Até quando ???
Os recentes episódios na Europa trazem à minha memória versos do poeta fluminense Eduardo Alves da Costa.
===== NO CAMINHO COM MAIAKÓVSKI =====
Assim como a criança humildemente afaga a imagem do herói, assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
Não importa o que me possa acontecer por andar ombro a ombro com um poeta soviético.
Lendo teus versos, aprendi a ter coragem.
Tu sabes, conheces melhor do que eu a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
Nos dias que correm a ninguém é dado repousar a cabeça alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz; e nós, que não temos pacto algum com os senhores do mundo, por temor nos calamos
No silêncio de meu quarto a ousadia me afogueia as faces e eu fantasio um levante; mas amanhã, diante do juiz, talvez meus lábios calem a verdade como um foco de germes capaz de me destruir.
Olho ao redor e o que vejo e acabo por repetir são mentiras.
Mal sabe a criança dizer mãe e a propaganda lhe destrói a consciência.
A mim, quase me arrastam pela gola do paletó à porta do templo e me pedem que aguarde até que a Democracia se digne a aparecer no balcão.
Mas eu sei, porque não estou amedrontado a ponto de cegar, que ela tem uma espada a lhe espetar as costelas e o riso que nos mostra é uma tênue cortina lançada sobre os arsenais.
Vamos ao campo e não os vemos ao nosso lado, no plantio.
Mas ao tempo da colheita lá estão e acabam por nos roubar até o último grão de trigo.
Dizem-nos que de nós emana o poder mas sempre o temos contra nós.
Dizem-nos que é preciso defender nossos lares mas se nos rebelamos contra a opressão é sobre nós que marcham os soldados.
E por temor eu me calo, por temor aceito a condição de falso democrata e rotulo meus gestos com a palavra liberdade, procurando, num sorriso, esconder minha dor diante de meus superiores.
Mas dentro de mim, com a potência de um milhão de vozes, o coração grita – MENTIRA!
===== *** =====
As palavras de Eduardo me estimulam a declarar a minha indignação diante dos fatos que fazem lembrar história recente da Humanidade. E a declarar o meu repúdio à falta de respeito à liberdade dos povos, à intervenção pela força das armas, à omissão daqueles que se escondem em falsas escaramuças diplomáticas.
A paz entre as Nações deve se alicerçar no respeito às diferenças, na autonomia dos povos e no fortalecimento da Democracia.
Minha solidariedade àqueles inocentes que neste momento de insanidade de alguns poderosos são vitimados por seus atos irresponsáveis, sabe-se lá com que objetivos.
Decididamente eu repudio o que é infringido a povos irmãos, assim como o farei com todas as minhas forças a quem quer que seja que pense em fazer algo igual com o meu povo. Afinal, eu acredito que a Humanidade Seja a Nossa Missão. E, por isso, levanto minha voz pela palavra escrita para dizer: BASTA!
Perfeito, amigo! O texto resume, do começo ao fim, o sentimento dos defensores da paz, desde o núcleo familiar à sociedade como um todo.
Excelente texto, amigo Joper.
Está ficando bem claro a mensagem que os poderosos passam ao mundo, “O Egoísmo “
Não há preocupação deles com a humanidade, o ser humano importa muito pouco.
Joper. Parabéns pela tua coragem moral. Isto não é comum nos dias atuais. Este conflito mais uma vez,infelizmente, só vem/veio ratificar que o homem ainda não entendeu que a liberdade é mais forte que o poder. Enquanto o homem não entender essa máxima, não se terá liberdade e paz. Abraços fraternos.
Obrigada por transcrever esse poema e parabéns pela reflexão feita. Sua indignação é a nossa e você soube muito bem trsnsmiti-la
Joper Padrão, ferve nas suas veias o pacifismo , tudo que vc expôs mostra que não podemos tolerar nada que não seja as ações que nos levem a paz. Ucrânia os seus cidadãos vivem momentos de grandes angústias, parece que os insanos não aprendem amar a humanidade. Sem dúvidas a Democracia é o único caminho. O restante é só martírio. Parabéns
Obrigado Joper pelo texto lúcido e verdadeiro.
Não podemos mais nos omitir nem permanecer inertes.
