansão; 2) aprimoramento das atividades de orientação e treinamento no clube, nos PETS e nas sessões informativas de integração para novos sócios; 3) imagem pública do Rotary; e 4) capacitação e fortalecimento de Rotary Clubs. Ao orientar os sócios quanto a as inúmeras oportunidades de prestação de serviços oferecidas pela entidade, ao promover na comunidade o extraordinário trabalho do Rotary, e ao garantir que todos os clubes sejam capazes de atrair e manter os seus sócios, o campo estará fértil para o progresso e crescimento da nossa organização.
Rotarianos familiados com a literatura da era vitoriana saberão que o lema de 2001-2002 foi tirado do conto de Natal de Charles Dickens. Nessa fábula, um amargo homem de negócios chamado é Ebenezer Scrooge, recebe a visita do fantasma do seu finado sócio, Jacob Marley, condenado no além a sofrimentos severos e penitências atrozes em razão da má conduta terrena. Scrooge tenta confortar o desditoso Marley, dizendo que ele tinha sido excelente negociante, ao que a desventurada alma rebate aos prantos: “Negócios! A humanidade é que deveria ter sido a minha missão. O bem-estar geral; caridade, piedade, compaixão, perdão e benevolência é que deveriam ter sido a minha missão.”
Espero que transmitam o encanto rotário àqueles que terão suas vidas enriquecidas e transformadas se ingressarem no Rotary.
Não deixem que companheiros rotarianos ser frustrem por ações humanitárias não concretizadas. Por intermédio do Rotary e da prestação de serviços aos nossos semelhantes, assim como dos esforços envidados para crescer e prosperar, todos os rotarianos poderão manter o compromisso maior e conclamar aos quatro ventos: “A Humanidade é a Nossa Missão“.
Mensagem do Diretor 2001-2003 do Rotary International – Alceu Vezozzo
Rotarianos e Rotarianas do Distrito 4570 do Rotary:
É com alegria que desejo cumprimentar a todos os companheiros e companheiras do tradicional Distrito 4570 do Rotary, o que faço prazerosamente, através do Governador Joper Padrão do Espírito Santo que, desde a sua indicação, trouxe ao seu Distrito a confiança e tranquilidade necessárias para o progresso harmonioso e equilibrado de Rotary.
Este é um ano de grandes desafios para o Rotary. A retenção de nossos sócios em nossos Clubes e aumento de novos e bons companheiros e companheiras serão de vital importância para o futuro da nossa organização, não só o seu Distrito, mas no mundo de Rotary.
Guardo minha certeza absoluta que a forte atuação que é marcará, em seu Distrito, este novo ano rotário, sob a liderança firme, e competente e humana do Governador Joper Padrão, será um novo marco para o crescente progresso do Rotarismo brasileiro.
Os meus melhores votos de muito sucesso em todas as ações distritais em 2001-2002.
Mensagem do Governador 2001-2002 do Distrito 4570 do Rotary International – Joper Padrão
Amigos e amigas em Rotary:
Somente líderes determinados, empreendedores, habituados a enfrentar e a superar obstáculos, poderiam assumir publicamente, bom missão, a Humanidade. E quem são esses líderes que ousam tamanho empreendimento? Nós, os cerca de 1.200.000 Rotarianas e Rotarianos espalhados por todo o mundo. Empresários e profissionais bem sucedidos em nossas atividades, audazes como águias. Pessoas extraordinárias capazes de dedicar boa parte de seu tempo em favor do bem comum, proporcionando, através da própria conduta individual, e de seus projetos coletivos, um clima propício à paz e à compreensão mundial.
Nós os Rotarianos e Rotarianas do Distrito 4570, aquele que traz consigo a marca do pioneirismo do movimento rotário dentre os povos de língua portuguesa, abraçamos com ardor que caracteriza nossa história já quase octagenária, o desafio que nos é apresentado para o período 2001-2002: tornar público que A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Nós, do Distrito 4570, nos comprometemos com o Compromisso Global do Rotary, com a garra dos vencedores. Atingiremos o contingente de cerca de 2.000 Rotarianos e Rotarianas, procurando manter um clima sedutor, que atraia a permanência dos atuais sócios e que enseje admissão de novos companheiros a cada mês, em todos os Rotary.
Ultrapassaremos a casa dos 70 Rotary em nossos limites geográficos, criando unidades dinâmicas que adotem paradigmas atuais, de acordo com os tempos que vivemos, assim como atuaremos incansavelmente no fortalecimento das unidades do otárias existentes
Conquistaremos doações expressivas para a Fundação Rotária, com montante equivalente à cifra dos 100 dólares para cada rotariano do Distrito; realizaremos, ainda mais, importantes projetos locais, ao mesmo tempo em que também direcionaremos nossas energias para projetos internacionais.
Faremos de nossas ações notícias do interesse público intensificaremos o treinamento de novos companheiros e a atualização dos mais experientes; seremos mais criativos e operosos; unidos sob a bandeira de Rotary e liderados pelos vibrantes Presidentes Padrão, faremos do companheirismo uma constante em nossas relações, tornando nossas atividades sempre mais prazerosas.