Parabéns Joper, infelizmente estamos vivenciando mais uma atrocidade
Faço minhas as suas palavras! É exatamente a mesma guerra suja e imoral que estão tentando travar contra o nosso Brasil e nosso Presidente legítimo e que tanto me enoja, me fazendo gritar diariamente: BASTA! Armas imorais são usadas desde 2019, o que causou milhoes de mortes, mas não deixou alguns brasileiros sensibilizados como deixou a guerra da Ucrânia! Desrespeito total à democracia, à escolha do voto, de uma nação, da paz. Essa analogia que fiz é propicia sim, porque reflete o respeito que todos devemos ter com a vida, com o ser humano, com a humanidade, com o planeta.
Lamentável, mais uma atrocidade
Infelizmente nos calamos quando se iniciou com a degradação da família, com o querer impor linguagem neutra e agora vem a guerra.Por isso é que vozes como a do JOPER tem que repercutir nas nossas conversas, reuniões, comunidades e repetidas constantemente comunidade
Perfeito meu amigo Joper, infelizmente os “poderosos”em nome da dita Democracia estão aos poucos, mas não a passos lentos, nos tirando a liberdade de viver.
Com a sensatez de costume, caro Joper expôs de uma maneira sensível e eloquente a realidade desses dias na Europa. De novo o velho continente esquece os horrores do passado e pela mão e canetas de poucos, lança a região nessa desesperadora situação.
Parabéns pelo seu posicionamento!
Devemos unir com todas as nossas forças em oração pelo inocentes pequeninos e a todos neste momento de dor.
Parabéns Joper, concordo com o seu pensamento. Vivemos dias sombrios. O Poder está nas mãos erradas, a miséria nos cerca de muito perto e alguns senhores das guerras se fantasiam de cordeiros, fazendo as vezes de lobo mau.
Parabéns pelo pensamento, concordo plenamente. Vivemos dias sombrios. A miséria nos cerca de muito perto, porém alguns senhores das guerras, se fantasiam de cordeiros, porém na verdade fazem o papel de lobo mau.
Um texto bonito que retrata a dura realidade de uma Guerra
Meu amigo Joper Padrão, é difícil de entender que uma coisa tão imbecil como a querra ainda aconteça nos dias de hoje.
Parabéns amigo Joper por expressar com a veemência necessária, o seu repúdio à insanidade dos poderosos. Defender a Paz deve ser o ideal de toda a Humanidade.
Meu amigo Joper sempre muito sensato em seus posicionamentos!
Querido Amigo.
Seu texto me comoveu. Realmente,a Humanidade é a Nossa Missão.
Saudações
Meu caro Joper, infelizmente grande parte da humanidade ainda se encontra na idade da pedra e condiciona força e poder, através de ações bélicas, que matam militares e civis, mas que, principalmente, apresentam a bestialidade humana, apenas para ter mais. Esse tipo de “ser humano” ainda crê que pode tudo e que basta querer para poder. Deste modo, ele se assume no seu “direito pessoal” como dono do mundo e esquece os outros 8 bilhões de humanos e os trilhões de outros organismos planetários. Também tenho me questionado muito sobre até quanto essa plêiade de infelizes continuará desumanizando nossa espécie, usando e abusando do direito que não possuem de agredir e matar outros seres humanos e destruir o planeta por conta de seus interesses mesquinhos. Certamente a maioria dos verdadeiros seres humanos não pode concordar com essas atitudes e precisa efetivamente se manifestar em repúdio a essa monstruosidade. O ser necessita superar o ter e o coletivo tem que se sobrepor sobre o individual.Parabéns pela iniciativa.
Querido amigo Joper:
Parabéns pela sua manifestação de paz em favor dos nossos irmãos ucranianos.
A Humanidade ainda não percebeu que os tempos são chegados e que vivemos em um novo mundo, mais evoluído, mais amoroso e que as guerras terão cada vez menos espaço nesta nova realidade. Essa situação bélica é, ainda, o resquício da nossa desumanidade, que está sendo depurada e que não faz mais parte da nossa realidade planetária.
Querido Amigo.
Seu texto me emocionou. Um poema. A Humanidade é a Nossa Missão.
Saudações
Perfeitas colocações companheiro Joper! Não vejo justificativa plausível nos dias de hoje vivenciarmos cenas de guerra.
Mais do que nunca devemos estar atentos as nossas decisões políticas, pois isso repercute diretamente ao nosso futuro, o equilíbrio é fundamental para manutenção de nossa soberania!
Parabéns querido Joper pelo seu belíssimo texto, é inadmissível nos dias de hoje assistir a tantas atrocidades, meu coração está dilacerado por ver nossos irmãos sofrendo tanto pela irresponsabilidade de seus governantes!
Parabéns, Joper, pelo excelente artigo. Devemos nos esforçar para que a paz entre as nações prevaleça acima de tudo.
Extremamente necessária a indignação e estarmos constantemente atentos na luta pela liberdade dos povos e pelo ser livre de cada indivíduo que o Senhor da Humanidade nós fez!… parabéns pela reflexão, Dr. Joper!… vivemos hoje um mundo impensável com tantas possibilidades de comunicação e ao mesmo tempo violando a liberdade de expressão, de ir e vir, de achar, de se expressar, de ser para marcar uma geração com tantas facilidades tecnológicas contemporânea e tantos sofrimentos ainda medievais.. até mesmo a Justiça que deveria ser a guardiã de nossas liberdades se presta por fortes representatividades a que tenhamos nossa voz, nossos gestos, nossa vida censuradas..mas não podemos permitir que uns poucos mesmo poderosos até mesmo feitos por nós direta ou indiretamente nos façam perder a Liberdade!…
Prezado Amigo Governador Joper,
Parabéns pelo importante texto, que retrata perfeitamente o desrespeito à livre diversidade de pensamento e a convivência pacífica entre os povos.
São humanos sem humanidade!
Abraços!
Luiz Carlos Fávaro
Psicopatia, vaidade e desonestidade, são armas que norteiam o dia a dia dos poderosos governantes ao redor do mundo, outros com os mesmos princípios esperam a hora de tomar o poder.
Pensadores como você é quem fazem as minorias refletirem .
Parabéns
Querido Joper, para quem tem a humanidade como missão e a paz entre os povos como compromisso, suas palavras, que refletem lúcidos pensamentos, ratifica o que tens nas veias. Parabéns!!
Mais uma página da nossa história escrita com sangue e sangue de inocentes. Mais uma guerra, se já não bastassem as guerras que já estão em curso ( a fome, o vírus pandemico, o planeta sendo destruído, etc…) A poesia continua a expressar com sensibilidade o que vai no íntimo do autor, que acaba tocando os nossos corações. Bas-ta! Precisamos viver em PAZ! Parabéns amigo!
Infelizmente o enriquecimento, a disputa por poder e a ganância estão sobressaindo sobre a humanidade
Perfeito Caríssimo Joper!
Calar-se perante as injustiças é legitimá-la!
Um texto altamente explicativo e pronto para a reflexão , digno de um exemplar rotariano.
Caro amigo e Companheiro Joper. Feliz aquele que traduz em palavras o que a alma anseia gritar.
Feliz aquele que pondera e num entendimento lúcido transcreve a indignação de um ataque insano e cruel em face a humanidade.
Feliz aquele que escolhe o lado do amor e da paz entre os povos para lutar por justiça.
BASTA a esta guerra desumana!
O seu posicionamento vai de encontro a comoção mundial que conclama a PAZ.
Parabéns.
Abraço fraterno
De Ranatta Santos Serafim (via Whatsapp): Parabéns, muito bom o texto
Do Comandante José Eustáquio (via Whatsapp): Boa tarde amigo Joper. Peço a Deus paz e sabedoria para esses gananciosos famintos de poder ricos de ódios carentes de amor ao próximo que cheguem ao fim dessa guerra
Parabéns querido amigo Joper, este texto, mostra a triste realidade da humanidade. Temos que Refletir muito.
Sou a Favor da PAZ, JESUS CRISTO SEMPRE NOS MOSTROU ISTO.