Com autêntico entusiasmo saberemos honrar nossas tradições, agregando a parcela de valor que o destino nos incumbiu ao aceitarmos o nosso ingresso nessa fabulosa instituição.
Faremos o melhor, pois tudo será feito com amor. Amor, afeto, ternura, compreensão, serão mais que palavras; serão sentimentos que manifestaremos habitualmente em nosso convívio. Teremos atitudes construtivas, pró-ativas, distanciando-nos do pessimismo, do derrotismo ou de qualquer outra postura negativista. A dedicação ao trabalho rotário será a nossa marca indelével.
Como águias, traçaremos, com firmeza e serenidade, a nossa trajetória de sucesso. Sucesso indelegável, que perseguiremos com determinação; sucesso que está escrito em nosso futuro, pois: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!
Mensagem da Esposa do Governador 2001-2002 do Distrito 4570 do Rotary International – Vitória Maria
Parceiros no servir:
Inicia se uma nova jornada em Rotary. Nós, cônjuges e familiares dos líderes – homens e mulheres- que fazem dessa uma das mais importantes organizações dedicadas ao bem comum em todo o mundo, temos, junto a eles, um papel extremamente importante. Além de apoiar los, compreendê-los e estimulá-los, temos, também, a oportunidade de colaborar, com nossa própria participação para o tão sonhado mundo melhor.
E como poderemos contribuir com o objetivo tão elevado, benéfico para cada um de nós, de nossas famílias, da comunidade em que vivemos, e da Humanidade como um todo?
Se observarmos com bastante atenção o que o destino colocou à nossa frente, perceberemos Rotary como um trampolim a nos impulsionar para prestação de serviços voluntários. Sim, como familiares voluntários, teremos, através das oportunidades propiciadas por Rotary, diversos caminhos à nossa disposição.
Com o nosso suporte, um pouco do nosso tempo, do nosso trabalho, da nossa criatividade, Rotarianos e Rotarianas terão reforçadas as suas energias para que nossas crianças venham a ter um futuro com direito à educação, à boa saúde e ao desenvolvimento físico e intelectual, que lhes permita acesso ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, de modo a que elas próprias, quando adultas, possam ver também suas crianças desenvolverem-se, garantindo, então o futuro das gerações, numa trajetória marcada pela dignificação do ser humano.
Toda a Humanidade passa por um período turbulento e desafiante, requerendo a participação de cada cidadão consciente em busca de caminhos para a paz. E é semeando boas ações hoje, que amanhã poderemos colher a paz
“Nada é mais forte que o coração de um voluntário!” Essa afirmação, feita pelo personagem de um filme sobre um grande acontecimento da Segunda Guerra Mundial, serve bem para exemplificar o que acontece com os Rotarianos e seus familiares. Pessoas especiais que, ocupadas com seus afazeres profissionais e empresariais, encontram sempre chances para trabalhar para a paz e a compreensão entre os homens. Por isso, será bastante apropriado dizer: “Nada é mais forte do que o coração de um Rotariano!”
Aproveitemos, pois, todos juntos e solidários, esta oporunidade nos vem através de Rotary, para que possamos consolidar o futuro com justiça social, pois melhorando o espaço que ocupamos em nossa comunidade, também estaremos contribuindo para a melhoria de nossos bairros e cidades, de nosso País e, por consequência, de todo o mundo, pois, afinal: A Humanidade é a Nossa Missão- dos Rotarianos e de todos nós que estamos a seu lado.
Governadores 2001-2002 dos Distritos Brasileiros
Distritos Governadores
4310 James Alexandre Magnus Landmann
4390 José Boa Sorte Farias
4410 + Izabel LAcerda Salviano da Costa
4420 Samir Nakhle Khoury
4430 Romeu Giória Júnior
4440 + Roberto Florêncio
4470 + Olímpio Crisóstomo Ribeiro
4480 Luiz Carlos Aranjues Montoro
4490 Antônio Uchoa Oliveira
4500 Kleber Carvalho Toscano
4510 Peter Robert Nageli
4520 + Paulo José Magalhães
4530 Waldir da Silva Camêlo
4540 José Paulo Jabor
4550 + Dawdson Prado
4560 Patricia Gonçalves Nogueira
4570 Joper Padrão do Espirito Santo
4580 + Hércules Gomes da Costa
4590 Pasqual Satalino
4600 Augusto Antunes Corrêa Filho
4610 Nahid Chicani
4620 José Domingos Valarelli Rabelo
4630 Rogério José Lorenzetti
4640 Emilio Fernando Martini
4650 + Herbert Zimath Júnior
4651 João Vargas Montardo
4660 Nilo Ivo Trentini
4670 + Gelson Rolim Stockler
4680 + Hermes Pereira da Silva
4700 + Pedro elito Horst
4710 + Alexandre Rachid Chueri
4720 + George Teixeira Pinheiro
4730 Roberto Sotomaior Karam
4740 Teófilo Mamcarz
4750 Waldenir de Bragança
4760 + Adelino Alves de Mendonça
4770 Jorge Coga Pedroso
4780 + Warner Bento