Do Governador Nahid Chicnani (via Whatsapp): Caro Governador Águia Real Joper, compartilho inteiramente com o belo texto que nos enviaste. Parabéns pela coragem. Abraços saudosos
Do Governador Samir Nakhle Khoury (via Whatsapp): Parabéns pela clareza, querido Joper. Texto digno de um Águia Real, ao qual peço permissão para retransmitir. Abraços saudosos, Samir
De Ângela (via Whatsapp): Gostei demais. Versos do poeta Eduardo e principalmente de seu texto tão claro, lúcido mas com profunda sensibilidade. Estava pensando sobre invasão da Rússia. Amo esse povo. Nem todos são tão frios, violentos e egoístas. Escolhi o curso de Português/Russo (UFRJ) mas não com completei porque foi necessário seguir outra carreira, na época. E apesar de todas as deficiências em nosso país, aquele povo sofre infinitamente mais do que nós.
De Alcione Corrêa Veiga Lima (via Whatsapp): Simplesmente maravilhoso! Retrata exatamente a ex-aliado que sinto no meu coração, e não consigo dizer!
De Luiz (via Whatsapp): Admiração e respeito ao seu conteúdo a qual eu concordo em louvar suas palavras em conjunto pela nossa vida e do nosso semelhante o respeito e tudo somos irmão e lutamos pelos nossos irmão em luta pela paz a cada sofrimento que nós não merecemos sim lutarmos pelo outro paz para todos
De Ruy Oliveira (via Whatsapp): Verdade e Justiça este é o binômio que rege minha vida. O Deus que sirvo é Deus da Guerra e não admite covardia e hipocrisia. Não julgo e procuro ser exemplo para meus netos de família e respeito ao próximo e procuro deixar claro que cheguei aos 62 anos e que daqui para frente nada mais pode me trazer maior alegria do que ver meus netos se tornarem homens e mulheres de bem, sabendo respeitar a todos e tudo sem medo do que possam passar e enfrentando tudo que tiverem pela frente, falo sempre a vida é a vera e não há espaço para mediocridades, pois vejam ao redor quantos trabalham para o seu benefício próprio….não pensam e veem seus compatriotas como irmãos que somos e temos como homens que defender……sou grato por re
De Jorge Gether (via Whatsapp): Mais uma vez parabéns amigo e Guru Joper.
Peço sua permissão para divulgá-lo mantendo, obviamente, os créditos .
Num mundo globalizado deveríamos lutar por paz e liberdade !!!
Obrigado por sua atitude !!
De Ângela Costa (via Whatsapp): Querido Joper: Concordo penalmente com suas palavras e ideias , mas infelizmente desde a criação do mundo a força , em todos os sentidos, é determinante. Pedimos a Deus que ilumine a humanidade a dar um “ BASTA “. Parabéns
De Rodrigo Hosken (via Whatsapp): Excelente texto, Joper! Parabéns
Assim como as palavras de Niemöller refluíram nos ditos de Maiakovski, Brecht e doutros, nas tuas elas se amoldam ao momento em que a esperança desperta nossa coragem e nos sentimos liderados por teu estro. Alguém precisa falar, alguém precisa ouvir. Aqui estás tu a levantar a bandeira verbal do avançar; aqui estão os ouvidos que as recebem certos de que não nos falta o grito do chamado à luta. Somos e estamos por nunca ter deixado de ser um de nós.
Estimado amigo Joper Padrão. Suas colocações e posições de intolerância aos acontecimentos de guerra e real posição de conflitos e contra a paz na humanidade, está totalmente perfilado ao verso do poeta Eduardo Costa, bem como a indignação de pessoas que zelam pela paz mundial. Você perfila e nos apresenta tema atual que nos aflige e demonstra o quanto estamos frágeis frente a esses destestáveis “líderes” políticos que sequer pensam em nosso bem ou harmonia com os nossos semelhantes. Parabéns pela sua iniciativa em apresentar assunto de total relevância. Até quando suportaremos o que está acontecendo? Como agir? Qual nossa força? Você despertou a nossa fragilidade. A lembrança do Lema “A Humanidade é a Nossa Missão”, em seu ano como Governador do Rotary International continua digno de relembrarmos e refletirmos sobre ele e você nos demonstra este ideal.
Querido Joper, maravilhoso!
Joper, lindo, marcante e forte, o poema por você apresentado.
Cumprimento-o pela iniciativa de colocar seus sentimentos e revolta diante dessa situação calamitosa e triste que estamos assistindo neste momento.
Espero sinceramente, que os poderosos deste mundo, abandonem as contemporizaçoes e partam para uma ação mais efetiva em prol daqueles que passam por tão cruel flagelo.
Louvo sua coragem.
O mundo precisa se mobilizar para responder à essa covardia insana seguindo à risca a terceira lei de Newton. Precisamos ter uma reação da mesma intensidade, mas com as armas do repúdio e da indignação.
Parabéns pelo excelente texto, meu amigo!
De André Luiz (via Whatsapp): Excelente texto, parabéns!!!
Do General de Divisão da Reserva Otávio Santana do Rego Barros (via Whatsapp): Meu caro amigo Joper, primoroso o texto da poesia, primoroso o texto em complemento redigido pelo amigo. Infelizmente temos na nossa sociedade, ainda, a sensação de que se aliar a poderosos nos torna poderosos.
Ledo engano, a única forma de nos proteger é criarmos o poder dissuasório que influencie o pensamento de adversários. E quando falo de poder dissuasório, não estou me referindo apenas ao campo militar, mas a todos os campos do poder.
A paz como sentimento que nasce e cresce das boas relações entre os homens, precisa ser protegida daqueles que não estão alinhados com o sentimento que ela esparge.
De Cristina Roffer (via Whatsapp): Emocionante! Toca o nosso coração e mexe com nosso brio. Parabéns pelo texto e gratidão por dar- me a honra de lê-lo.
De John Henney (via Whatsapp): Espetacular! Parabéns!
De Vitória Padrão (via Whatsapp): O texto reflete nosso sentimento de solidariedade a todas as pessoas que estão diretamente envolvidas nessa guerra insana. E, eu escuto algumas pessoas dizerem que não aguentam mais ouvir a TV falando só coisas ruins e me pergunto se é realmente mais confortável fazer de conta que não temos nada a ver com isso.
De Alexandre Silva do Espirito Santo (via Whatsapp): Muito bom, Tio.
De Zaira Nema (via Whatsapp): Eu sou uma que estou deixando de ver noticiário, pois a repetição de fatos tristes nos deixa depressivas ,principalmente pessoas com mais idade que pensam nos jovens que tem a esperança de um mundo melhor.
De Roseane Espirito Santo (via Whatsapp): O mundo anda muito triste!
De Ângela Espirito Santo (via Whatsapp): Deus tenha piedade do povo da Ucrânia. Precisamos de mais humanidade e parar de reclamar começar a viver se importando mais com o próximo os que se dizem grandes líderes só pensam neles se acovardam e quem sofre é o povo. Muito bom seu texto Joper.
De Franklin Pestana (via Whatsapp): Caríssimo amigo. Você conseguiu expressar, com sensibilidade o que muitos observam passivamente. Sinceros parabéns.
Permita-me citar o sintético pensamento de Erich Hartmann: “A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam mas não se matam”.
Meu nobre amigo Joper, parabéns pelo texto; isso que esta ocorrendo na Europa com essa covardia e abuso de poder da Rússia é um retrocesso.
Existem as guerras declaradas, onde podemos expressar nossas opiniões, indignações.
Esta é mais uma guerra que apesar de o mundo não querer, está acontecendo à revelia.
A guerra maior que temos de combater são as guerras dos Egos e Ganâncias que sem serem notadas crescem nos corações como ervas daninhas e geram todas as outras guerras.
Prezado amigo Joper. Obrigado por resgatar a obra do Eduardo Alves da Costa que é simplesmente uma foto da realidade regada as emoções das pessoas que estão passando por esse momento histórico e triste.
Quanto as duas palavras sempre coerentes e aplicadas de forma medida e precisa, concordo plenamente “Basta !!!”
Muito bem posto Joper. Parabéns.
Comentários e posições eivados de absolutas sensatez e sapiência!
A Paz e a mediação sempre é o melhor caminho. BASTA DE MENTIRA…de LUTAR PELA PAZ! A PAZ não é Luta é Vida!